Sei sulla pagina 1di 28

ENZIMAS

INTRODUO

A manuteno da vida celular depende da contnua ocorrncia de um conjunto de reao qumicas. Essas reaes devem ser especficas e devem ocorrer a velocidades adequadas fisiologia celular para no causar condies patolgicas (insuficincia na produo ou na remoo de metablitos). A presena de enzimas direciona todas as reaes celulares.

O estudo das enzimas tem grande importncia prtica. Na medicina, com descobertas de doenas por deficincia, ausncia ou presena excessiva da enzima; efeito biolgico de drogas por meio de interaes com enzimas. Alem da medicina, outros setores usam enzimas como a industria de polmeros, cosmticos, alimentao, farmacuticos, entre outros.

DEFINIES DE ENZIMAS

Quase todas as enzimas conhecidas so protenas, com exceo da descoberta de molculas de RNA cataliticamente ativas que

forneceu evidncias de que este cido nuclico foi um biocatalisador


primordial.

As enzimas apresentam eficincia cataltica maior que os catalisadores sintticos ou inorgnicos. Apresentam elevado grau de especificidade por seus substratos, aceleram as reaes qumicas e funcionam em solues aquosas sob condies

moderadas de temperatura e pH.

DEFINIES DE ENZIMAS

A ao enzimtica de uma protena est sempre associada a um stio ativo ou a um ponto ncora para prender ou segurar substratos atravs das foras intermoleculares, conferindo a esta protena uma especificidade cataltica.

Ligao de um substrato a uma enzima no sitio ativo (em vermelho).

CLASSIFICAO DAS ENZIMAS

Unio Internacional de Bioqumica (IUB), classificou as enzimas em seis classes, conforme o tipo de reao catalisada:

Oxidoredutases: Enzimas que catalisam reaes de xidoreduo (processos respiratrios e fermentativos).

CLASSIFICAO DAS ENZIMAS

Transferase: Enzimas que catalisam a transferncia de grupamentos funcionais como grupos amina, fosfato, acil, carboxil, etc.

Hidrolases: Catalisam reaes de hidrlise de ligao covalente.

CLASSIFICAO DAS ENZIMAS

Liases: Enzimas que removem grupos deixando duplas ligaes, ou que, incorporam grupos as duplas ligaes do substrato.

Isomerases: Catalisam reaes de interconverso entre ismeros pticos ou geomtricos.

CLASSIFICAO DAS ENZIMAS

Ligases: Catalisam reaes de formao de novas molculas a partir da ligao entre duas j existenteS

NOMENCLATURA DAS ENZIMAS

A maioria das enzimas denominada segundo seus substratos e as reaes que catalisam, com adio do sufixo "ase". Outras enzimas (pepsina, tripsina) tm nomes independentes dos seus substratos ou reaes.

- Adio do sufixo ASE ao nome do substrato: * gorduras (lipo - grego) LIPASE * amido (amylon - grego) AMILASE - Nomes arbitrrios: * Tripsina e pepsina proteases Devido a tais ambigidades, a Unio Internacional de Bioqumica (IUB) determinou a nova nomenclatura.

NOMENCLATURA DAS ENZIMAS

O nome composto por: EC (Comisso de Enzimas) da Unio Internacional de Bioqumica (IUB)


cdigo com 4 dgitos que caracteriza o tipo de reao catalisada: 1 dgito - classe 2 dgito - subclasse 3 dgito - sub-subclasse 4 dgito - indica o substrato
Exemplo: E.C. 2.7.1.1
2 - classe - Transferase 7 - subclasse - Fosfotransferases 1 - sub-subclasse - Fosfotransferase que utiliza grupo hidroxila como receptor 1 - indica ser a D-glicose o receptor do grupo fosfato

NOMENCLATURA DAS ENZIMAS

Exemplo: ATP + D-Glicose ADP + D-Glicose-6-fosfato

Nome sistemtico da enzima: ATP-glicose fosfotransferase


Nome trivial: Hexoquinase

Nome pela classificao IUB: E.C. 2.7.1.1


2 - classe - Transferase 7 - subclasse - Fosfotransferases 1 - sub-subclasse - Fosfotransferase 1 - indica ser a D-glicose o receptor do grupo fosfato

NOMENCLATURA DAS ENZIMAS

Classificao das enzimas segundo a Comisso de Enzimas.


