Sei sulla pagina 1di 32

CONSTRUINDO O PROJETO POLTICO PEDAGGICO

Desde a promulgao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), em 1996, toda escola precisa ter um projeto poltico pedaggico (o PPP, ou simplesmente projeto pedaggico). Esse documento deve explicitar as caractersticas que gestores, professores, funcionrios, pais e alunos pretendem construir na unidade e qual formao querem para quem ali estuda.

Na atual LDB, o PPP est assegurado no ttulo IV, nos seguintes artigos: Art. 12: Os estabelecimentos de

ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino tero a incumbncia de: I- elaborar e executar sua proposta pedaggica; (...) VII- informar os pais e responsveis sobre a frequncia e rendimento dos alunos, bem como sobre as execues de sua proposta pedaggica.

Art. 13: Os docentes incumbir-se-o de:


I- participar da elaborao da proposta pedaggica do estabelecimento de ensino; II- elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedaggica do estabelecimento de ensino.

Art. 14: Os sistemas de ensino definiro as normas e a gesto democrtica do ensino pblico na educao bsica, de acordo com suas peculiaridades e conforme os seguintes princpios: I- participao dos profissionais da educao na elaborao do projeto pedaggico da escola.

Se voc prestar ateno, as prprias palavras que compem o nome do documento dizem muito sobre ele: - projeto porque rene propostas de ao concreta a executar durante determinado perodo de tempo. - poltico por considerar a escola como um espao de formao de cidados conscientes, responsveis e crticos, que atuaro individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. - pedaggico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessrios ao processo

Princpios do PPP

Participao, gesto democrtica, autonomia e trabalho coletivo. Estes princpios proporcionam ambientes favorveis s discusses e debates, de onde se possam extrair fundamentaes que impulsionem o desejo de uma escola diferente, planejada, e que tenha por base um Projeto PolticoPedaggico.

Gesto Democrtica

Os princpios que norteiam a Gesto Democrtica so: Descentralizao: A administrao, as decises e as aes devem ser elaboradas e executadas de forma no hierarquizada. Participao: Todos os envolvidos no cotidiano escolar devem participar da gesto: professores, estudantes, funcionrios, pais ou responsveis, pessoas que participam de projetos na escola, e toda a comunidade ao redor da escola.

Transparncia: Qualquer deciso e ao tomada ou implantada na escola tem que ser de conhecimento de todos.
A ideia da gesto democrtica do ensino considerada uma inovao da Constituio Brasileira de 1988, que a incorporou como um princpio do ensino pblico na forma da lei.

Dessa forma, a Lei de Diretrizes e Bases da educao Nacional (LDB), de 1996, referenda tal princpio, explicitando que a gesto democrtica feita na forma desta Lei e da legislao dos sistemas de ensino.

Como elaborar o projeto poltico pedaggico?

O Projeto Pedaggico um planejamento de trabalho participativo. Deve atender as necessidades de aprendizagens locais, estimulando a criticidade e a criatividade. A concepo de um projeto pedaggico deve apresentar as seguintes caractersticas: a) ser construdo em processo participativo de decises;

b) preocupar-se em instaurar uma forma de organizao de trabalho pedaggico que atue em conflitos e contradies;

c) explicitar princpios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estmulo participao de todos no projeto comum e coletivo; d) conter opes explcitas para superar problemas decorrentes do trabalho educativo, considerando a realidade da comunidade a qual atende; e) explicitar o compromisso com a formao do cidado.

A execuo de um projeto pedaggico de qualidade deve:

Nascer da prpria realidade, tendo como suporte a explicitao das causas dos problemas e das situaes nas quais tais problemas aparecem. Ser exequvel e prever as condies necessrias ao desenvolvimento e avaliao. Ser uma ao articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola. Ser construdo continuamente, pois como produto, tambm processo. Revelar a coerncia e a integrao dos nveis de ensino tendo por base orientaes, normas nacionais e institucionais.

ESTRUTURA DO PPP

Aqui trataremos da ESTRUTURA do Projeto Poltico Pedaggico da Escola. Sero apresentados cada componente que integra o documento do PPP, quais sejam: os marcos de referncia, o diagnstico e a programao, com detalhamento dos aspectos que os compem. Vale ressaltar que a elaborao dos marcos de referncia, que correspondem finalidade da instituio escolar, de fundamental importncia para a realizao do diagnstico, ou seja a representao da realidade da escola, e este orientar a construo do Plano de Ao com vistas construo da escola dos nossos sonhos.

Os especialistas afirmam que, na elaborao do PPP, preciso contemplar os seguintes tpicos:

- Misso Clientela Dados sobre a aprendizagem Relao com as famlias - Recursos - Diretrizes pedaggicas - Plano de ao

MARCO REFERENCIAL

O Marco Referencial expressa a posio da instituio que planeja em relao sua identidade, viso de mundo, utopia, valores, objetivos, compromissos. Indica o 'rumo', o horizonte, a direo que a instituio escolheu, fundamentado em elementos tericos da filosofia, das cincias, apoia-se em crenas, na cultura da coletividade envolvida. Implica, portanto, opo e fundamentao.

