Sei sulla pagina 1di 19

1gerao As caractersticas centrais do romantismo viriam a ser o lirismo, o subjetivismo , o sonho de um lado, o exagero, a busca pelo extico e pelo

o inspito de outro. Tambm destacam-se o nacionalismo, presente da coletnea de textos e documentos de carter fundamental e que remetam para o nascimento de uma nao, fato atribudo poca medieval, a idealizao do mundo e da mulher e a depresso por essa mesma idealizao no se materializar, assim como a fuga da realidade e o escapismo. A mulher era uma musa, ela era amada e desejada mas no era tocada. O sentimentalismo e a religiosidade so outras caractersticas presentes.

No Brasil, a poesia romntica marcada, num primeiro momento, pelo teor patritico,de afirmao nacional, de compreenso do que era ser brasileiro, ou pela expresso doeu, isto , pela expresso dos sentimentos mais ntimos, dos desejos mais pessoais,diferente do ideal de imitao da natureza presente na poesia rcade. Isto tudo seguido de uma revoluo na linguagem potica, que passou a buscar uma proximidade com o cotidiano das pessoas, com a linguagem do dia-a-dia. No poema "Invocao do Anjo da Poesia", Gonalves de Magalhes diz que vai abandonar as convenes clssicas(cultura grega) em favor do sentimento pessoal e do sentimento patritico.

Antnio Gonalves Dias (1823-1864) nasceu em Caxias, no Maranho, filho de pai portugus e me cafuza. Estudou em Coimbra, onde obteve o grau de bacharel em Direito em 1844. De volta ao Brasil, exerceu a docncia e funes pblicas, incluindo a diplomacia na Europa. Faleceu na costa do Maranho, no naufrgio do navio no qual regressava da Europa, onde fora em busca de tratamento de sade. Patrono da cadeira n 15 da Academia Brasileira de Letras. lembrado como um dos melhores poetas lricos da literatura brasileira

1843: Cano do exlio 1843: Patinou 1846: Primeiros cantos 1846: Meditao 1846: O Brasil e Oceania 1848: Segundos Cantos 1848: Sextilhas de Frei Anto 1846: Seus Olhos 1857: Os temeras 1851: I-Juca-Pirama 1858: Dicionrio da Lngua Tupi, chamada lngua geral dos indgenas do Brasil 1859: Segura o ndio Louco

Manuel Antnio lvares de Azevedo o principal nome da poesia ultrarromntica brasileira. Nasceu em 12 de setembro 1831, em So Paulo e faleceu em 25 de abril de 1852, no Rio de Janeiro. Ao passear a cavalo sofreu uma queda. Como j sofria de tuberculose, o acidente agravou ainda mais a situao e esse fato impediu que conclusse a faculdade de Direito. Antes havia estudado no colgio Pedro II. Foi aluno de Gonalves de Magalhes (o responsvel pela introduo do Romantismo no Brasil com a publicao do livro Suspiros Poticos e Saudades), alm dele foi amigo de Bernardo Guimares (autor de A Escrava Isaura). Sempre se soube que ele levou uma vida bomia e libertina; porm, seus bigrafos mais respeitveis afirmam que isso no verdade, pelo contrrio, dizem que sua vida era muito calma e serena.

1853 Poesias de Manuel Antnio lvares de Azevedo, Livra dos Anos (nica obra preparada para publicao pelo autor) e Poesias diversas; 1855 Obras de Manuel Antnio lvares de Azevedo, primeira publicao da sua prosa (Noite na Taverna); 1862 Obras de Manuel Antnio lvares de Azevedo, 2 e 3 edies, primeira apario do Poema do Frade e 3 parte da Lira. 1866 O Conde Logo, poema indito Merece um destaque especial a "Lira dos Vinte Anos", composta de diversos poemas. A Lira dividida em trs partes, sendo a primeira e a terceira da Face Ariel e a segunda da Face Caibam. A Face Ariel mostra um lvares de Azevedo ingnuo, casto e inocente. J a Face Caibam apresenta poemas irnicos e sarcsticos.

