Sei sulla pagina 1di 26

SADE COLETIVA I

EU SOU UM PROVEDOR DE SADE!!

O QUE SADE COLETIVA?

a cincia e a arte de prevenir doenas, prolongar a vida e promover a sade fsica e a eficincia do indivduo atravs de esforos organizados da comunidade visando o saneamento do meio ambiente, combate das doenas transmissveis que ameaam a coletividade.

QUANDO SURGIU A SADE COLETIVA?

A sade coletiva surgiu na dcada de 70 contestando os atuais paradigmas de sade existentes na Amrica Latina buscando uma forma de superar a crise no campo da sade.

NASCIMENTO DO SUS

A constituinte de 1988 no captulo VIII da Ordem social e na seo II referente sade define no artigo 196 que: A SADE DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO. Garantindo mediante polticas sociais e econmicas que visem a reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao.

FORAM DEFINIDOS COMO PRNCIPIOS DOUTRINRIOS DO SUS


UNIVERSILIDADE O acesso s aes e servios deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raa, renda, ocupao, ou outras caractersticas, sociais ou pessoais; EQUIDADE um princpio de justia social que garante a igualdade da assistncia sade, sem preconceitos ou privilgios de qualquer espcie. A rede de servios deve estar atenta s necessidades reais da populao a ser atendida; INTEGRALIDADE Significa considerar a pessoa como um todo, devendo as aes de procurar atender todas as suas necessidades.

DESTES DERIVAM ALGUNS PRINCPIOS ORGANIZATIVOS DO SUS:

HIERARQUIZAO Entendida como um conjunto articulado e contnuo das aes e servios preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os nveis de complexidade do sistema; referncia e contra referncia; PARTICIPAO POPULAR Ou seja a democratizao dos processos decisrios consolidado na participao dos usurios dos servios de sade nos chamados CONSELHOS MUNICIPAIS DE SADE; DESCENTRALIZAO POLTICA ADMINISTRATIVA Consolidada com a municipalizao das aes de sade, tornando o municpio gestor administrativo e financeiro do SUS

OBJETIVOS E ATRIBUIES DO SUS;


Lei 8.080, estabelecei que os recursos destinados ao SUS seriam provenientes do Oramento da Seguridade Social, estabelecendo o repasse de recursos financeiros a serem transferidos para estados e municpios. NOB Norma Operacional Bsica, trata da edio de normas operacionais para o funcionamento e operacionalizao do SUS de competncia do Ministrio da Sade, tendo sido editadas at hoje a NOB SUS 01/91, NOB SUS 01/93 e NOB SUS 01/96.

INSTRUMENTOS DE EMANCIPAO DO SUS


Acolhimento Neste trabalha-se a escuta, valorizando suas queixas e problemas (Voc pode produzir sade em seu cliente pelo simples fato de ouvi-lo) Visita Domiciliar A equipe de enfermagem analisa as condies de tratamento entre os componentes da famlia, o que cada um faz, como agem, se o que fazem que pode causar adoecimento ou morte, considera-se tambm a condio financeira. Consulta de Enfermagem Profissinal em contato com o cliente

PERFIS EPIDEMIOLGICOS

So resultados da conjuno entre os perfis de reproduo social (determinantes do processo sade-doena) e os perfis de fortalecimento e desgaste (resultados do processo sade-doena) dos grupos sociais, os quais devem ser monitorados como atividade nuclear no controle de sade coletiva.

ALGUMAS SIGLAS UTILIZVEIS DO SUS;


SIPAC Sistema de informao de agentes comunitrios de sade SIAB Sistema de informao de ateno bsica SIM Sistema de informao de mortalidade SINASC Sistema de informao de nascidos vivos SIA/SUS Sistema de informao ambulatorial do sistema nico de sade SISVAN Sistema de informao da vigilncia alimentar e nutricional

POLTICA NACIONAL DE PROMOO DA SADE

As condies de trabalho, moradia, alimentao, do meio ambiente e de lazer, dentre outras, determinam nossa maior ou menor sade. A Promoo da Sade uma das estratgias deste setor (SADE) montada para buscar a melhoria da qualidade de vida da populao. Seu objetivo , produzir a gesto compartilhada entre usurios, movimentos sociais, trabalhadores do setor sanitrio e de outros setores, produzindo autonomia e co-responsabilidade. A Poltica Nacional de Promoo da Sade (PNPS), aprovada em 30 de maro de 2006, d diretrizes e aponta estratgias de organizao das aes de promoo da sade nos trs nveis de gesto do Sistema nico de Sade (SUS) para garantir a integralidade do cuidado.

