Sei sulla pagina 1di 19

A Histria do Futebol

Uma viagem no tempo

O incio do futebol
Existem muitas histria e estrias sobre a origem do futebol. Mas a verdade que o futebol no incio assustava. Isso principalmente entre os sculos VIII e XIX, quando se jogava o massfootball (futebol das massas), em que a violncia imperava e o nmero de atletas era indefinido. Foram registrados jogos entre vilas e cidades inteiras durante a Idade Mdia. Houve at uma partida com mil jogadores, disputado entre dois vilarejos prximos a Chester, na Inglaterra.

O Tsu-Chu
Durante a dinastia do imperador Huangti, era costume chutar os crnios dos inimigos derrotados. Crnios, que mais tarde viriam a ser substitudos por bolas de couro, tinham que ser chutados pelos soldados chineses por entre duas estacas cravadas no cho, no primeiro indcio de traves. O esporte era chamado de tsuchu, que em chins, significa uma "bola recheada feita de couro". O esporte foi criado para fins de treinamento militares, por Yang-Ts, integrante da guarda do Imperador, na dinastia Xia, em 2197 a.C.

O Kemari
Significando pontapear a bola (ke = chutar, mari = bola) uma variao do tsuchu com origem no Japo. Ao contrrio do desporto chins, as mulheres no podiam participar dokemari. E difundido pelos imperadores Engi e Tenrei, e era proibido qualquer contacto corporal. O campo (kakari) era quadrado e cada lado havia uma rvore: cerejeira (sakura), salgueiro (yana-gi), bordo (kaede) e pinheiro (matsu). Os jogadores (mariashi, de mari = bola e ashi = p) eram oito. Esse jogo era mais um ritual religioso do que propriamente um esporte, antes de se iniciar era realizada uma celebrao para abenoar a "bola" que simbolizava o Sol e era criada artesanalmente com bambu.

O Epyskiros
A primeira referncia ao epyskiros vem do livro Sphairomachia, de Homero, um livro grego s sobre esportes com bolas. Nele citado o epyskiros, um esporte disputado com os ps, num campo retangular, por duas equipes de nove jogadores. O nmero desses, porm, podia mudar de acordo com as dimenses do campo. Podia-se ter at 15 jogadores de cada lado, como acontecia no sculo I a.C. em Esperta. A bola era feita de bexiga de boi e recheada com ar e areia, que deveria ser arremessada para as metas, no fundo de cada lado do campo.

Pok ta Pok
Os sacrifcios Maias - Entre os anos de 900 e 200 a.C., na Pennsula de Iucat, atual Mxico, os maias praticavam um jogo (pok ta pok) com os ps e as mos. O objetivo do jogo era arremessar a bola num furo circular no meio de seis placas quadradas de pedras. Na linha de fundo havia dois templos, onde o atirador-mestre (o equivalente ao capito da equipe) do grupo perdedor era sacrificado.

O Harpastum
Descendente do epyskiros, o harpastum foi um esporte praticado por volta de 200 a.C. no Imprio Romano. O harpastum era disputado num campo retangular, divido por uma linha e com duas linhas como meta. A bola, feita de bexiga de boi, era chamada de follis. O harpastum era um exerccio militar, o que fazia uma partida poder durar horas. Com as conquistas romanas, ele foi difundido por outras regies da Europa, da sia Menor e do Norte da frica.

O Soule
Durante a Idade Mdia, na regio onde atualmente fica a Frana, foi criado o soule, uma verso do harpastum, introduzido pelos romanos entre os anos de 58 e 51 a.C.. As regras do soule variavam de regio regio. Seu nome tambm, onde era chamado de choule na Picardia. O soule foi um esporte da realeza, praticado pela aristocracia. O rei Henrique II da Frana, proibiu o jogo, pois o mesmo era violentssimo e barulhento. Sendo assim, criou a lei que decretava a proibio desse esporte, e aqueles que o praticassem poderiam ir at para a priso.

O Calcio Fiorentino
No por acaso que os italianos chamam hoje o futebol de calcio. O desporto foi criado em Florena, e por isso, chamado de calcio fiorentino. As regras s foram estabelecidas em 1580, por Giovanni di Bardi. O jogo passou a ser arbitrado por dez juzes, e a bola podia ser impulsionada com os ps ou as mos, e precisava ser introduzida numa barraca armada no fundo de cada campo. No havia limite de jogadores (levando-se em conta o tamanho do campo, claro), por isso a necessidade de tantos juzes. O desporto se espalhou rapidamente por todo pas, e hoje uma festa anual em vrias cidades da Itlia.

Futebol
Atualmente, o formato do jogo consiste em duas equipas de 11 elementos cujo objetivo passa por deslocar uma bola atravs do campo at conseguir colocla dentro da baliza do adversrio - tudo isto, sem utilizar as mos. Ganha a equipa que conseguir fazer mais golos. Este o jogo moderno, criado em Inglaterra, cujas regras de 1863 so a base do jogo como o conhecemos.

FIM!

Potrebbero piacerti anche