Sei sulla pagina 1di 25

EMPREENDEDORISMO, COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO AGRCOLA...

Continuao...

Sandra Domann

Empreender o mesmo que criar uma empresa?

Empreender deve ser encarado como uma competncia, ou seja, um conjunto de habilidades e comportamentos que nos proporcionam grandes resultados em qualquer rea da vida.

O empreendedor nato ou pode se desenvolver?


um fenmeno regional, ou seja, existem cidades, regies, pases mais ou menos empreendedores do que outros. O perfil do empreendedor (fatores do comportamento e atitudes que contribuem para o sucesso) pode variar de um lugar para outro.

Como o Brasil pode ser um pas mais empreendedor e o que isso significa?
Oportunidade x necessidade.

Alm de empreender mais, os brasileiros tambm avanam quanto o assunto o motivo do negcio prprio. Segundo a pesquisa, a cada empresrio por necessidade, dois empreendem por uma oportunidade, ou seja, mais gente est encontrando nichos de mercado para abrir novas empresas em vez de comear um negcio para sobreviver. Se a economia continuar crescendo, o Brasil caminha para ter um perfil empreendedor muito similar ao dos pases desenvolvidos, afirma Barretto.

A criatividade a chave para se ter sucesso Empreender no Brasil impossvel devido burocracia, restrio ao crdito, concorrncia desleal, corrupo. Planejar importante? Importante ser gil e colocar as idias em prtica.

Perguntas chave
O que diferencia uma ideia de uma oportunidade?

Quando possvel saber se voc identificou uma


oportunidade de alto potencial? Porque muitas boas idias nem sempre levam ao desenvolvimento de bons negcios? Onde encontrar as idias que levaro criao dos grandes negcios do futuro?

Porque planejar? Por que quem planeja tem futuro e quem no planeja tem destino.

Entender a importncia do plano de negcios Estruturas, pblico-alvo, tamanho... So metodos de que se pode ter um planejamento.

aquele que combina recursos, trabalho,materiais e outros ativos para tornar seu valor maior do que antes; tambm aquele que introduz mudanas inovaes e uma nova ordem.

O conceito de empreendedorismo muda seu foco de acordo com o ponto de vista individual.

O papel do empreendedorismo no desenvolvimento econmico envolve mais do que


apenas o aumento de produo da sociedade. Essas mudanas so acompanhadas pelo crescimento e por maior produo, o que permiteque mais riqueza seja dividida pelos vrios participantes.

Identificao da Oportunidade; Desenvolvimento de um plano de negcios; Determinao dos recursos necessrios; Administrao da Empresa;

A maioria das boas oportunidade de negcios fruto de uma anlise detalhada sobre oportunidades em potencial; A pesquisa, seja ela formal ou informal so os instrumentos mais seguros para a tomada dedeciso, pois delas que vem a informao;

Avaliao da oportunidade;

Criao e dimenso da oportunidade;


Valor real e valor percebido da oportunidade;

Riscos e retornos da oportunidade;


Oportunidades versus aptides e metas pessoais;

Ambiente Competitivo

A que necessidade de mercado ela atende?


Que observaes pessoais voc fez ou registrou quanto a essa necessidade de mercado? Que condio social est por trs dessa necessidade de mercado? Que dados de pesquisas de mercado podem ser utilizados Que patentes podem estar disponveis para atender a essa necessidade?

oQue tipo de concorrncia existe no mercado?

oComo o mercado e a concorrncia intenacional?

oOnde est o dinheiro a ser gerado nessa atividade?

Um bom plano de negcio no s importante no

desenvolvimento da oportunidade, como tambm


essencial na determinao dos recursos necessrios, na obteno desses recursos e na administrao bem sucedida do empreendimento resultante.

Pgina de Ttulo Sumrio Resumo Executivo

Seo Principal
-Descrio do Negcio -Descrio do Setor -Plano Tecnolgico -Plano de Marketing -Plano Financeiro -Plano de Produo

-Plano Organizacional
-Plano Operacional -Resumo

Esse processo comea com uma apreciao atualdos atuais recursos do empreendedor; importante diferencias recursos fundamentais de recursos que so apenas teis;

Cuidado para no subestimar a quantidade e avariedade dos recursos necessrios;

Determinar os recursos necessrios;


Determinar os recursos existentes;

Identificar a falta de recursos e os fornecedores disponveis;

Nesse processo, o empreendedor ir executar o plano de negcios na prtica; Logo no incio aparecem inmeros problemas operacionais; O empreendedor dever saber comunicar suas idias com o objetivo de capacitar todas os colaboradores para exercer sua funo especfica;

Desenvolver o estilo administrativo; Conhecer as principais variveis para o sucesso; Identificar problemas e possveis problemas; Implementar sistemas de controle; Desenvolver a estratgia de crescimento

Pensamento racional;
Adaptabilidade cognitiva; Aprendizado com erros; Uso de informao para se tomar decises; Feedback da equipe

Consumidores; Produtos e servios existentes; Canais de distribuio Governo Federal; Pesquisa e desenvolvimento P&D.

Abrange o direito de uso, posse e comercializao de um produto; O Governo de cada pas regulamenta apropriedade intelectual na criao dos mais diversos tipos de artefatos e inventos;

A propriedade intelectual um ativo que a empresa pode ter


ao desenvolver um produto, frmula e para si adquire a exclusividade de venda, comercializao e distribuio

Boa noite...

Sandra Domann

Potrebbero piacerti anche