Sei sulla pagina 1di 20

O discipulado cristo

Estudo 12
O discipulado cristo nas cartas de Joo Texto bblico 1Jo 1 a 5, 2Jo e 3Jo Texto ureo: 1Jo 2.6

Aquele que diz estar nele,tambm deve andar como ele andou.

Introduo (I) Na lio de hoje estaremos estudando o texto que podemos reconhecer, como vindo daquele que foi o discpulo por excelncia do Senhor Jesus. Sem dvida, se Joo era tido como o discpulo amado por Cristo, porque algo o distinguira dos demais.

Introduo (II) Esta distino, talvez tenha sido determinante para que os textos mais belos e contundentes sobre o amor no NT, depois de 1Co 13 de Paulo, tenham sido aqueles que este discpulo vai inserir em seu Evangelho (captulos 13 a 17) e depois em vrios versculos, de suas cartas.

Introduo (III) Vamos ver e ler a inspirao que nos traz em seus textos no Evangelho: Joo 3.16 Joo 13.1 Joo 13.34 Joo 14.23 Joo 15.9,10 Joo 15.12,13 Joo 17.24-26 Joo 19.26-27

Introduo (IV)
Segundo o Evangelho de Mateus, Joo foi chamado por Cristo quando estava com o seu irmo Andr cuidando dos negcios de seu pai. (Mt 2.21,22)

viu outros dois irmos, Tiago e Joo consertando as redes, e os chamou. Estes, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.

E passando mais adiante

Introduo (V)
Ele era o mais novo discpulo do colgio apostlico. Deveria ter cerca de 20 anos quando foi chamado. Vai ser o mais prximo discpulo de Jesus, e aquele que 60 anos mais tarde ser, por sua resistncia, levado cativo para a ilha de Patmos, onde escrever o ltimo livro do NT, o Apocalipse.
(Ap 1.10,12)

Eu, Joo fui

arrebatado em esprito no dia do Senhor e ouvi por trs de mim uma grande voz, como trombeta E voltei-me para ver quem falava comigo

Introduo (VI)
Alm de escrever o seu Evangelho, talvez nos anos 80, vai pastorear a igreja de feso, segundo relatos posteriores, morrendo no ano 103 d.C. Segundo a tradio, j velho e cansado, era levado igreja para ministrar, comeando suas palavras sempre com a expresso carinhosa meus filhinhos.Por combater o Imperador Domiciano foi exilado na Ilha de Patmos.

Introduo (VII) Por sua experincia com Cristo, por sua ndole afetiva e por sua vivncia crist longa e profcua, vai escrever suas trs cartas onde fala sobre o exerccio do discipulado de forma amorosa e cuidadosa, mas tambm rigorosa para os que se desviam do Evangelho.

Introduo (VIII)

Embora no se tenha nenhum registro histrico alguns supem que foi desta ilha calcrea na Grcia que Joo escreve suas cartas.

Para alguns comentaristas suas cartas foram escritas para as igrejas da sia, s quais se referira em sua mensagem do Apocalipse, especialmente, feso.

1Joo, Captulo 1 Com as Bblias abertas vamos acompanhar a leitura dos textos, ressaltando os que mais de perto se aplicam ao discipulado cristo. O texto de abertrura algo magnfico e s poderia ter sido escrito para quem estivera com Cristo:

princpio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mos apalparam, a respeito do Verbo da vida isso vos anunciamos .
a revelao do discipulador para os discpulos de maneira mais significativa e prxima (1Jo 1.1-4).

O que era desde o

Depois da abertura magistral ele vai ensinar nos versculos 5 a 7:

1)Deus luz; 2) E os que so dele devem viver na luz;


E nos versculos 8 a 10: 1) Que todos pecamos; 2) Mas, se os confessamos, Deus nos perdoa.

1Joo, Captulo 2 Neste captulo ele vai recomendar ao discipulado cristo: 1) A obedincia (v.3); 2) A viver o exemplo de Cristo (v.4-6); 3) A andar na luz (v.7-11); 4) A lutar contra o mundo e seus atrativos (v.12-17)

Para ento abordar os problemas contra os quais devemos estar preparados e prontos para evitar as suas ciladas: 1)Os falsos mestres (v.18,19); 2) O necessrio conhecimento cristo (v. 20-25); 3) A permanncia em Cristo (v.26-29).

1Joo, Captulo 3 Para em seguida nos indicar os aspectos que devemos seguir em nosso viver: 1) A vida em luta contra o pecado (1-9); 2) O antagonismo entre o crente e o homem do mundo (10-13); 3) A vida em amor do crente em Cristo (14-24)

1Joo, Captulo 4
Os conselhos com respeito aos cuidados da vida crist: 1)O cuidado com os falsos mestres (1-6); 2) A insistncia no amor entre os irmos em Cristo (7-21).

mandamento, que quem ama a Deus ame tambm a seu irmo.

E dele temos este

1Joo, Captulo 5 O apstolo do amor termina ento falando sobre 2 ingredientes essenciais na vida do discipulado.

1) A f em Cristo como o fundamento maior da vida crist (1-13); 2) E, como resultado da prtica desta f, a eficcia da orao (14-21).

2Joo, Captulo 1
Na linguagem codificada do Apocalipse, na segunda carta o apstolo do amor recomenda: 1)A vida em amor fraternal pelo discipulado cristo; 2) E o cuidado com aqueles que procuram desviar a igreja dos caminhos do Senhor.

3Joo, Captulo 1 O discipulador nos ensina agora sobre o bom e o mau exemplo de discipulador: 1) O bom exemplo de Gaio e Demtrio; 2) O mau exemplo de Ditrefes; 3) O cuidado que devemos ter.

Concluses
1) Como voc pode se identificar vivendo na luz? 2) Como voc pode evitar cair em pecado? 3) Quando voc peca, voc confessa? 4) Procura se redimir depois? 5) possvel diante do mundo andar como Jesus andou?
6) O que permanecer em Cristo? 7) Como discpulo voc sente que o amor de Deus tem se aperfeioado em seu viver? 8) Como em sua vida se manifeta o amor de Deus? 9) Qual o grau de sua f? E a sua orao? Ela tem eficcia? 10. Voc mais Gaio do que Ditrefes?

Potrebbero piacerti anche