Sei sulla pagina 1di 15

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educao a Distncia Polo Manaus Curso Pedagogia FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE LNGUA PORTUGUESA

Ana Maria Costa da Silva RA 33456 Maliha Abdon Zeine Edine Vasconcelos RA 346832 Maria Dayana da Silva de Arajo - RA 334598 Maria de Ftima da Conceio Frana RA 334769 Paulo Jos da Costa Cavalcante - RA 333967

Professora: Maria Cludia Tiveron Leme da Costa

Manaus/AM 2013

INTRODUO
A lngua uma atividade sociointerativa, histrica e cognitiva(MARCUSCHI,2004) Falar ou escrever bem no ser capaz de adequar-se s regras da lngua, mas produzir um efeito de sentido pretendido numa dada situao.(MARCUSCHI,2004) , no se trata de saber como se chega a um texto ideal pelo emprego de formas, mas como se chega a um discurso significativo pelo uso adequado s prticas e situao a que se destina. A Lngua Portuguesa de suma importncia pois so suas regras que nos ensinam a escrever e a nos comunicarmos melhor. A importncia de se aprender as regras gramaticais, para se escrever textos melhores, aumenta a cada perodo, em: Nossa vida diria, profissional e principalmente em nosso convvio dirio. Cada vez mais encontramos pessoas nos observando, e quando desprezamos o domnio mnimo da norma culta, principalmente na escrita, incorporando o coloquial dirio, reduzimos a lngua com uma criatividade espetacular.

DIFERENAS ENTRE A LINGUAGUEM VERBAL E A ESCRITA

A fala dispe de elementos como a entonao da voz e a expresso corporal que facilitam a transmisso

da mensagem. O fato desses elementos no estarem presentes na escrita onde se encontra a maior
dificuldade em se escrever, pois preciso utilizar corretamente os recursos da lngua para compensar a falta dos elementos utilizados na fala e assim se fazer compreender corretamente a mensagem que se quer passar. No devemos confundir lngua com escrita, pois so dois meios de comunicao distintos. A escrita representa um estgio posterior de uma lngua. A lngua falada mais espontnea, abrange a comunicao lingustica em toda sua totalidade. Alm disso, acompanhada pelo tom de voz, algumas vezes por mmicas, incluindo-se fisionomias. A lngua escrita no apenas a representao da lngua falada, mas sim um sistema mais disciplinado e rgido, uma vez que no conta com o jogo fisionmico,

as mmicas e o tom de voz do falante.


Falar e escrever so formas diferentes de dizer e expressar significados

construdos na linguagem e pela linguagem, dentro de uma situao interativa.

DIFERENAS ENTRE A LINGUAGUEM VERBAL E A ESCRITA


Figura 1

Fonte: www.google.com.br/imagens

LINGUAGEM VERBAL

LINGUAGEM ESCRITA
Descontextualizada Autnoma Explcita Condensada Planejada Precisa Normatizada Completa Interao distncia (espao-temporal) Planejamento anterior produo Criao individual

Contextualizada Dependente Implcita Redundante No planejada Imprecisa No- normatizada

Fragmentria
Interao face a face Planejamento simultneo ou quase simultneo produo Criao coletiva: administrada passo a passo Impossibilidade de apagamento

Possibilidade de reviso

PALAVRAS COM FONTICA ALTERADA NO MOMENTO DA FALA


Figura 2 Figura 3

Fonte: www.tocadatia.com.br Imagem: www.saudesemgluten.com.br

Fonte: www.tocadatia.com.br Imagem: www.saudesemgluten.com.br

Figura4

Figura 5

ESCRITA BEIJO

PRONNCIA BEJO

Fonte: www.tocadatia.com.br Imagem: www.saudesemgluten.com.br

Fonte: www.tocadatia.com.br Imagem: www.saudesemgluten.com.br

PALAVRAS COM FONTICA ALTERADA NO MOMENTO DA FALA


Figura 6 Figura 7

ESCRITA
Figura 2

PRONNCIA MANTEGA

ESCRITA FOGUEIRA

PRONNCIA FOGUERA

MANTEIGA

Fonte: www.mazzaropi.com.br Imagem: Mazzaropi

Fonte: www.mazzaropi.com.br Imagem: Mazzaropi

Figura 8

Figura 9

ESCRITA CADEIRA

PRONNCIA CADERA

ESCRITA CAIXA

PRONNCIA CAXA

Fonte: www.liderinteriores.com.br Imagem: Lider interiores

Fonte: corintianissimo.blogspot.com Imagem: corintianissimo

PALAVRAS COM VARIAES LINGUSTICAS


Figura 10 Figura 11

PINGUELA (Sul do Brasil) = PONTE ESTREITA (Demais regies) pin.gue.la: Substantivo feminino. Tronco que serve de ponte sobre um rio. pon.te: Substantivo feminino. Construo destinada a ligar margens opostas duma superfcie lquida qualquer.
Fonte: www.aldohenrique.com.br Imagem: Aldo Henrique

