Sei sulla pagina 1di 65

INSTITUTO DE PS GRADUAO PASSO 1

ROTINAS CLNICAS DA ATENO PSICOSSOCIAL

Prof. Dr. Jos Sebastio de Figueiredo Abril/2013

INSTITUTO DE PS GRADUAO PASSO 1


ESPECIALIZAO EM SADE MENTAL E ATENO PSICOSSOCIAAL

ROTINAS CLNICAS DA ATENO PSICOSSOCIAL

Prof. Dr. Jos Sebastio de Figueiredo Abril/2013

EPGRAFE
EU PREFIRO SER ESTA METAMORFOSE AMBULANTE, DO QUE TER AQUELA VELHA OPINO FORMADA SOBRE TUDO, SOBRE O QUE O AMOR, SOBRE QUE EU NEM SEI QUEM SOU Raul Seixas (cantor e compositor)

EMENTA
RESGATE HISTRICO DA VISO DE HOMEM E DE SOCIEDADE. NOES DE VALOR, TRABALHO E CONSUMO. O SUJEITO CONTEMPORNEO. O CUIDADO DIRECIONADO AO PACIENTE COM TRANSTORNO PSQUICO. ROTINAS ADMINISTRATIVAS.

A DESRAZO
A desrazo entendida como tudo aquilo que uma sociedade enxerga como sendo seu Outro: a estranheza, a ameaa radical de ficar perdido em sua prpria conscincia. Essa dimenso pode ser identificada em diversas pocas.

A DESRAZO

Entretanto, apesar desse lugar de excluso sempre ter existido, nem sempre coube ao louco a tarefa de representar a desrazo. (PELBART, P.P., 1989)

NORMAL VERSUS ANORMAL


Cultura (costumes) Estigma (Cuidado! louco!) Capitalismo (Consumismo) Religio (abnegao de quem cuida, castigo divino, profeta e outros)

BREVE HISTRICO
Pr-histria (ambivalncia entre falar com os deuses e/ou excluso imediata da tribo) Idade clssica (confinamento, portador de castigo

dos deuses ou at mesmo profeta e quem sabe


Imperador ex: Nero) Cdigo de Hamurabi - 1728 a.C. (sexto rei da primeira dinastia babilnica)

BREVE HISTRICO
Cdigo de Hamurabi : exposto no Museu de Louvre Paris, e prope, entre outras coisas:
Se um filho bateu no pai ters a mo cortada;
Se um homem vazou o olho de um patrcio, seu olho ser vazado Se quebrou a perna de um patrcio, sua perna ser quebrada Se um escravo disser ao seu senhor no s meu senhor, ter de prestar contas como escravo e seu senhor lhe arrancar a orelha

(PINSKY, 1997, p. 62-63)

BREVE HISTRICO
NA GRCIA ANTIGA: a experincia da Loucura nem sempre foi considerada algo negativo, muito menos uma doena. Filsofos como Scrates e Plato ressaltaram a existncia de uma forma de loucura tida como Divina (relativo aos vrios deuses da poca).

BREVE HISTRICO

Tais Filsofos utilizavam a palavra manik para designar tanto o divinatrio como o delirante. Era por meio do delrio que alguns privilegiados podiam ter acesso a verdades divinas (SILVEIRA & BRAGA, 2005).

BREVE HISTRICO
Isso no quer dizer que essas pessoas fossem consideradas normais ou iguais, mas que eram portadoras de uma desrazo, a qual, apesar de habitar a vizinhana do homem e do seu discurso, precisava ser mantida numa distncia, separando o sagrado das experincias ditas terrenas

BREVE HISTRICO
NA IDADE MDIA o leproso (mal de Hansen - Hansenase) era confinado para ser controlado. Com o trmino do confinamento dos leprosos h um vazio. Este acontecimento, segundo Foucault (1978) no representa a cura exercida por prticas mdicas, mas, uma ruptura que ocorreu no modo de entender e de se relacionar com a Lepra e com o confinamento.

ADENDO NECESSRIO
A hansenase, comumente chamado de lepra, uma doena infecciosa causada pelo bacilo Microbacterium leprae, que acomete a pele, os nervos perifricos, a mucosa do trato respiratrio, os olhos e outras estruturas. Pode atingir pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Seu perodo de incubao longo e pode durar de trs a cinco anos.