DETERMINANTES SOCIAIS DE SADE (DSS)


Os debates sobre o conceito de Determinantes Sociais da Sade (DSS) iniciaram-se nos anos 70/80 a partir do entendimento de que as intervenes curativas para o risco de adoecer eram insuficientes para a produo da sade e da qualidade de vida em uma sociedade. As condies como: classe social, escolaridade, segurana alimentar, habitao, moradia, acesso a servios e bens pblicos, vem desafiando a execuo de prticas inter setoriais como estratgias provocadoras de mudanas no nvel de sade dos indivduos e de grupos sociais.

SADE-DOENA

Sade no somente a ausncia de doena! No processo SADE-DOENA temos que; Olhar o individuo atravs de uma viso holstica; V-lo como um todo, no somente como corpo doente ou so, mas, biopsicossocial.

CORPO PSIQUICO MENTE ALMA SENTIMENTOS EMOES ESTADO DE ESPRITO SEU CREDO RELIGIOSO
Como o PACIENTE/CLIENTE est? Trata-lo no processo sade-doena no como sendo a doena em si, ele tem NOME FAMLIA QUER E PRECISA DE CURA. E O CURADOR VOC!

PRINCIPAIS FATORES DO PROCESSO SADE-DOENA


1. sedentarismo; 2. tabagismo; 3. obesidade; 4. alcoolismo; 5. estresse; 6. baixo auto-estima; 7. uso incorreto de medicamentos - Hipocondraco; 8. uso inadequado da alimentao; 9. problemas colaborativos, problemas preexistentes; 10. relaes interpessoais prejudicadas; 11. renda insuficiente; 12. educao inadequada; 13. disposio ineficaz de agenda para tratamento; 14. problemas com os cuidadores dos parciais ou totalmente dependentes.

IDENTIFICAO DOS PRINCIPAIS GRUPOS DE RISCO DO PROCESSO SADE DOENA

TRABALHO Quem trabalha na casa? So participantes do mercado formal ou informal? trabalho escravo? Tem direito aimentao e salubridade? RENDA FAMILIAR Qual a renda familiar? O chefe da famlia o nico provedor? ALIMENTAO A famlia recebe cesta bsica? H algum membro desnutrido? MORADIA/HABITAO Qual o tipo de construo? alvenaria, barro, madeira... Quantos cmodos tem? bem arejada? Recebe iluminao natural? adequada p/ leitura? H umidade? H rede eltrica? Onde fica o botijo de gs? O banheiro de uso coletivo? A higiene adequada?

SANEAMENTO BSICO Como o abastecimento de gua? H gua encanada? Utilizam gua de poo ou rio? Como ocorre a eliminao de excretas? H esgoto? Como se d a coleta de lixo? Qual a periodicidade da coleta? Onde despejado o lixo coletado? Fica a cu aberto ou incinerado? H algum projeto de reciclagem do lixo? EDUCAO Qual o nvel de escolaridade dos membros da famlia? Se a me trabalha, tem filhos matriculados na creche? Na famlia h crianas com idade escolar? Esta frequentando a escola com regularidade? Como o rendimento escolar da criana? TRANSPORTE Qual o meio de transporte mais utilizado pela famlia? H riscos de acidente? A famlia recebe auxlio-transporte? H acesso para escolas, unidade de sade e demais servios da comunidade?

ACESSO SERVIOS DE SADE A famlia tem acesso unidade de sade da regio? O ACS tem contato com essa famlia ou vai na casa e nunca encontra ningum? Na visita domiciliar o primeiro a dar a soluo aos problemas da famlia o ACS, mediante sua visita e anlise das necessidades da casa vir a Equipe multidisciplinar. Como promotores da sade temos que analisar diversos quesitos, com: Gestante? Vtima de violncia domstica? Perodo puerperal? Imunizao? Hipertensos e Diabticos so cadastrados nos programas? Sade da mulher, homem e idoso? Hansenase, Tuberculose? Sade bucal, mental e consultas mdicas?

SADE

COLETIVA

SUS

PROMOVEM A

SADE EM MBITOS DIFERENTES


HOSPITALAR

ESF - ESTRATGIA SADE DA FAMLIA


Enfermeiro Tcnico de Enfermagem Auxiliar de enfermagem Parteiras (regulamentadas por portaria do MINISTRIO DA SADE) Mdico Psiclogo Assistente Social

Enfermeiro Tcnico de enfermagem Auxiliar de Enfermagem ACS Mdico, Psiclogo, Odontlogo, Terapeuta Ocupacional, Farmacutico;

A responsabilidade da Promoo da Sade em qualquer mbito, principalmente da ENFERMAGEM, pois a mesma mostra-se como sendo a face coordenadora dos sistemas que oferecem sade, nas esferas FEDERAL, ESTADUAL OU MUNICIPAL. SINTA-SE FELIZ E A RESPONSABILIDADE TODA SUA!!!

QUE

DEUS EM CRISTO VOS ABENOE VOS FAZENDO PROSPERAR!!!

Potrebbero piacerti anche