Sei sulla pagina 1di 46

COLGIO FRANCISCANO CORAO DE MARIA BIOLOGIA PROFESSOR MARCO FISIOLOGIA ANIMAL

Processos MECNICOS: no envolvem sucos digestivos, o objetivo aumentar a superfcie de contato entre o alimento e os sucos digestivos. So: MASTIGAO, DEGLUTIO, MOVIMENTOS PERISTLTICOS.

Processos QUMICOS: reaes qumicas que transformam molculas grandes em molculas menores que podero ser absorvidas pelas clulas. SUCOS DIGESTRIOS: contm ENZIMAS DIGESTRIAS.

Cada tipo de enzima especfico para o tipo de molcula presente nos alimentos: MECANISMO: CHAVE-FECHADURA

Ingesto Mastigao Deglutio Digesto Absoro Egesto

Constitudo por tubos digestivos e glndulas anexas.

Formado pelos seguintes tubos e rgos:


Boca Faringe Esfago Estmago Intestino delgado Intestino grosso Reto nus

Formado pelas seguintes estruturas anexas:


Dentes Lngua Glndulas salivares Glndulas estomacais Fgado Vescula biliar Pncreas

A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo. Formada pelos os dentes, lngua e glndulas salivares. Funo: preparam o alimento para o incio da digesto e triturao por meio da mastigao. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaos, misturando-os saliva.

Facilita a mastigao; Contribui para a limpeza bucal; Inibe o crescimento de microrganismos; Transporta ons sdio e potssio; Auxilia na limpeza dos dentes. Participa da digesto dos carboidratos; Enzima atua em pH Neutro: 8,2 Contm a enzima amilase salivar ou ptialina, alm de sais e outras substncias. Amilase salivar digere o amido, reduzindo-os em molculas menores (maltose).

So estruturas duras, salientes e esbranquiadas. Formadas por polpa, dentina e esmalte. Presos no maxilar e na mandbula (ou arcada dentria) Funes: triturao de alimentos, preparando os para serem deglutidos. Implicados, de forma direta, na articulao das linguagens.

Os seres humanos so ONVOROS e possuem quatro tipos de dentes: Incisivos (4) - Possuem uma superfcie cortante; cortam e raspam os alimentos. Caninos (2) - Possuem uma superfcie pontiaguda; furam e rasgam os alimentos. Pr-molares (4) e Molares (6) Possuem uma superfcie ampla e achatada, com reentrncias e salincias; movem e amassam os alimentos

rgo muscular. Localizado na parte ventral da boca. Funo: Movimenta o alimento empurrando-o em direo a garganta, para que seja engolido. Participa da fala. Paladar. o nico msculo voluntrio do corpo humano que no fadiga.

Na superfcie da lngua existem as papilas gustativas. Percebem os quatro sabores:: amargo, azedo ou cido, salgado e doce A distribuio dos quatro tipos de receptores gustativos, na superfcie da lngua, no homognea

Trs pares de glndulas salivares: a) partida b) submandibular c) sublingual

Situada no final da cavidade bucal. Canal comum aos sistemas digestrio e respiratrio No realiza digesto. Passam o alimento, que se dirige ao esfago, e o ar, que se dirige laringe. Para evitar que os alimentos penetrem nas vias respiratrias, uma vlvula, a EPIGLOTE, se fecha mediante um ato reflexo na parte superior da laringe.

O bolo alimentar empurrado pela lngua contra a parte superior da boca. A epiglote fecha a entrada do ar deixando passar o bolo alimentar

Canal muscular que liga a faringe ao estmago. Tem de 25 a 30 cm de comprimento. O bolo alimentar leva de 5 a 10 segundos para percorr-lo. Funo: serve como um conduto de passagem dos alimentos. Normalmente suas paredes se encontram unidas e s se abrem passagem do alimento. Dotado de capacidade de PERISTALTISMO.

Quando um indivduo deglute, o alimento move se da boca para a garganta (faringe)(1). O esfago abre (2), permitindo a entrada do alimento no esfago. Ondas de contraes musculares (peristaltismo) (3), impulsionam o alimento para baixo. O alimento passa atravs do esfago inferior (4) e entra no estmago (5).

rgo em forma de bolsa, lembrando um J quando est vazio. Possui msculos em suas paredes. Situa-se entre o esfago e o intestino delgado. Localizado do lado esquerdo abaixo do abdome, logo abaixo das ltimas costelas. Tem cerca de 25 cm de comprimento, com capacidade de um a dois litros. Apresenta duas comunicaes: uma superior chamada crdia, que o comunica ao esfago e outra inferior, chamada piloro, que o comunica ao intestino delgado.

Funo: receber os alimentos, digerir-los em substncias mais simples e encaminh-lo para os intestinos. Internamente forrado por uma camada denominada mucosa gstrica ,responsvel pela produo de muco protetor e onde se alojam as glndulas gstricas , produtoras do suco gstrico, contendo cido clordrico (HCl) e enzimas digestivas ( pepsina , renina.)

