Sei sulla pagina 1di 19

O CERCO A LISBOA

O descontentamento popular e os impulsos revolucionrios so canalizados para a defesa da independncia de Portugal, quando o rei de Castela invade o pas e cerca Lisboa, em 1384, para defender o direito ao trono da sua mulher, D. Beatriz. Aps longos meses de cerco a Lisboa, os exrcitos castelhanos retiram-se com medo da peste que entretanto se tinha declarado e em Maro de 1385 as Cortes reuniram em Coimbra a fim de escolher um rei entre os vrios candidatos ao trono. Graas aos argumentos do Doutor Joo das Regras, foi aclamado rei o Mestre de Avis, com o nome de D. Joo I. Mas o rei de Castela no se conformou com a deciso das Cortes portuguesas e voltou .

SCULOS XIV e XV

REVOLUAO DE 1383-1385
"Da fome, da peste e da guerra, livrai-nos Senhor!" Esta era a prece mais ouvida durante o sculo XIV, devido crise econmica que se abateu sobre a Europa e que provocou grandes fomes e doenas epidmicas, das quais se destaca a peste negra que vitimou um tero da populao. A estas calamidades juntou-se a Guerra dos Cem Anos, que acabou por ter repercusses tambm na Pennsula Ibrica.

Perante a misria, o desespero e o medo da morte, as populaes agitam-se e revoltam-se contra os ricos e poderosos que sempre as exploraram. Em Portugal vivia-se idntica crise econmica e social, agravada com a crise poltica que se seguiu morte de D. Fernando, em Outubro de 1383.

D. LEONOR TELES (RAINHA) - Nasceu em meados do


sculo XIV e morreu em 1386. De origem fidalga, casou em segundas npcias com o rei D. Fernando, em Maio de 1372.
Contra este casamento houve manifestaes de descontentamento em Lisboa, Abrantes e outras vilas, das quais resultaram algumas mortes, por vingana de D. Leonor. Em 1373 teve uma filha, D. Beatriz, que viria a ser a nica herdeira do trono, aps a morte de D. Fernando. Ferno Lopes apresenta-a como uma mulher de rara beleza e inteligncia mas tambm de esprito maquiavlico, tecendo intrigas constantemente. Prometeu a filha em casamento ao Infante D. Joo, filho de D. Pedro e D. Ins de Castro, sendo portanto meio irmo do rei D. Fernando, mas com o compromisso de se desembaraar da sua actual mulher, D. Maria Teles, por sinal sua irm. No acontecendo assim, o Infante D. Joo no teve a mo da princesa e teve que fugir para Castela.

O POVO
O povo no gostava de D. Leonor! J em 1372, os mesteirais de Lisboa, seguidos depois pelos de Santarm, Alenquer, Tomar e Abrantes, se tinham manifestado violentamente contra o casamento de D. Fernando com D. Leonor, ousadia que foi duramente castigada.

Em 1383, o povo, a burguesia e alguns membros da baixa nobreza no se conformavam com o governo de D. Leonor, favorvel aos interesses de Castela e da grande nobreza senhorial, tecendo ento uma conspirao para matar o Conde Joo Fernandes Andeiro, amante e principal conselheiro poltico da rainha viva. Esta conspirao foi chefiada por lvaro Pais, rico burgus de Lisboa e Chanceler de D. Pedro e D. Fernando.

A MORTE DO CONDE ANDEIRO

Para executar o plano da morte do Conde Andeiro foi escolhido D. Joo, Mestre da Ordem Militar de Avis, filho ilegtimo de D. Pedro e meio-irmo de D. Fernando. O povo de Lisboa apoiou a morte deste e passou a ter o papel mais importante na conduo dos acontecimentos que se seguiram. Perante o alarme para acudirem ao Pao ,a fim de evitar a morte do Mestre por traio do Conde e da Rainha, os populares de Lisboa aclamam-no e proclamam-no "Regedor e Defensor do Reino, obrigando alguns burgueses receosos a aceitar esta deciso. Seguiram-se revoltas populares por todo o pas, dirigidas contra os poderosos nobres e clrigos que recusavam a causa do Mestre. O Bispo de Lisboa morreu s mos da vingana popular. O pas ficou dividido quanto sucesso ao trono. A nobreza apoiava D. Beatriz; o povo, a burguesia e a baixa nobreza apoiavam o Mestre de Avis.

