Sei sulla pagina 1di 33

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Professor Igor Spala 9 ano

INTRODUO
Tratado de Versalhes (1919) - Foi um tratado assinado pelas principais potncias europeias que teve como principal ponto que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a 1 Guerra. Os termos impostos Alemanha incluam a perda de uma parte de seu territrio para um nmero de naes fronteirias, de todas as colnias sobre os oceanos e sobre o continente africano, uma restrio ao tamanho do exrcito e uma indenizao pelos prejuzos causados durante a guerra. A Repblica de Weimar tambm aceitou reconhecer a independncia da ustria. O ministro alemo do exterior, Hermann Mller, assinou o tratado em 28 de Junho de 1919.1 O tratado foi ratificado pela Liga das Naes em 10 de Janeiro de 1920. Na Alemanha o tratado causou choque e humilhao na populao, o que contribuiu para a queda da Repblica de Weimar em 1933 e a ascenso do Nazismo.

Mein Kampf (Minha Luta)- Livro de dois volumes criado por Hitler, no qual ele expressava todas as suas ideias em relao a sua concepo de mundo, possuindo diversas interpretaes de cunho nacional -socialistas. O livro tornou se o guia ideolgico e de ao para os nazistas, e at os dias de hoje influencia os neonazistas, conhecido por alguns como a Bblia Nazista importante ressaltar que as ideias propostas em Mein Kampf no surgiram com Hitler, mas so oriundas de teorias e argumentos ento correntes na Europa. Na Alemanha nazista, era uma exigncia no oficial possuir o livro. Era comum presentear o livro a crianas recm -nascidas, ou como presente de casamento. Todos os estudantes o recebiam na sua formatura

ADOLF HITLER ANTES DA GUERRA


Havia tentado seguir a carreira de artista como pintor, mas foi recusado na Academia de Belas - Artes de Viena, por duas vezes. Era Austraco e havia lutado na Primeira Guerra como voluntrio do exrcito alemo. Foi ferido inmeras vezes durante os combates.

Aps o trmino do conflito, ingressou no Partido dos Trabalhadores Alemes - Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpar tei - tambm conhecido como Partido Nazista. A sua liderana e motivao logo lhe renderia um grande apoio no partido. Hitler pregava um Estado alemo forte e poderoso, fundado na honra, na disciplina e na ordem.

NAZISMO
Os nazistas defendiam uma Alemanha que tivesse acima de tudo e de todos. Acima de todas as outras naes O renascimento da nao alem e a criao do poder centralizado de controle do Reich. O sentimento de revanche era comum no povo alemo, e muitos apoiavam a ideia de que a Alemanha deveria controlar toda a Europa por meio de um governo nico.

O Nazismo pregava que a unidade alem somente seria possvel coma pureza racial ariana, na superioridade da raa alem. Antigos preconceitos foram resgatados, como o antissemitismo que segregava judeus desde o sculo XII. No apenas judeus foram considerados impuros, ou sub humanos; os socialistas tambm viraram o alvo preferencial dos nazistas. O nazismo difundiu ainda que a teoria socialista foi uma criao dos judeus. Os negros, os ciganos, os doentes mentais e os homossexuais tambm foram caados.

Com uma proposta abertamente nacionalista, antissemita e antissocialista, o Partido Nazista rapidamente conseguiu apoio de parcelas significativas da populao. O nazismo surgia como uma alternativa de redeno, como uma forma de resgatar o orgulho alemo. A propaganda nazista era muito bem feita, fator que fazia com que o grupo crescesse cada vez mais. Em 1927 os nazistas contavam com 25 mil membros no partido, em 1938 possuam mais de 8 milhes. Hitler j possua a funo de chanceler e concentrava o poder executivo em suas mos, com a morte de Hidenburg em 1934, ele tambm tomou para si as funes de chefe de Estado e de supremo executivo, tornando -se Fher (chefe) do Reich.

Hitler preocupava-se bastante com a organizao militar bem estruturada para sustentar o Partido Nazista. Surgiram assim, as Juventudes Hitleristas, as Tropas de Assalto - SA (SturmAbteilungen) e as Tropas de Proteo - SS (Schutzstaf feln).

