Sei sulla pagina 1di 14

Profecia

1 Co 14.1-33

Dom de

O que um profeta
Profeta aquele que fala em nome Eis que lhes suscitarei profeta do de outro; que entrega um uma meio de seus irmos, como tu, e mensagem alheia.

porei as minhas palavras na sua Exemplo: profeta Deus. boca, e eleMoiss, lhes falar tudo de o que eu Aro, profeta de18.18) Moiss (Ex 7.1,2; lhe ordenar. (Dt
Dt 18.18, Hb 1.1,2).

Ento, disse o SENHOR a Moiss: Eis um dom: algo que recebemos sem que te tenho posto por Deus sobre merecimento e que jamais poderia Fara; e Aro, teu irmo, ser o teu ser alcanado pelo esforo humano. profeta.(Ex 7.1)

Como Deus fala conosco


Atravs da Bblia (Sl 19.8-11). Atravs da pregao (Rm 10.14). Atravs das experincias (Sl 119.67,71). Os preceitos do SENHOR so Anjos, retos e Como pois invocaro aquele em Atravs do sobrenatural. Antes de ser afligido, andava alegram o corao; o mandamento quem no creram? E como a crero sonhos, vises, profecias. errado; mas agora guardo tua do SENHOR puro no e alumia os olhos. naquele de quem ouviram? E palavra. Foi-me bom ter sido afligido, Tambm por eles admoestado o teu como ouviro, se no h quem para que aprendesse os teus servo; e em os 10.14) guardar h grande pregue? (Rm estatutos. (Sl 119.67,71) recompensa. (Sl 19.8,11)

Falar em nome de Deus


Os profetas devem ter cuidado em falar somente aquilo que Deus mandou (1 Pe 4.11). Falar o que Deus no mandou Se algum falar, fale segundo as constitui quebra do terceiro palavras deem Deus ... para que em tudo Deus seja por Jesus mandamento (Ex 20.7) No tomars oglorificado nome do SENHOR, Cristo, a quem pertence ao glria e teu Deus, em vo; porque SENHOR poder para todo o sempre.(1 Pe o no ter por inocente o que tomar 4.11) seu nome em vo (Ex 20.7)

Propsito da profecia
Edificao construir, lanar fundamentos, Ora estes foram mais nobres do ou que os recarregar uma bateria (v3-5,12,26; Ef 4.29), Examinais as Escrituras, porque vs de que estavam em Tessalnica, porque Exortao encorajamento, aconselhamento (At cuidais ter nelas a vidaa eterna, e so bom grado receberam palavra, 15.32; Hb 3.13) e elas que de mim testificam. (Jo 5.39) examinando cada dia nas Escrituras se No saia da vossa boca nenhuma Consolao aproximar-se de algum que precisa estas coisas eram assim (Ate17.11) de conforto, de ajuda, de orientao defesa, e palavra torpe, mas s a que for boa amenizar o Judas seu sofrimento. (v3,31; Ts 4.18). Depois e que1tambm para promover aSilas, edificao, para que No para orientao quanto a decises, pois eram profetas, exortaram e d graa aos que a ouvem (Ef 4.29) nossa bssola a Bblia (Jo 5.39; At 17.11). confirmaram os irmos com muitas palavras. (At 15.32) Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. (1 Ts 4.18)

Profecia para nos provar


Quando profeta ou sonhador de Deus tambm pode usar as profecias para sonhos se no meio de ti e te nos provar (Dt 13.1-4). Filho do levantar homem, estes homens der um sinal ou prodgio, e suceder o tal levantaram os seus dolos no seu Josaf e Acabe: Deus usou a profecia para sinal ou prodgio, de que te houver julgar o rei mpio (2 Cr 18). corao e o tropeo da sua maldade falado, dizendo: Vamos aps outros puseram diante da de sua face; devo eu Deus no nos inocenta escolhas erradas, deuses, que no conheceste, e sirvamoinfluenciadas por profecia (1 Rs 13). de alguma maneira ser interrogado los, no ouvirs as palavras daquele Quando os homens buscam uma profecia por eles? (Ez 14.3) profeta ou sonhador de sonhos, Vindo, pois, ao rei, o rei lhe disse: somente para confirmar ou aprovar seus porquanto o SENHOR, Deus, vos intentos, dolos do vosso corao (Ez 14.3), Micaas,seus iremos a Ramote-Gileade Deus falaria com eles? prova, para se amais o SENHOR, guerra ou saber deix-lo-ei? E ele disse: vosso com todo e o sero vosso dados corao Subi Deus, e prosperareis; e nas comvossas toda a mos vossa alma. (Dt 13.1-3) (2 Cr 18.14)

