Sei sulla pagina 1di 26

Arquitetura e Urbanismo 5Perodo M02 Patrcia Vinhote Fontenelle

Prof.: Jos Carlos

Desde

a pr-histria o homem est intimamente ligado a natureza e seus elementos, sendo este fator preponderante para sua sobrevivncia.

O Homem Pr-Histrico e a origem do Paisagismo

Hoje, o Paisagismo surge como necessidade fundamental existncia do homem nos centros urbanos, servindo para atenuar problemas da vida moderna e proporcionar equilbrio ao ecossistema criado, conseqncias advindas de suas interferncias que geraram imensas reas construdas, pavimentadas, industrializadas, etc.

O Paisagismo no centro urbano.

O Paisagismo a arte de planejar a paisagem, tentando reproduzir a paisagem natural proporcionando melhoria na qualidade de vida do homem e da sociedade.

Ao longo da histria, os jardins passaram por uma complexa evoluo at atingirem a concepo atual do espao verde funcional.

Paisagismo: projeto harmnico.

Antiguidade

Pode-se observar que antes mesmo das primeiras civilizaes, existiu o "Jardim do Paraso", onde Deus colocou Ado e Eva. Em Gnesis I e II, descrito como um parque "que Deus plantou e onde se cultivavam rvores de todas as espcies, agradveis para se contemplar e alimentar". Assim, as rvores foram veneradas pela fertilidade, vitalidade e o alimento que representavam.

Representao, Jardim do Paraso.

Os textos mais antigos sobre jardins datam do terceiro milnio a.C., escritos pelos babilnicos, descrevendo os jardins sagrados, onde os bosques eram plantados sobre os Ziggurats. Assim nasceu os Jardins Suspensos da Babilnia

Exemplo de Ziggurats.

No Egito quando a prosperidade deu espao para as artes da arquitetura e escultura, tambm o paisagismo acompanhou o desenvolvimento. Jardins simtricos rigorosamente e afinados com os quatro pontos cardeais.

Jardins Egpcios na Antiguidade.

Os persas absorveram a cultura egpcia e acrescentaram flores ornamentais. Os jardins procuravam recriar uma imagem do universo, constituindo-se de bosques povoados por animais em liberdade, canteiros, canais e elementos monumentais, formando os jardins-parasos que se encontravam prximos aos palcios do rei.

Jardins Persas.

Os gregos amavam a vida ao ar livre e mesmo tendo influncias egpcias a topografia acidentada fez em seus jardins ambientes assimtricos, mais prximos do que encontramos na natureza. Desenvolviam-se, inclusive, em recintos fechados, onde eram cultivadas plantas teis, principalmente mas, pras, figos, roms, azeitonas, uva e at horta. Colunas e esculturas faziam uma transao harmoniosa entre ambientes internos e externos.

Jardins Gregos.

Na China as atividades com jardinagem datam de 2.000 a.C, onde se encontram paisagens muito antigas de rara beleza e flora riqussima. Os parques das casas dos antigos imperadores valorizavam a vegetao existente, sendo a tarefa do jardineiro ordenar o que a natureza oferece. Acreditava-se que no norte da China havia um lugar para os imortais. Como o Imperador Wu no conseguiu encontr-lo, decidiu ento cri-lo na fantasia. Dessa maneira surgiu o jardim lago-ilha.

Na idade mdia os jardins deram lugar a igrejas rudes e pesadas. Tudo precisava ser funcional e alamedas em cruz ditavam a direo da religio dominante. Pomares em mosteiros e ervas em praas era comum. O estilo gtico retratava bem os jardins medievais.
Jardim Medieval

Representava uma reao ao luxo da tradio romana. Era dividido em 4 partes: o pomar, a horta, o jardim de plantas medicinais e o jardim de flores. Existiam reas gramadas cercadas e arbustos, viveiros de peixes e pssaros, alm de local para banho.

Jardim Manocais

Com influncia rabe, os jardins espanhis trouxeram um frescor dos jardins da sensibilidade do sculo VI, que se caracterizavam pela gua, cor e perfume, com os objetivos de seduo e encantamento. A cermica e o azulejo eram bastante utilizados.

Jardim Mouriscos

A primavera dos jardins veio com o Renascimento, assim como em todas as manifestaes artsticas, esta poca houve uma renovao do pensamento, principalmente na Itlia, Frana e Inglaterra. Pases que cultivam com naturalidade a cultura da jardinagem.

Jardins Italianos

Jardim Francs

Jardim Ingls

Jardins Holandeses

No Brasil, a mais antiga manifestao do paisagismo ocorreu na primeira metade do sculo XVII, em Pernambuco, por obra de Maurcio de Nassau, durante a invaso holandesa, da qual restou uma grande quantidade de laranjeiras, tangerinas e limoeiros plantados e raros desenhos pouco ntidos de Frans Post.

Vista de Olinda, Frans Post.

A histria documentada do paisagismo iniciou-se com a chegada de Dom Joo VI em 1807, que destinou ao Jardim Botnico a vocao de fomentar espcies vegetais para a produo de carvo, matria-prima para a fabricao de plvora.

O paisagismo ganhou foras com os preparativos para o casamento de D. Pedro I com a arquiduquesa da ustria.
Em 1858, D. Pedro I contratou o engenheiro agrnomo Glaziov que, pela primeira vez, usou rvores florferas no paisagismo. Comeava o uso de: sibipiruna, pau-ferro, cssias, paineira, jacarand, suin, cedro, embava, oiti, mirindiba, quaresmeira e ips Hoje, no Brasil, percebemos uma grande mistura paisagstica, no poderia ser diferente pela quantidade de imigrantes que formam este pas.

Passeio Pblico

Aterro do Flamengo

PAIVA, P. D. O.; ALVES, S. F. N. S. C. Paisagismo I: histrico, definies e caracterizaes. Lavras: UFLA/FAEPE, 2002. 139 p. (Textos Acadmicos * Daniel Camara Barcellos engenheiro florestal, ps-graduando em Cincia Florestal e em Fontes Alternativas de Energia. http://members.xoom.com/graodeareia
(FARIA, 2005; PAIVA e ALVES, 2002; VILAS BOAS, 1999).

Arquitetura e Urbanismo 5Perodo M02 Patrcia Vinhote Fontenelle

Prof.: Jos Carlos

Potrebbero piacerti anche