Sei sulla pagina 1di 22

AS CONSEQUNCIAS DO NO USO DOS EPIS

COMO SURGIRAM OS EPIS


Desde os primrdios dos tempos, o homem busca a proteo individual quase que instintivamente.

Na idade mdia houve uma importante evoluo, quando os cavaleiros medievais passaram a se proteger das lanas do ataque inimigo por detrs das armaduras.

Por sua vez, os povos indgenas utilizavam roupas feitas de couros de animais e penas de aves e empregavam arcos e flechas nos combates e caadas
.

A humanidade evoluiu. Vieram a Revoluo Industrial, a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. As atividades artesanais cederam espao s mineradoras, metalrgicas e fundies. Desde ento, a evoluo dos EPIs nunca mais parou.

Segundo os principais especialistas da rea de Segurana e Sade Ocupacional, as guerras mundiais contriburam em muito para a evoluo dos EPIs.

Alm disso, as guerras e a industrializao aumentaram a conscientizao do homem quanto importncia de sua proteo individual.

O que define a NR-6: EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL

EPI todo dispositivo de uso pessoal, destinado a preservar e proteger a integridade fsica do empregado durante o exerccio do trabalho.(subitem 6.1)

AO CONTRRIO DO QUE SE PENSA ! O EPI deve ser aplicado, quando outras medidas gerais de segurana no forem satisfatria para a proteo do trabalhador.

O USO DE EPIS EVITA O ACONTECIMENTO DE ACIDENTES ?

NO !!!

O uso do EPI no para evitar o acontecimento do acidente, mais sim de evitar ou minimizar as leses no corpo do trabalhador.

O EPI usado corretamente proporciona proteo ao trabalhador atravs do controle da exposio ao risco. Exemplo: Protetor auricular, ele no impede que o rudo exista, mas controla a quantidade que penetra no corpo do trabalhador. E assim, evita os danos ao organismo do mesmo.

Tem que saber usar !

COMO ERA A PROTEO ANTIGAMENTE?

COMO A PROTEO ATUALMENTE?

RELATOS DE ACIDENTES DE TRABALHO


Operrios morrem eletrocutados em obra do Minha Casa Minha Vida

RELATOS DE ACIDENTES DE TRABALHO Operrio tem cabea perfurada por vergalho

RELATOS DE ACIDENTES DE TRABALHO Carpinteiro morre aps cair do 14 andar por no usar cinto de segurana

CONSEQUNCIAS HUMANAS DO ACIDENTE DO TRABALHO


ACIDENTADO

FAMLIA

COLEGAS

Sofrimento fsico Sofrimento moral Diminuio do potencial humano Sofrimento moral Preocupaes Mau ambiente de trabalho Inquietao Pnico coletivo
Consternao

EMPRESA

CONSEQUNCIAS MATERIAIS DO ACIDENTE DO TRABALHO


Diminuio do salrio ACIDENTADO Baixa no potencial profissional

FAMLIA

Dificuldades econmicas
Perdas de Tempo Perdas de Prmios Acumulao de tarefas Perda de produo No cumprimento de prazos Formao de substitutos Aumento de preo de custo

COLEGAS

EMPRESA

Potrebbero piacerti anche