Sei sulla pagina 1di 36

ALGUNS TERMOS E CONCEITOS PRESENTES NO DEBATE SOBRE RELAES RACIAIS NO BRASIL: UMA BREVE DISCUSSO.

NIlma Lino Gomes

Este texto objetiva discutir os termos e conceitos-chaves mais utilizados quando nos referimos aos negros e negras brasileiras e no sua definio, haja vista que, a utilizao destes conceitos, causa muitas vezes discordncia entre autores, intelectuais e militantes de movimentos raciais.

Neste sentido, destaca-se a importncia dos movimentos sociais, em particular do Movimento Negro, que redefinem e redimensionam a questo racial e social no Brasil. Neste estudo, so denominadas negras as pessoas consideradas pretas ou pardas, pois, de acordo com Santos ( 2002) o racismo no Brasil no faz distino significativa entre pretos e pardos, como se imagina o senso comum.

IDENTIDADE

A identidade no algo inato. Ela se refere um modo de ser no mundo e com os outros. importante na criao de redes de relaes e referencias culturais dos grupos sociais. Indica traos de cultura que se expressam atravs de prticas lingsticas, festivas, rituais, comportamentos alimentares e tradies populares. No envolve apenas cultura, mas tambm nveis scio-poltico e histrico de cada sociedade.

A nfase na identidade resulta na nfase da diferena, pois o mundo e a cultura so traduzidos atravs do outro. Nenhuma identidade construda a partir do isolamento, mas negociada a vida toda por meio do dilogo com os outros. A identidade pessoal e a identidade socialmente construda depende das relaes dialgicas estabelecidas com os outros. Nesse movimento tambm passa a construo da identidade negra.

IDENTIDADE NEGRA

Reconhecer-se em uma identidade supe estabelecer um sentido de pertencimento a um grupo social de referencia e nesse processo nada simples ou estvel. Somos sujeitos de identidades transitrias, e como em outros processos identitrios, a identidade negra se constri gradativamente num movimento que envolve mltiplas variveis. Geralmente este processo se inicia na famlia e vai se modificando a partir de outras relaes que o sujeito estabelece.

Construir uma identidade negra positiva em uma sociedade que, historicamente ensina aos negros, desde muito cedo, que para ser aceito preciso negar-se a si mesmo, um desafio enfrentado pelos negros e negras brasileiros (as). Ser que a escola est atenta essa questo?

RAA

A utilizao do termo Raa entendida dependendo da maneira que os sujeitos a compreendem, causando diversas reaes. A grande utilizao deste termo para designar o negro no Brasil, reflexo da discriminao contra os negros em nossa sociedade.

Mas preciso ficar atento s diversas formas que o termo raa pode ser usado. O termo pode ser usado para designar as caractersticas fsicas das pessoas negras e aprende-se na famlia, na escola, no crculo de amizades a inferiorizar estas caractersticas.

De acordo com Gomes, as polticas pblicas brasileiras ps abolio desconsideraram as desigualdades e esta suposta neutralidade contribuiu para aumentar ainda mais essas desigualdades e o racismo. Em nossa sociedade o racismo se afirma atravs da negao.

De acordo com pesquisas da iniciativa Dilogos contra o racismo, 87% da populao reconhece que h racismo no Brasil, mas 96% afirmam que no so. Existe racismo sem racista? Dessa forma, o termo raa utilizado pelo Movimento Negro no no sentido biolgico, mas em um sentido poltico construdo a partir do tipo de racismo que existe no Brasil.

Segundo Bentes (1993), complexa a relao entre raa, racismo, preconceito e discriminao racial no Brasil. Para ela, no caso brasileiro, o preconceito est fundamentalmente nos caracteres fsicos. A discriminao cultural vem de reboque do fsico: tudo o que vem de preto ou de negro, inferior ou malfico.

Compreendemos que as raas so construes sociais, polticas e culturais produzidas nas relaes sociais e de poder ao longo do processo histrico. Aprendemos a ver negros e brancos de forma diferente e a hierarquizar as classificaes sociais, raciais, de gnero, entre outras.

preciso ensinar para as novas geraes que algumas diferenas na cultura e nas relaes de poder forma recebendo uma interpretao social e poltica que as enxerga como inferioridade. A conseqncia disso a hierarquizao e naturalizao das diferenas. Para lutar contra o racismo, temos que reeducar a ns mesmos.

ETNIA

Muitos profissionais preferem utilizar o termo etnia e no raa para se referirem aos negros e negras. Esses profissionais entendem que o termo raa fica preso ao determinismo biolgico ( caso da Alemanha).

