Sei sulla pagina 1di 9

Passos para iniciar uma Manuteno Planejada

A Manuteno Planejada consiste em detectar e tratar as anormalidades dos equipamentos antes que eles produzam defeitos ou perdas. O objetivo principal o desenvolvimento de um sistema que promova a eliminao de atividades no programadas de manuteno. A consolidao da Manuteno Planejada obtida com a realizao de seis etapas:

Etapa 1 - Levantamento da condio atual Este levantamento pode ser feito atravs das seguintes atividades: a) Levantar nmero de falhas, nmero de pequenas paradas, taxa de acidentes de trabalho, custo de manuteno; b) Criar ou revisar uma pasta com todas as informaes sobre cada equipamento; c) Avaliar desempenho do equipamento; d) Estabelecer o nvel de falhas (reduo progressiva das falhas); e) Estabelecer metas da manuteno.

Etapa 2 - Estabelecimento de uma organizao de melhoria individual O rgo de manuteno deve apoiar as atividades de Manuteno Autnoma, alm de procurar melhorar os pontos fracos visando aumentar a vida til do equipamento. A maioria das falhas e problemas repetitivos devem ser analisados para evitar a suas reincidncia.

Etapa 3 - Estabelecimento de um sistema de controle de informao

A manuteno deve elaborar um sistema de controle de dados das falhas que facilite o acesso s informaes. Este sistema deve conter o registro de todas as intervenes, o plano de manuteno, o plano de sobressalentes e um controle dos custos relacionados a cada equipamento.

Etapa 4 - Estabelecimento de um sistema de manuteno programada Um sistema de manuteno preventiva pode ser desenvolvido atravs das seguintes atividades: a) Criar um fluxo de trabalho do sistema de manuteno programada; b) Selecionar os equipamentos sujeitos manuteno programada; c) Estabelecer um sistema de controle de medidas de componenteschave de cada equipamento; d) Estabelecer um sistema de controle de peas, projetos e dados tcnicos; e) Reforar procedimentos operacionais

Etapa 5 Estabelecimento de um sistema de manuteno preditiva

A manuteno preditiva consiste em promover um monitoramento sistemtico do comportamento de alguns itens importantes do equipamento, com o objetivo de evitar a falha ou quebra do equipamento ou fazer uma interveno desnecessria, a qual provocaria perdas para a produo e aumentaria os custos de manuteno.

Etapa 6 - Mensurao dos resultados da manuteno Aps a realizao das etapas anteriores, o rgo de manuteno deve medir os resultados obtidos, comparando com os apresentados na etapa 1. Com o decorrer do tempo, as quebras repentinas deixaro de ocorrer e a sobrar tempo para que a equipe de manuteno trabalhe efetivamente, desenvolvendo as seguintes atividades:

- Melhorando a capacitao tcnica, participando de cursos de especializao e pesquisando novas tecnologias; - Implementando um programa de manuteno baseada no tempo e no desgaste do equipamento; - Monitorando os equipamentos atravs de instrumentos e grficos de controle; - Restaurando as condies do equipamento, principalmente eliminando vazamentos e vibraes acima do normal; - Utilizando tcnicas de anlise de falhas para avaliar a vida til do equipamento.

Potrebbero piacerti anche