NOVILHO (Interior de So Paulo) = BEZERRO (Demais estados) be.zer.ro () :Substantivo masculino. Vitelo, novilho. no.vi.lho: Substantivo masculino. Boi ainda novo.
Fonte: www.cpt.com.br Imagem: CPT

Figura 12

BERGAMOTA (RS) = MEXERICA (SP) = TANGERINA (Demais estados) ber.ga.mo.ta: Substantivo feminino. 1.O fruto, comestvel, da bergamoteira. 2.Bras.Tangerina. me.xe.ri.ca: Substantivo feminino. V. tangerina. tan.ge.ri.na: Substantivo feminino. O fruto, ctrico, da tangerineira; mexerica; bergamota.
Fonte: www.frutnortecom.br Imagem: Frutnorte

PALAVRAS COM VARIAES LINGUSTICAS

Figura 13

Figura 14

ABBORA/MORANGA (Sul do Brasil) = JERIMUM(Norte e Nordeste) a-b-bo-ra: Substantivo feminino e Substantivo masculino. s.f. Botnica. Fruto da aboboreira. je.ri.mum: N. NE. Bot. mo.ran.ga: Bras. Bot.

CANJICA (SUL E CENTRO SUL) = MUNGUNZ (NORTE E NORDESTE) mun-gun-z : Substantivo masculino (can.ji.ca) Bras. Substantivo feminino sm (quimbundo mukunz, milho cozido, com dissimilao) Cul Reg (Norte) Milho branco cozido em caldo aucarado, ao qual s vezes se acrescentam leite de coco ou de vaca, acar, manteiga e canela

Fonte: www.brasilescola.com Imagem: Abobora Brasil escola

Fonte: www.banqueteselanchinho.com.br Imagem: Canjica com segredo

PALAVRAS COM VARIAES LINGUSTICAS


Figura 16

Figura 15

JAB(NORTE) = CHARQUE (DEMAIS ESTADOS) ja-b: Substantivo feminino e Substantivo masculino char-que : Substantivo masculino s.m. Carne de vaca, salgada e cortada em mantas. O mesmo que carne-seca, carne-do-cear, jab.
Fonte: www.rosarial.com.br Imagem: Rosarial

DIN-DIN/CHOPO (NORTE) = SACOL / GELINHO (DEMAIS REGIES) sa.co.l : Bras. Pop. Picol em saquinho plstico
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/sacol Imagem: Wikipedia

Figura 17

TAPEREBA (NORTE) = CAJ (DEMAIS REGIES) O caj o fruto da cajazeira (Spondias mombin). tambm chamada de ambal, ambar, caj-mirim, cajazinha, tapareba, tapereb, taperib ou tapiriba. A cajazeira (Spondias mombin L.) uma espcie frutfera da famlia Anacardiaceae.
Fonte: www.manauspramim.wordpress.com Imagem: Caj/Tapereb

ERROS DE ORTOGRAFIA

Escrever corretamente faz parte do desenvolvimento de toda sociedade letrada; portanto, o ensino/aprendizagem da leitura e da escrita torna-se um investimento necessrio para qualificar os futuros profissionais de qualquer rea. Falhas no domnio da escrita, especificamente da norma ortogrfica, podem impactar o desenvolvimento social e ocupacional dos alunos.
Figura 18 Figura 19

Fonte: clickandcrazy.blogspot.com Imagem: Erros de ortografia

Fonte: clickandcrazy.blogspot.com Imagem: Erros de ortografia

Grafia correta: Gasolina

Grafia correta: Alfabetizao

ERROS DE ORTOGRAFIA
Observa-se que, muitas vezes, as pessoas encaram os erros ortogrficos com ironia, como se fosse sinnimo de falta de inteligncia e/ou desinteresse por parte dos alunos. Entende-se que os erros ortogrficos, s vezes, possam corresponder a momentos de distrao ou falha na memria de recuperao, mas a maioria das vezes parece corresponder falta do conhecimento das normas ortogrficas.
Figura 20 Figura 21

Fonte: clickandcrazy.blogspot.com Imagem: Erros de ortografia

Fonte: clickandcrazy.blogspot.com Imagem: Erros de ortografia

Grafia correta: Tapioca. Feita na hora. Quem no pediu, pea. Quebra-queixo

Grafia correta: gua de coco. Rejuvenesce.

