Sei sulla pagina 1di 38

Prof.

Rodrigo Medina

Quadrceps Sartrio Tensor Grcil Bceps

da Fascia Lata

Femoral Semitendnio Semimembranceo

EXAME EXAME

SUBJETIVO OBJETIVO

INSPEO:
Vista Anterior, em p: Identificao de joelho valgo e de joelho varo; Anormalidades patelares, como patela alta, patela baixa e patelas medializadas;
Vista Lateral, em p: Permite avaliar os joelhos hiperestendidos e as anormalidades patelares. Vista Posterior, em p Visualizao das anormalidades em valgo e em varo e permite a observao direta da rea popltea.

Movimentos Movimentos

ativos Passivos

Teste

de Fora Muscular

Serve

para avaliar a integridade dos ligamentos cruzados. Mantm-se o joelho fletido em 20. Uma das mos segura firmemente o fmur e, a outra, a tbia, tentando-se pux-la para frente e empurr-la para trs. O teste positivo quando h excurso anmala da tbia em relao ao fmur.

indivduo mantido deitado, examinando-se, primeiro, o lado normal. Coloca-se o joelho fletido em 90 graus e o p do paciente apoiado sobre a mesa de exame. O examinador senta levemente sobre o antep do paciente e segura firmemente a extremidade proximal da tbia com as duas mos, puxando-a para frente e empurrando-a para trs.

Segura-se

o membro inferior e aplica-se um esforo em valgo apoiando-se uma mo na face lateral do joelho e, a outra, na face interna da perna, prximo do tornozelo. Testa-se, primeiramente, com o joelho estendido e, depois, com flexo de 20 graus.

realizado da mesma forma que o anterior, com a diferena de que o esforo aplicado em varo, apoiando uma mo na face interna do joelho e, com a outra, forando a perna para dentro.

Teste

de compresso de Apley: detecta leses meniscais. O paciente deita-se em DV com os joelhos fletidos a 90. O examinador aplica uma fora compressora na planta do p e faz uma rotao interna e externamente. O teste positivo se o paciente relata dor em qualquer lado do joelho, sendo indicador de leso meniscal no respectivo lado.

Teste

de McMurray: identifica leses meniscais. Com o paciente em DD, o examinador segura o p com uma mo a palpa a linha articular com a outra. O joelho fletido completamente e a tbia movimentada para frente e para trs e ento mantida alternadamente em rotao interna e externa enquanto o joelho estendido. Um clique ou crepitao pode ser sentido na linha articular no caso de leso meniscal posterior, quando o joelho estendido.

Identifica

deslocamento da patela. O paciente deita-se em DD com o joelho em 30 de flexo. O examinador cuidadosa e lentamente desloca a patela lateralmente. Se o paciente parece apreensivo e tenta contrair o quadrceps para trazer a patela de volta posio neutra, o teste positivo.

Prof. Rodrigo Medina

Avaliao Avaliao

Subjetiva Objetiva

Avaliao

Subjetiva

Histrico do Paciente; Mecanismo da leso com deformidade transitria ou fixa do p ou tornozelo? O paciente foi capaz de continuar a atividade aps a leso? Houve aumento do volume ou equimose? Os sintomas esto melhorando, piorando ou permanecendo sem alterao? Quais so os locais e os limites da dor? Qual a atividade usual ou lazer do paciente? Alguma atividade faz diferena? Onde a dor? Que tipos de sapatos o paciente usa? Que tipo de salto os sapatos tm?

INSPEO:

Deve incluir a investigao minuciosa de vesculas, descoloraes, escaras, trofismo de pele, edemas, traumas, problemas cardacos, linfticos, etc. Compara-se cada rea bilateralmente, observando-se o trofismo muscular e o contorno da anatomia local; Inspecione a aparncia externa do sapato e do p. Avaliar o contorno e a forma geral do p; Verificar alterao vasomotora, incluindo perda de plos no p, alteraes nas unhas do p.

INSPEO:

PALPAO:

Diferena de tenso e textura dos tecidos; Diferena na espessura dos tecidos, intracapsular ou extracapsular; Observar textura da pele e das unhas; Anormalidades ou deformidades; Dor palpao; Variaes de temperatura; Pulsos, tremores, fasciculaes; Ressecamento ou umidade excessiva; Sensibilidade anormal.

edemas

PALPAO:

O exame manual palpatrio e de mobilizao tissular permite apreciar a consistncia, a mobilidade e a passividade msculo-tendnea. A palpao associada mobilizao fornece dados que complementam a palpao exclusiva. a) Ligamento Deltide; b) Tendo do Tibial Posterior; c) Artria Tibial Posterior; d) Tendo do Tibial Anterior; e)Ligamento Talofibular Anterior/ Ligamento Calcaneofibular / Ligamento Talofibular Posterior.

Movimento Movimento Movimento

Ativo Passivo Resistido

Potrebbero piacerti anche