Sei sulla pagina 1di 34

A Geografia e a Organizao do Espao

Professor Ubaldo Melo Freitas

A construo do espao
Todo o processo Histrico desde os primrdios da humanidade afetou o processo de transformao poltica do espao atual, assim elevando essa classificao espacial em pases sendo essa a diviso poltica atual vigente.

Revoluo agrcola ou Neoltica. Sedentarizao = surgimento de ncleos populacionais. diviso do trabalho e desenvolvimento das tcnicas. Surgimento das primeiras cidades estados. Ex: Mesopotmia

Feudalismo
Roma foi construda, como seus historiadores e escritores de fbulas gostavam de proclamar, sobre sete colinas. A princpio, no entanto, nem todas elas eram povoadas. A cidade, muito pequena, no precisava de tanto espao. Atrs de seus muros corria o Rio Tibre, que desaguava no mediterrneo.

Com a descentralizao poltica de Roma a nobreza se prevalece com base na propriedade da terra, os feudos reorganizaram a diviso territorial, estes tiveram um grande retrocesso em relao ao comercio, pois visavam a produo interna e no uma expanso comercial com naes vizinhas. Palavras chave: Territrio, Naes.

O renascimento comercial do final da Idade Mdia resulta em grandes mudanas na organizao econmica, poltica, cultural e social na Europa. Assim esse comrcio influncio na: Reurbanizao europeia Surgimento de fronteiras nacionais Surgimento de monarquias absolutistas

Espanha e Portugal se fortalecem com o comrcio internacional e especiarias ao se lanarem na busca de novas rotas para a ndia. Novos continentes Acumulao primitiva de capital

Surgimento da Democracia
De 1789 a 1799, a Revoluo Francesa cria o conceito de nao baseada na unidade poltica. As fronteiras estveis e rigidamente estabelecidas, gerou uma forma de controle poltico e econmico, ampliando o conceito de Estado, at ento mais identificado com questes culturais. Palavras chave: Estado, fronteiras.

Revoluo Industrial
Urbanizao do espao, cidades industriais xodo Rural Inglaterra se torna a nao mais poderosa do mundo no sc.XVIII, logo aps conquista a maior parte dos territrios da frica e da sia atravs de seu poder poltico. Frana e Alemanha se desenvolvem em uma segunda etapa da revoluo Industrial.

Espao Geogrfico e suas transformaes


O espao Geogrfico a relao entre os elementos naturais e o homem, sua construo e transformao pelo mesmo. Interferncia do homem ainda de forma primitiva. Toda a modificao executada na natureza proveniente do trabalho humano. atravs do trabalho que o homem capaz de construir e desenvolver tudo aquilo que indispensvel para sua sobrevivncia Palavra chave:Trabalho

Revoluo Industrial: Um breve retorno


O homem enfatiza a explorao da matria-prima na natureza, que essencial para a produo, e nesse meio tempo a populao tambm crescia.

Aumento do consumo de Alimentos


Teoria Malthusiana Neomalthusiana / reformista

bens de consumo
Necessidade no aumento da Produo

Com o avano Tecnolgico, o homem criou uma srie de mecanismos para facilitar a manipulao dos elementos da natureza.
Recursos minerais: minrio de ferro, petrleo. Agropecuria = Impacto ambiental. Transformao dos centros urbanos.
O espao geogrfico no esttico, pois este se deteriora de um edifcio ou monumento considerado uma alterao no espao e da paisagem, estas mudanas so continuas e dinmicas.

Conceito de Paisagem
tudo aquilo que podemos ver, dentro do campo de viso, auditivo, do tato e olfativo. Classificao:
Paisagem Natural: no foi submetida ao do homem. Paisagem Modificada: Atravs de atividades coletivas de caadores e coletores, com o deslocamento mesmo no exercendo atividades pastoris ou agrcolas, pode modificar a paisagem com fogo e derrubadas de arvores.

Paisagem organizada: Gera resultado atraves da ao consciente.

Conceito de Lugar
Segundo Aristteles: o espao que circunda o corpo. Descartes: a relao de um corpo com a posio dos outros corpos. Segundo a Geografia Humanista e Geografia marxista.

