Sei sulla pagina 1di 19

GSI - Gesto em Sistemas de Informao

Sistemas Especialistas Aula 1 Introduo

Professor Marcelo Jos Storion

CLP
( Controlador Lgico Programvel )

Simuladores (softwares) Automation Studio

Incio...
Revolucionado os comandos e controles industriais desde seu surgimento na dcada de 70. Antes do surgimento dos CLP's as tarefas de comando e controle de mquinas e processos industrias eram feitas por rels eletromagnticos. Os sistemas de controle passaram a necessitar cada vez mais de confiabilidade, eficincia e agilidade para atender os requisitos das aplicaes a serem controladas.

CLP ( Controlador Lgico Programvel )


Este equipamento foi batizado nos Estados Unidos como PLC ( Programable Logic Control ), em portugus CLP ( Controlador Lgico Programvel ) e este termo registrado pela Allen Bradley ( fabricante de CLPs).

Caractersticas
fcil e rpida programao ou reprogramao . de operao em ambiente industrial. Hardware ocupando espao reduzido e baixo consumo de energia. Monitorao do estado e operao (computadores). Custo de compra e instalao competitivo.

APLICAES
automao da manufatura, de processos contnuos, eltrica, predial, entre outras.

APLICAES
Mquinas industriais ( injetoras de plstico, txteis, calados); Equipamentos industriais para processos ( siderurgia, papel e celulose, petroqumica, qumica, alimentao, minerao, etc. ); Equipamentos para controle de energia ( demanda, fator de carga); Aquisio de dados de superviso em: fbricas, prdios inteligentes, etc.; Bancadas de teste automtico de componentes industriais;

Estrutura Bsica

Diferenas entre CLP e Microcomputadores


As principais diferenas em relao a um computador comum esto relacionadas a qualidade da fonte de alimentao, que possui caractersticas timas de filtragem e estabilizao, interfaces de E/S imune a rudos e um invlucro especfico para aplicaes industriais.

Dispositivos de entrada
leitor de fitas magnticas, leitor de disco magntico, leitor de carto perfurado, leitor de fita perfurada, teclado, painel de chaves, mouse, scanner, etc. Estes dispositivos tem por funo a transformao de dados em sinais eltricos codificados para a unidade central de processamento.

Programao do CLP
O terminal de programao um dispositivo (perifrico) que conectado temporariamente ao CLP, permite introduzir o programa do usurio e configurao do sistema. Software que transforma um computador pessoal em um programador.

Programao e Execuo
Linguagem de Programao
Linguagem de Baixo Nvel Linguagem de Alto Nvel

Compiladores e Interpretadores
Quando um microcomputador utiliza uma linguagem de alto nvel, necessrio a utilizao de compiladores e interpretadores para traduzirem este programa para a linguagem de mquina.

Vantagem Desvantagem
Elaborao de programa em tempo menor, no necessitando conhecimento da arquitetura do microprocessador.

Tempo de processamento maior do que em sistemas desenvolvidos em linguagens de baixo nvel.

DIAGRAMA DE CONTATOS
Tambm conhecida como: Diagrama de rels; Diagrama escada; Diagrama ladder.

Para que um rel seja energizado, necessita de uma continuidade eltrica, estabelecida por uma corrente eltrica.

Esta forma grfica de apresentao est muito prxima a normalmente usada em diagrama eltricos. Exemplo:

Professor

Marcelo Jos Storion


professormarcelo@acib.com.br

Potrebbero piacerti anche