Sei sulla pagina 1di 23

ELETRNICA CONCEITOS BSICOS

Professor: Tlio de Almeida Machado

INTRODUO
Eletrnica um ramo da eletricidade que opera com correntes eltricas baixas, porm muito bem controladas. Na automao, a eletrnica mais usada no controle dos equipamentos. A eletrnica est sempre presente no dia-a-dia. Quando voc assiste a uma partida de futebol pela tev, ouve msica no rdio ou l um livro, como neste momento, est desfrutando de coisas que s a eletrnica capaz de proporcionar.

INTRODUO
Os componentes eletrnicos que sero abordados nessa aula so:
1. O transistor;

2. O resistor;
3. O capacitor;

4. O indutor; e
5. O diodo.

TRANSISTOR
Um transistor feito de trs camadas, geralmente de silcio (elemento qumico encontrado em grande quantidade na natureza). No processo de fabricao do transistor, se uma das camadas enriquecida com eltrons, passa a ser chamada N; se empobrecida, isto , perde eltrons, vira camada P.

TRANSISTOR
H dois tipos de transistores que podem ser construdos com camadas P e N:
Transistores NPN; Transistores PNP.

Todo transistor possui trs terminais. Aquele que est ligado camada do meio chama-se base. Os que esto ligados s camadas das pontas, chamam-se emissor e coletor.

TRANSISTOR

TRANSISTOR
Os transistores funcionam de maneira semelhante ao registro de gua. Entre coletor e emissor do transistor aplica-se uma tenso eltrica, e entre a base e o emissor faz-se circular uma corrente, que ir controlar a corrente entre coletor e emissor. A corrente da base deve ser obtida por uma tenso eltrica adequada. Se a base P, o plo positivo da tenso deve ser ligado na base, e o negativo no emissor. Assim, os eltrons em excesso no emissor so acelerados em direo base. Como a base fina, os eltrons entram no coletor.

TRANSISTOR
Assim como no registro de gua o controle de abertura faz variar o fluxo de gua, no transistor a corrente de base controla a corrente entre coletor e emissor. A figura ao lado mostra como deve ser ligado um transistor NPN, de tal forma que a corrente de base (ali chamada de IB) controle a corrente do coletor (IC) e do emissor (IE).

RESISTOR
O resistor um componente de dois terminais, feitos de carbono, pelcula metlica, ou fio. O resistor usado para controlar a corrente num circuito. Em muitas situaes, necessria uma mudana rpida da resistncia eltrica, para controlar tenso ou transistores com terminais identificados modelo de ligao de um transistor torneira resistor e seu smbolo corrente.

RESISTOR
Voc observa isto no controle de volume de um amplificador, na intensidade do brilho da televiso ou ainda no controle da velocidade de um motor eltrico. Nesses casos, usa-se um resistor varivel, chamado potencimetro.

RESISTOR

CAPACITOR

Este componente possui duas placas condutoras (armaduras), separadas por um material isolante chamado dieltrico.
Serve para acumular cargas eltricas.

CAPACITOR

INDUTOR
Indutor uma bobina, enrolada com fios condutores em torno de um ncleo que pode ser de ferro, ferrite ou ar. Seu efeito o de se opor s variaes de corrente eltrica num circuito, por meio do magnetismo criado no seu interior.

INDUTOR

DIODO

Construdo com duas camadas, P e N, geralmente de silcio, o diodo um componente usado como uma chave: a corrente eltrica (os eltrons em movimento) passa pelo diodo quando entra pela camada N e sai pela camada P; quando se tenta fazer a corrente passar da camada P para N, o componente fecha a passagem.

DIODO

Certos diodos emitem luz visvel quando atravessados por corrente eltrica.

So os LEDs (diodo emissor de luz), feitos geralmente com fosfeto de arsenieto de glio ou fosfeto de glio.

DIODO

DIODO

CIRCUITO DE CONTROLE
Vejamos como construir um circuito de controle transistorizado para um motor de corrente contnua de baixa potncia. Quando a chave est aberta, no haver corrente na base do transistor. Sem corrente de base, no h corrente no coletor, e o motor fica parado, pois toda corrente que passa pelo motor deve passar pelo coletor do transistor.

CIRCUITO DE CONTROLE
Quando a chave acionada, comea a existir corrente de base. Os resistores R1 e R2 controlam esta corrente. Quanto maior a corrente de base, maior a corrente entre coletor e emissor do transistor, isto , maior a corrente no motor. Com este circuito, conseguimos controlar a velocidade do motor, variando a resistncia do potencimetro, que modifica a corrente de base do transistor.

FIM!!!

OBRIGADO!!!

Potrebbero piacerti anche