Sei sulla pagina 1di 25

O que conhecimento?

O produto de um processo cognitivo, como a percepo, o experimento ou a deduo.

o que se estabelece entre um sujeito ( ser humano) cognoscente ou uma conscincia e um objeto. O conhecimento pode ser definido como a apreenso do objeto pelo sujeito. Todo conhecimento, portanto, pressupe dois elementos o sujeito que quer conhecer e o objeto a ser conhecido, que se apresentam, dentro de uma relao.

D-se o nome de conhecimento rela-

Isso equivale a dizer que o conhecimento o ato, o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e, com ele, estabelece uma ligao. Por outro lado, o conhecimento possibilitado pela existncia do que se oferece a um sujeito apto a conhec-lo. S h saber para o sujeito cognoscente se houver um mundo a conhecer, mundo este do qual ele parte, uma vez que o prprio sujeito pode ser objeto de conhecimento.

Por ser uma relao, o conhecimento sempre relativo, supe um ponto de vista, certos instrumentos (sentidos, ferramentas, conceitos...) e tambm os limites do sujeito que conhece. O conhecimento absoluto no possvel, pois significaria no s que o sujeito no teria limites nem pessoais nem histricos, mas tambm que o ponto de vista poderia ser abolido e os instrumentos seriam perfeitos. Por exemplo, o conhecimento astronmico depende de que se observem os astros utilizandose aparelhos e tecnologia cada vez mais sofisticados. A olho nu, mesmo que nossa capacidade visual seja perfeita, pouco podemos observar. As teorias e os conceitos tambm nos permitem conhecer mais ou menos a realidade que nos cerca, dependendo do seu grau de complexidade.

No decorrer da histria, muitos filsofos deram primazia a um dos dois polos da relao de conhecimento ao sujeito ou ao objeto, originando duas correntes, o idealismo e o realismo. No idealismo, vai-se do pensamento para as coisas, no realismo, ao contrrio, a coisa o ponto de partida do ato de conhecimento. O conhecimento pode, ainda, ser analisado sob outros aspectos.

Do ponto de vista do objeto a ser apreendido, o conhecimento pode ser concreto, quando o sujeito estabelece uma relao com um objeto individual. Por exemplo, o conhecimento que temos de um amigo determinado, com todas as suas caractersticas individuais pode ser abstrato, quando estabelece uma relao com um objeto geral, universal.

O conceito de ser humano, por exemplo, muito mais extenso que o de amigo, porque o primeiro recobre todo o gnero humano, incluindo homens e mulheres jovens e velhos, amigos ou no. Alm disso, o contedo passvel de ser apreendido pela intuio sensvel (conhecimento direto pelos sentidos) esvazia-se, uma vez que o conceito de ser humano no tem cara, nem sexo, nem idade, nem cor, nem caractersticas de personalidade definidos.

Por isso, se de um lado o conhecimento abstrato nos ajuda a organizar e a compreender um nmero imenso de acontecimentos, por outro ele nos afasta da realidade concreta. O verdadeiro conhecimento se d dentro do processo dialtico de ida e vinda do concreto para o abstrato, processo esse que jamais tem fim e que vai revelando o mundo humano na sua riqueza e diversidade.

O conhecimento pode ainda ser sensel ou inteligvel. O conhecimento sensvel, ou

experincia sensvel, constitudo pela sensao e percepo. As sensaes nos do as qualidades das coisas, como quente e frio, vermelho e azul doce e amargo perfumado e malcheiroso. Voltando ao exemplo da criana pequena, ao tocar os objetos e coloc-los na boca, ela est organizando o conhecimento a partir de suas sensaes. A percepo mais complexa, pois elabora a sntese das sensaes. J o conhecimento inteligvel, ao contrrio,

conceitual e racional e s pode ser atingido


por meio do uso da razo.

Devemos ainda ressaltar que a relao de conhecimento implica transformao tanto do sujeito quanto do objeto. O sujeito se transforma mediante o novo saber, e o objeto tambm se transforma, pois o conhecimento lhe d sentido. Alm de designar o ato pelo qual um sujeito cognoscente e um objeto se relacionam o termo conhecimento tambm significa o produto dessa relao. Saber acumulado pelo ser humano de gerao a gerao e que pode ser transmitido, fazendo parte da cultura.

Os Quatro Tipos de Conhecimento. Verificamos, dessa forma, que o conhecimento cientfico diferencia-se do popular muito mais no que se refere ao seu contexto metodolgico do que propriamente ao seu contedo. Essa diferena ocorre tambm em relao aos conhecimentos filosfico e religioso (teolgico). Sistematiza as caractersticas dos quatro tipos de Conhecimento.
Popular ou senso comum. Valorativo. Reflexivo. Assistemtico. Verificvel. Falvel. Inexato. Cientfico Real factual. Contingente. Sistemtico. Verificvel. Falvel. Aproximadamente exato.