HANSENASE
Esta doena transmitida diretamente de pessoa a pessoa. Entretanto, necessrio um longo perodo de exposio e, apenas uma pequena parcela da populao no Brasil (na atualidade) acometida. A transmisso se d sempre de uma pessoa no tratada para outra por meio das vias respiratrias ou pela pele.

HANSENASE
Atualmente a doena tem cura e pode ser tratada ambulatorialmente. Entre os sinais h manchas caractersticas (hipopigmentadas e avermelhadas) acompanhadas de perda de sensibilidade bem definida. Leso de nervos perifricos demonstrado por perda de sensibilidade e fora dos msculos das mos, dos ps ou da face.

HANSENASE
Gerhard Armauer Hansen (1841-1912), Bacteriologista e dermatologista Noruegus foi o descobridor do Bacilo Microbacterium Leprae. H quatro formas da doena: a) indeterminada, b) Tuberculide, c) dimorfa e d) virchowiana. ATENO: As formas indeterminada e tuberculide no so contagiosas.

BREVE HISTRICO
Na Idade Mdia, sem o conhecimento das formas da doena, a cura tornava-se algo divino, sagrado, milagroso (os poderes obscuros da misria). Vale ressaltar que a HANSENASE considerada uma das doenas mais antigas do mundo, tendo sido encontrado um esqueleto na ndia, datado de 2000 anos a.C. (FONTE: VARELA, D. 2012)

BREVE HISTRICO
Dessa forma, no incio da Idade Mdia o louco era considerado uma personagem sagrada (no sentido de caridade medieval tambm), pois, participava dos obscuros poderes da misria.

BREVE HISTRICO
Ao final das Cruzadas e a ruptura com os focos Orientais (endmicos de uma determinada regio no caso tropical) da infeco, o espao do leproso deveria ser ocupado. Assim, o vazio deixado pelos leprosos (estigmatizados como o mal e castigo divino) substitudo pela viso de isolamento da loucura. Em relao loucura h ento, a partir do sculo XVI, uma ideia complexa que possui significaes Polticas, Sociais, Religiosas e Morais (no sentido tico)

BREVE HISTRICO
POLTICAS: o Estado paulatinamente (principalmente na Frana) vai substituindo a Igreja (veja Renascimento e Iluminismo) e v na Loucura obstculo contra a boa marcha do Estado RELIGIOSAS: cuidar passa de uma tarefa que santifica o cuidador para uma concepo moral que condena o Sujeito louco que est sendo cuidado (coisa do demnio...).

BREVE HISTRICO
SOCIAIS: a misria e a loucura so encaradas somente no horizonte moral (e no religioso e caritativo). O louco antes acolhido, agora excludo do convvio social. MORAIS: (sentido de mos mores tica): a excluso se justifica pela perturbao da ordem pblica e o impedimento do bem comum

UM POUCO DE POESIA

EROS E PSIQUE
FERNANDO PESSOA Conta a lenda que dormia Uma Princesa encantada A quem s despertaria Um Infante, que viria De alm do muro da estrada. Ele tinha que, tentado, Vencer o mal e o bem, Antes que, j libertado, Deixasse o caminho errado Por o que Princesa vem.

EROS E PSIQUE
A Princesa Adormecida, Se espera, dormindo espera, Sonha em morte a sua vida, E orna-lhe a fronte esquecida, Verde, uma grinalda de hera.

EROS E PSIQUE

Longe o Infante, esforado, Sem saber que intuito tem, Rompe o caminho fadado, Ele dela ignorado, Ela para ele ningum.

EROS E PSIQUE

Mas cada um cumpre o Destino Ela dormindo encantada, Ele buscando-a sem tino Pelo processo divino Que faz existir a estrada.

EROS E PSIQUE
E, se bem que seja obscuro Tudo pela estrada fora, E falso, ele vem seguro, E vencendo estrada e muro, Chega onde em sono ela mora

EROS E PSIQUE
E, inda tonto do que houvera, cabea, em maresia, Ergue a mo, e encontra hera, E v que ele mesmo era A Princesa que dormia.

