Sei sulla pagina 1di 46

Escola de Pais

O que a auto-estima?

Vrias definies de Auto-Estima


A capacidade que cada pessoa tem de valorizar-se, amar-se, apreciar-se e aceitar-se a si prpria. O conjunto das atitudes do indivduo sobre si mesmo. a percepo avaliativa de si mesmo.

Conheo uma s definio da felicidade: ser um bom amigo de si mesmo

A auto-estima est relacionada com muitas formas de comportamento. As pessoas com uma auto-estima elevada geralmente apresentam menos comportamentos agressivos e negativos e so menos deprimidas quando comparadas com pessoas com uma auto-estima baixa.

De modo similar, as pessoas com uma auto-estima elevada lidam melhor com situaes potenciadoras de stress, quando so expostas ao mesmo, o que repercute menos efeitos negativos na sade.

O momento mais importante, no percurso desenvolvimental, para a formao da auto-estima a infncia. A criana, compara o seu eu real com o seu eu ideal e julga-se a si mesma pela forma como alcana os padres sociais e as expectativas que criou para si mesma. As opinies das crianas em torno de si mesmas tm um grande impacto no desenvolvimento da personalidade, em especial no seu estado de nimo habitual.

A auto-estima, o conceito: - Que rene todos os pensamentos, sentimentos, sensaes e experincias que temos sobre ns mesmos e que recolhemos durante a nossa vida; - So as milhares de impresses, avaliaes e experincias reunidas que se juntam num sentimento positivo sobre ns mesmos ou, pelo contrrio, num incmodo sentimento de no sermos o que espervamos.

Tipos de auto-estima A auto-estima pode desenvolver-se nas pessoas de trs formas:

Auto-estima alta (normal): A pessoa gosta de si, aceita-se e valoriza-se tal como .
Auto-estima baixa: A pessoa no gosta de si, no se aceita e no valoriza as suas qualidades. Auto-estima exagerada: A pessoa gosta de si mais do que os outros e valoriza exageradamente as suas qualidades.

Caractersticas das pessoas com alta auto-estima: Sabem que podem fazer bem as coisas e que podem melhorar. Sentem-se bem consigo mesmas. Expressam a sua opinio. No temem falar com outras pessoas.

Sabem identificar e expressar as suas emoes a outras pessoas.


Participam nas atividades que se desenvolvem no seu centro de estudos ou no trabalho. Valorizam-se por si mesmas nas situaes da vida, implica dar e pedir apoio.

Gostam dos desafios e no os temem. Tm considerao pelos outros, sentimento de ajuda e esto dispostas a colaborar com as outras pessoas. So criativas e originais, inventam coisas, interessam-se por realizar tarefas desconhecidas, aprendem atividades novas. Lutam para alcanar o que querem.

Desfrutam das coisas divertidas da vida, tanto da prpria como das dos outros.
Aventuram-se em novas atividades.

So organizadas nas suas atividades.


Perguntam quando no sabem alguma coisa. Defendem a sua posio diante dos outros.

Reconhecem quando se enganam. No se incomodam que enunciem as suas qualidades, mas no gostam que os adulatrem.

Conhecem as suas qualidades e tratam de sobrep-las aos seus defeitos.


So responsveis pelas suas aes.

So lideres naturais.

Caractersticas das pessoas com baixa auto-estima

So indecisas, tm dificuldade em tomar decises, tm medo exagerado de enganar-se. S tomam uma deciso quando tm segurana 100% que obtero os resultados.
Pensam que no podem, que no sabem nada. No valorizam os seus talentos. Vem os seus talentos pequenos, e os dos outros vem-nos grandes. Tm medo ao novo e evitam os riscos.

So muitos ansiosas e nervosas, o que as leva a fugir de situaes que lhe do angustia e temor. So muitos passivas, evitam tomar a iniciativa. So isoladas e quase no tm amigos. No gostam de compartilhar com outras pessoas. Evitam participar nas atividades que se realizam na sua comunidade ou no seu trabalho. Temem falar com outras pessoas.

