Sei sulla pagina 1di 42

O mito e a cosmologia pr-socrtica

Viviane Fernandes

Introduo

Qual a origem da Filosofia? Por que a filosofia surgiu na Grcia, em que condies?

Existe uma ruptura entre mito e filosofia, ou h uma continuidade?


Qual a relao entre mito e filosofia, como se diferenciam?

Hegel

Histria da Filosofia: filosofia oriental (religio) e filosofia grega (ruptura). Oriental: descrita como religio chineses e hindus.

O elemento filosfico encontra-se na admisso de que no existe individualidade ou singularidade. S existe a substncia universal ou total, sempre idntica a si mesma na qual o indivduo se dissolve, cessa de existir e desaparece na inconscincia.

Hegel

S existe o ser infinito; o finito insubstancial e apenas existe na sua unidade indissolvel com o infinito que, por sua infinitude mesma, um ser sempre indeterminado que no pode ser pensado e do qual nada se pode dizer.

Inefvel, inominvel, indizvel, impensvel.


Oceano no qual os individuos so como uma superfcie efmera da espuma das ondas, onde o individual uma aparncia evanescente, uma iluso efmera.

Hegel

Grcia: filosofia propriamente dita, descrita como ruptura em face a religio.

Aquilo que era uma substncia indefinida e indeterminada torna-se definida, determinada, qualificada, rica em individualidades reais, e no aparentes e efmeras. O ser pode ser visto, nomeado e pensado porque possui forma e qualidades, possui diferenas internas e nele os indivduos existem sem perder sua realidade individual.

Tese Orientalista

Herana oriental da filosofia grega: est presente a ideia de unidade primordial e divina que cria dentro de si mesma todos os seres.

A unidade oriental seria a nica realidade e os seres criados nela e por ela seriam meras aparncias efmeras, irreis, inconsistentes. Para os gregos a unidade do princpio primordial se realiza criando diferenas reais no interior dele mesmo.

Tese Orientalista

Para os gregos o princpio primordial guarda sua prpria realidade, produz outras realidades (os indivduos no mundo) e separa-se delas para que sejam sempre indivduos dotados de qualidade prprias, formas prprias e realidade prpria.

Essa capacidade de dar origem aos diferentes, aos elementos diferenciados (quente, seco, frio, mido, fogo, terra, ar, gua, astros, plantas, animais, homens...) e das relaes entre eles seria a marca prpria do nascimento da filosofia.

Descontinuidade

Na descrio hegeliana o primeiro filsofo grego no aparece na condio que teria um filsofo oriental, isto , um sacerdote, um mago, uma figura da religio, mas um homem poltico, um pensador.

A exposio hegeliana do nascimento da filosofia produziu uma linhagem de historiadores da filosofia para os quais o nascimento significa descontinuidade ou ruptura integral com a religio e os mitos.

Descontinuidade

Historiador ingls John Burnet: a filosofia nasce quando as velhas explicaes msticas e religiosas da realidade j no podiam explicar coisa alguma e haviam-se tornado contos fantasiosos aos quais ningum dava crdito.

Segundo Burnet, isso foi facilitado porque os dois maiores antepassados do pensamento grego Homero e Hesodo j haviam liberado, em muito, o mito das superties mais primitivas e selvagens.

John Burnet

As viagem comerciais tambm contribuiram, os viajantes percorriam os locais cantados pelos mitos e ali no descobriam seres maravilhosos ou monstruosos, nem deuses nem heris, mas outros seres humanos, vivendo uma vida humana. As viagens desencantaram um mundo que o mito encantara. A tarefa fora facilitada pela prosperidade material, que no s liberava os homens dos medos que a misria produz e seu cortejo de superties, como ainda liberava muitos deles para a vida contemplativa, sem a qual a filosofia no seria possvel.

John Burnet

Nenhuma dessas condies teria feito surgir a filosofia se uma mudana mental e de atitude no tivesse acontecido. No teriamos filosofia se os primeiros filsofos no tivessem feito a descoberta, sozinhos e por si mesmos, do que chamamos de pensamento ou razo. E o fizeram graas a duas qualidades prprias: o esprito de observao e o poder do raciocnio.

John Burnet

Nega o orientalismo e a continuidade entre mito e filosofia, defendeu a ideia de que os primeiros filsofos gregos criaram as bases da cincia experimental moderna. Acredita que a civilizao material e as artes podem passar facilmente de um povo para o outro, sem que esses povos possuam entre si uma linguagem comum. Os rituais por si s j comunicam certas ideias religiosas.

