Sei sulla pagina 1di 15

Procedimentos em Enchentes

Fique calmo e no d importncia e nem propague notcias alarmantes ou infundadas. Acompanhe somente os boletins oficiais informativos da Defesa Civil, pelas emissoras de rdio e TV. Se sua residncia foi atingida ou estiver em local onde h previses de inundao, de acordo com a Defesa Civil, proceda da seguinte forma:

Rena alimentos, roupas e documentos pessoais e transporte-os para local seguro; Inicie a retirada dos mveis e eletrodomsticos mais teis, como fogo e geladeira; Procure o abrigo da Defesa Civil de sua regio, levando consigo alimentos para 24 horas, pratos e talheres, colchonetes, roupas de cama e travesseiros, roupa e material de higiene individual, remdios e objetos de uso pessoal (culos, aparelho de surdez, dentadura, etc).

Abandone rapidamente sua residncia; Pea auxlio a amigos e vizinhos; Conforme a gravidade, acione o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil; Constatando que a sua casa est em segurana, faa a retirada dos escombros e inicie a reparao dos danos.

No consuma alimentos que tenham entrado em contato com a gua da enchente. Evite consumir alimentos crus. Verifique se h alterao de cor, cheiro ou sabor nos enlatados. Sempre que possvel, ferva os alimentos durante 10 minutos.

Evite que os dejetos (fezes, urina e lixo) contaminem a gua, os alimentos e as pessoas; Sempre que possvel, utilize caixas, jornais e papis para colocao dos dejetos, jogando-os posteriormente em buracos abertos especificamente para este fim; Na possibilidade de se construir uma privada de emergncia, cave um buraco com 80 cm de largura de 1 a 2 metros de profundidade; Este buraco dever ser encoberto com tbuas de madeira, destinadas ao apoio dos ps, e dever ter uma proteo ao redor para evitar entrada de gua da chuva.

Nos abrigos, o lixo dever ser recolhido em recipientes colocados nos diversos pontos de coleta. To logo estejam cheios devero ser depositados em buracos preparados previamente, e recobertos de terra; Lembre-se: o destino correto do lixo vai impedir o aparecimento de moscas, ratos, baratas e, portanto, de doenas por eles transmitidas; Em locais impossibilitados da coleta regular, o destino do lixo dever obedecer os critrios estabelecidos para os abrigos.

Se a mortandade for grande, lanar cal sobre os corpos, cobrindo-os com terra.; Se o estado de decomposio for adiantado, pode-se queimar os cadveres, lanando sobre eles lcool ou gasolina e ateando fogo; Enterr-los sempre que possvel.

Observe cuidadosamente se a sua residncia est em condies de ser habitada (rachaduras, pilares, etc.); Preste muita ateno ao remover mveis, pois frequente a invaso de cobras e outros animais peonhentos nessas ocasies; Verifique as fossas e recomponha-as, fazendo a limpeza; Antes de religar a energia eltrica, efetue a limpeza e a secagem dos disjuntores, interruptores, tomadas, bocais, lmpadas e eletrodomsticos.

Esvazie a caixa; Borrife e escove as paredes com hipoclorito de sdio; Deixe entrar gua limpa, enxaguando as paredes; Retire a gua; Deixe entrar gua limpa; Adicione hipoclorito de sdio na proporo de 1 litro para cada 1.000 litros de gua; Abra todas as torneiras e registros para limpar a tubulao;

Se no for tratada, ferva-a durante 15 minutos; Recolha a gua da chuva em recipiente limpo, para consumo; Para tratar a gua, use uma das solues abaixo: a) Hipoclorito de sdio: 02 (duas) gotas para cada litro de gua; b) Uma pastilha de cloro, conforme especificao para tratamento de desinfeco da gua. Esta pastilha pode ser obtida nos Postos de Sade.

Potrebbero piacerti anche