Sei sulla pagina 1di 11

ENGENHARIA AMBIENTAL

Termodinmica Ambiental

Resoluo 273/81, dispe sobre verificao do rendimento escolar e d outras providncias Art 10 Impedido de participar de qualquer verificao, por motivo de fora maior devidamente comprovado, pode o aluno requerer, ao Chefe do Departamento competente , outra verificao, desde que o requerimento d entrada no Departamento no prazo de trs dias teis, contando este prazo da verificao a que no tenha comparecido. 1o O chefe do Departamento, ouvido o professor da disciplina, tem prazo de 03 (trs) dias teis para deferir ou no o pedido do aluno, contado esse prazo da entrada do requerimento no Departamento. 2o Ao alunpo que no participar de verificao, no tendo requerido nova verificao, atribudo nota 0(zero).

Resoluo 004/88, modifica o art 6o da Resoluo 273/81, que diz:


Art. 1o reprovado, na disciplina, o aluno que deixar de comparecer a mais de 25%(vinte e cinco por cento), do total de aulas ministradas durante o perodo letivo, vedado o abono de faltas e obedecidos os casos previstos em lei. Resoluo 164/90 , d nova redao ao art. 14 da Resoluo 273/81. Art. 14 Ao aluno permitido pedir reviso dos resultados de qualquer verificao de aprendizado. Foram alterados os pargrafos 1o, 2o e 3o da Res. 273. Os demais permanecem em vigor.

1)

Introduo

Todo e qualquer fenmeno natural necessita de energia para ocorrer vida matria e energia fundamentais no tratamento da maioria das questes ambientais. Matria algo que ocupa um lugar no espao. Energia capacidade de realizar trabalho. Em qualquer sistema natural matria e energia so conservadas e as duas leis da fsica explicam esse comportamento.

2) Lei

da conservao da massa

No existe processo 100% eficiente. Em qualquer sistema, fsico ou qumico, nunca se cria nem se elimina matria; apenas possvel transform-la de uma forma em outra no se pode criar algo de nada nem transformar algo em nada tudo que existe provm de matria preexistente em outra forma, assim como o que se consome perde a forma original passando a adotar outra.

Lei da Conservao da Massa poluio ambiental (


gua, solo e ar). No consumo da matria at a sua aniquilao gerao de resduos indesejveis em todas as atividades dos seres vivos indesejveis para quem os eliminou reincorporado ao meio para ser reutilizado reciclagem ciclos biogeoqumicos. Desequilbrio: gerao de resduos maior do que a capacidade de reciclagem do meio desastres ambientais como eutrofizao de lagos, contaminao do solo,etc. A Revoluo Industrial do sculo XIX novos padres de gerao de resduos materiais sintticos no biodegradveis maior que a capacidade de absoro da natureza.

3) Primeira lei da termodinmica A energia pode se transformar de uma forma em outra, mas no pode ser criada nem destruda. As diversas formas de energia podem ser enquadradas genericamente em cintica e potencial.

Energia cintica energia que a matria adquire em decorrncia de sua movimentao e em funo de sua massa e velocidade. em razo de sua posio ou composioenergia armazenada nos combustveis fsseis, alimentos,etc.

Energia potencial energia armazenada na matria

Importncia da 1a Lei da Termodinmica


Maneira como os seres vivos obtm sua energia para viver diversas transformaes energia luminosa , incidente na superfcie da terra , absorvida pelos vegetais fotossintetizantes energia potencial nas ligaes qumicas de molculas orgnicas complexas.
Respirao as molculas so quebradas em molculas menores libera energia que utilizada nas funes vitais dos seres vivos.

4) Segunda Lei da Termodinmica Todo processo de transformao de energia d-se a


partir de uma maneira nobre para uma menos nobre, ou de menor qualidade. Quanto maior quantidade de trabalho se realiza com a mesma quantidade de energia mais nobre esse tipo de energia. Embora a quantidade de energia seja preservada ( 1 Lei da Termodinmica) a qualidade ( nobreza) sempre degradada. Toda transformao de energia envolve sempre rendimento inferior a 100% parte da energia disponvel se transforma, forma mais dispersa,em geral na forma de calor transferido para o meio ambiente.

Consequncias da 2 Lei da Termodinmica


1) Todo corpo com forma ordenada necessita de energia de alta qualidade para manter sua entropia baixa. Como a tendncia o aumento da disperso da energia na forma de calor necessrio o fornecimento contnuo de energia. 2) Conseqncia ambiental tendncia da globalizao da poluio se medidas no forem tomadas para conter essa evoluo natural de desordem chuvas cidas internacionais dos EUA sobre o Canad,do Reino Unidos sobre a Sucia mais frequentes.

5) Concluso As Leis Termodinmicas

fundamentais para entender os

problemas ambientais. A Lei de Conservao da Massa nunca estaremos livres de algum tipo de poluio (resduos). Pela 2 Lei da Termodinmica : impossvel obter energia de melhor qualidade do que aquela disponvel inicialmente no existe reciclagem completa de energia. Aumento da entropia, o que implica maior desordem nos sistemas locais, regionais e globais.

Explorao de recursos naturais de maneira inadequada = mais poluentes e energia de baixa qualidade, resultando em excessivos problemas para a Terra.

Potrebbero piacerti anche