Sei sulla pagina 1di 51

Direito Civil II

Prof Juliana Campos Corbini Figliolia Email juliana.figliolia@aedu.com

Elementos do Negcio Jurdico


Classificao: - Elementos essenciais - so estruturais, indispensveis existncia do ato e que lhe formam a substncia: a coisa, o preo e o consentimento, por ex. so elementos essenciais no negcio jurdico da compra e venda.

- Elementos naturais so as consequncias ou efeitos que decorrem da prpria natureza do negcio, sem necessidade de expressa meno. Normas supletivas j determinam essas consequncias jurdicas, que podem ser afastadas por estipulao em contrrio: responsabilidade do alienante pelos vcios redibitrios (cc, art.441) e pelos riscos da evico (art.447); lugar do pagamento (art327)

Elementos acidentais consistem em estipulaes acessrias, que as partes podem facultativamente adicionar ao negcio, para modificar alguma de suas consequncias naturais, como a condio, o termo e o encargo ou modo (cc. Arts.121, 131 e 136).

Elementos essenciais subdividem-se em: gerais: comuns a os negcios (declarao de vontade) e particulares: peculiares a certas espcies (preo, coisa e consentimento compra e venda).

Existncia Validade- Eficcia


Marcos Bernardes de Mello no plano da existncia no se cogita de invalidade ou eficcia do fato jurdico, importa, apenas, a realidade da existncia. Tudo, aqui, fica circunscrito a se saber se o suporte ftico suficiente se comps, dando ensejo incidncia.

Ex. O casamento celebrado por autoridade incompetente, como um delegado de polcia ou por Juiz do Trabalho, por exemplo, considerado inexistente, pois, no se indaga se nulo ou ineficaz, nem se exige a desconstituio judicial, por se tratar de nada jurdico

O ato existente deve passar por uma triagem quanto sua regularidade, para ingressar no plano da validade, quando ento se verificar se est perfeito ou se encontra eivado de algum vcio ou defeito inviabilizante. O preenchimento de certos requisitos fticos, como a capacidade do agente, a licitude do objeto e a forma prescrita em lei, indispensvel para o reconhecimento da validade do ato.

Mesmo para que o ato seja INVALIDO, preciso que antes ele EXISTA. O negcio pode existir, ser vlido porm no possuir eficcia, por no ter ocorrido ainda, por exemplo, o implemento de condio imposta. No plano da eficcia os fatos jurdicos produzem os seus efeitos, pressupondo a passagem para o plano da existncia, no, todavia, essencialmente, pelo plano da validade.

Os elementos do negcio jurdico so as partes que compem a sua estrutura. Os requisitos do negcio jurdico so as qualidades destes elementos. Todavia a doutrina no distingue um do outro, muitas vezes empregando os termos como sinnimos. Veremos, porm em separado.

Requisitos de Existncia do Negcio


So elementos estruturais (sem uniformidade entre os autores na enumerao). Para ns: 1. Declarao de vontade 2. Finalidade negocial 3. Idoneidade do objeto * Na falta de qualquer destes elementos o negcio INEXISTENTE.

Declarao de Vontade
A vontade pressuposto bsico no negcio jurdico e imprescindvel que seja exteriorizada, sendo que somente assim considerada suporte ftico de negcio jurdico. Vontade interna (reserva mental), no exteriorizada no pode servir de suporte para o negcio, uma vez que impossvel sua apurao. A declarao de vontade instrumento da manifestao da vontade.

A vontade um elemento de carter subjetivo que se revela por meio da declarao que a torna conhecida, sendo que a declarao de vontade que constitui requisito de existncia do negcio jurdico.

Princpio da Autonomia da Vontade as pessoas tem liberdade para celebrar negcios jurdicos (em conformidade com a lei) criando direitos e obrigaes entre as partes. Princpio da Supremacia da Ordem Pblica limita o princpio da autonomia da vontade, uma vez que o interesse social da ordem pblica interfere nas manifestaes de vontade (diversas leis neste sentido: Lei do Inquilinato, Lei da Economia Popular, CDC, entre outras).

Funo social do contrato limita ou modifica a fisionomia tradicional do Direito Civil em seus diversos institutos (propriedade, contrato, casamento...) A vontade manifestada obriga o contratante princpio da obrigatoriedade dos contratos (pacta sunt servanda) e significa que o contrato faz lei entre as partes) no podendo ser modificado pelo judicirio. Visa dar segurana s relaes contratuais.

Em sentido contrrio, temos o princpio da reviso dos contratos ou da onerosidade excessiva, baseados na clusula rebus sic stantibus e na teoria da impreviso que autoriza o Judicirio para se pleitear a reviso dos contratos, ante a ocorrncia de fatos extraordinrios e imprevisveis.