MESTRE DE AVIS - REI D. JOO I (11.4.1357-14.8.1433)


Filho bastardo de D. Pedro I e D. Teresa Loureno, natural da Galiza, tinha seis anos quando o rei D. Pedro o armou cavaleiro e Mestre da Ordem Militar de Avis. No reinado de D. Fernando tornou-se um homem de grande prestgio; o que no agradava a D. Leonor Teles, que conspirava contra ele. Com a morte do rei em 1383, D. Leonor afasta-o da Corte. Este finge obedecer mas, como j se encontra no centro da conspirao para matar o Conde Andeiro, regressa, entra no Pao e executa o plano urdido por lvaro Pais. (6.12.1383)

Perante a notcia posta a correr nas ruas de Lisboa de que querem matar o Mestre no Pao, por traio da Rainha e do Conde Andeiro, o povo acorre para o apoiar e amaldioar os traidores. Rebenta a Revoluo e D. Joo mostrase receoso de no controlar os acontecimentos. Entretanto, os apoios sua causa sucedem-se e ele aclamado Regedor e Defensor do Reino.

O PORTO RECEBE O REI D.JOAO I

PORTUGAL VS CASTELA
Em Maio de 1384 o rei castelhano, casado com D. Beatriz, a herdeira do trono de Portugal, cerca Lisboa e o Mestre coordena a defesa da cidade. O cerco vai prolongar-se at Outubro e quando as tropas castelhanas se retiram so convocadas as Cortes de Coimbra para eleio do rei. Graas ao Doutor Joo das Regras, o Mestre eleito rei com o nome de D. Joo I. Viaja pelo pas a fim de pacificar todas as cidades e vilas que tinham tomado voz por D. Beatriz. Coordena com D. Nuno lvares Pereira a batalha de Aljubarrota, cuja estrondosa vitria consolida a independncia de Portugal e tenta conseguir uma paz duradoura com Castela. Casa com D. Filipa de Lencastre, de quem vir a ter oito filhos, dos quais se destacam D. Duarte, rei; o Infante D. Pedro, homem muito culto e viajado que vir a ser Regente de D. Afonso V; o Infante D. Henrique, grande impulsionador dos Descobrimentos e D. Fernando, prisioneiro e mrtir em terras do Norte de frica. Ainda no seu reinado, em 1415, faz-se a expedio ao Norte de frica para conquistar Ceuta.

D.FERNANDO I (1345-1383) REI - Filho de D. Pedro I e de D. Constana Manuel. Subiu ao trono com vinte e dois anos, numa poca em que a Europa vivia graves conflitos. D. Fernando acaba por se envolver na guerra civil de Castela com alguns apoios locais, alegando o seu direito ao trono castelhano, na qualidade de bisneto de D. Sancho IV.

O seu casamento com D. Leonor Teles reforou o poder e preponderncia da nobreza na conduo do governo, o que no agradou aos grupos sociais mais desfavorecidos. O governo de D. Fernando foi assim palco de grandes dificuldades econmicas, causadas pela crise e pelas guerras (destruio de bens e culturas, quebras de moeda, alta de preos e baixa de salrios). As fomes eram frequentes, principalmente nos meios urbanos, o que causava descontentamento e at manifestaes violentas.

Em Abril de 1383, face doena do rei D. Fernando, a rainha D. Leonor, por intermdio do Conde galego Joo Fernandes Andeiro, negoceia o casamento da filha D. Beatriz, nica herdeira do trono, com o rei de Castela.

D. Fernando morre em Outubro de 1383, abrindo caminho para a regncia de D. Leonor, uma das pocas mais conturbadas da Histria portuguesa, visto que as lutas pelo poder e pela sucesso ao trono se traduziram numa autntica revoluo: a Revoluo de 1383-1385

JOO DAS REGRAS (DOUTOR) - Filho adoptivo de lvaro Pais, viveu portanto no sculo XIV. Teve um papel importante na defesa dos direitos do Mestre de Avis ao trono de Portugal, nas Cortes de Coimbra em 1385. Segundo Ferno Lopes, este homem de leis exaltou de tal modo as qualidades e o valor do Mestre de Avis como Regedor e Defensor do Reino durante a crise da sucesso e a revoluo que se lhe seguiu, denegrindo igualmente as aces dos outros candidatos ao trono, que a escolha daquele para rei de Portugal foi aplaudida por todos os presentes.