No estmago, o suco gstrico banha os alimentos em digesto, atravs dos movimentos peristlticos, e o bolo alimentar transformado em quimo. Inicia-se a a digesto das protenas, pois esse suco contm muitas enzimas, dentre essas est a pepsina. A enzima ativada em pH cido: 2,0

cido clordrico : Tem como funes tornar o pH cido, amolecer o bolo alimentar, esterilizar o bolo alimentar e ativar as enzimas do suco gstrico. Pepsina: Enzima responsvel pela digesto de protenas. importante salientar que esta enzima liberada na forma inativa que ao entrar em contato com o HCl transforma-se em pepsina (forma ativa). Renina: Enzima produzida em grande quantidade em recm-nascidos e crianas e em pouca quantidade em adultos. Sua funo coagular as protenas do leite para que possam ser melhor digeridas. Aps sofrer a ao das enzimas do suco gstrico, o bolo alimentar (chamado quimo) passa ao intestino delgado atravs do piloro.

Mede aproximadamente 8 metros de comprimento, tendo 2 a 3 cm de dimetro. Divide-se em : duodeno e jejuno-leo.

O duodeno tem um comprimento equivalente a doze dedos, vindo da o seu nome. O restante do intestino delgado formado pelo jejuno-leo. Apresenta inmeras dobras (vilosidades). revestida internamente por uma vasta rede de capilares sanguneos absoro de nutrientes.

Revestido pela MUCOSA INTESTINAL, ele produz o SUCO INTESTINAL ou SUCO ENTRICO, com vrias enzimas digestivas. DUODENO recebe o SUCO PANCRETCO (produzido pelo pncreas) e a BILE (produzida pelo fgado); completando a digesto. No JEJUNO e no LEO completa com a absoro dos nutrientes. As enzimas presentes no suco Entrico so as: peptidases, sacarases, lactases, maltases.

Em pH alcalino, em torno de 14,0 as enzimas:

a) Erepsina- transforma os peptdeos em aminocidos . b) Sacarase- transforma a sacarose em glicose e frutose c) Maltase- transforma a maltose em glicose d) Lactase- transforma a lactose em glicose e galactose . e) Lipase entrica- transforma os lpidios em cidos graxos e glicerol.

ENZIMAS DO INTEST.DELGADO
Suco digestivo Saliva Suco gstrico Enzima Ptialina Pepsina pH timo neutro cido alcalino alcalino alcalino alcalino alcalino alcalino alcalino alcalino alcalino alcalino alcalino alcalino Substrato polissacardeos protenas protenas protenas polissacardeos RNA DNA lipdeos oligopeptdeos oligopeptdeos dipeptdeos maltose sacarose lactose Produtos maltose oligopeptdeos peptdeos peptdeos maltose ribonucleotdeos desoxirribonucleotdeos glicerol e cidos graxos aminocidos aminocidos aminocidos glicose glicose e frutose glicose e galactose

Quimiotripsina Tripsina Amilopepsina Suco pancretico Rnase Dnase Lipase Carboxipeptidase Aminopeptidase Suco intestinal ou Dipeptidase entrico Maltase Sacarase Lactase

VILOSIDADES DO INTEST.DELGADO

Produz o suco pancretico e o lana ao duodeno atravs de um canal ou ducto. As principais enzimas do suco pancretico so: a) Tripsina- transforma em aminocidos os peptdeos e quaisquer protenas que no tenham sido transformadas no estmago . b) Amilase pancretica transforma o amido em maltose c) Lipase pancretica- transforma os lipdios em cidos graxos e glicerol

Depois da epiderme, a maior glndula do corpo humano. Situa-se direita do estmago. Produz a bile, que lanada no duodeno. A bile um lquido amarelo-esverdeado que se acumula num rgo ovide situado sob o fgado, chamado vescula biliar. Facilita a digesto dos lipdeos: atua como um detergente, emulsificando as gorduras; quebrando-as em gorduras menores. Bilirrubina: pigmento verde, produto final do metabolismo de destruio das hemcias

Estocagem de compostos energticos (glicognio), suprindo o organismo quando submetido a regimes de dietas rigorosas; Desintoxicao, eliminando toxinas produzidas ou ingeridas pelo organismo, por exemplo, o lcool; Defesa orgnica, desempenhando a filtragem impedindo a disseminao de agentes patognicos; Fabricao de uria a partir de amnia e gs carbnico, controlando o equilbrio hidro-salino.

O fgado produz a blis

+
O pncreas segrega o suco pancretico

+
Suco intestinal

Quilo

Mede cerca de 1,5 m de comprimento. Divide-se em ceco, clon ascendente, clon transverso, clon descendente, clon sigmide e reto. Uma parte importante do ceco o apndice, com cerca de 8 cm de comprimento. A sada do reto chama-se nus e fechada por um msculo que o rodeia, o esfncter anal.

Absoro de gua

Formao, acmulo e eliminao das fezes.


Absoro de alguns nutrientes e certas vitaminas; Ceco: Flora bacteriana digesto da celulose; Absorver gua e sais minerais; O bolo fecal chega na forma lquida ao intestino grosso, a gua e os sais minerais absorvida e as fezes se transformam numa massa mais slida no final do colo sigmide.

Potrebbero piacerti anche