Sei sulla pagina 1di 10

O Mito de caro

Limites da liberdade

Santo Agostinho
MAL

No tem consistncia Ontolgica!

Brota do livre arbtrio humano!

Atitudes que afastam da essncia!

Portanto, deve haver limites a liberdade, para que o indivduo, utilizando do seu livre-arbtrio, no se afaste da sua essncia e, assim, provoque o prprio sofrimento?

Observemos a histria de caro

O jovem caro filho de Ddalo, famoso inventor grego, responsvel pela criao do labirinto de Creta, que abrigava o temvel Minotauro. Ddalo participou uma vez mais nos mitos gregos quando ajudou Ariadne a tirar Teseu de dentro do labirinto de Creta, logo aps este derrotar o Minotauro. Ao saber de sua traio, o rei Minos o aprisionou, junto com seu filho caro e nesse ponto que inicia nossa narrativa.

Ddalo pensava em um modo de escapar da priso, junto com seu filho. Percebeu que no teria como fugir nem por terra nem pelo mar, pois ambos eram dominados pelo rei Minos. Comeou ento a reunir as penas que caam dos pssaros que sobrevoavam a priso e com elas pretendia construir asas, pois apenas os cus no estavam sob o domnio do rei. Laboriosamente fez dois pares de asas, unindo as penas com cera de abelha.

Quando as asas estavam prontas, entregou um par ao seu filho caro, com a instruo precisa de que, em seu vo, tinha que cuidar para no subir to alto, pois o calor do sol derreteria a cera, nem to baixo, pois a umidade do oceano faria com que as penas pesassem demasiadamente, a tal ponto de no conseguir mais manter-se no ar. Ddalo voou conforme suas prprias recomendaes e conseguiu escapar da priso. caro, no entanto, fascinado com a possibilidade de voar, foi subindo at um ponto em que a cera de abelha derreteu e as asas desfizeram-se, o que culminou em sua morte no oceano

Anlise do Mito
As asas so o smbolo da criatividade e do potencial humano. Embora ambos tivessem asas, Ddalo e caro as obtiveram de formas distintas. Ao passo que Ddalo as forjou, pena por pena, caro as recebeu como herana paterna, ou seja, para caro no foi uma construo, mas sim um presente.

Anlise do Mito
caro representa aquele personagem que herdou uma grande capacidade, mas no possui a habilidade para us-la adequadamente e a esbanja, correndo o risco de que, com seus excessos, possa ser jogado ao extremo oposto. caro atravs das pessoas que vivem uma vida de fantasias inatingveis. Estes personagens constantemente veem suas asas serem derretidas e caem de volta na triste realidade, por esquecer de conciliar o sonho com o trabalho para concretiz-lo.

Anlise do Mito
o erro de no se permitir voar alto, ou seja, deixam que a umidade do oceano (as experincias amargas da vida) lhes trague o sonho de voar e ento a jornada se torna excessivamente pesada, at o ponto em que o prprio mar da vida lhes engole.

Potrebbero piacerti anche