Existiu Ferno Lopes? Escreveu ele a Crnica de D. Joo I ?


Durante este longo perodo de actividade, Ferno Lopes atravessou os reinados de D. Joo I, D. Duarte, o governo de D. Pedro, e parte do reinado de D. Afonso V. Testemunhos de contemporneos seus e documentos autnticos provam sem margem para dvidas que Lopes foi tabelio geral do reino, cronista, escrivo do infante D. Fernando, escrivo do infante D. Joo , escudeiro de D. Duarte em cujo servio se deslocou a Arago, servidor do rei Afonso V. Residiu em Lisboa numa casa sua perto da igreja de S. Miguel em Alfama.

Quanto autoria da crnica, ningum a pe em dvida. Em 1434 D. Duarte encarrega-o de pr em crnica as histria dos reis que antigamente foram em Portugal e os feitos do rei D. Joo. As cpias mais antigas do livro que nos restam so dois manuscritos do sculo XVII. Seguem provavelmente o original ou cpias do sculo XV.

O ESTILO DE FERNO LOPES


Do ponto de vista da forma, o seu estilo representa uma literatura de expresso oral e de raiz popular. Ele prprio diz que nas suas pginas no se encontra a formosura das palavras, mas a nudez da verdade. Era um autodidacta. Foi um dos legtimos representantes do saber popular, mas j no seu tempo um novo tipo de saber comeava a surgir: de cunho erudito-acadmico, humanista, classicizante.

A tarefa foi morosa, pelas preocupaes de veracidade que o norteavam (mas mentira em este volume muito afastada da nossa vontade) e pela deficincia de notcias portuguesas que lhe pudessem servir de apoio: Ferno Lopes utilizou crnicas estrangeiras Ayala principalmente (vimos grandes volumes de livros, de desvairadas linguagens e terras) e algumas crnicas parcelares portuguesas hoje perdidas de Martim Afonso de Melo; do Dr. Cristvo , ouviu testemunhos de contemporneos dos acontecimentos relatados e resultado da sua formao notarial e da profisso que desempenhava serviu-se abundantemente de documentos avulsos, quer colhidos nos livros de chancelaria e noutros textos da Torre do Tombo, quer obtidos algures em arquivos do Pas (vimos [... ] pblicas escrituras, de muitos cartrios e outros. lugares;

Ferno Lopes viveu uma das pocas mais perturbadas da histria de Portugal, cheia de ensinamentos para o historiador. A carreira de Ferno Lopes como historiador provavelmente a mais longa do que h pouco se sups, pois provvel que j em 1419 realizasse por encargo do ento infante D. Duarte a compilao e redaco de uma

crnica geral do reino de Portugal .


A ltima obra em que Ferno Lopes trabalhou, a Crnica de D. Joo I, embora monumental, ficou incompleta e foi continuada por Zurara (a Crnica estava dividida em 3 partes das quais Ferno Lopes s pode escrever as duas primeiras).

Por cuja razo o dito Ferno Lopes despendeu muito tempo em andar per os mosteiros e igrejas buscando os cartrios e os letreiros delas pera haver sua informao), e deslocou-se em pessoa a vrios pontos do Reino onde tivessem ocorrido factos importantes ou vivessem testemunhas idneas (E assim foi necessrio ao dito Ferno Lopes de andar per tdalas partes do Reino pera haver comprida informao do que havia de comear.). Parece ter redigido primeiramente as crnicas de D. Pedro e de D. Fernando e passado depois de D. Joo I, que no pde concluir, assim pela grandeza da obra [...] como pelos avisamentos delo serem caros e maus de apanhar, e isto porque a dita histria foi comeada to tarde que muitas das pessoas que verdadeiramente sabiam eram j partidas deste mundo [... ] .

FIM

Potrebbero piacerti anche