Sei sulla pagina 1di 20

PUC-RJ - EMENTA: Direito Urbanstico JUR 1444 Prof.: Alexandre F. Mendes alexandre.fmendes@terra.com.

.br Metodologia: O curso ser realizado em 12 (doze) aulas expositivas, com duas avaliaes: uma terica e outra prtica. A dinmica de ensino decorrer da anlise de textos de diversas matrizes, alm de decises judiciais e demais documentos pertinentes, sempre privilegiando a aderncia aos casos concretos. Os textos sero catalogados em obrigatrios e facultativos para atender aos diversos interesses dos alunos. Esta ementa representa uma viso geral da disciplina, podendo ser alterada pontualmente no decorrer do curso. Bibliografia: DA SILVA. Jos Afonso. Direito Urbanstico Brasileiro. So Paulo: Malheiros, 2010. BONIZZATO, L. A Constituio Urbanstica: elementos para a elaborao de uma teoria constitucional do direito urbanstico. Rio de Janeiro: Lumen Iuris, 2010. Obs: os livros devero ser complementados com outros textos por no tratarem da integralidade da matria.

Concepes polticas do direito urbanstico


(a.1) o urbanismo de Estado; (a.2) o urbanismo da cidade ps-fordista; (a.3) o urbanismo dos direitos; (a.4) o urbanismo pluralista e a produo do comum.

(a.1) O urbanismo de Estado

Principal documento: Carta de Atenas (1933) Principal propagador: Le Corbusier (Arquiteto e urbanista) 1) O diagnstico (crise da cidade industrial): Um ritmo furioso associado a uma precariedade desencorajante desorganiza as condies de vida, opondo-se ao ajuste das necessidades fundamentais. As moradias abrigam mal as famlias, corrompem sua vida ntima, e o desconhecimento das necessidades vitais, tanto fsicas quanto morais, traz seus frutos envenenados: doena, decadncia, revolta. O mal universal, expresso, nas cidades, por um congestionamento que as encurrala na desordem e, no campo, pelo abandono de numerosas terras.

2) O controle do interesses privados: A violncia dos interesses privados provoca um desastroso desequilbrio entre o mpeto das fora econmicas, de um lado, e, de outro, a fraqueza do controle administrativo e a impotente solidariedade social. 3) Apelo s autoridades administrativas para que exeram o controle do espao urbano: Embora as cidades esteja em estado de permanente transformao, seu desenvolvimento conduzido sem preciso nem controle e sem que sejam levados em considerao os princpios do urbanismo contemporneo atualizados aos meios tcnicos qualificados.

4) Da esttica ao funcionalismo: As chaves do urbanismo esto nas quatro funes: habitar, trabalhar, recrear-se (nas horas livres), circular. (funes sociais da cidade) O urbanismo em quatro funes principais, que so: primeiramente, assegurar aos homens moradias saudveis, isto , locais onde o espao, o ar puro e o sol, essas trs, condies essenciais da natureza, lhe sejam largamente asseguradas; em segundo lugar, organizar os locais de trabalho, de tal modo que, ao invs de serem uma sujeio penosa, eles retomem seu carter de atividade humana natural; em terceiro lugar, prever as instalaes necessrias boa utilizao das horas livres, tornando-as benficas e fecundas; em quarto lugar, estabelecer o contato entre essas diversas organizaes mediante uma rede circulatria que assegure as trocas, respeitando as prerrogativas de cada uma. Essas quatro funes, que so as quatro chaves do urbanismo, cobrem um domnio imenso, sendo o urbanismo a conseqncia de uma maneira de pensar levada vida pblica por uma tcnica de ao.

5) Princpio do Planejamento: Os planos determinaro a estrutura

de cada um dos setores atribudos s quatro funes-chave, e eles fixaro suas respectivas localizaes no conjunto. A cidade adquirir o carter de uma empresa estudada de antemo e submetida ao rigor de um planejamento geral. Sbias previses tero esboado seu futuro, descrito seu carter, previsto a amplitude de seus desenvolvimentos e limitado, previamente, seu excesso. Subordinada s necessidades da regio, destinada a enquadrar as quatro funes chave, a cidade no ser mais o resultado desordenado de iniciativas acidentais. Seu desenvolvimento, ao invs de produzir uma catstrofe, ser um coroamento.