John Burnet

Em contra partida a filosofia s poderia exprimir-se em uma linguagem abstrata, por homens instudos e por meio de livros ou do ensino oral. Assim, essa influncia oriental no poderia se fazer visto que no se tem notcia de que um grego soubesse to bem uma lngua oriental a ponto de entender sua filosofia e sofrer a influncia dela.

John Burnet

Coloca dois argumentos contra a continuidade entre mito e filosofia:

1. O mito pergunta e narra sobre o que era antes que tudo existisse, enquanto o filsofo pergunta e explica como as coisas existem e so agora.

2. O mito no se preocupa com as contradies e irracionalidades de sua narrativa; usa-as para justificar o carter misterioso dos deuses e suas aes; a filosofia afasta os mistrios porque afirma que tudo pode ser compreendido pela razo, que suprime e explica as contradies.

F. M. Cornford e a Continuidade

Dois livros: Da filosofia Religio (1912); Principium sapientide (1952). Contestou a ideia de um nascimento da filosofia por ruptura direta e total com a religio e os mitos, e contesta tambm a ideia de Burnet de que com os primeiros filsofos foram fincados os princpios da cincia experimental. Destaca o parentesco entre Cosmologia e Cosmogonia no qual o historiador da filosofia deve ficar atento.

F. M. Cornford

Cosmogonias: a pergunta feita sempre a mesma como do caos surgiu o mundo ordenado (cosmos)? E a respondem fazendo uma genealogia dos seres, por meio da personificao dos elementos (gua, ar, terra, fogo) e de relaes sexuais entre eles explicam a origem de todas as coisas e a ordem do mundo.
Cosmologia: o que fazem os primeiros filsofos, despersonalizam os elementos, no os tratam como deuses individualizados, mas como potncias ou foras impessoais, naturais, ativas, animadas, imperecveis, embora ainda divinas, que se combinam, se separam, se unem, se dividem, segundo princpios que lhes so prprios, dando origem s coisas e ao mundo ordenado.

F. M. Cornford

Era prprio dos mitos afirmar um processo (cosmognico) de gerao e diferenciao dos seres, fosse pela prpria fora interna do princpio gerador, fosse pela interveno de foras externas, fosse pela luta de foras opostas.

A ideia desse processo mantida pela cosmologia, mas o princpio ou os princpios geradores e diferenciadores dos seres no so personalizados e sim foras impessoais, naturais (a gua ou o mido, a terra ou o seco, o fogo ou o quente, o ar ou o frio).

F. M. Cornford

Examinou a Teogonia de Hesodo, mostrou que nela se encontra o modelo geral que ser seguido depois pelas cosmologias dos primeiros filsofos:

1. No comeo h o caos, um estado de indeterminao ou de indistino em que nada aparece. 2. Dessa unidade primordial, vo surgindo, por segregao e separao, pares de opostos quente-frio, seco-mido que diferenciaro as quatro regies principais do mundo ordenado (cosmos), o cu de fogo, o ar frio, a terra seca e o mar mido.

F. M. Cornford 3. Os opostos comeam a se reunir, a se mesclar, a se combinar, mas, em cada caso, um deles mais forte que os outros e triunfa sobre eles, sendo o elemento predominante da combinao realizada. Desta combinao e mescla, nascem todas as coisas, que seguem um ciclo de repetio interminvel. A unio faz nascer, a separao faz morrer. Este ser o modelo seguido pelos filsofos quando elaboram as suas cosmologias: unidade primordial, segregao dos elementos, luta e unio dos opostos, mudana cclica eterna.

F. M. Cornford

No se contenta em mostrar somente a estrutura dos mitos nos primeiros filsofos, mas tambm como inmeros mitos continuam presentes nos filsofos posteriores como Plato, Demcrito e Lucrcio.

A filosofia para ele continuaria carregando dentro de si as construes mitolgicas, porm de forma laica ou secularizada.
Os filsofos deram respostas as mesmas perguntas feitas pelos mitos e seguiram, nas respostas, as mesmas estruturas que os mitos propunham.

F. M. Cornford e Werner Jaeger

Retiraram o lado fantstico e antropomrfico, mas permaneceram no mesmo quadro de quest!oes. O alemo Werner Jaeger segue a mesma linha de Cornford, pois em sua obra Paidia: a formao do homem grego considera que a filosofia nasce passando pelo interior da epopia homrica e dos poemas de Hesodo. Sendo assim, o comeo da filosofia cientfica no coincide com o princpio do pensamento racional nem com o fim do pensamento mtico.

