Sei sulla pagina 1di 22

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJU

Conceitos cerca do Direito

Isaias Rabelo

Professor: Dejalma Cremonese


Iju/RS, Abril/2007

DIREITO
uma tcnica de controle social, por meio do qual procura-se organizar e disciplinar a vida em sociedade, instrumentalizada atravs de princpios e normas abstratas, obrigatrias, genricas e coercitivas do comportamento.

DIREITO MORAL
So normas de conduta, diferenciam-se por que as normas de moral encontram reprovao ntima enquanto as de direito so reprovveis tambm externamente.

DIREITO OBJETIVO
um conjunto de princpios e normas jurdicas previstas no ordenamento, destinadas ao estabelecimento de condutas e distribuio de bens e valores de forma a disciplinar as relaes sociais, seja para a preservao, seja para a composio do conflito de interesses.

DIREITO SUBJETIVO
Entende-se pela faculdade de exercer em favor do indivduo, a comando emanado do Estado (facultas agendi). a permisso dada a um pela norma jurdica para fazer ou no fazer algo.

DIREITO INSTITUCIONAL
quando as instituies so estabelecidas em torno de um determinado fim. (Direitos da

famlia)

DIREITO NATURAL
a idia abstrata do Direito, ou seja, quando o direito se apia na natureza das coisas, compreendendo a natureza fsica, a natureza da sociedade, assim pr-existindo ao seu reconhecimento pelo Estado.

DIREITO PRIVADO
Quando o interesse tutelado de titularidade do indivduo, sem a participao do Estado.

DIREITO PBLICO
No Direito Pblico o interesse tutelado predominantemente estatal.

DIREITO INDIVIDUAL
Quando o interesse tutelado de titularidade de pessoas determinadas concreta e particularmente consideradas, ainda que reunidas pela homogeneidade de seus interesses.

DIREITO DIFUSO
Seu interesse tutelar abstrato, pertencente a uma coletividade de pessoas dispersas, sendo eventual associao de seus componentes de menor importncia, a ponto de admitir-se o exerccio do direito por qualquer componente em seu nome ou do grupo.

DIREITO COLETIVO
Seu interesse tutelar abstrato, pertencente a uma coletividade composta de pessoas previamente associadas em torno de determinado fim comum.

DIREITO DISPONVEL
Quando os sujeitos tem o poder de dispor (renunciar, transacionar) o direito que lhes atribudo pelo ordenamento jurdico.

DIREITO INDISPONVEL
Quando o interessado no tem o direito de dispor o que lhes atribudo, por que o Estado essencial a sua manuteno nas mos do titular, em benefcio da prestao de determinados institutos jurdicos e dos interesses sociais e/ou de incapazes.

DIREITO POSITIVO
Quando a existncia e validade do direito esto condicionadas ao reconhecimento estatal, ou seja, o conjunto de regras jurdicas em vigor num determinado pas e numa determinada poca.

DIREITO NACIONAL
As normas abrangidas pelo Direito Nacional so vinculadas aos limites territoriais do pas.

DIREITO MATERIAL
visto sob o enfoque dos direitos e obrigaes reconhecidas ou impostos aos sujeitos em suas relaes jurdicas.

DIREITO PROCESSUAL
Gira em torno do direito de exigir, juridicamente, determinada pretenso do rgo encarregado de prestar a jurisdio e dos mecanismos judiciais destinados sua obteno.

DIREITO INTERNACIONAL
Costuma ser dividido em: - Direito Internacional Pblico; e - Direito Internacional Privado.

Direito Internacional Pblico


o conjunto de normas que regulam as relaes entre os Estado membros da comunidade internacional e organismos anlogos.

Direito Internacional Privado


o conjunto de normas internas de cada pas, que regula o conflito de leis no espao e tem relao com particulares que tenham interesse em mais de um pas.

Referncias Bibliogrficas:
VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil: Parte Geral. So Paulo: Atlas. DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. So Paulo: Saraiva. FHRER, Maximilianus Cludio Amrico. Resumo de Direito Civil. So Paulo: Malheiros. RODRIGUES, Slvio. Direito Civil: Parte Geral. So Paulo: Saraiva. GOMES, Orlando. Introduo ao Direito Civil. Rio de Janeiro: Forense.

Potrebbero piacerti anche