6) Princpio da legalidade: da mais urgente necessidade que cada cidade estabelea seu programa, promulgando leis que permitam sua realizao. O acaso ceder diante da previso, o programa suceder a improvisao. Cada caso ser inscrito no planejamento regional; os terrenos sero aferidos e atribudos a diversas atividades: clara ordenao no empreendimento que ser iniciado a partir de amanh e continuado, pouco a pouco, por etapas sucessivas. A lei fixar o "estatuto do solo", dotando cada funo-chave dos meios de melhor se exprimir, de se instalar nos terrenos mais favorveis e a distncias mais proveitosas. Ela deve prever tambm a proteo e a guarda das extenses que sero ocupadas um dia. Ela ter o direito de autorizar - ou de proibir -, e favorecer todas as iniciativas adequadamente planejadas, mas velar para que elas se insiram no planejamento geral e sejam sempre subordinadas aos interesses coletivos, que constituem o bem pblico.

7) Princpio da subordinao do interesse privado ao interesse coletivo (urbanismo como funo pblica): O interesse privado ser subordinado ao interesse coletivo. Entregue a si mesmo, o homem rapidamente esmagado pelas dificuldades de todo o tipo, que deve superar. Pelo contrrio, se est submetido a muitas obrigaes coletivas, sua personalidade resulta sufocada. O direito individual e o direito coletivo devem, portanto, sustentar-se, reforar-se mutuamente e reunir tudo aquilo que comportam de infinitamente construtivo. O direito individual no tem relao com o vulgar interesse privado. Este, que satisfaz a uma minoria condenando o resto da massa social a uma vida medocre, merece severas restries. Ele deve ser, em todas as partes, subordinado ao interesse coletivo, tendo cada indivduo acesso s alegrias fundamentais: o bem-estar do lar, a beleza da cidade.

(b) O urbanismo da cidade ps-fordista (neo-urbanismo)

Contexto: Ps-fordismo. Cidades Globais. Sociedade em rede. Novos arranjos produtivos Eixo principal: planejamento estratgico

Nessas circunstncias, a cidade ganha uma nova dimenso e um novo papel, mediante uma vida de relaes tambm renovada, cuja densidade inclui as tarefas ligadas produo globalizada. Por isso a cidade se torna o lugar onde melhor se esclarecem as relaes das pessoas, empresas, das atividades e dos fragmentos do territrio, com o pas e com o mundo [Santos, Milton. Por uma outra globalizao (...) , p. 94].

1) Diagnstico: a cidade vista tambm em seus elementos positivos, como oportunidade para inovao, criao, negcios e desenvolvimento. O desafio reduzir as ameaas ao bom desenvolvimento e ampliar as oportunidades e as vocaes de cada arranjo urbano. Abandona-se a retrica negativa que justificada o urbanismo moderno. 2) O incentivo iniciativa privada: Os investidores privados so vistos como parceiros ou participantes (stakeholders) e devem colaborar com o processo de planejamento estratgico. O uso de parcerias pblicoprivadas estimulado.

3) As autoridades administrativas devem exercer a funo de regulao do desenvolvimento urbano: El neourbanismo da prioridad a la regulacin sobre la administracin. Los poderes pblicos intentan garantizar el funcionamiento regular de los sistemas de actores urbanos; actan para limitar los problemas de funcionamiento y las incoherencias. Impulsan la gestin procedimental de inters general. En la medida de lo posible hacen hacer en lugar de hacer, para aprovechar los conocimientos y la experiencia de los especialistas (Ascher, F.).

4) Do funcionalismo ao desenho urbano atrativo e ao sistema de multiuso:

El urbanismo moderno desarroll un funcionalismo bastante elemental, tanto por el tipo de funciones (trabajar, habitar, divertirse, abastecerse, desplazarse...) como por la forma de llevarlas a cabo. El neourbanismo desarrolla una gestin funcional mucho ms sutil, teniendo en cuenta la complejidad y la variedad de prcticas urbanas e intentando responder a ellos mediante soluciones multifuncionales. El neourbanismo admite la complejidad y debe proponer una serie de formas y ambientes arquitectnicos y urbanos a una sociedad my diferenciada en su composicin, sus costumbres y gustos. Enfrentado a una ciudad cada da ms mvil en la que los actores pueden elegir su lugar en mayor medida, el neourbanismo debe seducir proponiendo un tipo de ciudad a la carta que ofrezca distintas combinaciones de caractersticas urbanas.

5) Do planejamento urbano gesto estratgica: El urbanismo moderno defina un programa a largo plazo para la ciudad y estableca los principios de su organizacin espacial (en forma de planes directores, por ejemplo); despus deduca los planes de urbanismo para que la realidad futura encajara en el marco predefinido. Los planes y esquemas estaban destinados a controlar el futuro, a reducir la incertidumbre, a realizar un pro-yecto de conjunto. El neourbanismo se apoya en una gestin ms reflexiva, adaptada a una sociedad compleja y a un futuro incierto. Elabora mltiples proyectos de naturaleza variada, intenta que sean coherentes, disea una gestin estratgica para su puesta en marcha conjunta y tiene en cuenta en la prctica los acontecimientos que se producen, la evolucin prevista, los cambios que se avecinan, revisando, si es necesario, los objetivos definidos o los medios dispuestos en un principio para su realizacin.