Manifestao de vontade pode ser: 1. Expressa quando declarada, por meio da palavra, falada ou escrita, e de gestos, sinais ou mmicas, de modo explcito, possibilitando o conhecimento imediato da inteno do agente. 2. Tcita declarao de vontade que se revela por comportamento do agente. Deduz-se da conduta da pessoa a sua inteno. Ex. Aceitao de herana, que se infere da prtica de atos prprios da qualidade de herdeiro (CC, art.1805)

3. Presumida a declarao no realizada expressamente mas que a lei deduz de certos comportamentos do agente. Ex. Presunes de pagamento previstas nos art. 322, 323 e 324 do CC, de aceitao da herana quando o doador fixar prazo para o donatrio declarar se aceita ou no a liberalidade e este se omite.

A manifestao tcita difere da vontade presumida porque esta estabelecida na lei, enquanto aquela deduzida do comportamento do agente pelo destinatrio. As presunes legais so juris tantum, ou seja, que admitem prova em contrrio.

Em geral as declaraes de vontade so receptcias por se dirigirem a uma outra pessoa que dela deve ter cincia do ato, para que haja a produo dos efeitos. Declarao receptcia a que se dirige a pessoa determinada, com o escopo de levar ao seu conhecimento a inteno do declarante, sob pena de ineficcia (frequente nas OBRIGAES)

Declaraes no receptcias so aquelas que se efetivam com a manifestao do agente, no se dirigindo a destinatrio especial. Produzem efeitos independentemente da recepo e de qualquer declarao de outra pessoa. Ex. Promessa de recompensa, revogao de testamento.

Silncio como manifestao


Quem cala no diz nada. Excepcionalmente em determinadas circunstncias o silncio pode ter significado relevante e produzir efeitos jurdicos. Art. 11 do CC O silncio importa anuncia, quando as circunstncias ou os usos o autorizarem, e no for necessria a declarao de vontade expressa.

Somente quando a lei confere efeito de aceitao tcita ao silncio que ele vai produzir efeitos (ex. Art 539, 658, 659, 1807 todos do CC). Art. 432. Se o negcio for daqueles em que no seja costume a aceitao expressa, ou o proponente a tiver dispensado, reputar-se- concludo o contrato, no chegando a tempo a recusa.

Reserva mental quando um dos declarantes oculta a verdadeira inteno, isto , quando no quer um efeito jurdico que declara querer. Tem por objetivo enganar o outro contratante ou declaratrio. Se o outro no souber da reserva, o ato subsiste e produz os efeitos que o declarante no desejava.

Art. 110. A manifestao de vontade subsiste ainda que o seu autor haja feito a reserva mental de no querer o que manifestou, salvo se dela o destinatrio tinha conhecimento.

Finalidade Negocial
A finalidade negocial ou finalidade jurdica o propsito de adquirir, conservar, modificar ou extinguir direitos. Sem tal inteno, a manifestao de vontade pode desencadear determinado efeito, preestabelecido no ordenamento jurdico, praticando o agente, ento um ato jurdico em sentido estrito.

A existncia do negcio jurdico, porm, depende da manifestao de vontade com finalidade negocial, isto , com inteno de produzir os efeitos supramencionados.

Idoneidade do objeto
O objeto do negcio jurdico tem que ser idneo para que seja possvel a realizao deste. O objeto jurdico deve ser idneo, isto , deve apresentar os requisitos ou qualidades que a lei exige para que o negcio produza os efeitos desejados.

Mtuo coisa fungvel. Comodato coisa infungvel Hipoteca bem imvel, navio ou avio. Etc.

Requisitos de Validade
Para que o negcio jurdico produza seus efeitos (aquisio/modificao ou extino de direitos) deve ser VLIDO. Se possui os requisitos de validade ->produz efeitos desejados pelo agente. Se no possui algum(ns) dos requisitos de validade -> negcio invlido -> no produz efeito o efeito jurdico desejado -> nulo ou anulvel (dependendo do defeito).

Requisitos de validade artigo 104 do CC Art. 104. A validade do negcio jurdico requer: I - agente capaz; II - objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; III - forma prescrita ou no defesa em lei.

Requisitos de carter especfico so aqueles pertinentes a determinado negcio jurdico. Ex. Na compra e venda elemento essencial a res (a coisa), o preo e o consentimento. A causa do negcio (elemento reconhecido no sistema francs) no direito brasileiro no est expressamente previsto como elemento do negcio. Todavia encontra-se implcito.

Capacidade do agente: condio subjetiva a aptido para intervir em negcios jurdicos como declarante de vontade ou declaratrio. Trata-se da capacidade de fato ou de exerccio, necessria para que uma pessoa possa exercer por si s os atos da vida civil. Agente capaz aquele que tem capacidade de direitos, ou seja, aptido para exercer direitos e contrair obrigaes na ordem civil, por si s.

- 18 anos/emancipao. - incapacidade: restrio legal ao exerccio da vida civil e pode ser: absoluta ou relativa. Absoluta: acarreta a proibio total do exerccio, por si s, do direito, sob pena de nulidade (art. 166, I) e no decorre no s da idade como tambm das outras causas elencadas no art. 3 do CC, concernentes problemas de sanidade mental.

Relativa: (art. 4 do CC) acarreta anulabilidade do ato (art. 171, I do CC), salvo em hipteses especiais (art. 228, I; art. 666; art. 1860 CC), e tambm quando o incapaz assistido por seus representantes legais. A declarao de vontade elemento essencial para a existncia do negcio jurdico, enquanto a capacidade requisito necessrio para sua validade e eficcia.