Filosfico. Valorativo. Racional. Sistemtico. Possvel de verificvel. Falvel. Demonstrativo.

Religioso (Teolgico). Valorativo. Inspiracional. Sistemtico. No verificvel. Infalvel. Dogmtico.

Caractersticas do Conhecimento Popular ou Senso Comum. O conhecimento popular valorativo por excelncia, pois se fundamenta numa seleo operada com base em estados de nimo e emoes. Como o conhecimento implica uma dualidade de realidades, isto , de um lado o sujeito cognoscente e, de outro, o objeto conhecido, e este possudo, de certa forma, pelo cognoscente, os valores do sujeito impregnam o objeto conhecido. tambm reflexivo, mas, estando limitado pela familiaridade com o objeto, no pode ser reduzido a uma formulao geral.

A caracterstica de assistemtico baseia-se na "organizao" particular das experincias prprias do sujeito cognoscente, e no em uma sistematizao das idias. Na procura de uma formulao geral que explique os fenmenos observados, aspecto que dificulta a transmisso, de pessoa a pessoa, desse modo de conhecer. verificvel, visto que est limitado ao mbito da vida diria e diz respeito quilo que se pode perceber no dia-a-dia. Finalmente falvel e inexato, pois se conforma com a aparncia e com o que se ouviu dizer a respeito do objeto.

Se o bom-senso, apesar de sua aspirao racionalidade e objetividade, s consegue atingir essa condio de forma muito limitada, pode-se dizer que o conhecimento vulgar ou popular. O modo comum, corrente e espontneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos. O saber que preenche nossa vida diria e que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem a aplicao de um mtodo e sem se haver refletido sobre algo.

O conhecimento popular ou senso comum caracteriza-se por ser predominantemente:


com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas: expressa-se por frases como "porque o vi", "porque o senti", "porque o disseram", "porque todo mundo o diz"; sensitivo, ou seja, referente a vivncias, estados de nimo e emoes da vida diria; subjetivo, pois o prprio sujeito que organiza suas experincias e conhecimentos, tanto os que adquire por vivncia prpria quanto os "por ouvir dizer"; assistemtico, pois esta "organizao" das experincias no visa a uma sistematizao das idias, nem na forma de adquiri-las nem na tentativa de validlas; acrtico, pois, verdadeiros ou no, a pretenso de que esses conhecimentos o sejam no se manifesta sempre de uma forma crtica.

superficial, isto , conforma-se com a aparncia,

CONHECIMENTO MTICO RELIGIOSO.


O termo grego mytos significa dizer, falar, contar, mito tinha o sentido de fbula ou conto, uma fantasia das camadas mais ingnuas ou menos esclarecidas da sociedade. O mito uma resposta tentativa arcaica e perene de responder s questes sobre a origem do mundo, dos elementos, dos fenmenos e outros. Desde o incio dos tempos teve essa funo: expressar a indagao do ser humano sobre o universo e sobre o prprio ser. A perplexidade sempre esteve presente, faz parte da Histria desde a aurora da pr-histria. Os mitos fazem parte da cultura do homem, interferindo na formao de sua identidade, so apresentados como uma tentativa de explicar a realidade, como resposta e explicao da origem do mundo, o que reproduzido atravs de cerimnias religiosas, que por sua vez, mantm vivo o mito.

Esse mito apresentado como explicao do inexplicvel, dizer estabelecendo a diferena entre o sagrado e o profano. Essa relao influencia para quem aceita o mito, na prpria formao da identidade, principalmente quando se trata da cultura do homem. O conhecimento religioso, isto , teolgico, apoia-se em doutrinas que contm proposies sagradas (valorativas), por acreditarem terem sido reveladas pelo sobrenatural

(inspiracional).

E, por esse motivo, tais verdades so consideradas infalveis e indiscutveis (dogmticas); um conhecimento sistemtico do mundo (origem, significado, finalidade e destino) como obra de um criador divino. Suas evidncias no so verificadas, est sempre implcita uma atitude de f e de crena perante um conhecimento revelado.

CONHECIMENTO FILOSFICO.