Werner Jaeger

Nas grandes epopias de Homero, o fantstico raramente o monstruoso; nelas os acontecimentos nunca so apresentados numa simples sequncia narrativa, pois o poeta sempre se preocupa em apresentar as causas e os motivos das aes e dos feitos.

A Teogonia de Hesodo, ao narrar a genealogia do mundo por meio da genealogia dos deuses, preparou o caminho para a passagem da cosmogonia cosmologia.

Werner Jaeger

E juntamente com Focilides e Teognides imprimiram na comunidade grega a ideia de que a justia a virtude fundamental e condio de todas as outras virtudes, ideia que ir reaparecer com grande fora em toda a filosofia grega.

Os poetas lricos, fixaram no esprito grego a ideia e o sentimento da moderao ou da medida, que ir tornar-se o ncleo da filosofia clssica.

Werner Jaeger

Considera que o mito recebe da filosofia a forma lgica, ou a conceituao lgica, enquanto a filosofia recebe do mito os contedos que precisam ser pensados. Devemos consideram a histria da filosofia grega como um processo de progressiva racionalizao do mundo presente no mito. Haveria assim, uma unidade arquitetnica ou uma conexo orgnica entre mito e filosofia, prpria dos gregos e somente deles.

Werner Jaeger

Tales de Mileto: afirma que o princpio originrio de todos os seres a gua.

Poetas homricos: afirmavam que o deus Oceano era a origem de todas as coisas. Empdocles: afirma que as relaes ordenadas entre as coisas se devem ao do amor e do dio como foras naturais de unio e separao.
Poemas de Hesodo: a fora cosmognica Eros (amor).

Jean-Pierre Vernant

Considera fundamental a crtica de Cornford e de Jeager ideia de ruptura entre mito e filosofia. Cornford est certo ao apontar a continuidade entre mito e filosofia, porm, no podemos aceitar que a filosofia diz o mesmo que o mito, s que de outra maneira. Assim, o problema do surgimento da filosofia volta a se colocar, s que de uma outra maneira.

Jean-Pierre Vernant

Nao se trata de encontrar na filosofia o antigo, mas de destacar o verdadeiramente novo: aquilo que faz, precisamente com que a filosofia deixe de ser mito para ser filosofia. A questo : em vez de querer apresent-la como inovao radical ou como pura continuao do herdado, trata-se de determinar o que faz da filosofia, filosofia. Qual a mutao mental que leva os contedos antigos a serem retomados de uma maneira nova e indita.

Jean-Pierre Vernant

O que narra o mito? A origem das coisas a partir da ao ordenadora de um deus ou de um rei mago. A vitria do deus ou do rei mago sobre outras foras punha ordem no real, separava os elementos, impunha a sucesso e a repetio temporal, o ciclo da gerao e da corrupo das coisas e seu retorno eterno. essencialmente uma narrativa mgica ou maravilhosa, que no se define apenas pelo tema ou pelo objeto da narrativa, mas pelo modo mgico de narrar.

Jean-Pierre Vernant

Sua funo resolver, num plano imaginativo, tenses, conflitos e antagonismos sociais que no tem como serem resolvidos no plano da realidade. Os soluciona imaginariamente para que a sociedade possa continuar vivendo com eles, sem destruir a si mesma. O mito conserva a realidade social dando-lhe um instrumento imaginrio para conviver com suas contradies e dificuldades.

Jean-Pierre Vernant

A filosofia, retoma as questes postas pelo mito, uma explicao racional da origem e da ordem do mundo. Nasce com a racionalizao e laicizao da narrativa mtica, superando-a e deixando-a como passado potico e imaginrio. A origem e a ordem do mundo so, antes de qualquer coisa, naturais.

Jean-Pierre Vernant

Aquilo que no mito, eram seres divinos tornam-se realidades concretas e naturais: cu, terra e mar. Aquilo que no mito aparecia como gerao divina do tempo primordial surge na filosofia, como gerao natural dos elementos naturais. No incio da filosofia, tais elementos ainda so foras divinas, no so antropomrficas, mas so divinas, isto , superiores natureza gerada por eles e superiores aos homens que os conhecem pela razo.

Jean-Pierre Vernant

Divinas porque eternas ou imortais, porque dotadas do poder absoluto de criao e porque reguladoras de toda a natureza. Teogonia: narra, por meio das relaes sexuais entre os deuses, o nascimento de todos os deuses, tits, heris, homens e coisas do mundo natural. Cosmogonia: narra a gerao da ordem do mundo pela ao e pelas relaes sexuais entre foras vitais que so entidades concretas divinas.

