Sei sulla pagina 1di 57

DUPLO ETRICO

CENTROS VITAIS

ENFERMOS E ENFERMIDADES

Duplo etrico
Considerando-se toda clula em ao por unidade viva, qual motor microscpico, em conexo com a usina mental, claramente compreensvel que todas as agregaes celulares emitam radiaes e que essas radiaes se articulem, constituindo-se tecidos de foras" (Andr Luiz, em Evoluo em Dois Mundos)

Tecidos de foras

Todos os seres vivos se revestem de um halo energtico que lhes correspondem natureza.

No homem essa projeo surge enriquecida e modificada pelos fatores do pensamento contnuo que modelam, em derredor da personalidade, o conhecido corpo vital ou duplo etrico. (Andr Luiz Evoluo em dois mundos)

Projeo do duplo etrico

O duplo etrico um corpo fludico, que se apresenta como uma duplicata energtica do indivduo, interpenetrando o seu corpo fsico, ao mesmo tempo em que parece dele emergir. O duplo etrico emite uma emanao energtica que se apresenta em forma de raias ou estrias que partem de toda a sua superfcie. Ao conjunto dessas raias que, geralmente, se denomina aura interna.

Duplo etrico

Raias do duplo etrico ou aura interna

Aura externa

Corpo fsico

Aura = Aura interna + aura externa

O duplo etrico a parte do perisprito mais grosseira e prxima do corpo. Reservatrio de vitalidade, necessrio, durante a vida fsica, reposio de energias gastas ou perdidas. Com a desencarnao, essa estrutura se desintegra com a prpria organizao fsica. (Jorge Andra - Psicologia Esprita Vol II )

Esprito encarnado

Esprito Perisprito

Corpo Fsico Duplo etrico

Esprito Encarnado

Esprito desencarnado

Esprito Perisprito

Corpo Fsico Duplo etrico

Esprito Encarnado

Os nossos pensamentos que so produtos do esprito, interagem com o envoltrio fludico que nos cerca, produzido principalmente pelas emanaes do duplo etrico. Assim so plasmadas as formaspensamento, que adquirem uma espcie de vida prpria.

Essas formas-pensamento nossas criaes mentais so verdadeiros pacotes fludicos que, a partir do momento em que se exteriorizam para o ambiente, ficam ao sabor das foras de atrao e repulso que regem os deslocamentos dos fluidos.

Sempre que, atravs dos nossos pensamentos e sentimentos, entramos em ressonncia vibratria com um destes pacotes, ele imediatamente atrado e, ao atingir-nos, ser parcialmente, ou totalmente, assimilado pelo nosso organismo, produzindo, em ns, efeitos de conformidade com suas caractersticas vibratrias especficas: os bons causando bem-estar, os maus induzindo toda sorte de desequilbrios.

Os Centros Vitais
Na superfcie do Duplo Etrico podem ser observadas certas regies caractersticas bem singulares. Elas so geralmente descritas como tendo a aparncia de redemoinhos. So os chamados Centros Vitais. Seus dimetros variam de caso a caso, mas de um modo geral medem de um a cinco centmetros. Apresentam, em sua superfcie, altos e baixos, como uma onda. Lembram uma flor, sendo que o nmero de ptalas parece ser uma caracterstica de cada centro.

Centros vitais Localizaes e representaes

Coronrio

Frontal

Larngeo

Cardaco Esplnico Gstrico

Gensico

Duplo etrico

Corpo fsico

Os Centros Vitais - Vista de perfil


Coronrio Frontal Larngeo Cardaco Esplnico Gstrico Gensico

Existem, tambm, no perisprito, estruturas semelhantes s do Duplo Etrico. Entre cada centro do duplo etrico e o seu correspondente no perisprito observa-se a existncia de laos fluido-magnticos permanentes que os interligam e que s se desligam com a morte do corpo fsico. So esses laos que, juntos, formam o geralmente denominado cordo fludico ou cordo prateado. O cordo fludico o elo entre o corpo fsico e o perisprito.

Centros Vitais
Esprito + Perisprito Corpo fsico + Duplo etrico

Cordo fludico ou cordo prateado

importante observar que existem, no corpo fsico, plexos nervosos importantes nas regies correspondentes aos centros vitais, exceo feita ao centro coronrio e ao centro frontal.

Plexos

Centros vitais
Coronrio Frontal

Larngeo
Cardaco Esplnico

Larngeo Cardaco Esplnico Gstrico Gensico

Gstrico
Gensico

Para o aplicador de passes muito importante ter sempre em mente que os centros vitais captam energias, transferindo-as ao corpo fsico e tambm que todos eles encontram-se em constante permuta energtica entre si, fazendo com que qualquer desequilbrio em um deles reflita-se automaticamente em todo o conjunto e, por conseqncia, em todo o corpo fsico.