Dependem muito das outras pessoas para fazer as suas tarefas ou realizar qualquer atividade. Do-se por vencidas antes de realizar qualquer coisa. No esto satisfeitas consigo mesmas, pensam que no fazem nada bem. No conhecem as suas emoes, pelo que no podem express-las. Devido a facto de acreditarem que no tm valor, custa-lhes aceitar que as critiquem.

Custam a reconhecer quando se enganam. Experienciam muitos sentimentos de culpa quando algo sai mal.

Nos resultados negativos procuram culpados nos outros.


Crem que so as feias. Crem que so ignorantes. Alegram-se diante dos erros dos outros. No se preocupam com o estado da sua sade. So pessimistas, crem que tudo lhes sair mal.

Crem que so pessoas pouco interessantes.

Crem que causam mal impresso aos demais.


Dificilmente atingem as suas metas. No gostam de esforar-se. Sentem que no controlam sua vida.

Caractersticas das pessoas com auto-estima exagerada: - Pensam que podem fazer tudo, no h ningum melhor que eles. - Crem ter sempre a razo e que nunca se enganam. - So seguras de si mesmas em extremo, mas no vem os riscos das suas aes. - Crem que todas as pessoas as adoram. - Falam em excesso e so escandalosas. - No contam com ningum para fazer as suas tarefas ou realizar qualquer atividade. Em geral as pessoas rejeitam-nas.

- Adoram-se de forma doentia. - So vaidosas, mas em caso extremo chegam ao narcisismo. - Sentem-se atrativas (no necessariamente no aspecto fsico). - Crem que so as pessoas mais interessantes do planeta. - Tm muita segurana em si mesmas.

- Crem que ganham em tudo.


- Crem que o seu corpo o mais belo.

Baixa auto-estima Formao de uma baixa auto-estima A auto-estima vai se desenvolvendo diariamente nos primeiros anos de vida das crianas. Entre os fatores que produzem uma baixa auto-estima podemos descrever: Amor condicionado criana: Se no tirares boas notas nos testes, no vou gostar mais de ti. A repetio constante do no: No faas isso, no podes , j disse que no , No insistas mais .

A inconsistncia das regras de comportamento: o pai d uma ordem e me uma ordem contrria. O pai no me d permisso, mas a minha me d... Repreender com algum grau de irritao, ms palavras. Indiferena dos pais, no sabe se est doente, sem comer, por onde anda...

Regras familiares rgidas. Quem no vier s 12h, depois no almoa mais nesta casa!
Perdas importantes durante a infncia: pai, me e outros. Abuso fsico ou sexual: golpes, violaes...

Pai ou me alcolicos ou toxicodependentes. Pais superprotectores.

Pais muito permissivos.


Comunicao de duplo vnculo: a mensagem com duplo sentido, uma pessoa diz uma coisa e atua de outra forma diferente do que disse. Exemplo, pedir a uma criana para no mentir e mentir. Situaes de stress agudo ou stress ps-traumtico podem uma baixa auto-estima.

Elementos da auto-estima exagerada Desde criana trata-se assim: - tratado com amor doentio. - No so aplicadas normas de comportamento. Ensinar-lhe que a sua opinio melhor que a dos outros. - Que conseguir tudo o que se proponha. - Que pode conseguir o que quer, ainda que para isto, tenha que utilizar os outros. - Satisfazer-lhe em tudo. - Ensinar-lhe que o mais bonito ou bonita.

Componentes da auto-estima Os componentes que influenciam a auto-estima dos nossos filhos so: A segurana, o auto-conceito, a pertinncia, a motivao e a competncia.