Jean-Pierre Vernant

Ambas so gnesis, nascimento, tempo de nascimento, lugar de nascimento, descedncia, reunio de todos os seres criados, ligados por laos de parentesco. Cosmologia: forma inicial da filosofia nascente, a explicao da ordem do mundo, do universo, pela determinao de um princpio originrio e racional que origem e causa das coisas e de sua ordenao. A origem do cosmo torna-se o desdobramento racional e inteligvel de um princpio originrio.

Jean-Pierre Vernant

A filosofia, ao nascer como cosmologia, procura ser a palavra racional, a explicao racional, a fundamentao pelo discurso e pelo pensamento da origem e da ordem do mundo, isto , do todo da realidade, do ser.

Os primeiros filsofos tambm buscam explicar as causas das mudanas e repeties, das diferenas e semelhanas entre as coisas, seu surgimento, suas modificaes e transformaes e seu desaparecimento.

Jean-Pierre Vernant

Buscaram tambm a permanncia de um fundo sempre idntico, sempre igual a si mesmo, imutvel sob as mudanas. Buscaram a permanncia e a unidade do princpio que sustenta a mudana e a multiplicidade. Buscaram a identidade oculta e subjacente aos contrrios, aos opostos, aos diferentes e aos semelhantes.

Jean-Pierre Vernant

Buscaram aquilo que causa as mudanas, mas permanece imutvel em si mesmo. Buscaram aquilo que d origem multiplicidade das coisas, mas permanece idntico a si mesmo. Pensamento positivo: excluindo qualquer forma de sobrenatural e rejeitando a assimilao implcita, estabelecida pelo mito, entre fenmenos fsicos e agentes divinos.

Jean-Pierre Vernant

Pensamento abstrato: despojando a realidade dessas foras de mudana que lhe conferia o mito e recusando a antiga imagem da unio dos opostos em benefcio de uma formulao categrica do princpio de identidade.

Jonathan Barnes

Os primeiros filsofos foram aqueles que enfrentaram o estudo da natureza propondo trs vigas principais:

1. A ideia de que a natureza pode ser racionalmente conhecida e compreendida em seus princpios internos porque ordenada e estruturada por uma unidade invisvel e profunda que o pensamento pode alcanar. a natureza sendo uma totalidade que manifesta as caractersticas de um sistema, seus princpios devem estar organizados de maneira sistemtica e integrada.

Jonathan Barnes

2. A ideia de que preciso um vocabulrio rigoroso para expor e explicar a estrutura da natureza e as operaes de seus princpios, e esse vocabulrio foi elaborado pela doao de sentimentos novos s palavras correntes da lngua grega, comeando pelos termos fundamentais: princpio ou arkh, natureza ou phsis, ordem universal ou ksmos, e o termo que concentra os significados da razo, pensamento, discurso e realidade conhecvel, lgos.

Jonathan Barnes

3. A ideia de que tanto a natureza como o pensamento e o discurso esto estruturados e regulados por leis, isto , por normas universais e necessrias de operao e de ao, e que exatamente por isso que a razo pode conhecer a realidade e que a linguagem pode dizla com rigor. Os primeiros filsofos no se contentaram em inventar hipteses ou formular teorias, mas sempre quiseram sustent-las com argumentos, ou seja, sempre desejavam demonstr-las e prov-las.

Jonathan Barnes

Principais traos da atitude filosfica nascente: Tendncia racionalidade: razo tomada como critrio de verdade, acima das limitao da experincia imediata e de fantasia mtica.

A razo ou o pensamento (lgos) v o visvel e compreende o invisvel, que seu princpio imutvel e verdadeiro.

Busca de respostas concludentes: colocado um problema, sua soluo sempre submetida discusso e anlise crtica, em vez de ser sumariamente e dogmaticamente aceita.

Jonathan Barnes

O discurso (lgos) deve ser capaz de provar, demonstrar e garantir aquilo que dito.

Acatamento s imposies de um pensamento organizado de acordo com certos princpios universais que precisam ser respeitados para que sejam aceitos como verdadeiros. Ausncia de explicaes preestabelecidade e, portanto, exigncia de investigao para responder aos problemas postos pela natureza.
Tendncia generalizaes, a oferecer explicaes de alcance geral, percebendo sob a multiplicidade e a singularidade, normas e regras ou leis gerais da realidade.

Potrebbero piacerti anche