Centros vitais
Energias
Coronrio Frontal

Larngeo

Cardaco Esplnico Gstrico Gensico

Centro Coronrio
Localizado na parte superior da cabea, mantendo relacionamento com os rgos situados no interior do crnio, principalmente a epfise. Constitui-se no principal ponto de assimilao dos estmulos provenientes do plano espiritual. Ele coordena os funcionamentos dos demais centros e torna-se assim responsvel pela estabilidade de todo o metabolismo orgnico, sendo ainda o mais significativo dos pontos de conexo entre o corpo fsico e o perisprito.

Centro Frontal
Localizado na regio situada entre as sobrancelhas, atua sobre o crtex cerebral, com ao predominante sobre o funcionamento global do sistema nervoso. Exerce forte ao sobre a hipfise, controlando, por esse meio, todo o sistema endcrino. Est ligado s atividades intelectuais e vidncia medinica.

Centro larngeo
Localizado na regio anterior do pescoo ele que exerce controle sobre a respirao e fonao, estando tambm ligado ao mecanismo da audio. um centro muito importante, pois a materializao das idias atravs da palavra refora, em muito, a preciso das formas que esto sendo plasmadas por ao do pensamento. Tambm tem ligaes com a audio medinica.

Centro cardaco
Localizado na regio do corao, dirige a emotividade e a distribuio das energias vitalizantes no organismo. Em virtude das tenses caractersticas do mundo moderno, e da dificuldade que ainda temos em controlar as nossas emoes, hoje um dos centros que, no adulto, comumente apresenta desequilbrios.

Centro esplnico
Localizado na regio anterior esquerda do organismo, onde se localiza a ltima costela, ele controla o equilbrio hemtico, sendo o principal elemento de captao das energias do plano espiritual, principalmente do fluido csmico universal, da sua grande influncia sobre a vitalidade do indivduo.

Centro gstrico
Tambm conhecido como solar, est localizado um pouco acima do umbigo. Age fundamentalmente sobre os rgos da digesto e apresenta, tambm, certa ligao com o estado emocional do indivduo.

Centro gensico
Tambm conhecido como sagrado, est localizado na regio do baixo ventre. Suas energias agem sobre os rgos ligados reproduo, s atividades sexuais e ainda sobre os estmulos referentes ao trabalho intelectual.

Enfermos e enfermidades
Iremos investigar as causas fundamentais que do origem s enfermidades do corpo e da mente e que so a fonte principal dos nossos sofrimentos e pesares.

O aplicador de passes responsvel que tem como objetivo maior ajudar a restaurar o equilbrio orgnico do paciente, deve dedicar-se ao estudo das situaes que conduzem e influenciam tais desequilbrios.

Bezerra de Menezes, no livro Grilhes partidos, revela-nos que toda enfermidade, resguardada em qualquer nomenclatura, sempre resulta das conquistas negativas do passado espiritual de cada um.

De conformidade com suas origens, as enfermidades humanas podem ser classificadas em trs grandes grupos que so: 1. Patologias fludico-ambientais; 2. Patologias obsessivas; 3. Patologias crmicas.

Patologias fludico-ambientais Vivemos envoltos em emanaes das mais variadas espcies e no nosso planeta predominam ainda os fluidos de qualidade inferior.

Em decorrncia da absoro de fluidos deletrios ambientais que, na grande maioria das vezes, desfaz-se a harmonia funcional relativa em que se mantm o nosso organismo, fenmeno que se exterioriza, geralmente, sob a forma de uma enfermidade qualquer. Quando isso ocorre estamos diante de um exemplo tpico do a que chamamos patologia fludicoambiental.

A forma mais adequada de evitarmos problemas de ordem fludica procurarmos manter um padro vibratrio elevado, cultivando bons pensamentos. Assim procedendo, estaremos criando defesas contra patologias de origem ambiental.

Evitar ambientes fluidicamente poludos uma recomendao que se aplica a todos e principalmente aos aplicadores de passes, principalmente nos dias de trabalho assistencial.

Se deixarmos cair nosso padro vibratrio, captando fluidos indesejveis, devemos recorrer aos mecanismos de limpeza fludica ao nosso alcance, ou seja, o passe ( autopasse ) e a prece.

