Sei sulla pagina 1di 11

Sociedade Espiritualista Luiz Alexandre Rosa Ponta Grossa Paran

Terreiro de Umbanda OGUMULU

Regimento Interno
Organizao da nossa casa

OBRIGAES
As regras so bem claras. Por isso bom que os candidatos ao ingresso no terreiro conheam antecipadamente as suas obrigaes e o que devem ou no fazer. Existe um compromisso com o terreiro a que forem pertencer, seja ele qual for: vontade de evoluir espiritualmente, disciplina na corrente, submisso aos mandos da hierarquia, se no puderem amar seus irmos ao menos os tolerem, no criticar os outros, cuidar para que suas palavras sempre sejam de incentivo e amor, cuidar e zelar por seu material dos trabalhos e de sua roupa branca, honrar a respeitar o nome dos espritos, respeitar as outras religies, sempre que tiverem dvidas perguntar aos dirigentes, no hesitar quando forem convocados para auxiliar o outro como cambono, no fomentar brigas e discrdias, no faltar aos trabalhos (inclusive os que forem marcados em outros dias), cumprir os horrios dos trabalhos, no freqentar outros trabalhos sem autorizao do dirigente, cantar os pontos e auxiliar a manuteno da gira e outras condies que o bom senso determina e que por qualquer motivo eu no tenha mencionado. Sou contra regras e prego a liberdade, mas jamais o mdium deve esquecer que a sua liberdade cessa quando comea a do outro.

OBRIGAES
Servir como cambono por um perodo no terreiro uma obrigao de todos os mdiuns. Servir e assistir os trabalhos das entidades vai dar um conhecimento significativo sobre a forma como os Orixs trabalham. Para conhecimento de todos, o que mais aborrece um dirigente a m vontade do mdium quando ele convocado para ajudar como cambono. Quando comecei na Umbanda eu pedi, por minha espontnea vontade, ao meu pai-de-santo a oportunidade de eu servir algum como cambono. No me arrependi porque aprendi muito. O mdium no deve ficar olhando os outros, julgar ou criticar seu irmo de corrente. Deve cuidar somente de si e deixar para a hierarquia corrigir o erro dos outros. Levar seu material de trabalho e manter sua roupa branca sempre limpa e em ordem e, se no quiser ficar descalo, usar uma alpargata com sola de cordas e nunca tnis. Chegar e cumprir risca os horrios dos trabalhos e quando no puder participar dos mesmos, avisar com antecedncia a sua ausncia.

Hierarquia
Pai Congo / Jurema / Pai Z

Pai Vagner

Tia Neusa e Tia Nilcia / Ogs

Capit Valria / Ana Claudia

Porteiro Anderson

Mdiuns e Cambonos todos

Assistncia

Regimento
1. Entenda que Umbanda a sua religio. 2. Tratamos a Umbanda como Pronto-Socorro, onde chegamos com pedidos urgentes e esperamos resultados rpidos. 3. Chegou a hora de entendermos que a Umbanda uma religio, onde buscamos melhora pessoal, para que possamos, posteriormente, ajudar aos que necessitam. 4. Procure estudar e ler sobre a histria e fundamentos de nossa Umbanda, para que no ocorram mais confuses com fundamentos de outras religies. 5. Sempre que possvel, frequente cursos e palestras com pessoas de confiana, e nestes cursos mantenha-se concentrado e aberto informao. Guarde suas perguntas para o final, pois podem ser respondidas ao decorrer da aula, sem atrapalhar o raciocnio do palestrante e o andamento do curso. 6. O Terreiro de Umbanda Ogumulu um local religioso, portanto deve ser tratado com respeito. 7. Perceba sua postura num templo ou igreja e trate nossa casa igualmente. 8. O silncio uma prece significa que ao entrarmos no terreiro, devemos permanecer em silncio absoluto ou falar somente o necessrio. 9. Ao chegar cumprimente seus irmos, faa suas obrigaes e se poste em orao em silncio, aguardando o incio da gira. 10.Ao terminar a gira, recolha seus pertences em silncio, agradecendo mentalmente todos os trabalhos realizados.