1. Oxido-redutases (reaes de oxidao-reduo ou transferncia de eltrons) EC1.1 - Enzimas que atuam no grupo CH-OH dos doadores EC1.2 - Enzimas que atuam no grupo aldedo ou oxo dos doadores EC1.3 - Enzimas que atuam no grupo CH-CH dos doadores EC1.4 - Enzimas que atuam no grupo CH-NH2 dos doadores EC1.5 - Enzimas que atuam no grupo CH-NH dos doadores 2. Classes das transferases (transferem grupos funcionais entre molculas) EC2.1 -Enzimas que tranferem grupos de um carbono EC2.2 - Enzimas que tranferem grupos aldedo ou cetona EC2.3 - Aciltransferases EC2.4 - Glicosiltransferases EC2.5 - Transferem grupos alquil ou aril, a exceo de grupos metil EC2.6 - Enzimas que tranferem grupos nitrogenados EC2.7 - Enzimas que tranferem grupos que contenham fsforo 3.Hidrolases (reaes de hidrlise) EC3.1 - Hidrolases que atuam em ligaes ester. EC3.2 - Glicosilases. EC3.3 - Hidrolases que atuam em ligaes eter. EC3.4 - Peptidases. EC3.5 - Hidrolases que atuam em ligaes nitrognio-carbono no peptdeas. EC3.6 - Hidrolases que atuam em anidridos cidos. EC3.7 - Hidrolases que atuam em ligaes carbono-carbono.

NOMENCLATURA DAS ENZIMAS

Classificao das enzimas segundo a Comisso de Enzimas.


4.Liases (catalisam a quebra de ligaes covalentes) EC4.1 - Liases carbono-carbono EC4.2 - Liases carbono-oxignio EC4.3 - Liases carbono-nitrognio EC4.4 - Liases carbono-enxofre EC4.5 - Liases carbono-halognio EC4.6 - Liases carbono-fsforo

5.Isomerases (transferncia de grupos dentro da mesma molcula para formar ismeros)


EC5.1 - Racemases e epimerases EC5.2 - Isomerases cis-trans EC5.3 - Oxirredutases intramoleculares EC5.4 - Transferases intramoleculares EC5.5 - Liases intramoleculares 6.Ligases (catalisam reaes de formao de novas molculas) EC6.1 - Enzimas que formam ligaes carbono-oxignio EC6.2 - Enzimas que formam ligaes carbono-enxofre EC6.3 - Enzimas que formam ligaes carbono-nitrognio EC6.4 - Enzimas que formam ligaes carbono-carbono EC6.5 - Enzimas que formam ligaes tipo estr fosfrico EC6.6 - Enzimas que formam ligaes nitrognio-metal

ESTRUTURA DAS ENZIMAS

Estrutura Enzimtica

Holoenzima

Protena
Ribozimas Apoenzima ou Apoprotena

Cofator
Pode ser: on inorgnico molcula orgnica

RNA

Coenzima Se covalente
Grupo Prosttico

ESTRUTURA DAS ENZIMAS

Enzimas Ativas

Resduos de aminocidos

Cofatores ons metlicos: Fe2+, Mg2+, Mn2+ Coenzimas: molculas orgnicas complexas Holoenzimas
Grupo prosttico: coenzima ou on metlico covalentemente ligada parte protica.

ESTRUTURA DAS ENZIMAS

COENZIMAS

Componente orgnico no sintetizado pelos animais superiores

Vitaminas
Compostos orgnicos indispensveis Pequenas quantidades precursores de coenzimas

Hidrossolveis
Lipossolveis Coenzimas

ESTRUTURA DAS ENZIMAS

Uma enzima completa e cataliticamente ativa, juntamente com sua coenzima e/ou ons metlicos ligados, chamada de holoenzima. A parte protica dessa enzima chamada de apoenzima ou apoprotena.