Incapacidade suprida pela assistncia ou representao. Representao quando a pessoa, denominada representante, substitui outra na prtica de ato ou negcio jurdico, agindo em nome e no interesse desta. (representao legal e convencional (art. 115). Incapazes so representados (representao legal).

Assistncia relativamente incapazes necessria para validar a sua manifestao de vontade. Malgrado j tenham certo discernimento que lhes permite participar pessoalmente dos atos e negcios jurdicos, exige a lei que sejam acompanhados e assistidos por seus representantes legais, deles participando conjuntamente.

Incapacidade diferente de impedimento ou falta de legitimao. Falta de legitimao a incapacidade para a prtica de determinados atos. Ex. O ascendente no legitimado a vender bens a um descendente enquanto no obtiver consentimento do seu cnjuge e dos demais descendentes (art. 469 CC).

Objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel: condio objetiva do negcio. Lcito: o objeto no proibido em lei, nem que atente a moral, ou os bons costumes. Objeto jurdico, objeto imediato ou contedo do negcio sempre uma conduta humana e se denomina prestao: DAR, FAZER OU NO FAZER alguma coisa. Objeto material ou mediato so os bens ou prestaes sobre os quais incide a relao jurdica obrigacional.

Art. 150. Se ambas as partes procederem com dolo, nenhuma pode aleg-lo para anular o negcio, ou reclamar indenizao.

Objeto possvel: quando impossvel o negcio NULO (impossibilidade fsica ou jurdica). Impossibilidade fsica a que emana de leis fsicas ou naturais. Deve ser absoluta, isto , alcanar a todos, indistintamente, como, por ex., a que impede o cumprimento da obrigao de colocar toda a gua dos oceanos em um copo dgua. A relativa, que atinge o devedor, mas no outras pessoas, no constitui obstculo ao negcio.

Impossibilidade jurdica: ocorre quando o ordenamento proba, expressamente negcios a respeito de determinado bem, como herana de pessoa viva (art. 426 CC), bens fora do comrcio (clusulas de inalienabilidade). Ilicitude do objeto mais ampla, pois abrange os contrrios moral e aos bons costumes.

O objeto deve ser determinado ou ao menos determinvel (indeterminado relativamente ou suscetvel de determinao no momento da execuo). Admite-se a venda de coisa incerta, indicada ao menos pelo gnero e pela quantidade (art.243 CC), que ser determinada pela escolha, bem como a venda alternativa, cuja indeterminao cessa com a concentrao (art. 252 CC).

Forma
Terceiro requisito de validade do negcio jurdico a forma meio de revelao da vontade. Deve ser prescrita em lei. Roma e Alemanha originalmente formalismo com a necessidade do comrcio na Idade Mdia substituio do princpio formalista pela liberdade de forma.

No Brasil a forma em regra livre. As partes podem celebrar o contrato por escrito, pblico ou particular, ou at mesmo verbalmente, desde que a lei no exija um maior rigor como forma escrita, pblica, por exemplo que denota maior seriedade e segurana ao negcio jurdico. O consensualismo, portanto a regra, sendo o formalismo, exceo.

Art. 107. A validade da declarao de vontade no depender de forma especial, seno quando a lei expressamente a exigir.

Art. 166. nulo o negcio jurdico quando: I - celebrado por pessoa absolutamente incapaz; II - for ilcito, impossvel ou indeterminvel o seu objeto; III - o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilcito; IV - no revestir a forma prescrita em lei; V - for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade; VI - tiver por objetivo fraudar lei imperativa; VII - a lei taxativamente o declarar nulo, ou proibir-lhe a prtica, sem cominar sano.

A)Forma livre predominante no direito brasileiro, art. 107. qualquer meio de manifestao da vontade, no imposto obrigatoriamente pela lei (palavra escrita ou falada, escrito pblico ou particular, gestos, mmica, entre outros.)

B)Forma especial ou solene a forma exigida pela lei, como requisito de validade para determinados negcios jurdicos. Em regra, a exigncia de que o ato seja praticado com observncia de determinada solenidade tem por finalidade assegurar a autenticidade dos negcios, garantir a livre manifestao de vontade, demonstrar a seriedade do ato e facilitar prova.

A forma especial pode ser nica ou mltipla. Forma nica a que, por fora de lei, no pode ser substituda por outra. Ex. Art 108 do CC. (escritura pblica alienao imobiliria). Forma mltipla ato solene mas a lei permite a formalizao do negcio por diversos modos, podendo o interessado optar validamente por um deles. Ex. Reconhecimento voluntrio de filho (pode ser feito por 4 modos diversos art. 1609 CC).

C) forma contratual a convencionada pelas partes. O art. 109 do CC no negcio jurdico celebrado com clusula de no valer sem instrumento pblico, este da substncia do ato. As partes podem portanto mediante conveno, determinar que o instrumento pblico torne-se necessrio para a validade do negcio.

Potrebbero piacerti anche