Definio da misso (ou marco referencial)

Conjunto dos valores nos quais a comunidade escolar acredita e das aspiraes que tem em relao aprendizagem dos alunos. Precisa responder a perguntas como: Para ns, o que Educao? e Que aluno queremos formar? Tambm pode ser chamado de marco referencial

A funo maior do Marco Referencial a de tensionar a realidade no sentido da sua superao/transformao e, em termos metodolgicos, fornecer parmetros, critrios para a realizao do Diagnstico. Est organizado da seguinte forma: O Marco Situacional (onde estamos, como vemos a realidade) O Marco Doutrinal ou Filosfico (para onde queremos ir) O Marco Operativo (que horizonte queremos para nossa ao)

Descrio da clientela

Breve histrico da comunidade e da fundao da escola e um levantamento detalhado sobre as condies social, econmica e cultural das famlias.

Levantamento dos dados sobre aprendizagem

Informaes quantitativas sobre matrculas, aprovao, reprovao, evaso, distoro idade/srie, transferncias e resultados de avaliaes.

Estudo do relacionamento com as famlias

A definio da maneira como os pais podem contribuir com os projetos da instituio e participar das tomadas de decises.

Pesquisa sobre os recursos

Descrio da estrutura fsica da escola (prdios, salas, equipamentos, mobilirios e espaos livres), dos recursos humanos (composio da equipe, qualificao e horas de trabalho) e financeiros (Programa Dinheiro Direto na Escola, via Secretaria de Educao etc.) e dos materiais pedaggicos.

Estabelecimento pedaggicas

de

diretrizes

Formam o currculo da escola e descrevem os contedos e os objetivos de ensino, as metas de aprendizagem e a forma de avaliao, por srie ou ciclo e por disciplina.

Elaborao do plano de ao

Lista completa com todas as aes e os projetos institucionais da escola para o ano letivo.

Comunicao comunidade escolar

O documento final, com trechos de todas as etapas anteriores, deve ser enviado e submetido ao conselho escolar, para que os representantes de todos os segmentos possam sugerir possveis alteraes. Em seguida, o PPP deve ser divulgado a todos uma cpia fica acessvel na secretaria da escola, tanto para consulta como para atualizaes ao longo do ano, e uma cpia entregue Secretaria de Educao.

Avaliao
O projeto deve ser objeto de avaliao contnua para permitir o atendimento de situaes imprevistas, correo de desvios e ajustes das atividades propostas. Podem ser previstos momentos de avaliao(semestral, anual, bianual), com participao de toda a comunidade escolar.

Elementos facilitadores de xito do PPP

Uma comunicao eficiente. Um projeto deve ser factvel e seu enunciado facilmente compreendido. Adeso voluntria e consciente ao projeto. Todos precisam estar envolvidos. A co-responsabilidade um fator decisivo no xito de um projeto; Bom suporte institucional e financeiro, que significa: vontade poltica, pleno conhecimento de todos - principalmente dos dirigentes - e recursos financeiros claramente definidos. Controle, acompanhamento e avaliao do projeto. Um projeto que no pressupe constante avaliao no consegue saber se seus objetivos

Uma atmosfera, um ambiente favorvel. No desprezvel um certo componente mgico-simblico para o xito de um projeto, uma certa mstica (ou ideologia) que cimenta a todos os que se envolvem no design de um projeto; Credibilidade. As ideias podem ser boas, mas, se os que as defendem no tem prestgio, comprovada competncia e legitimidade, pode obstaculizar o projeto. Um bom referencial terico que facilite encontrar os principais conceitos e a estrutura do projeto. Um projeto poltico-pedaggico da escola deve constituir-se num verdadeiro processo de conscientizao e de formao cvica; deve constituirse num processo de repercusso da importncia e da necessidade do planejamento na educao,

Palavras finais...

evidente que o PPP possui a funo de romper o isolamento dos diferentes segmentos da escola, buscando pela participao coletiva e efetiva de alunos, pais, funcionrios e comunidade, no s na sua elaborao, mas, constantemente, na observao crtica do cotidiano escolar. Nesse sentido, possibilita resgatar a escola como espao democrtico, comunitrio e pblico, onde todos tenham voz e vez.

Por meio da reflexo feita, percebemos que a construo do Projeto Poltico-Pedaggico no uma ao simples. Implica diversos enfrentamentos pessoais e coletivos, sendo fundamental para o sucesso do processo uma equipe articuladora forte e embasada teoricamente, mas que no se considere detentora/dona do saber. Percebemos, ainda, que uma construo necessria e possvel, devendo ser pautada em dois princpios: o da necessidade e o da possibilidade.

Potrebbero piacerti anche