Sei sulla pagina 1di 31

Gesso

Sua Origem
um mineral produzido a partir do aquecimento da gipsita, um mineral abundante na natureza, e posterior reduo a p da mesma. composto principalmente por sulfato de clcio hidratado e pelo hemidrato obtido pela calcinao.

Ao umedecer o gesso com cerca de um tero de seu peso em gua, forma-se uma massa plstica que sofre expanso e endurece em cerca de dez minutos.Esta utilizada na confeco de moldes, na construo, em acabamentos de reboco e tetos de construes, e, modernamente, na produo de rebaixamentos e divisrias, em conjunto com o papelo, retardador de pragas no cimento, e isolante trmico.

A presena do gesso na construo, em forma de revestimento de paredes de alvenaria ou mesmo como material para construo das divisrias internas dos imveis, comeou a ser difundido na mesma poca que o isopor, que aplicado nas lajes dos edifcios. Porm, por considerarem alto o investimento, os empresrios do setor somente agora esto intensificando o uso do produto.

Uso do gesso na arquitetura de interiores

Uso do gesso na arquitetura de interiores.

Uso do gesso na arquitetura de interiores


O uso do gesso na arquitetura de interiores poder ter at duas funes, a decorativa com molduras, frisos, flores, cancs, cimalhas, iluminao embutida, revestimentos de colunas, frentes de lareira , capteis, alm de perfis e bordas de janelas e portas e rebaixamento de teto, a no s pela sua funo esttica, mas tambm, muitas vezes, pela necessidade de se esconder uma tubulao hidro sanitria aparente no teto.

Em Obras de artes

Metal

Metal Extrao.
Poucos metais se apresentam na natureza em estado puro. Por isso, na maior parte dos casos, aplicamse os mtodos da metalurgia extrativa. Na seleo da tcnica mais adequada de extrao importante considerar no apenas a estrutura qumica do minrio, mas tambm fatores como a natureza das impurezas presentes no mineral que, em alguns casos, tm valor econmico, os tipos de extraes mais utilizadas so pirometalurgia, eletrometalurgia e a hidrometalurgia.
Cristais de bismuto.

Tipos de Extrao.
Pirometalurgia um processo atravs do qual os minrios e metais so aquecidos para produzir um produto acabado de compostos funcionais, metais puros e ligas. O processo pode ser qualquer um dos seguintes: secagem, torrefao, fundio, refinao e liga, entre outros. Ao utilizar temperaturas elevadas, pode causar reaes qumicas e exotrmica em materiais. Vrios mtodos de aquecimento podem ser realizados, e todos estes so referidos como pirometalurgia.

Eletrometalurgia um termo usado para os processos que refinam ou purificam metais usando a eletricidade. Tambm pode ser um termo geral para os processos utilizados com base na eletricidade em uma placa de metal para fins decorativos ou de resistncia corroso. A utilizao de eletricidade no processamento de metal geralmente no o primeiro passo na purificao de metais, mas sim um passo posterior ou final utilizado para criar metais muito puros destinados a outros processos industriais.

Hidrometalurgia designa processos de extrao de metais nos quais a principal etapa de separao metalganga envolve reaes de dissoluo do mineral-minrio, as aplicaes tradicionais da Hidrometalurgia incluem a produo de alumina, ouro, urnio, zinco, nquel, cobre, titnio, terras-raras, dentre outros.

Mtodos de Unio dos Metais.


Os mtodos de unio de metais podem ser divididos em duas categorias principais, isto , aqueles baseados no aparecimento de foras mecnicas macroscpicas entre as partes a serem unidas e aqueles baseados em foras microscpicas (interatmicas ou intermoleculares). No primeiro caso, do qual so exemplos a parafusagem e a rebitagem, a resistncia da junta dada pela resistncia ao cisalhamento do parafuso ou rebite, mais as foras de atrito entre as superfcies em contato. No segundo caso, a unio conseguida pela aproximao dos tomos e molculas das partes a serem unidas, ou destas e um material intermedirio, at distncias suficientemente pequenas para a formao de ligaes metlicas e de Van der Waals. Como exemplo desta categoria citam-se a soldagem, a brasagem e a colagem.

Soldagem.

Metais usados na Arquitetura.


Os metais mais usados na arquitetura so ao e alumnio. O alumnio d forma a esquadrias, coberturas e fachadas, no sendo utilizado como elemento estrutural em funo de seu custo elevado e de sua baixa capacidade de sustentao, alm de no enferrujar, portanto est livre de problemas com a umidade e maresia, sendo amplamente utilizado em esquadrias, portas, portes e grades, dispensando tratamentos especiais, mesmo no litoral. J o ao, alm de esquadrias em geral, pode estar presente tambm na estrutura, seja na forma de vergalhes (o esqueleto do concreto armado) ou como colunas, pilares e vigas que podem ou no ser combinadas com alvenaria ou concreto.