SS

SS

SA

O NAZISMO E A PROPAGANDA

PROPAGANDA NAZISTA

PROPAGANDA NAZISTA

JOSEPH GOEBBELS

PROPAGANDA NAZISTA
O principal pilar de sustentao e difuso do nazismo foi a propaganda. Joseph Goebbels (1897- 1945) foi o ministro da Cultura Popular e da Propaganda, foi o responsvel pela popularizao da ideologia nazista. Utilizou a imprensa, o rdio e o cinema para criar a sensao de unidade nacional em prol do nazismo.

TERCEIRO REICH EM AO
A Alemanha estava pronta. O povo estava empolgado com a ideologia nazista. Os planos de Hitler era a formao de um imprio que duraria mais de mil anos. A crise econmica de 1920 foi superada, o desemprego foi contornado com a criao de posto de trabalho das indstrias txteis (produo de uniformes), nas indstrias metalrgicas (produo de automveis, avies e armas) e na construo de estradas e pontes. O Partido Nazista paparicava os seus afiliados, dando frias baratas em cruzeiros, hotis e pousadas e auxlio aos idosos aposentados. A Alemanha novamente figurava como uma potncia.

O nazismo convenceu ao povo que ser alemo era um sinal de distino racial. No deveria existir dvidas quanto s qualidades de uma raa pura.

ENQUANTO ISSO NA ITLIA


Na Itlia, desde 1922, vigorava um regime ditatorial autoritrio, conhecido como fascismo. O lder era Benito Mussolini (1883 -1945). Hitler e Mussolini estabeleceram um acordo em 1936, que ficava evidente que estavam do mesmo lado. O governo de Hitler e Mussolini possuam diversas semelhanas, por isso podemos afirmar que ambos eram governantes fascistas, isto , concentravam todo o poder em um nico partido, chefiado por um nico lder.

MUSSOLINI

CARACTERSTICAS DAS DUAS IDEOLOGIAS


Controle poltico centralizado e apoiado por foras policiais - O uso da fora era comum para aqueles que viessem a se opor contra as ideologias. Nacionalismo extremado - O culto superioridade racial e a valorizao da prtica nacionalista era comum. Expansionismo territorial - Tanto a Itlia como a Alemanha ignoraram as determinaes da Liga das Naes e do Tratado de Versalhes e adotaram uma poltica anexionista durante a dcada de 1930. Culto e exaltao do lder - A propaganda exacerbada contribua para o endeusamento tanto de Hitler quanto de Mussolini. Negao ao socialismo - Ambos eram contra a ideologia socialista, pois colocavam suas naes como naes superiores.

OS PRIMEIROS PASSOS PARA A GUERRA


Hitler comeou a sua poltica expansionista. Ignorou o Tratado de Versalhes. Organizou um exrcito numericamente superior ao limite estabelecido pelos aliados e, a partir de 1936, deu incio a uma ousada poltica de anexao de territrios. Dominou pequenos territrios como a Rennia em 1936, posteriormente a ustria em 38, a Bomia, a Morvia e a Eslovquia em 1939. A sua ousadia surpreendeu a todos quando, em setembro de 1939, as tropas nazistas invadiram a Polnia, dando incio Segunda Guerra Mundial.

OS JUDEUS NA ALEMANHA
O cotidiano dos judeus na Alemanha tornou -se, a cada dia, mais difcil e perigoso. Eram obrigados a levar a cruz de davi estampados em suas roupas. O acesso a escolas tornou -se proibido, e aos poucos, os judeus passaram a ser confinados em bairros especficos.

BLITZKRIEG
A guerra relmpago alem. O Blitzkrieg (termo alemo para guerra-relmpago) foi uma doutrina militar em nvel operacional que consistia em utilizar foras mveis em ataques rpidos e de surpresa, com o intuito de evitar que as foras inimigas tivessem tempo de organizar a defesa. Seus trs elementos essenciais eram a o efeito surpresa, a rapidez da manobra e a brutalidade do ataque, e seus objetivos principais eram: a desmoralizao do inimigo e a desorganizao de suas foras (paralisando seus centros de controle). O arquiteto desta ttica militar foi o general Erich von Manstein.

FRANA E INGLATERRA?
Inglaterra e Frana declararam guerra contra a Alemanha no dia 3 de Setembro de 1939. A demora para organizar as tropas e tomar decises estratgicas por parte dos chamados aliados favoreceu o exrcito nazista. Utilizando a mesma ttica da guerra -relmpago, em menos de um ano a Frana estava ocupada e os nazistas ampliavam seus domnios.

Potrebbero piacerti anche