Segurana
Pressuposio bsica da auto-estima, fator de motivao. Depende do reconhecimento, do xito, da liberdade, da apreciao, da pertinncia, do auto-conceito, da aceitao. Um ambiente de carinho, aceitao e compreenso desde a primeira infncia permitem criana atrever-se a seguir os seus impulsos naturais de desenvolvimento e d-lhe uma segurana baseada nas suas prprias experincias e no reforo dos seus pais.

Quando uma criana no se sente aceite, compreendida e querida, na medida suficiente, ficar inibida em qualquer expresso do seu desenvolvimento, tanto fsica como mental. O sentimento de segurana em si mesma estar profundamente afetado. A criana necessita de uma norma clara de comportamento para que saiba o que se espera dela como parte do sistema familiar e social ao qual pertence. Normas bsicas de convivncia que se aplicam a todos os componentes da famlia e o cumprimento das quais todos so responsveis, pais e filhos. Uma contradio de mensagens tira da criana a segurana e capacidade de conseguir um comportamento natural. Os pais tm que pr um acordo sobre a normativa familiar e informar os filhos as regras e o que se espera deles.

A criana necessita de ter confiana nos seus pais e no estar sujeita a sobressaltos ou trocar de humor ou de atitude dentro da famlia. A criana necessita da segurana de saber a quem deve ter respeito, o que pode ou no fazer, com o fim de desenvolver o seu sentido de responsabilidade.

Caractersticas da criana sem segurana suficiente Timidez excessiva Dificuldade de separar-se de pessoas ou situaes que a amparam e protegem. Nervosismo exteriorizado, roer as unhas, chupar o dedo, enrolar o cabelo, tremer, choro. Stress, urinar na cama, dores de estmago ou de cabea, suor excessivo, irritao, nervosismo.

Ressentimento contra a autoridade por abusos sofridos.

Desorientao, no sabe o que se espera dela, confusa.


Considera que no h justia para ela e para qualquer coisa que faa.

Recusa-se a viver novas experincias, se tiver sido castigada por qualquer iniciativa que tenha tido, no faz nada para no ser castigada novamente.

Dificuldade em aceitar mudanas, entra em crise, assusta-se.

Dificuldade em manter o contato com os olhos ou a ter contato fsico com os outros, recordam o medo que lhes representa o olhar dos seus pais.
Recusam as ordens que lhe do, porque reconhecem risco ou esforo que consideram excessivo desde a sua segurana. No aceitam o conceito de gratificao atrasada, perdem confiana na sua capacidade de realizao.

Caractersticas da criana com bom sentido de segurana Tem tendncia a: Sentir-se aberta a mudanas. Sentir-se cmoda com o contato fsico com as pessoas que quer.

Sentir-se cmoda correndo riscos e procurando alternativas.


No tem problemas quando confrontada com a separao de pessoas do seu ambiente quando lhe explicam e do conta das razes que a motivam. Ter uma relao pessoal de confiana com as pessoas que conhece.

Aceitar diretrizes que recebe, avaliando e falando abertamente das dificuldades. Estar disposto a perdoar injustias procurando a soluo ou reparao das consequncias. Estar aberto interao mtua e respeito ao outro. Saber dar-se conta do que se espera dela, e seno, pergunta e informa-se.

Implementao de algumas medidas de atuao para melhorar o sentido de segurana dos filhos:

Levar a cabo uma reviso das normas de convivncia em casa e na escola que no paream adequadas,
- O sistema de normas deve ser claro e discutido com as crianas para que se sintam co-autores, - Determinar limites novos de convivncia, ter livre acesso liberdade de ao em algumas situaes sem repreender.

Criar contextos em que a criana realce o seu auto-conceito e a sua segurana. Dar-lhe oportunidade de demonstrar a sua criatividade e de que se d conta de que ela, com os meios e recursos que tem, capaz de enfrentar e resolver situaes, conflitos e problemas. Propor modelos de referncia que lhe permitam sentir-se vontade consigo mesma, no com comparao com os outros, pois sentir que no vale o suficiente Demonstrar-lhe que se tem f e confiana nela, criando pensamentos criativos no sentido de motivao e consequncia at a confiana do sucesso.