Dessa forma, etnia um termo utilizado para se referir ao pertencimento ancestral e tnico/racial dos negros e outros grupos em nossa sociedade. Desde crianas aprendemos a olhar a diversidade humana a partir das caractersticas fsicas, formas lingsticas, etc, mas tambm aprendemos a ver essas diversidades de forma hierarquizadas, dando juzo de valor.

RACISMO

De acordo com Medeiros e dAdesky, o racismo um comportamento social que se manifesta de varias formas em diferentes contextos e sociedades. Ele se expressa de duas formas interligadas: a individual e a institucional. Individual: se manifesta por meio de atos discriminatrios cometidos por indivduos contra outros indivduos.

Institucional: prticas discriminatrias sistemticas fomentadas pelo Estado, ou com seu apoio direto ou indireto. O racismo parte do pressuposto da crena que determinado grupo possui defeitos de ordem moral e intelectual que lhe so prprios.

ETNOCENTRISMO

O etnocentrismo acredita que seus valores e sua cultura so os melhores, os mais corretos, porm ele no alimenta necessariamente o desejo de aniquilar e destruir o outro. Ele quer evitar ou at mesmo transformar ou converter o outro.

PRECONCEITO RACIAL.

Trata-se do conceito ou opinio formados antecipadamente, sem a maior ponderao ou conhecimento dos fatos. marcado pela inflexibilidade e inclui a concepo que o indivduo tem de si mesmo e do outro. Dificilmente uma pessoa se assume como preconceituosa. O preconceito como atitude aprendido socialmente. Nenhuma criana nasce preconceituosa, mas pode aprender a s-lo.

DISCRIMINAO RACIAL

Enquanto o racismo e o preconceito encontramse no mbito das doutrinas, dos julgamentos, das concepes de mundo e das crenas, a discriminao a adoo de prticas que os efetivam. A discriminao racial entendida no Brasil como fruto do preconceito, no entanto Teixeira ( 1992) abre uma outra perspectiva na viso da discriminao racial. Ela fruto do mito da democracia racial.

A discriminao tambm pode ser considerada provocada por interesse, a qual tem a noo de privilgios de determinados grupos sobre o outro, independente do fato de ser intencional ou apoiada em preconceito. De acordo com Jaccoud e Begin ( 2002), existentes diferentes tipos de discriminao racial. A mais freqente a que indica a discriminao direta e a indireta.

A discriminao direta a derivada de atos concretos de excluso pela cor. A indireta a mais perversa, e expressa nas prticas administrativas, empresariais ou nas polticas pblicas aparentemente neutras. Ela identificada utilizando-se indicadores socioeconmicos que so desfavorveis para determinados subgrupos.

DEMOCRACIA RACIAL

A sociedade brasileira construiu historicamente um discurso que narra a existncia de uma harmonia racial entre brancos e negros. Tal discurso desvia o olhar da populao e do Estado das atrocidades cometidas contra esse grupo, impedindo-os de agirem eficazmente na superao do racismo.

O mito da democracia racial, entendendo mito na perspectiva de Souza( 1983), pode ser entendido como uma corrente ideolgica que pretende negar a desigualdade entre brancos e negros no Brasil. Esse discurso elege alguns negros bemsucedidos para reforar sua lgica perversa.

Por meio de seu livro Casa Grande e Senzala, Gilberto Freyre nos anos 30, apontava que em nossa sociedade a convivncia entre brancos, negros e ndios acontecia de forma amistosa. Este livro foi amplamente divulgado, inclusive internacionalmente e contribuiu para as elites do poder firmar sua viso da democracia racial.

Freyre via a profunda miscigenao no Brasil como motivo de orgulho do carter nacional, no considerando a violncia sexual dos homens brancos em relao s mulheres negras e indgenas. Este livro apresenta a humanidade e a as relaes sociais e raciais sob a tica do senhor patriarcal. Esta interpretao ainda forte na sociedade brasileira, na esfera poltica, na escola e em outros espaos.

Esta imagem de paraso racial no Brasil foi forjada historicamente e reforada das mais variadas formas, tornou-se muito aceita entre a populao brasileira. Atravs de mecanismos ideolgicos ele introjeta entre brancos, negros, ndios e outros grupos tnico-raciais brasileiros.

A escola deve assumir seu papel neste debate no se silenciando diante dos preconceitos e discriminaes raciais, construindo prticas pedaggicas que promovam a igualdade racial no cotidiano da sala de aula.

Potrebbero piacerti anche