AMOR, RAZO E LOUCURA


Cabe aqui, vrias interpretaes. O que importa sabermos que a RAZO E A INSANIDADE acompanha a nossa vida. Acreditar no RESGATE da Cidadania do OUTRO, seja so ou Louco, faz parte de nossas vidas como profissionais que acreditam na possibilidade de uma Existncia digna para aqueles que sofrem com a cabea em maresia...

O DISCURSO DA LOUCURA NA ATUALIDADE


Pessoa doente

Improdutivo Ineficiente Incapaz, inapto

Portador de distrbio mental

Anormal Incompetente Diferente louco

Apresentao Pessoal desarmnica Perturbado, sem conscincia

AMOR E LOUCURA

UMA PEQUENA HISTRIA

COMPREENDER O SOCIAL
A busca da compreenso do social deve servir a um bem comum e melhorar a vida de grupos de seres humanos, seja destruindo iluses coletivas de normal e patolgico, seja revelando que muitos resultados sociais devem ser revistos buscando um sentido mais humanitrio e menos utilitarista de mundo.

COMPREENDER O SOCIAL
Ao compreender o social podemos redesenhar a dimenso da Sade Mental e aplicar nossos conhecimentos para melhorar os verdadeiros interesses humanos que so baseados no bem estar biopsicossocial e espiritual. No podemos nos esquecer que o Ser Humano marcado pela incompletude e a totalidade a ser compreendida subjetiva.

O SER HUMANO
O ser humano pode ser visto, em especial, como uma pessoa ou como uma coisa a ser compreendida. Veja abaixo o Vaso de Rubin.

O SER HUMANO
Criado pelo Psiclogo Dinamarqus Edgar Rubin, esta figura (j to conhecida) uma iluso de ptica onde podemos ver um vaso ou dois perfis voltados um para o outro. No h duas coisas na projeo deste slide, mas, apenas uma. Contudo, dependendo de nossa impresso, podemos ver dois objetos diferentes.

O SER HUMANO
Assim, posso ver o ser humano como organismo ou como pessoa. O relacionamento com o organismo diverso do relacionamento com uma pessoa. A descrio do OUTRO como organismo diferente da descrio do OUTRO como pessoa, assim como a descrio do vaso ou dos perfis.

O SER HUMANO
Obviamente, estamos falando da viso de Ser Humano como PESSOA que busca nosso auxlio (Seja em qualquer rea de conhecimento). Como Organismo, a maneira de descrever e compreender mecanicista e determinstica. J como Pessoa, a compreenso tem incio no relacionamento com o OUTRO como pessoa.

O SER HUMANO
COMO ORGANISMO: so autmatos, robs, peas de maquinaria (funcion-rio), ou mesmo animais (vide manicmios). Tais pessoas so consideradas loucas, perturbadas, disfuncionais em relao sociedade produtiva e consumista.

O SER HUMANO
Contudo, por que no considerar igualmente loucas e perturbadas as teorias que procuram classificar de forma estigmatizante e psicopatolgica, de transmudar pessoas em autmatos, funcion-rios (insisto) e consumistas?

O SER HUMANO
COMO PESSOA: Sabemos todos, baseados em nossa experincia pessoal, que s podemos ser ns prprios em e por meio do nosso mundo e que em certo sentido nosso mundo morrer conosco, embora o mundo continue sem ns (R. D. Laing Psicanalista Ingls)

O SER HUMANO
Temos que iniciar com o conceito de Ser Humano em relao a outros Seres Humanos e desde o comeo no mundo e com o seu mundo, ou seja, ele s existe levando em conta seu mundo (de ideias, ideais, paixes, certezas, incertezas, iluses, desiluses, amores, desamores, sensaes objetivas e subjetivas, etc.)

O SER HUMANO
Ao tentarmos entender o Ser Humano no mundo e com o seu mundo podemos, quem sabe, evitar um estudo onde as pessoas ditas transtornadas mentalmente so tratadas com uma ciso verbal e conceptual que se iguala Nau dos insensatos (vide Michel Foucault)

NOES DE VALOR
Psicologicamente uma crena em que o homem se baseia para atuar como referncia ALPPORT, G. (Psiclogo). Sociologicamente algo significativo, importante para o indivduo ou grupo social VIANA, N. (Socilogo).