Jos Martiniano de Alencar (Messe Jana, 1 de maio de 1829 Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1877) foi um jornalista, poltico, advogado, orador, crtico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro. Formou-se em Direito, iniciando-se na atividade literria no Correio Mercantil e Dirio do Rio de Janeiro. Foi casado com Ana Cochrane . Filho do senador Jos Martiniano Pereira de Alencar, irmo do diplomata Leonel Martiniano de Alencar, baro de Alencar, e pai de Augusto Cochrane de
Alencar.

Obra: Cinco minutos, 1856 A viuvinha, 1857 O guarani, 1857 Lucola, 1862 Diva, 1864 Iracema, 1865 As minas de prata - 1 vol., 1865 As minas de prata - 2. vol., 1866 O gacho, 1870 A pata da gazela, 1870 O tronco do ip, 1871 Guerra dos mascates - 1 vol., 1871

O poema IJuca Pirama nos d uma viso mais prxima do


ndio, ligado aos seus costumes, idealizado e moldado ao gosto romntico. O ndio integrado no ambiente natural, e principalmente adequado a um sentimento de honra, reflete o pensamento ocidental de honra to tpico das novelas de cavalaria medievais - o caso do texto Rei Arthur e a Tvola Redonda. Se os europeus podiam encontrar na Idade Mdia as origens da nacionalidade, o mesmo no aconteceu com os brasileiros. Provavelmente por essa razo, a volta ao passado, mesclada ao culto do bom selvagem, encontra na figura do indgena o smbolo exato e adequada para a realizao da pesquisa lrica e heroica do passado.

O ndio ento redescoberto, embora sua recriao potica d ideia da redescoberta de uma raa que estava adormecida pela tradio e que foi revivida pelo poeta. O idealismo, a etnografia fantasiada , as situaes desenvolvidas como episdios da grande gesta heroica e trgica da civilizao indgena brasileira, a qual sofre a degradao do branco conquistador e colonizador, tm na sua forma e na sua composio reflexos da epopeia. da tragdia clssica e dos romances de gesta da Idade Mdia. Assim o ndio que conhecemos nos versos bem elaborados de Gonalves Dias uma figura potica, um smbolo.

Gonalves Dias centra I Juca Pirama num estado de coisas que ganham uma enorme importncia pela inevitvel transgresso cometida pelo heri, transgresso de cunho romanesco (o choro diante da morte) que quando transposta a literatura gera uma incrvel idealizao dos estados de alma. Como exemplo, podemos citar as reaes causadas pelo "suposto medo da morte". Com isso, o autor transforma a alma indgena em correlativos dos seus prprios movimentos, sublinhando a afetividade e o choque entre os afetos: h uma interpenetrao de afetos (amor,dio, vingana etc.) que estabelece uma harmonia romntica entre o ser que est sendo julgado e a sua natureza .

I Juca Pirama narrado em 3 pessoa por um ndio timbira que relata s geraes posteriores as proezas do guerreiro tupi que l esteve. A posio do narrador distante, revelando-se onisciente e onipresente. O poema descreve, a partir de um flash-back, a estria de um ndio tupi que, por ser um bravo e corajoso guerreiro, deveria ter sua carne comida numa cerimnia religiosa (antropofagia).

O autor, atravs do narrador timbira, no faz meno ao lugar em que decorre a ao; sabe-se, entretanto, que os timbiras viviam no interior do Brasil, ao contrrio dos Tupis, que se localizavam no litoral.
Quanto ao tempo, no h uma indicao explcita, mas percebe-se que a poca da colonizao portuguesa, quando os ndios j estavam sendo dizimados pelo branco, como diz, no seu canto de morte, o guerreiro Tupi um triste remanescente da tribo pujante/ que agora anda errante.

I - Juca Pirama - tpico heri romantizado, perfeito, sem mcula que desperta bons sentimentos no homem burgus leitor. O velho tupi - simboliza a tradio secular dos ndios tupis. o pai de I Juca Pirama.
Os timbiras - ndios ferozes e canibais. O velho timbira - narrador e personagem ocular da estria.

Potrebbero piacerti anche