Tipos de Metais.
Existem muitos tipos de metais, chegando hoje ao total de sessenta e oito. Dentre eles existem alguns bem diferentes, como o mercrio (que lquido) e o sdio (que leve). Os mais conhecidos e utilizados h muitos anos so o ferro, cobre, estanho, chumbo, ouro e a prata. Os metais podem ser separados em dois grandes grupos: os ferrosos (compostos por ferro) e os no ferrosos.
Pepita de ouro.

Tipos de Metais Ferrosos.


Mild Steel - O ao macio o mais comumente usado metais ferrosos. Ele contm carbono cerca de 0,15 a 0,30% e o restante de ferro. Como o ao doce tem um baixo teor de carbono, no pode ser temperado e endurecido, porm, caso ele pode ser endurecido. malevel e dctil e dobra facilmente. O ao macio usado na fabricao de porcas, parafusos, vigas e outros produtos de metal em geral. Leia mais sobre leve propriedades do ao.

Ao Carbono - Ao carbono, tambm conhecido como o ao ferramenta ou molde de ao, uma liga de ferro com 0,5-1,5% de carbono. A propriedade principal de ao carbono a sua tenacidade. Pode ser temperado e endurecido e bastante malevel. ao carbono utilizado principalmente na fabricao de ferramentas como brocas, talhadeiras, martelos e tesouras cabeas. Ela tem uma pele lisa de xido de preto e torna-se duro e quebradio no aquecimento.

Ferro Fundido - O ferro fundido outro comumente usado metais ferrosos. composto de 2-6% de carbono e 94-98% de ferro. duro e forte, mas muito frgil. O ferro fundido tem uma alta resistncia compresso e resistente oxidao. Pode ser classificado em diferentes variedades como o ferro fundido cinzento, ferro fundido malevel e ferro fundido branco. O ferro fundido normalmente utilizado na fabricao de mquinas de triturao pesada, peas de mquinas-ferramenta, tambores de freio, o carro blocos de cilindro, mquina de alas e rodas dentadas, material de canalizao, etc.

Ao Inoxidvel - O ao inoxidvel, Tambm conhecida como corroso do ao, uma liga de ferro, nquel e cromo. A propriedade importante de ao inoxidvel a sua alta resistncia corroso. duro e resistente a manchas, por isso, chamado de ao inoxidvel. comumente utilizada em utenslios de cozinha e utenslios de cozinha, instrumentos mdicos, cozinha placas e tubos de drenagem.

Ferro Forjado - ferro forjado contm carbono inferior a 0,008%. Como quase 100% de ferro puro, altamente resistente corroso e oxidao. forte e resistente, ainda, fibroso e dctil. ferro forjado pode ser soldadas, usinadas e revestida com facilidade. Ele usado para fazer portes e grades ornamentais.

Alumnio - puro um metal leve, de cor branca, pouco duro, muito deformvel, com elevadas condutibilidades trmica e eltrica e com baixo ponto de fuso; Devido ao seu elevado poder redutor oxida-se ao ar, formando uma finssima pelcula de xido de alumnio, que o protege contra a corroso da gua destilada, cido ntrico, cido carbnico, compostos de enxofre e de muitos hidrocarbonetos. , no entanto, atacado pela gua do mar e pelas bases alcalinas (sdio e potssio) e alguns cidos (clordrico e fluordrico). Aplicaes - O alumnio oferece uma diversificada gama de aplicaes construo civil, arquitetura e design de interiores e exteriores, reunindo caractersticas estticas, tcnicas e funcionais que o tornam uma excelente alternativa: durvel, resistente, baixo peso especfico, fcil limpeza e manuteno, verstil, prtico e funcional. Os produtos destinados aos Project os imobilirios vo desde as telhas, bobinas, chapas, perfis, tubos e folhas, passando por cantos de azulejos, janelas e portas, at nas reas de banho, forrao, revestimentos internos e externos.

Tipos de Metais No Ferrosos.

O zinco puro pouco empregue como material de construo devido s suas modestas propriedades mecnicas e da sua fraca propenso ao encruamento sofre ainda de fluncia temperatura ambiente. Aplicaes - Revestimentos superficiais para proteo, anticorrosiva de componentes de ferro e aos (zincagem e galvanizao), Componentes fundidos para a industria, automvel; Componentes de ligas (lates); Componente de tintas anticorrosivas; nodos sacrificiais para proteo catdica em cascos de navios, pipelines, etc.

O estanho puro apenas se utiliza como material de revestimento. As aplicaes mais significativas das ligas de estanho so os metais anti-frico, materiais resistentes corroso e as aplicaes decorativas.

Chumbo - Caractersticas e propriedades principais Elevada densidade; Baixo ponto de fuso; Baixa resistncia trao; Elevada fluncia; Elevada resistncia corroso pela maioria dos cidos e ambientes naturais. Aplicaes - Baterias; Bainhas de cabos eltricos; Proteo contra radiao e X;Isolamento de som e vibraes; Elemento de liga (ligas de cobre e aos).

O nquel puro apresenta boa resistncia corroso em ambientes corrosivos; Usa-se como subcapa na electrodeposio por crmio. Usa-se como placante do ao em tanques destinados a produtos qumicos; a maior aplicao como elemento de liga em aos e ligas de cobre.

Potrebbero piacerti anche