Fazer com que compreenda e aceite que os erros so um meio de aprendizagem. Reconhecimento imediato se a criana faz algo positivo que lhe fora pedido. Quando se elogiar por algo, tem que se deixar claro que a nossa apreciao relativa ao seu comportamento no a razo do nosso carinho por ela. O queremos pelo que e no pelo que faz, ainda que o faa reforce o nosso carinho.

Estimular a criana para que faa planos ambiciosos, mas possveis, que os visualize como se fossem um sonho, mas sem expectativas, sem a necessidade de cumpri-los, o que poderia produzir-lhe frustraes se no o conseguisse. Motiv-la a atuar desde a perspectiva de que ela pode e de que se no o consegue no h problema e de que qualquer forma aprendeu algo novo. Fazer com que a criana desde pequena v dando conta da importncia de ser o que , e de fazer o que faz. Ressaltar e aceitar como positivo que todos estamos dentro de uma dinmica existencial de mudana contnua, queiramos ou no, cada um pode modificar, com a sua ao, a qualidade das mudanas e o rumo da sua prpria vida.

Atitudes positivas e auto-cuidado Frases que promovem atitudes positivas: Muito bem, sabia que conseguias. Estou convencido que s capaz. No duvido de ti. Se precisas de alguma coisa, pede-me, eu estou aqui. Sei que fizeste sem querer. Estou muito orgulhoso de ti. Sabes, eu gosto muito de ti. Eu sei que s bom e que vai conseguir! Dou-te os parabns pelo que tens feito. Quando precisares de mim, eu ajudo-te Noto que a cada dia ests melhor. Acredito no que me dizes. Sabes que quero o melhor para ti. Tu mereces o melhor. Podes chegar onde quiseres. As prximas notas sero melhores.

Como melhorar a auto-estima na famlia

Estar disponvel:

Consiste em dedicar tempo (que o que menos temos!) a atender os nossos filhos e esposo/a.
Tem que estar disponvel, porque h problemas que somente se corrigem no momento em que o outro se anima e expe e pede para ser escutado. Devemos dar tempo aos outros.

2. Comunicao pais-filhos: que os pais falem menos e escutem mais.


Em muitas famlias, quando um pai ou me diz filho, temos que conversar, o filho pensa ai, ai, ai. Por qu? Porque sabe que os pais quando dizem temos que conversar, querem dizer vou dar-te um sermo por algo que eu no tenha gostado que fizesses. Isto muda se os pais fizerem um propsito: dedicar 75% para escutar e somente 25% para falar. Escutar os filhos (ou cnjuge, ou quem seja) um esforo ativo. Temos que deixar o jornal, baixar o volume da televiso, virar a cabea para quem est a falar, olhar nos olhos, prestar ateno. Isto escuta ativa, que serve para melhorar a auto-estima da sua famlia.

3. Coerncia dos pais e auto-exigncia dos filhos Um coerente quando o que pensa, sente, diz e faz uma s coisa.

No tem sentido dizer aos filhos desde o sof Vocs tm de ajudar a me a tirar a mesa....
Tem que dar o exemplo primeiro. O pai tem que tirar a mesa durante uns 5 dias, para que o vejam. Depois disso, diz ao filho vem agora a ajudar-me. E dias depois estou orgulhoso de ti, agora j tens aprendido e podes tirar a mesa s tu e sentir-se- orgulhoso de tirar a mesa. Assim aprendem a auto exigir-se, que muito melhor que termos que vigi-los 24 horas por dia. Isto um progenitor potenciador, motivador, animador e protetor ao mesmo tempo. Tambm pedimos aos filhos que estudem, mas nos vem a ns estudar, ler revistas de nosso trabalho, pr em dia nossa especialidade? Temos que poder dizer olha filho, ns tambm estudamos!.

