Sei sulla pagina 1di 20

SOCIOLOGIA GERAL

Teorias Conceitos Fundamentais

Em incios do sculo passado, pesquisadores ingleses descobriram, no interior da ndia, crianas que eram criadas em meio a lobos, vivendo como lobos; eram humanas apenas fisicamente: comiam carne crua e putrefata, dormiam de dia e se movimentavam noite, percorriam pequenas distncias apoiadas nos cotovelos e nos joelhos, no falavam... Diante desse quadro, a indagao: o que nos torna humanos??

Sociologia e Cincia
Desenvolvimento do estudo cientfico dos fenmenos sociais: meados do sculo XIX Cincias Sociais: conhecimento da prpria experincia humana, suas formas de agregao, culturas, estruturas produtivas, desenvolvimento social, estruturas sociais, econmicas, organizacionais e as formas administrativas.

Cincias Sociais: conjunto de disciplinas cientficas que se ocupam do homem, no tanto como parte da natureza, mas como um ser que cria a cultura e a sociedade.
Cincias Sociais: Antropologia, Psicologia, Sociologia...

Sociologia
Estuda as formas fundamentais da convivncia humana, tais como contatos sociais, distncia social, isolamento, individualizao, cooperao, competio, controle, diviso do trabalho e integrao social. Formas fundamentais = sociedade!!

Sociologia: uma definio


Cincia que estuda a vida social humana. Estudo do social, ou da sociedade, ou de tudo o que se refira a mais pessoas, no a uma s.
Sociologia = Socius: companheiro = Logos: estudo

Sociologia e Cincia
Objeto: entendimento da vida social humana Mtodos (as regras de investigao): histrico, estudo de campo (ou de caso), experimentao... Tcnicas: (formas de aplicao dos mtodos): pesquisa, entrevista...

Teoria e Cincia
Teoria: conjunto de leis que procuram explicar a realidade, os fatos concretos, singulares. Cincia: conjunto de teorias que tentam explicar a realidade

Augusto Comte (1798-1857)


Acreditava ser possvel a criao de uma sociedade-modelo, tendo
AMOR como princpio ORDEM como base PROGRESSO como fim

Estados do desenvolvimento humano - I


Estado Teolgico FETICHISTA (Culto de objetos materiais, magias, mstico) POLITESTA (Presena de vrios deuses para explicar e justificar as coisas) MONOTESTA (Um nico Deus. Perodo em que se fazem algumas abstraes)

Estados do desenvolvimento humano - II


Estado Metafsico Reunio de todas as foras numa s, chamada natureza. Explicao da realidade por abstraes racionais. Autodestrutvel, levando a sociedade ao terceiro estado, que o positivo.

Estados do desenvolvimento humano III


Estado Positivo CIENTFICO (Conhecimento da realidade e das suas explicaes atravs da observao e da experimentao, buscando leis cientficas que regem a natureza das causas. Matemtica, Astronomia, Fsica, Qumica, Biologia, Sociologia. Igreja Positiva

Karl Marx (1818 1883)


Fundador do Socialismo Cientfico, afirma que o capitalismo d origem s expresses sociais e religiosas. Afirma que a Economia Poltica trata do modo pelo qual os homens procuram os bens dos quais tm necessidade para viver.

Conceitos significativos na Teoria Marxista - I


Sociedade enquanto Modo de Produo: as sociedades se caracterizam pela forma como se organizam para conseguir as coisas que garantam a sobrevivncia de seus membros. A base principal sobre a qual se organiza a produo: a fora de trabalho

Conceitos significativos - II
Modo de Produo
Relaes de Produo Foras de Produo
Trabalho Meios de Produo
Terras Fbricas

Capital

Lucro / Mais-valia

Max Weber (1864 1920)


A Sociologia , para Weber, a cincia que pretende entender, interpretando-a, a ao social, para, dessa maneira, explic-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos, observando suas regularidades que se expressam na forma de usos, costumes ou situaes de interesse.

Conceitos Fundamentais weberianos - I


Ao Social: conduta humana (ato, omisso, permisso) dotada de um significado subjetivo dado por quem o executa, o qual orienta seu prprio comportamento, tendo em vista a ao de outro ou de outros.

Conceitos weberianos - II
Tipos puros de ao social:
Ao racional com relao a fins Ao racional com relao a valores Ao afetiva Ao tradicional

Relao Social: conduta plural reciprocamente orientada, dotada de contedos significativos, que descansam na probabilidade de que se agir socialmente de um certo modo.

Conceitos weberianos - III


BUROCRACIA
Atividades normais exigidas para os propsitos da organizao se encontram distribudas de maneira estvel sob a forma de deveres formais Organizao dos cargos nas empresas obedece princpios hierrquicos com relao ao status e aos papis a serem desempenhados

BUROCRACIA (continuao)
O exerccio dos papis ou das atividades so regulamentadas por um coerente sistema de regras administrativas abstratas Os cargos classificam-se nos subsistemas abertos tecnicamente, tendo o funcionrio protegido o de acordo com a legislao trabalhista em vigor, contra as arbitrariedades

Potrebbero piacerti anche