Sei sulla pagina 1di 14

Universidade Federal de Pernambuco Centro de Tecnologia e Geocincias Departamento de Engenharia Mecnica

Soldagem (Parte 2)

Professor: Tiago de Sousa Antonino

Metalurgia da Soldagem

ndice

Reviso da Metalurgia do Ao
Transformaes no Equilbrio (Fe-Fe3C) Transformaes Isotrmicas (TTT) Transformaes em Resfriamento Contnuo (TRC)

Aspectos Trmicos da Soldagem


Energia de Soldagem Ciclos Trmicos Reparties Trmicas

Zona Fundida e as Transformaes Associadas


Reaes Qumicas Absoro de Gases Diluio

Zona Termicamente Afetada e Transformaes Associadas


Epitaxia Crescimento de Gro Segregao

Defeitos Produzidos Durante a Soldagem


Fragilizao por Hidrognio Fissurao a Quente Tenses Residuais

Aspectos Trmicos da Soldagem

Energia de Soldagem
VI E v
(Energia por unidade de comprimento)

Eficincia Trmica V Tenso [ Volts ] I Corrente [ amperes ] v Velocidade do Cordo [m/s]

VI E A0
A0 rea varrida [m2/s]

(Energia por unidade de rea)

Rendimento trmico para alguns processos de soldagem. Processo Arco Submerso (SAW) Rendimento Trmico () 0,85 0,98

MIG/MAG (GMAW)
Eletrodo Revestido (SMAW) TIG (CC-) (GTAW) TIG (CC+) (GTAW) Laser (LBW)

0,75 0,95
0,70 0,90 0,50 0,80 0,20 0,50 0,005 0,70

Ciclo Trmico

Representao esquemtica de um ciclo trmico de soldagem.

Tc Temperatura crtica, acima do qual acorre algum fenmeno indesejvel ( exemplo: crescimento de gro. tc Tempo no qual o material, naquele ponto, permanece numa temperatura acima de Tc. Velocidade de Resfriamento () - Este parmetro importante na determinao da microestrutura em materiais como os aos estruturais comuns, que podem sofrer transformaes de fase durante o resfriamento. Em uma dada temperatura, a velocidade de resfriamento dada pela inclinao da curva de ciclo trmico nesta temperatura.
800 500 Velocidade mdia no intervalo de temperatura de 800 a 500C. t85 Intervalo de tempo no qual o material (ponto) permanece entre as temperaturas 800 e 500C.

Repartio Trmica

Curva de repartio trmica. H1 e H2 Energia de soldagem.

Parmetros que Influenciam os Ciclos Trmicos

Condutividade Trmica da Pea: Materiais de menor condutividade trmica dissipam o calor por conduo mais lentamente, tendendo a apresentar gradientes trmicos mais abruptos no aquecimento e menores velocidades de resfriamento. Nestes materiais, a energia trmica melhor aproveitada para a fuso localizada necessria soldagem. Por outro lado, materiais de elevada condutividade trmica, como o cobre e o alumnio, dissipam rapidamente o calor, dificultando a fuso localizada e exigindo, em geral, fontes de calor mais intensas ou, em certos casos, a utilizao de praquecimento para a obteno de uma fuso adequada.

Espessura da Junta: Para uma mesma condio de soldagem, uma junta de maior espessura permite um escoamento mais fcil do calor por conduo. Assim, quanto mais espessa a junta, mais rapidamente esta tender a se resfriar durante a soldagem. Geometria da Junta: outro fator que influencia a velocidade de resfriamento de uma solda de forma importante. Por exemplo, esta velocidade ser maior na soldagem de juntas em T do que em juntas de topo, quando as variveis do processo, inclusive a espessura dos componentes da junta, forem semelhantes. Novamente, uma maior facilidade para o escoamento de calor por conduo a explicao para esta tendncia. Energia de Soldagem: A velocidade de resfriamento da solda tende a diminuir e a repartio trmica a ficar mais aberta com um aumento na energia de soldagem.

Temperatura de Pr-aquecimento: Define-se, como temperatura de praquecimento, a temperatura inicial em que toda a pea ou a parte desta onde a solda ser realizada colocada antes do inicio da operao. Como a energia de soldagem, a utilizao de pr-aquecimento causa uma diminuio na velocidade de resfriamento.

Consideraes Finais
Tp e 800-500C dependem das propriedades fsicas do material; Se E cresce a Tp tambm cresce; Tp diminui se x cresce; 800-500C = f(T0), se T0 cresce, 800-500C diminui; Se a espessura aumenta 800-500C aumenta.

Parmetro
Condutividade () Espessura () Temperatura Inicial () Energia de Soldagem ()

Velocidade de Resfriamento

Tempo de Permanncia a alta temperatura

Potrebbero piacerti anche