NOES DE VALOR
Antropologicamente uma concepo do desejvel, explcita ou implcita, caracterstica de um indivduo ou grupo e, que influencia a seleo dos modos, meios e fins da ao KLUCHON, C (Antroplogo).

NA SADE MENTAL
UMA REFERNCIA INTROJETADA, POR MEIO DE INDIVDUOS OU GRUPOS SOCIAIS QUE VAI INFLUENCIAR A MINHA PERCEPO E AO SOBRE O QUE NORMAL E PATOLGICO JULGANDO OS SERES HUMANOS EM UMA DADA SOCIEDADE.

EXEMPLO:
Trabalhador workaholic: muito aceito e admirado pela sociedade e pode ter um transtorno obsessivo-compulsivo.

NOES DE TRABALHO
TRABALHO E GESTO EM SADE: A TRPLICE FINALIDADE: 1) Trabalha-se para os outros: produo de valor de uso atendendo as necessidades sociais (ex: UNIMED versus UBSs.) 2) Trabalha-se para si mesmo: aspiraes, gratificao, motivao, realizao, etc.

NOES DE TRABALHO
3) Trabalha-se para o coletivo: organizao pblica, capital, sociedade (h um potencial conflito e complementaridade).

NOES DE TRABALHO
1 )TRABALHO PARA OS OUTROS: sempre uma relao social intersubjetiva (equipe e usurios imediata com a sade ou mediada pelo produto: sade mental no nosso caso). Coproduz espao coletivo, permeado por racionalidades da ordem poltica, do saber e da circulao de afetos (negativos e positivos). H diferenas de papis/responsabilidades

NOES DE TRABALHO
2) TRABALHO PARA SI MESMO: dimenso do trabalho penoso: imposio, sobrevivncia, disciplina, renncia parte de si mesmo(memria de trabalho versus esquecimento ativo), formao de compromisso. Dimenso do trabalho prazeroso: incluso do Desejo e sobrevivncia ampliados no trabalhador; obra, construo de sentido para a vida e pela vida

NOES DE TRABALHO
Possibilidade de reconhecimento como SER-NO-MUNDO-COM-OS-OUTROS (Heidegger). 3)TRABALHO PARA O COLETIVO: busca suprir as necessidades sociais. Envolve instituies, organizaes, contexto econmico, cultural e social. A interveno feita no ambiente buscando produzir Sade Mental.

NOES DE TRABALHO
O QUE SE ESPERA DE UM CUIDADO EM SADE MENTAL?
O profissional da rea de Sade que se prope trabalhar com e na coletividade tem a misso de manter e promover a sade mental das Pessoas.

O TRABALHADOR DA REA DE SADE MENTAL


Admite-se que o trabalhador da rea de sade mental pode, muitas vezes, ser convocado para assessorar na modificao de certas condies sociais tidas como inconvenientes. Mas, a imagem do trabalhador de Sade Mental como reformador social e to falsa quanto a imagem de curandeiro de loucos

CUIDADO EM SADE MENTAL SIGNIFICA ESTAR ATENTO: Ao sentido de integridade e totalidade de sade mental (Plis+tika); ideia de que o ser humano precisa de realizao plena (existncia humana); experincia humana como bem-estar, como harmonia (temperana e cidadania); apropriao da corporeidade (Empowerment); Ao modo de viver e modalidade de ser de cada um e da coletividade (Personalidade e Cultura como modo de vida de um povo

CUIDADO EM SADE MENTAL SIGNIFICA ESTAR ATENTO: Ao modo de estar sempre em busca do bem estar (motivao e personalidade); humanizao da sade, entendida como interiorizao e personalizao (conscincia crtica e Direito sade); A criar a capacidade do ser humano para apropriar-se da sade e viv-la em profundidade (empoderamento/cidadania); A entender que a sade pertence mais a qualidade de SER do que TER (Humanismo versus Capitalismo);

CUIDADO EM SADE MENTAL SIGNIFICA ESTAR ATENTO:

insero da complexidade de cada pessoa, que est ligada inseparavelmente corporeidade de cada um (Personalidade eu-total); Ao Projeto existencial do homem, que resultado de suas percepes quanto a sentir o prprio corpo bem (biopsicossocial e espiritual); A interpretar e avaliar a relao estreita dos fatores culturais, socioeconmicos e religiosos que mudaram o ser humano e sua comunidade (a importncia do diagnstico e vetores de prioridades em Sade Mental).