6) nfase em uma regulamentao especfica, tcnica e flexvel. Prioridade dos resultados e objetivos com relao aos meios ( Princpio da legalidade). El urbanismo moderno se aseguraba los medios de realizacin de los proyectos mediante reglas simples, imperativas y estables: zonificacin, funciones, densidades, alturas, etc. Las reglas eran exigentes, es decir, fijaban al mismo tiempo los objetivos y la forma de conseguirlos. El neourbanismo da prioridad a los objetivos y los logros y estimula a los actores pblicos y privados a encontrar la forma ms eficaz de cumplir estos objetivos para la colectividad y para el conjunto de los participantes.

7) Princpio da busca consensual de solues, da negociao e da multiplicidade de interesses e pontos de vista ( Princpio da supremacia do interesse pblico). El urbanismo moderno se edific sobre los conceptos sustanciales de inters general. Hay que entender con ello que las decisiones pblicas, los planes, con sus obligaciones y prohibiciones, las realizaciones pblicas, las excepciones al derecho de usar libremente la propiedad (servidumbres), las expropiaciones y los impuestos estaban legitimados por intereses colectivos que se consideraban superiores a los intereses individuales. ( )

La sociedad hipertexto, compuesta de multipertenencias, movilidades y territorios sociales e individuales de geometra variable, confronta al neourbanismo a una trama compleja de intereses y retos que resulta cada vez ms difcil de concretar en intereses colectivos estables aceptados por todos. El neourbanismo fomenta la negociacin y el compromiso frente a la aplicacin de la regla mayoritaria, el contrato frente a la ley, la solucin ad hoc frente a la norma.

3) Urbanismo dos direitos (breve referncia)

Surge a partir de concepes como justia urbana, direito cidade ou direitos humanos. Se diferencia do urbanismo moderno por incluir questes valorativas estabelecidas por demandas de grupos sociais (e no pela lgica funcional). Se diferencia do urbanismo ps-fordista (neo-urbanismo) por no partir necessariamente de estratgias relacionadas ao melhor desempenho econmico ou territorial. O urbanismo dos direitos parte de uma noo de dignidade humana da qual se extrai uma srie de direitos correlatos.

Exemplo: Carta Mundial pelo Direito Cidade

O direito cidade democrtica, justa, eqitativa e sustentvel pressupe o exerccio pleno e universal de todos os direitos econmicos, sociais, culturais, civis e polticos previstos em Pactos e Convnios internacionais de Direitos Humanos, por todos os habitantes tais como: o direito ao trabalho e s condies dignas de trabalho; o direito de constituir sindicatos; o direito a uma vida em famlia; o direito previdncia ; o direito a um padro de vida adequado; o direito alimentao e vesturio; o direito a uma habitao adequada; o direito sade; o direito gua; o direito educao; o direito cultura; o direito participao poltica; o direito associao, reunio e manifestao; o direito segurana pblica; o direito convivncia pacifica entre outros.

- Cidades como espao para a realizao dos direitos coletivos

Entretanto, alm de garantir os direitos humanos s pessoas, o territrio das cidades, seja urbano ou rural, espao e lugar de exerccio e cumprimento dos direitos coletivos como forma de assegurar a distribuio e uso eqitativo, universal, justo, democrtico e sustentvel dos recursos, riquezas, servios, bens e oportunidades das cidades. Dessa forma, relevante ressaltar que a Carta de direitos coletivos que esto sujeitos os habitantes das cidades: o direito ao meio ambiente; o direito a participao no planejamento e na gesto das cidades; o direito ao transporte e mobilidade pblica; o direito a justia.

(d) o urbanismo pluralista e a produo do comum (breve referncia)

No difere tanto do urbanismo dos direitos, mas pressupe que os direito podem ser criados a partir das lutas sociais e da resistncia direta. o urbano se apresenta como lugar dos enfrentamentos e confrontaes, unidade das contradies. (...) O urbano poderia, portanto, ser definido como lugar da expresso dos conflitos. A concepo do urbano visa, tambm, a re-apropriao pelo ser humano, de suas condies no tempo, no espao, nos objetos (LEFEBVRE, Henri. A revoluo urbana, 2008)

Potrebbero piacerti anche