Sei sulla pagina 1di 14

Departamento de Administrao

Escada, 23 de Maio de 2013.

INTRODUO IDEIAS E PALAVRAS CHAVES


Produzir, ler ou mesmo resumir um texto vai muito alm do simples fato de conhecer a lngua e ter uma boa dico para a leitura. comum jovens em universidades sem a menor noo de como redigir um bom texto, ou com dificuldades em leitura. Esses problemas podem prejudicar o "passar de ideias", a fim de disseminar conhecimento. O estudo evolui junto com a leitura, junto com a escrita e para tanto torna-se necessrio conhecer algumas tcnicas de escrita e leitura.

Ler um texto compreender a sua essncia, entender as ideias passadas e delas tirar proveito, seja para o estudo ou mesmo para aperfeioar as tcnicas de escrita. A busca por entender um texto requer ateno e o conhecimento de sua temtica. Tendo em mente esses dois passos, podemos lanar mo de duas tcnicas teis e que, se praticadas com frequncia, melhoram e muito a habilidade de escrita e leitura.

AS PALAVRAS CHAVES
Extrair de um texto as palavras chaves, importante para um resumo compreensivo do texto. A partir das palavras chaves de um texto, podemos entend-lo e at mesmo usa-las em outras produes textuais. As palavras chave de um texto constituem o alicerce de entendimento do corpo do texto. Repetemse ao longo do texto, seja, repetidas, modificadas ou at em seus sinnimos. Com as palavras chave pode-se montar um esquema ilustrativo do entendimento do texto, e a partir desse esquema geral um texto enxuto, apenas com suas ideias.

Uma palavra-chave uma palavra que resume os temas principais de um texto. um termo que identifica ideias e temas de especial importncia para servir de referncia pesquisas. Um nico pargrafo pode conter vrias palavras-chave. As mesmas so usadas sobretudo em arquivstica, biblioteconomia, catlogo entre outros. A partir das palavras chaves de um texto, podemos entende-lo e at mesmo us-las em outras produes textuais. As palavras chave de um texto constituem o alicerce de entendimento do corpo do texto. Se repetem ao longo do texto, seja, repetidas, modificadas ou at em seus sinnimos. Com as elas pode-se montar um esquema ilustrativo do entendimento do texto, e a partir desse esquema geral um texto enxuto, apenas com suas ideias.

PODEMOS CONSIDERAR ALGUNS CRITRIOS GERAIS PARA A DETECO DE PALAVRAS-CHAVE

1. Critrios formais

A palavra-chave coincide com o constituinte da frase mais esquerda (tema), em frases declarativas: aqui que se encontra o ponto de partida do enunciado; os constituintes que se seguem materializam aquilo que dito sobre esse tema. A palavra-chave tende a ser uma palavra repetida no texto: pode ser muito ou pouco repetida, mas a frequncia da palavra sem dvida um aspecto a considerar.

2. Critrios semnticos

A repetio do contedo nuclear do


texto faz-se pelo estabelecimento de uma rede de sinnimos e antnimos ou de parfrases. As palavras que estabelecem entre si estas relaes semnticas so palavras-chave do texto.

3. Critrios textuais
Se estivermos em face de um texto narrativo, com muita

probabilidade, as palavras-chave referem os momentos


bsicos da estrutura da ao:
Agente - preparao/motivo culminao consequncia.

Se tivermos em mos um texto descritivo, a palavra-chave

cobre a designao da entidade descrita; haver tambm


outras palavras-chave que referem o espao em que essa entidade est situada; h outras ainda que referem as

qualidades da entidade, etc.

IDEIA CHAVE
Por outro lado, encontrar palavras chave em um texto maior, como um livro ou um texto de muitas pginas torna-se dispendiosos e nem sempre funciona bem.

Mas ter em mente que um texto sempre tenta


nos passar uma ideia, pode-se ento extrair essas

ideias e agrup-las em um texto menor mas que


passe as mesmas ideias do texto original.

Diferente de buscar palavras chave buscar a ideias chave requer mais ateno e se possvel, um conhecimento prvio do assunto. Os livros, em geral, trazem na capa uma sinopse do contedo do livro. J as reportagens trazem sua ideia exposta no ttulo.

A ideia passada no texto pode estar

em um pargrafo, uma linha ou at


mesmo em uma frase pequena. Juntar as ideias um timo recurso para se entender e at mesmo discutir o texto

abordado.

Um texto pode estar composto por algumas ideias principais com distinto nvel de importncia: desde muito importante a muito pouco importante com matizes intermedirias. As ideias principais representam-se na memria em um nvel superior frente as ideias secundrias que ocupam uma posio inferior em uma estrutura hierrquica de armazenamento. Por esse motivo, a informao principal se recorda melhor que as informaes secundrias.

COMO IDENTIFIC-LA

Nos artigos cientficos, a ideia principal deve estar nos primeiros pargrafos, e as vezes a primeira frase.
a que gera maiores conexes lgicas.

a que tem maior carga informativa.

Equipe:

CLARICE CISTINA DA SILVA ELIJERFFESON SANTOS DE OLIVEIRA GRACY KELLI HELDYRICK STEFHEN SILVA DOS SANTOS HELIVNIA ALVES MONTEIRO DA CONCEIO INGRID NAYARA SOUZA DA SILVA INGRID RAYANE DA SILVA JOS CARLOS SILVA DE OLIVEIRA KARLA CAROLINE KAROLINY RAFAELLE OLIVEIRA DE SOUZA ROBERTA KELLY FERREIRA Professora: VILMA PEREIRA
1 Perodo de Administrao

Potrebbero piacerti anche