ABRAOS E BEIJOS
UM FINAL DE SBADO E UM DOMINGO MARAVILHOSOS. AGRADEO IMENSAMENTE A PACINCIA DE VOCS E A MAGNFICA AULA DE LUCIANE E ROSANE.

BIBLIOGRAFIA BSICA
AMORIM, C. et. al. A sndrome de burnout: modelos tericos e avaliao. Anais do VII Encontro Regional Sul da ABRAPSO. Curitiba, 18-20 de setembro, p. 69. 1998.
CARMO, A. A. Deficincia fsica: a sociedade brasileira cria, recupera e discrimina. Braslia: Secretaria de desportos, 1994. CODO, W.; Sampaio, J.; Hitomi, A. Sofrimento psquico nas organizaes: sade mental e trabalho. Petrpolis: Vozes, 1995. DEJOURS, C. A loucura do trabalho. So Paulo: Obor. 1994.

DRUMOND, L. C. Leituras Psicanalticas. Belo Horizonte: Mimeo. 1987.


FIGUEIREDO, J. S. Epistemologia, existncia e cultura em Freud: uma breve reflexo filosfica. 1994. 109 f. Dissertao (Mestrado em Filosofia) Pontifcia Universidade Catlica de Campinas, 1994. FIGUEIREDO, J. S. Desafios e Perspectivas em Atividades Educativas de Promoo da Sade de um Grupo de Portadores de Hipertenso Arterial, sob o paradigma da interdisciplinaridade. 2006. 331 f. Tese (Doutorado em Sade Pblica) - Universidade de So Paulo - USP, 2006. FIGUEIREDO, N. M. A. Ensinando a cuidar em sade pblica. So Caetano do Sul / SP: Difuso, 2004

FREIRE, P. Educao com Prtica da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. So Paulo: Paz e Terra, 1979.

FREUDENBERGER, H. J. Staff burn-out. Journal of Social Issues, v. 30, p. 159-165. 1974.


GUDSDORF, G. Professores Para Qu? Para uma pedagogia da pedagogia. So Paulo: Martins Fontes, 1990. JAEGER, W. Paidia A formao do homem grego. So Paulo: Martins Fontes, 1979.

LIPP, M. N. Como enfrentar o stress. So Paulo: Icone, 1990. LIPP, M. N.; MALAGRIS, L. N. Manejo do estresse. In: B. Rang (org.). Psicoterapia comportamental cognitiva: pesquisa, prtica, aplicaes e problemas. So Paulo: Psy. 1995. PHILLIPS, J. R. Faculty burnout. American Journal of Nursing, n. 9, p. 1525-1.526, 1984. PINSKY, J. As primeiras civilizaes. So Paulo: Atual, 1987. PLATO. Coleo os Pensadores. So Paulo: Editora Abril, 1987.

RAMOS, R. D. Relao entre a Sndrome da Exausto Profissional (Burnout) e Personalidade. 1 Congresso nacional de servios de urgncia e emergncia de medicina e enfermagem. Porto, Alfndega. SARTRE, J. P. O Ser e o Nada: Ensaio de Ontologia Fenomenolgica. Petrpolis: Vozes, 1997. SCRATES. Coleo os Pensadores. So Paulo: Editora Abril, 1987.

Tanaka e Manzini (2005); Arajo e Schmitd (2006); Zago, Otsuka e Tanaka (2007) Coordenadoria Nacional para Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia CORDE. E-mail: corde@sedh.gov.br.Site:www.presidencia.gov.br/sedh/co rde IBGE. Disponvel em: http://www.ibge.gov.br/home/ presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=2018 &id_pagina=1. Acesso em: 02/03/2012.

INSTITUTO DE PS GRADUAO PASSO 1

Prof. Dr. Jos Sebastio de Figueiredo


Rua Luiz Soares, 479 - Sl. 5 Fabricio CEP 38.065-260 Uberaba / MG

Fones: (34) 9207-0390 / 3075-0047


E-mail: josesebastiaodefigueiredo@hotmail.com zefigueiredo@terra.com.br

Potrebbero piacerti anche