Sei sulla pagina 1di 20

DPOC

Doena Pulmonar Obstrutiva Crnica


(Estudo de caso)

Acadmica Enf. FABA Rosane Fernandes Castro Mat. 34401

DEFINIO
A doena pulmonar obstrutiva crnica

(DPOC) caracterizado por limitao do fluxo de ar que no totalmente reversvel. A DPOC pode incluir as doenas que causam a obstruo do fluxo de ar (p.ex., enfisema, bronquite crnica) ou qualquer combinao desses distrbios.

ETIOLOGIA
1- Fumo; 2- Poluio do ar, exposio ocupacional; 3- Alergia, auto-imunidade em baixa; 4- Infeco; 5- Predisposio gentica, envelhecimento; 6- Deficincia de alfa1 antitripsina elasticidade das estruturas da rvore brnquica.

FISIOPATOLOGIA
Na DPOC, a limitao do fluxo de ar progressiva e est associada a uma resposta inflamatria anormal dos pulmes para as partculas ou gases nocivos.

Por causa da inflamao crnica e das tentativas do organismo para repar-las, o estreitamento ocorre nas pequenas vias areas perifricas.

Bronquite Crnica: insidiosa e desenvolve-se durante os anos, com aparecimento de tosse produtiva, sibilos e dispnia aos esforos. Na bronquite crnica existe uma inflamao crnica dos brnquios e bronquolos.

Enfisema: o comprometimento da troca de O2 por dixido de carbono resulta da destruio das paredes hiperdistendidas dos alvolos. o estgio terminal de um processo que progrediu lentamente durante muitos anos.

SINTOMATOLOGIA
A DPOC caracteriza-se por trs sintomas principais: tosse crnica produo de escarro dispnia de esforos

DIAGNSTICO
Espirometria Gasometria arterial

Tomografia computadorizada
Exame radiolgico Eletrocardiograma

TRATAMENTO
1- Parar de fumar; 2- Broncodilatadores; 3- Corticoterapia; 4- Oxigenoterapia; 5- Bulectomia; 6- Cirurgia de reduo do volume pulmonar; 7- Transplante Pulmonar; 8- Reabilitao Pulmonar.

COMPLICAES
A insuficincia e a falncia respiratria so as principais complicaes da DPOC com risco de vida. As outras complicaes da DPOC incluem pneumonia, atelectasia, pneumotrax e hipertenso arterial pulmonar (cor pulmonale)

Estudo de caso Histrico de Enfermagem


Paciente feminino 74 anos, hipertensa, diabtica, com enfisema pulmonar e sndrome do pnico, internada na clnica mdica: devido quadro de dispneia, tosse produtiva, congesto nasal, rinorria hialina e febre. Fez uso de mltiplos antibiticos (no sabe informar quais) com melhora parcial do quadro. Ex: tabagista (consumia 76 maos/ano, parou h 12 anos).

DIAGNSTICO DE ENFERMAGEM
Eliminao ineficaz das vias ereas relacionadas a broncoconstrio evidenciado por dispnia e tosse; Comprometimento da troca gasosa, relacionado a reteno de CO2, aumento das secrees, aumento do trabalho respiratrio, processo patolgico; Intolerncia atividade fsica relacionada ao aumento da fadiga evidenciado pela dispnia ao menor esforo;

Enfrentamento ineficaz relacionado com a socializao reduzida evidenciado pela ansiedade, depresso e stress de conviver com uma doena crnica; Risco de infeco devido ao comprometimento da funo pulmonar e dos mecanismos de defesa; Risco de alterao da nutrio, menor que as necessidades do organismo devido ao aumento no trabalho respiratrio, deglutio de ar e efeitos da medicao; Padro de sono alterado relacionado dispneia noturna.

METAS
Que o paciente demonstre tosse de maneira eficaz e troca aumentada de gases; Que o paciente elimine secrees pulmonares espontaneamente; Que o paciente melhore a capacidade respiratria; Que o paciente no apresente aspirao; Diminuio a dependncia da oxigenoterapia; Melhora da capacidade de enfrentamento da doena; Adeso ao programa teraputico.

PRESCRIO DE ENFERMAGEM
Administrar broncodilatadores ou corticosterides conforme prescrito, para facilitar troca gasosa; Incentivar ingesta hdrica para fluidificar secrees; Monitorizar o estado respiratrio: - freqncia - padro respiratrio - sons respiratrios - sinais e sintomas de angstia respiratria - oximetria de pulso;

Instruir paciente a respirar mais lento e profundamente para reduzir fadiga;


Apoiar psicologicamente o paciente durante o tratamento, e mant-lo orientado sobre sua sade para reduzir ansiedade;

Monitorizar cuidadosamente os sinais vitais;


Posicionar paciente em Fowler ou Semi-Fowler para melhorar padro respiratrio;

CONSIDERAES FINAIS
A DPOC pode ser considerada uma das mais importantes patologias do sculo XX com nmeros nada promissores para os prximos anos. O fato de ser uma enfermidade totalmente prevenvel na maioria dos casos lhe confere um papel de destaque dentre as doenas crnicas. Seu custo elevado para os sistemas de sade e a incapacitao de muitos pacientes torna a DPOC um srio problema de sade pblica. O controle do tabagismo precisa ser expandido e sempre lembrado, visando, sobretudo a populao mais jovem evitando a formao de novos doentes no futuro. Esta abordagem deve fazer parte do cotidiano de todo profissional de sade e em especial do enfermeiro.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Bsica. Doenas respiratrias crnicas / Ministrio da Sade, Secretaria de Ateno Sade, Departamento de Ateno Bsica. Braslia : Ministrio da Sade, 2010. GUYTON, Arthur C; Jonh E. Hall Tratado de Fisiologia Mdica 9ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996. NANDA, North American Nursing Diagnosis Association. Diagnsticos de Enfermagem da NANDA: Definies e Classificaes 1999-2000. Porto Alegre: Artmed,1999. NETTINA, Sandra M. Prtica de Enfermagem 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. SMELTZER, Suzanne C.; BARE, Brenda G. BRUNNER E SUDDARTH: Tratado de Enfermagem Mdico-Cirrgica. 10ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

OBRIGADA PELA ATENO

PULMO DE NO FUMANTE

PULMO DE FUMANTE

Potrebbero piacerti anche