(a) Exemplo da funo de um cofator; e (b) Enzima cataliticamente ativa.

ESTRUTURA DAS ENZIMAS

A enzima anidrase carbnica necessita de Zn2+ para a sua atividade

Estrutura da anidrase carbnica humana e de seu local para zinco. O zinco ligado aos anis de trs radicais de histidina que se liga a molcula de gua.

INTERAO ENZIMA-SUBSTRATO

A ligao do substrato (e cofatores) enzima ocorre em uma regio muito pequena e bem definida da molcula, o stio ativo, formado por resduos de aminocidos chamados de grupamento catalticos.

(Esquerda) A enzima citocromo P-450 ligada ao substrato cnfora. (Direita) No centro ativo, o substrato rodeado por radicais de aminocidos e existe a presena de um cofator hemo.

MODELO ENZIMA-SUBSTRATO

Modelo de chave e fechadura da ligao enzima-substrato. O centro ativo da enzima no ligada tem formato complementar ao do substrato.

Modelo de encaixe induzido da ligao enzima-substrato. O centro ativo da enzima s tem um formato complementar ao do substrato depois da ligao.

CINTICA ENZIMTICA

As enzimas afetam a velocidade das reaes por diminurem a energia de ativao (ENERGIA MNIMA PARA ATINGIR O ESTADO DE TRANSIO)

O ponto de partida da reao (S P ou PS) chamado de estado fundamental

CINTICA ENZIMTICA
Uma reao enzimtica pode ser expressa pela seguinte equao: E+S [ES] [EP] E+P

onde E, S e P representam a enzima, o substrato e o produto, respectivamente. ES e EP so complexos transitrios da enzima com substrato e o produto.

CINTICA ENZIMTICA
Uma enzima imaginria usada para catalisar a quebra de um basto de metal. (a) reao sem enzima. (b) Enzima complementar ao substrato, modelo "fechadura e chave". (c) Enzima complementar ao estado de transio modelo encaixe induzido.

Fatores que alteram a velocidade das reaes enzimticas

pH
A estrutura tridimensional da enzima podem ser afetadas

por quaisquer agentes capazes de provocar mudanas conformacionais na protena, tais como o pH e a
temperatura.

Temperatura
A velocidade da reao enzimtica que a 0o C apresenta valores

prximos de zero, favorecida pela elevao da temperatura. O gradativo aumento da velocidade s se verifica enquanto a enzima conservar sua estrutura nativa. Acima de 50-550C, as enzimas so desnaturadas, acarretando a perda do poder cataltico.

INIBIO ENZIMTICA

Qualquer substncia que reduz a velocidade de uma reao enzimtica.

INIBIDORES

REVERSVEIS

IRREVERSVEIS

COMPETITIVOS

NO COMPETITIVOS

INIBIO MISTA

INIBIO REVERSIVEL

A inibio reversvel caracterizada por uma rpida dissociao do complexo enzima-inibidor. Os inibidores reversveis so divididos em trs grupos: os competitivos, os nocompetitivos e inibio mista.

Distino entre um inibidor competitivo e um no competitivo.

INIBIO IRREVERSIVEL

Um inibidor irreversvel se dissocia muito lentamente de sua enzimaalvo, porque fica ligado muito fortemente enzima, por ligaes covalentes ou no. Alguns inibidores irreversveis so medicamentos importantes.

Inativao da uma enzima acetilcolinesterase pelo diisopropilfluorofosfato (DIFP) e pela iodoacetamida

INIBIO IRREVERSIVEL

A aspirina (cido acetilsaliclico) que tem ao teraputicas antiinflamatrio, antipirtico e analgsico- um inibidor irreversvel.

A aspirina transfere irreversivelmente seu grupo acetil para o grupo OH de um resduo de serina da molcula de cicloxigenase, inativando-a.
Esta enzima responsvel pela catlise da primeira reao da via de sntese de prostaglandinas. Sem a atuao das prostaglandinas, os processos como a reao inflamatria, enfraquecem.

Reao de inativao da cicloxigenase por reao com aspirina

Potrebbero piacerti anche