Sei sulla pagina 1di 10

Djailton Cidreira, Esio Ruan, Giltcio Andrade e Hilda S.

Loureno

Valena BA 2013

O sistema venoso considerado o grande reservatrio de sangue do organismo. Devido a sua grande capacidade de reserva de volume e controlar seu tnus, o retorno venoso depende da diferena de presso e contrao dos msculos esquelticos.

Sistema Venoso

A funo da circulao a de suprir as necessidades dos tecidos corporais. Transportando at eles nutrientes e eliminado os produtos metablicos. A intensidade do fluxo sanguneos que passa pelos tecidos controlada em resposta as necessidades de nutrientes. A circulao divide-se em: sistmica (promove a circulao sangunea para todo o corpo, exceto os pulmes) e pulmonar..

Sistema Venoso

Tantos as veias, tambm como as artrias, pertencem grande e a pequena circulao. As Veias so tubos de colorao azul, que tem como funo conduzir o sangue com baixo teor de oxignio at o corao.

Sistema Venoso

As veias so vasos que chegam ao corao e possuem uma caracterstica denominada complacncia (capacidade de distenso elstica), a qual ela capaz de comportar grandes volumes de sangue. Com isso, algumas veias possuem vlvulas para evitar o refluxo do sangue e quando h falncia dessas vlvulas formam-se as varizes.

Sistema Venoso

As artrias so vasos mais densos que saem do corao conduzindo sangue com a funo de manter a nutrio e a oxigenao das clulas. Por esse motivo esto sob alta presso constantemente.

Sistema Venoso

TIPOS DE ARTRIA: Artrias pulmonares; carregam sangue pobre em oxignio para os pulmes. Artrias sistmicas; levam sangue para as arterolas, e ento para os capilares, onde os nutrientes e gases so trocados. Artria aorta; artria raiz do sistema arterial. Arterolas; ajudam a regular a presso sangunea e levar sangue aos capilares. Capilares; onde ocorre a ao mais importante do sistema circulatrio: as trocas de gases e nutrientes.

Sistema Venoso

O fluxo sanguneo controlado em cada tecido pelas necessidades que o tecido apresenta num determinado momento. Os capilares localizam-se entre uma arterola e uma vnula (pequeno vaso sanguneo que conduz o sangue pobre em oxignio retornar dos capilares para as veias). A transio entre as arterolas e os capilares apresenta msculo liso que forma o esfncter pr-capilar, o qual pode abrir e fechar a entrada do capilar.

Sistema Venoso

Aceite seus limites sem jamais desacreditar na sua capacidade de superao. Caleidoscpia
Sistema Venoso

1. UNIRG. Curso de Medicina. Disponvel em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAADSsAG/sistemacirculatorio> Acesso em: 26 abr. 2013. 2. BATISTA SANTOS, Vincius. Anatomia e Fisiologia do Sistema Cardiovascular. Disponvel em: <http://sbhci.org.br/wpcontent/uploads/2012/10/Vin%C3%ADcius-Batista-Santos.pdf> Acesso em: 26 abr. 2013. 3. NETTER, F. - Netter Atlas de Anatomia Humana 5 Ed., Elsevier/Medicina Nacionais, 2011. 4. AULA DE ANATOMIA. Anatomia do Sistema Venoso. Disponvel em: <http://www.anatomiahumana.ucv.cl/morfo2/venas.html> Acesso em: 26 abr. 2013. 5. GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Mdica. 11 ed., Elsevier/Medicina Nacionais, 2011. Sistema Venoso

Potrebbero piacerti anche