Sei sulla pagina 1di 17

CURSO DE PS GRADUAO EM ENGENHARIA DE SEGURANA DO TRABALHO

- 2010-

PPRA
PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS

Que PPRA ? PPRA a sigla de Programa de Preveno de Riscos Ambientais. Esse programa est estabelecido na NR-9, e foi criado atravs da Portaria n 25, de 29 de Dezembro de 1994, da SSST, do MTb.

Qual o objetivo do PPRA ?


Estabelecer uma metodologia de ao que garanta a preservao da sade e a integridade fsica dos trabalhadores, frente aos riscos ambientais (agentes agressivos ou nocivos) existentes no ambiente de trabalho.

Que so Riscos Ambientais ?


Riscos ambientais so aqueles que, existentes no ambiente de trabalho, em funo de sua natureza, concentrao ou intensidade e tempo de exposio, so capazes de causar danos sade do trabalhador.

Quais so os Riscos Ambientais? AGENTES AGENTES AGENTES AGENTES AGENTES FSICOS QUMICOS BIOLGICOS MECNICOS ERGONMICOS

AGENTES FSICOS Rudo, Vibraes, Presses Anormais, Temperaturas Extremas, Radiaes Ionizantes e Radiaes no Ionizantes.

AGENTES QUMICOS Poeiras, Fumos, Nvoas, Neblinas, Gases, Vapores Que so absorvidos pelo nosso organismo por via respiratria, atravs da pele ou por ingesto.

AGENTES BIOLGICOS Vrus, Bactrias, Protozorios, Fungos, Bacilos, Parasitas, entre outros.

Temos ainda os RISCOS ERGONMICOS

e
RISCOS MECNICOS (DE ACIDENTES)

O PPRA obrigatrio?
Sim, de acordo com a NR 9, a elaborao e implementao do PPRA obrigatria para todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados. No importa, nesse caso, o grau de risco ou a quantidade de empregados.

Assim, tanto um escritrio, um condomnio, uma loja, uma oficina mecnica, uma indstria ou um bar, todos esto obrigados a elaborar um PPRA, logicamente, cada um com suas caractersticas e complexidades diferentes.

Quem deve elaborar o PPRA ?


O SESMT - Servios Especializados em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho da empresa ou instituio, se houver. Caso o empregador esteja desobrigado de manter um SESMT, ele poder contratar uma empresa ou profissional para elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o PPRA.

A NR 9, em seu subitem 9.3.1.1, no especifica qual o profissional que pode elaborar o PPRA.
Pode ser qualquer pessoa que, a critrio do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto da NR 9.

A CIPA pode elaborar o PPRA ? No, no atribuio da CIPA. Porm, a CIPA pode e deve participar da elaborao do PPRA, discutindo-o em suas reunies, propondo idias e auxiliando na sua implementao. O PPRA uma obrigao legal do empregador e por isso deve ser de sua iniciativa e responsabilidade direta.

O que deve ser feito primeiro, o PPRA ou o PCMSO ?


No primeiro ano, o PPRA dever estar na frente para servir de subsdio ao PCMSO. NR-7, tem 7.2.4 O PCMSO dever ser planejado e implantado com base nos riscos sade dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliaes previstas nas demais NR."

O PPRA e o PCMSO abrangem todas as exigncias legais e garantem a segurana e sade dos trabalhadores ?
No, de forma alguma, de acordo com a NR-9, tem 9.1.3 O PPRA parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NRs, em especial com o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO, previsto na NR-7."

Potrebbero piacerti anche