4. Ter iniciativa e bom humor, especialmente com o (a)esposo (a). Estes fatores so teis para a auto-estima familiar. A rotina um inimigo nas relaes conjugais e com os filhos. O ponto chave que haja criatividade e iniciativa na vida do casal e isso se contagiar a toda a famlia.

As melhores horas devem ser para compartilhar com o esposo/a.


Ser pai ou me no deve fazer esquecer que somos tu e eu, ns. Criatividade e iniciativa protegem o casal da rotina. Quando h rotina, fcil que um dos dois procure a magia fora, em outras relaes. Pelo contrrio, se o casal vai bem, os filhos aprendem a sua educao sentimental simplesmente vendo como se tratam os pais, vendo que admiram-se, elogiam-se, valorizam-se, so cmplices. Quando for mais velho tratarei a minha mulher como o pai e a me, pensam os filhos entusiasmados. Isto d-lhes auto-estima.

5. Aceitar as nossas limitaes e as dos nossos filhos.

Tm que se conhecer e aceitar as limitaes, as do cnjuge e as dos filhos.


Mas importantssimo no criticar o outro diante da famlia, no criticar o cnjuge diante aos filhos, ou um filho diante dos irmos, comparando um irmo bom com um mal. Isso faz sofrer o filho e tira-lhe auto-estima. melhor leva-lo aparte e falar.

6. Reconhecer e reafirmar o que vale a outra pessoa. Sejamos sinceros: to tem sentido que andemos chamando campeo a nosso filho se nunca ganhou nada. Se perdeu um jogo de futebol, no o chame de campeo.

Tem que aprender a lidar com a frustrao, acompanhado, isso sim.


Tambm temos de saber (grandes e pequenos) que somos bons em umas coisas e no em outras.

Filho, pareces bom em A e em B, mas creio que em C no para ti. Reafirmando ao outro em que vale, e se ver a si mesmo como , uma pessoa valiosa.

7. Estimular a autonomia pessoal

O que se faz importante: fazer coisas boas faz-nos bons. Esta ideia ajuda a ter autonomia pessoal, fazer as coisas por ns mesmos, para melhorrmos. Desenhar um projeto pessoal: No vai muito longe se no se sabe aonde se quer ir. Tem que ter um projeto pessoal para crescer, e atender e ajudar a discernir e potenciar os seus projetos.

8. Ter um nvel de aspiraes alto, mas realista.


Temos que jogar entre o possvel e o desejvel. Se aspiramos alto, valorizamo-nos bem, teremos auto-estima, mas, atingvel? Devemos traar um nvel de aspiraes concordante com a realidade das nossas capacidades e recursos.

Como melhorar a auto-estima necessrio conhecer como funcionamos, quais as nossas fortalezas e aspectos positivos e quais so as nossas limitaes. A partir desta avaliao, decidiremos quais aspectos desejamos melhorar e quais reforaremos. O plano de ao para mudar determinadas caractersticas, deve ser realista e alcanvel no tempo (por exemplo, a idade que temos no podemos mudar, a altura outro fator pouco varivel a determinadas idades, etc.). Quer dizer, temos caractersticas que temos que aceitar e conviver, tentando tirar partido e ver o seu aspecto positivo.

Vejamos algumas para melhorar a autoestima: 1. No idealizar os demais. 2. Avaliar as qualidades e defeitos. 3. Mudar o que no goste. 4. Controlar os pensamentos. 5. No procurar obsessivamente a aprovao dos outros.

6. Tomar as rdeas da prpria vida. 7. Encarar os problemas sem demora. 8. Aprender com os erros. 9. Praticar novos comportamentos.

10. No exigir-se demais. 11. Dar-se permisses. 12. Aceitar o prprio corpo. 13. Cuidar da sade. 14. Desfrutar do presente. 15. Ser independente.

Fim

Potrebbero piacerti anche