11. Se necessita conversar, saia da gira, e mesmo fora, fale em voz baixa sempre respeitando os que esto trabalhando dentro. 12. Somos todos amigos. Conversas paralelas podem ser feitas fora do terreiro. 13. Cumprimente seu pai e me no santo com respeito (conforme ritual da casa), assim como pai-pequeno, me-pequena, todos seus irmos de f e assistncia (sempre com o mnimo de conversa possvel). 14. Respeite o horrio marcado para incio dos trabalhos. Se chegar com a gira aberta, seja discreto, faa suas obrigaes e inicie seu trabalho em silncio sem atrapalhar a concentrao dos que j estavam presentes. 15. Nossa casa de caridade e trabalha com atendimento, que feito conforme o chamado e orientao do guia chefe. Sendo filho da casa, entenda isso e d prioridade no atendimento s pessoas da assistncia. Deixe para fazer suas consultas ao final. 16. No confunda cumprimento com consulta. 17. Se for chamado por alguma entidade, tenha bom senso, sendo rpido e direto. 18. obrigao do mdium, trazer o material de uso de suas entidades. Assim como obrigao de todos, ajudar ao irmo que no se encontra em condies financeiras de trazer algum material. 19. obrigao de todos, tambm, zelar pelo uso dos materiais que a casa recebe de doaes, pois as doaes so espontneas. 20. Os mdiuns devem deixar seus pertences no vestirio. Quanto ao material de trabalho, deixe na roda somente o necessrio, avisando algum cambone onde se encontra o resto do material, caso seja pedido.

21. Durante a gira, se necessita procurar cigarros, charutos ou qualquer material para uso da entidade nos pertences do mdium, certifique-se que so mesmo os pertences daquele mdium. Voc pode acabar usando material de outro mdium que contava com aquele charuto para sua entidade. 22. Tenha respeito pelo material sagrado que o mdium traz para o trabalho. Pea permisso para mexer e depois deixe como encontrou. 23. Caso voc no seja mdium ou cambone, permanea na assistncia para que haja espao para os trabalhos. Se voc no vai trabalhar ou ajudar, permanea tambm na assistncia, colaborando assim, com a organizao da casa. 24. Se disponha a cambonar! gratificante, honroso e faz com que a gira seja mais rpida e organizada. Ao final do trabalho haver tempo para que as entidades os ajudem a desenvolver as suas entidades. 25. obrigao do mdium manter seu uniforme limpo e tratado. Roupa de trabalho deve ser levada para casa para lavagem semanalmente ou aps uma gira. 26. Assim, tambm, como a limpeza da casa. Colabore recolhendo copos, levando os objetos para seus lugares ou mesmo com a limpeza pesada. Seja um voluntrio! 27. No use roupas decotadas, transparentes ou curtas, maquiagem e acessrios extravagantes como grandes brincos. Eles podem causar acidentes ou podem parecer desrespeitosos s regras de um templo religioso. Ou seja, no vista o que voc no usaria em uma igreja. 28. No ser permitido deixar objetos (pessoais ou de trabalho) no vestirio aps as giras. 29. Somos todos iguais, mas para organizao de nossa casa existe a hierarquia. Babs, Ogs, Curimbas, Mdiuns, Cambones e Organizadores cada um dentro de sua funo. Respeite todos! Vaidade no combina com humildade, muito menos com caridade. 30. Sua postura, respeito e bom senso so essenciais para que nosso terreiro seja uma casa de caridade e amor!

Trunqueira
Os mdiuns do Terreiro de Umbanda Ogumulu devem saudar a mesma quando chegar ao Terreiro j que a mesma fica ao lado do porto de entrada. Um mdium fica encarregado de tratar e cuidar da limpeza desta. Nesta Trunqueira est firmado os Exs de lei do Terreiro quem cuida da segurana assim como Pombo Giras e Ex mirim.

Imagens Intuitivas Quatinha e Ot de firmeza

Ganga de Ex
Os mdiuns do Terreiro de Umbanda Ogumulu tem livre acesso a Ganga de Ex para tratamento e firmeza de suas entidades e quartinha e quando solicitado por alguma entidade realizar alguma firmeza; Este local deve estar sempre muito limpo. E proibido aos mdiuns colocar nomes, firmar velas sem autorizao e ou outros trabalhos de cunho de baixa energia a qual poder comprometer o bom andamento das giras. Firmeza de Exu Firmeza de Pombo Gira Quartinhas Assentamento do Zelador Assentamento de Ciganos

Entrada

Ronc
Ronc o local onde fica materiais de ritualstica dos trabalhos e tambm o local de recolhimento do Zelador do terreiro e dos filhos que estiverem em obrigao de santo ou entidade.
Deve-se manter a organizao e limpeza deste local para que a baixa energia no tome conta do astral do terreiro.
Prateleiras de materiais

Ronc

Assentamento de Ogum

Porta Ganga de Ex Entrada

Assistncia
Assistncia onde ficam as pessoas que visitam o terreiro ou esperam atendimento com as entidades e passes;

Assistncia

Projeto rea Externa


Estadium ou Cong Cruzeiro Area Externa WC

Altar

Area de Servio

Potrebbero piacerti anche