A geografia humanista a corrente da geografia que pesquisa as experincias das pessoas e grupos em relao ao espao com o fim de entender seus valores e comportamentos. Geografia marxista uma Geografia critca que utiliza as teorias e da Filosofia do marxismo para examinar as relaes espaciais de Geografia Humana. Na geografia marxista, as relaes que a geografia tem tradicionalmente analisadas - ambiente natural e as relaes espaciais so revistas como resultados do modo de produo material.

O lugar
Na atualidade o lugar no mais visto como mero objeto de construo ou simples espao produzido pelo homem, nem mesmo o natural classificado como lugar. Este passa a ser visto como algo nico, singular, e carregado de simbolismo que agrega ideias e sentidos produzidos por aqueles que o abitam.

Conceito de Regio
O conceito de regio se altera segundo os diversos paradigmas e abordagens, e estes so: o Determinismo Ambiental, Possibilssimo, o mtodo Regional a nova Geografia e a geografia crtica.

regio pode ser qualquer rea geogrfica que forme uma unidade distinta em virtude de determinadas caractersticas, um recorte do espao. Em termos gerais, costumam, mas no necessariamente, ser menores que um pas, e podem ser delimitadas em diversas escalas de acordo com as necessidades do estudo

Determinismo geogrfico

No sentido cientfico, o determinismo geogrfico a concepo segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possvel explicar a histria dos povos em funo das relaes de causa e efeito que se estabeleceriam na interao natureza/homem.

Possibilismo. O termo possibilismo foi elaborado pelo historiador Lucien Febvre para diferenciar a geografia francesa dos trabalhos influenciados pelo determinismo ambiental Assim, o termo passou a designar uma escola de pensamento geografico que encara o ambiente natural (muitas vezes referido como Natureza) como um mero fornecedor de possibilidades para a modificao humana, no determinando a evoluo das sociedades, sendo o homem o principal agente geogrfico. O primeiro a elaborar essa concepo das relaes homemnatureza foi Paul Vidal de la Blache, de quem Febvre foi aluno.

Mtodo Regional: A geografia regional uma corrente da geografia desenvolvida inicialmente por Vidal de La Blanche esta contestando a corrente determinista cujo principal representante foi Ratzel. A existncia de regies geogrficas, defendida pela geografia regional, resulta da harmonia entre as condies naturais, as heranas histricas e a criao humana, da resultando um espao com caractersticas indivizualizadas e nicas.

A geografia crtica, tambm chamada geocrtica, uma corrente que prope romper com a ideia de neutralidade cientfica para fazer da geografia uma cincia apta a elaborar uma crtica radical sociedade capitalista pelo estudo do espao e das formas de apropriao da natureza. Nesse sentido, enfatiza a necessidade de engajamento poltico dos gegrafos e defende a diminuio das disparidades scio-econmicas e regionais. A expresso foi criada na obra "A Geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra", de Yves Lacoste. A produo geogrfica anterior a esta poca pregava a neutralidade e exclua os problemas sociais, devido concepo de que tais temas no eram geogrficos.

Mtodos de apresentao da realidade sobre a Regio


Positivismo e Dialtica marxista. O positivismo uma corrente filosfica que surgiu na Frana no comeo do sculo XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart Mill. O positivismo defende a idia de que o conhecimento cientfico a nica forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria correta se ela foi comprovada atravs de mtodos cientficos vlidos.

A dialtica marxista Engels (,parceiro de Marx, assinalava que a dialtica uma idia fundamental segundo a qual o mundo no dever ser considerado como um universo de coisas acabadas, estveis e eternas. Muito pelo contrrio! O mundo rene coisas e idias que passam por mudanas constantes, com um comeo, meio e fim; ou nascimento, vida e morte. Para a dialtica, as coisas no so analisadas na qualidade de objetos fixos, mas em movimento: nenhuma coisa est "acabada", encontrando-se sempre em vias de se transformar, desenvolver; o fim de um processo sempre o comeo de outro.

Conceito de Espao
O espao geogrfico aquele que foi modificado pelo homem ao longo da histria. Que contm um passado histrico e foi transformado pela organizao social, tcnica e econmica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares (o espao geogrfico o palco das realizaes humanas).

Potrebbero piacerti anche