Patologias obsessivas
No decorrer das nossas reencarnaes temos prejudicado vrios companheiros de jornada, transformando-os em vtimas ou comparsas devido as nossas ms aes e pensamentos. Aps a morte do corpo fsico, muitos desses companheiros, cheios de sentimentos de rancor, dio e vingana, procuram o revide e, quando conseguem nos encontrar se transformam em obsessores crmicos.

Existem tambm os casos de obsesso por afinidade. Esta a situao em que um esprito desencarnado, normalmente ainda muito ligado s coisas materiais, identifica em um encarnado inclinaes e sentimentos semelhantes aos seus e se elege nosso companheiro.

Observam-se casos em que o esprito obsessor ignora completamente a sua prpria condio de desencarnado. No raro, apresenta ainda todas as sensaes que experimentava por ocasio da morte fsica e, por isso mesmo ao se aproximar de um encarnado, transmiti-lhe os sintomas da enfermidade ou acidente que causou sua morte. comum que o desequilbrio se estenda a outras pessoas que convivam com ele.

Alm dos prejuzos que a proximidade continuada de um esprito desencarnado pode causar, temos ainda um fator agravante, as emanaes fludicas de dio, vingana, etc., emitidas pelo obsessor.

Nos processos obsessivos, o passe um mecanismo de rearmonizao de valor inestimvel, embora sempre como terapia de natureza complementar.

Patologias crmicas
Nas encarnaes passadas e na atual temos utilizado nosso organismo de maneira imprpria, comprometendo o seu delicado equilbrio funcional, chegando, muitas vezes, a provocar reduo do tempo de permanncia no plano fsico.

o caso do uso do lcool, do fumo, das drogas, dos excessos alimentares, etc. Em outras ocasies o problema est vinculado a aspectos puramente comportamentais, como usamos nossas potencialidades e como tiramos proveito da posio ocupada na sociedade.

De um modo simplificado, os mecanismos de ao da lei de causa e efeito, podem ser expostos das seguintes formas:

Se o erro cometido tem sua causa ligada aos aspectos funcionais do organismo suicdio, bebida, drogas, etc. o efeito corretivo desencadeia-se de imediato, podendo ter continuidade aps o desencarne, em razo de que lesionandose o corpo fsico, lesiona-se o corpo espiritual ( Perisprito ).

Se o erro cometido tem sua causa ligada aos aspectos morais o mecanismo corretivo diferente, e nem sempre se inicia de imediato. Em tais casos o resgate crmico desencadeado a partir da percepo do erro cometido, estando relacionado com sua capacidade de compreender as leis universais, isto , sua evoluo moral.

Em termos de assistncia fludica, para casos de enfermidade orgnica de origem crmica, tudo o que se pode fazer aliviar suas manifestaes.

Fim

Glossrio:
Crtex cerebral - Designao atribuda regio mais superficial do crebro, conhecida tambm por massa cinzenta, onde se encontram os corpos celulares dos neurnios, que formam o tecido nervoso central; Deletrio - Nocivo sade; prejudicial; venenoso; Epfise ( Pineal ) - Glndula de secreo interna. Esplnico - Relativo ao bao. Halo - Crculo luminoso que se observa em volta de seres e objetos; aurola; Hipfie ( Pituitria ) - Glndula endcrina situada na base do crnio Patologia - Estudo das doenas, seus sintomas e natureza das modificaes que elas provocam no organismo. Timo - Glndula de secreo interna, situada na base do pescoo, ficando a sua maior parte atrs da parte superior do esterno, e que se desenvolve entre o nascimento e a puberdade, diminuindo depois muito gradualmente. Tireide - Glndula de secreo interna, situada na parte anterior-superior da laringe; cartilagem que, frente, protege a laringe

H no organismo algumas glndulas das quais a funo essencial para a vida. So conhecidas pelo nome de "glndulas endcrinas" ou de secreo interna, porque as substncias por elas elaboradas passam diretamente para o sangue. Estas glndulas no tm, portanto, um duto excretor, mas so os prprios vasos sangneos que, capilarizando-se nelas, recolhem as secrees. As glndulas de secreo interna ou endcrinas distinguem-se, assim, nitidamente, das glndulas de secreo externa, ditas excrinas; estas ltimas so, na verdade, dotadas de um ducto excretor e compreendem as glndulas do aparelho digestivo, como as glndulas salivares.

Bibliografia O Passe Jacob Melo O Passe Esprita Luiz Carlos de M. Gurgel Passe e Passista Roque Jacintho Passes e Curas Espirituais Wenefledo de Toledo Os Chakras C. W. Leadbeater

Potrebbero piacerti anche