DIFERENTES GNEROS LITERRIOS


A literatura comeou a existir no Brasil atravs da colonizao europeia pelos portugueses. At ento, a literatura portuguesa, formada e influenciada pela literatura greco-romana, seguia a tradio da diviso padronizada dos gneros literrios, a qual se fundamentou nos dias de hoje por meio do filsofo Aristteles. Esta separao facilita a identificao das caractersticas temticas e estruturais das obras, sejam elas em prosa ou em verso. Logo, quanto ao contedo (tema) e

estrutura, podemos enquadrar as obras literrias nos gneros literrios seguintes:


pico: a narrativa com temtica histrica; so os feitos heroicos de um determinado povo. O narrador conta os fatos passados, apenas observando e relatando os feitos objetivamente, sem interferncia, o que torna a narrativa mais objetiva. Dramtico: o gnero ligado diretamente representao de um acontecimento por atores. Lrico: gnero essencialmente potico, que expe a subjetividade do autor e diz ao leitor do estado emocional do eu-lrico. Os gneros literrios so estudados desde os tempos antigos. Desde essa poca, foram divididos em trs partes: o pico ou narrativo, o lrico e o dramtico. Cada grupo literrio apresenta um estilo diferente e pode ou no partir da fico. Mas existem literaturas baseadas na realidade, como por exemplo, a literatura de informao.

GNEROS LITERRIOS - DRAMTICO


A palavra drama vem do grego e significa ao, logo, um acontecimento ou situao com intensidade emocional, a qual pode ser representada. No sentido literrio, falar de drama falar de teatro. Este gnero comeou com a encenao em cultos a divindades gregas. A princpio os gregos abordavam apenas dois tipos de peas teatrais: a tragdia e a comdia. Algumas peas so bastante conhecidas e lidas at hoje, por serem marcos da dramaturgia da poca: Prometeu acorrentado de squilo; dipo-rei e Electra de Sfocles; Media de Eurpedes e Menandro de Antfanes.

Neste estilo literrio o narrador conta a histria enquanto os atores encenam e dialogam atravs das
personagens. Quanto aos estilos literrios, esta modalidade literria compreende: Tragdia: representao de um fato trgico que causa catarse a quem assiste, ou seja, provoca alvio emocional da audincia. Comdia: representao de um fato cmico, que causa riso. Tragicomdia: a mistura de elementos trgicos e cmicos. Farsa: pea teatral de carter puramente caricatural, de crtica sociedade, porm, sem preocupao de questionamento de valores.

CONSIDERAES FINAIS
Nas pesquisas sobre leitura e escrita, destaca-se a importncia dos modelos cognitivos de processamento de informao como sendo um dos paradigmas utilizados. E ento, leva reflexo a respeito da eficincia da escolarizao. Com o contato permanente e intenso com textos falados e escritos, o aluno ter de onde retirar recursos para ser um bom usurio da lngua. A complexidade das interaes dos processos envolvidos no desenvolvimento do conhecimento ortogrfico nos leva a considerar dificuldades tanto de ensino quanto de aprendizagem das suas normas. Conclumos que, apesar de sabermos de todas as dificuldades por que passa a educao no ensino do Brasil, preciso buscar novas estratgias para levar o aluno a melhorar sua produo textual, tanto oral como escrita. Pois, somente assim, este poder exercer seus direitos de cidado e atender as exigncias de um pas insensvel s diferenas. Conscientes da necessidade de se trabalhar com o processo de produo da linguagem e no apenas com enunciados estanques fora da situao de produo, o ensino de lngua materna deve passar primeiro pela produo oral. Desta forma, noes preconceituosas que atribuem maior ou menor valor a determinadas

variedades podem ser desmascaradas. Alm disso, o aprendizado da lngua torna-se mais eficaz quando o aluno
parte do concreto para o abstrato, como postulam os adeptos do ensino da linguagem oral na escola. Por fim, como afirmam alguns escritores o negcio por a mo na massa e buscar formas de colocar em prtica as ideias expostas.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA
1. Morais A. Ortografia: ensinar e aprender. So Paulo: tica;1998. 2. Lemle M. Guia terico do alfabetizador. So Paulo.: tica;2004. 3. FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler: em trs artigos que se completam. So Paulo: Cortez, 1994.
4.

POSSAS,Wania Machado. Compreenso e domnio da escrita: vale o escritor. In Salto para o futuro. EJA, MEC, Srie de Estudos. Ed. Braslia, 1999. Sites MARCUSCHI, Luiz A. Da fala para a escrita: atividades de retextualizao. 6 ed. So Paulo: Cortez, 2005. (13/04/2013, s 22h00min). CAMARA JR, Joaquim M. Manual de expresso oral e escrita. 9 ed. Petrpolis: Vozes, 1986. (14/03/2013, s 14h35min). http://g1linguaescritalinguafalada.blogspot.com.br/. (14/03/2013, s 22h00min). http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/106431.(15/03/2013, s 12h00min) http://clickandcrazy.blogspot.com/. (15/04/2013, s 12h30min) http://www.manauspramim.wordpress.com/.(16/03/2013, s 13h00min) http://www.tocadatia.com.br/.(16/03/2013, s 14h00min)

5.

Potrebbero piacerti anche