Devemos provar a profecia


A Palavra de Deus nos manda julgar a profecia, se vem de Deus, se est de acordo com a Bblia. (v29; 1 Ts 5.20,21; 1 Jo 4.1) No desprezeis as profecias; Examinai tudo. Retende o bem AMADOS, no creiais a todo o (1 Ts 5.20,21) esprito, mas provai se os espritos so de Deus; (1 Jo 4.1)

Provas da profecia
A profecia deve se cumprir (Dt 18.21,22). A profecia deve estar de acordo com a Bblia conheceremos a palavra que o (Ap 22.18,19)

E se disseres no teu corao: Como

SENHOR no falou? Quando o tal (Cl A mensagem de Deus gera paz no corao o testemunho de Jesus o esprito 3.15). profeta falar em nome do SENHOR, e

de profecia. Porque eu testifico a tal palavra se no cumprir, nem O testemunho de experientes servos de Deus todo aquele que ouvir as palavras da til para ajudar-nos a discernir. suceder assim, esta palavra que o E a paz de Deus, para a qual profecia deste livro que, soberba se algum Como me sinto aps a profecia? Orgulhosoa ou SENHOR no falou; com tambm fostes chamados em um lhes acrescentar alguma coisa, Deus humilde? Como me sinto em relao a Deus, o falou o tal profeta; no tenhas temor corpo, domine em vossos coraes; e pecado, os irmos, a Bblia? far vir sobre ele as pragas que dele (Dt 18.21,22)(Cl 3.15) sede agradecidos esto escritas neste livro; (Ap 19.10; 22.18)

Como Deus fala ao profeta


Voz audvel (At 9.1-9; 22.17; Jo 12.27-33) Voz interna (Ez 14.1-3). O profeta estava sentado com os ancios e Deus lhe falou e s ele ouviu. Frases ou palavras (Dn 5.25) Impresso no esprito (Influncia do Esprito sobre nossos sentimentos, sentidos e mente) Neemias (Ne 7.5), Silas (At 15.32, 34, 40).

Cuidados para o profeta


A profecia deve ser para glria de Deus e no para mostrar a espiritualidade do profeta. Profecia sem amor no revela a perfeita vontade de Deus (1 Co 13.2).

Cuidados para o profeta


Deve ser fiel revelao recebida de Deus. No fazer interpretao por conta prpria, sem receb-la de Deus. Revelao: o que Deus diz (por meio da Bblia ou profecia). Interpretao: o que eu digo que Deus diz. Aplicao: o que eu digo que algum deve fazer sobre aquilo que Deus diz. A Bblia sempre verdadeira, mas minhas interpretaes, ainda que bem intencionadas, podem errar.

Cuidados para o que recebe


No julgar o envelope, mas a mensagem. Profetas tambm tem problemas: Elias queria morrer (1 Rs 19.4), Isaas caminhou trs anos nu e descalo (Is 20.3), Balao conversou com a jumenta (Dt 23.4), Osias casou-se com uma prostituta (Os 1.2), Abrao mentiu para escapar de problemas (Gn 20.1-7).

Cuidados para o que recebe


Avaliar a profecia segundo a Bblia e no segundo sentimentos ou experincias. No perseguir a profecia ir atrs de profeta (Davi x Saul). Se Deus quer falar com voc, Ele sabe onde voc est. Apenas busque a Deus e a Sua Palavra.

Concluso
A profecia algo muito srio e deve ser entregue com temor e cuidado. Devemos julgar a profecia e receb-la com sabedoria e discernimento.

Solo Dio Gloria!

Potrebbero piacerti anche