A filosofia um modo de pensar, uma postura diante do mundo. A filosofia um conjunto de conhecimentos no prontos, um sistema no acabado, nem fechado em si mesmo. A filosofia , antes de qualquer coisa, um modo de se colocar diante da realidade, procurando refletir sobre os acontecimentos. Reflexo Filosfica permite ir alm da pura aparncia dos fenmenos. Busca de suas razes e de sua contextualizao em um horizonte amplo, que abrange os valores sociais, histricos, econmicos, polticos, ticos e estticos. Por essa razo, ela pode se voltar e investigar qualquer objeto. Pode pensar e investigar sobre a cincia, seus valores, seus mtodos, seus mitos, pode pensar a respeito da religio, pode pensar sobre a arte pode pensar acerca do prprio ser humano em sua vida cotidiana.

O conhecimento filosfico valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipteses, que no podero ser submetidas observao, as hipteses filosficas baseiam-se na experincia, portanto, este conhecimento emerge da experincia e no da experimentao. O conhecimento filosfico no verificvel, j que os enunciados das hipteses filosficas, ao contrrio do que ocorre no campo da cincia, no podem ser confirmados nem refutados. racional, em virtude de consistir num conjunto de enunciados logicamente correlacionados. Tem a caracterstica de sistemtico, pois suas hipteses e enunciados visam a uma representao coerente da realidade estudada, numa tentativa de apreend-la em sua totalidade. Por ltimo, infalvel e exato, j que, quer na busca da realidade capaz de abranger todas as outras, quer nas definies do instrumento capaz de apreender a realidade, seus postulados; assim como suas hipteses, no so submetidos ao decisivo teste da observao experimentao.

CONHECIMENTO CIENTFICO.
Finalmente, o conhecimento cientfico real factual porque lida com ocorrncias ou fatos, isto , com toda forma de existncia que se manifesta de algum modo. Constitui um conhecimento contingente. Pois suas proposies ou hipteses tm sua veracidade ou falsidade conhecida atravs da experincia e no apenas pela razo, como ocorre no conhecimento filosfico. sistemtico, j que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idias (teoria) e no conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a caracterstica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmaes (hipteses) que no podem ser comprovadas no pertencem ao mbito da cincia. Constitui-se em conhecimento falvel, em virtude de no ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo, aproximadamente exato: novas proposies e o desenvolvimento de tcnicas podem reformular o acervo de teoria existente.

Apesar da separao "metodolgica" entre os tipos de conhecimento popular, filosfico, religioso e cientfico, no processo de apreenso da realidade do objeto. O sujeito cognoscente pode penetrar nas diversas reas: ao estudar o homem, por exemplo, pode-se tirar uma srie de concluses sobre sua atuao na sociedade.

Baseada no senso comum ou na experincia cotidiana, pode-se analis-lo como um ser biolgico, verificando, atravs de investigao experimental, as relaes existentes entre determinados rgos e suas funes. Pode-se question-los quanto sua origem e destino, assim como quanto sua liberdade. Finalmente, pode-se observ-lo como ser criado pela divindade, sua imagem e semelhana, e meditar sobre o que dele dizem os textos sagrados.

Por sua vez, estas formas de conhecimento podem coexistir na mesma pessoa: um cientista, voltado, por exemplo, ao estudo da fsica, pode ser crente praticante de determinada religio, estar filiado a um sistema filosfico e, em muitos aspectos de sua vida cotidiana, agir segundo conhecimento proveniente do senso comum. Entendemos por cincia uma sistematizao de conhecimentos, um conjunto de proposies logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenmenos que se deseja estudar. A cincia todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemtico conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido verificao.

AS CINCIAS POSSUEM:
distinguir a caracterstica comum ou as leis gerais que regem determinados eventos. Funo. Aperfeioamento, atravs do crescente acervo de conhecimentos, da relao do homem com o seu mundo.

Objetivo ou finalidade. Preocupao em

Objeto. Subdividido em:


analisar, interpretar ou verificar, de modo geral; formal, o enfoque especial, em face das diversas cincias que possuem o mesmo objeto material.

material aquilo que se pretende estudar,

CLASSIFICAO E DIVISO DA CINCIA. A complexidade do universo e a diversidade de fenmenos que nele se manifestam, aliadas necessidade do homem de estud-los para poder entend-los e expliclos, levaram ao surgimento de diversos ramos de estudo e cincias especficas. Estas necessitam de uma classificao, quer de acordo com sua ordem de complexidade, quer de acordo com seu contedo, objeto ou temas, diferena de enunciados e metodologia empregada. Cincias Formais. Lgica e a Matemtica. Cincias Factuais Naturais. Fsica, Geografia fsica, Qumica e a Biologia. Cincias Factuais Sociais. Histria, Antropologia, Geografia Humana, Poltica, Psicologia, Sociologia e a lingustica. Cincias Aplicadas. Medicina, Direito, Engenharia.

Potrebbero piacerti anche