Sei sulla pagina 1di 102

FARMACOLOGIA

Podem calar minha voz, mas no os meus pensamentos! Podem acorrentar meu corpo, mas no a minha mente! No serei platia dessa sociedade doente; Serei autor da minha histria! Os fracos querem controlar o mundo; Os fortes, o seu prprio ser! Os fracos usam armas; Os fortes as idias!

A sabedoria de um ser humano no est no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem de conscincia de que no sabe. Voces possuem essa conscincia?

Conceitos Bsicos de Farmacologia

Medicamento: substncia que introduzida no organismo, produzem um efeito teraputico , ou seja , previnem , aliviam ou curam um estado patolgico . Drogas: toda a substncia originada dos reinos animal, mineral ou vegetal e que poder ser transformado em medicamento. Veneno: toda a substncia que ingerida pelo organismo ou aplicada ao seu exterior, sendo absorvida determina morte ou perigo de vida . Placebo: drogas inertes, ou seja, sem funo. Nocebo: efeito placebo negativo. O medicamento piora a sade.

Divises da farmacologia
Farmacodinmica: mecanismo de ao. Farmacocintica: destino do frmaco.

Farmacognosia (gnsis = conhecimento): estudo das substncias ativas animais, vegetais e minerais no estado natural e sua fontes.
Farmacotcnica: arte do preparo e conservao do medicamento em formas farmacuticas. Farmacovigilncia: controla a validade, concentrao, apresentao, eficcia farmacolgica, industrializao, comercializao, custo, controle de qualidade de medicamentos j aprovados e licenciados pelo Ministrio da Sade.

AO DAS DROGAS NO ORGANISMO


Local: medicamento de uso externo agem no local onde so aplicadas. Ex: anti-spticos, antibiticos tpicos. Geral: necessitam cair na circulao geral e atravs desta atingir os rgos, tecidos e clulas, ao sistmica. Ex : antibiticos . Local Geral: ao simultnea. Ex: epinefrina mucosa nasal para epistaxe cai na corrente circulatria produzindo vasoconstrio.

FORMAS FARMACUTICAS

Comprimidos so absorvidos na cavidade oral e trato gastrodigestivo. Drgeas os comprimidos so recobertos por vrias camadas de acar , amido e talco . Cpsulas geralmente so elaboradas com gelatina e servem para proteger o medicamento dos sucos digestivos. Enemas, clister, enteroclisma ou lavagens so usadas por via retal sendo que a quantidade pode ser desde poucos centmetros cbitos at mais de um litro. A composio varia de acordo com a indicao. Pode ser com ou sem medicamento. Supositrios: so formas slidas que se fundem a temperatura corporal e podem ser somente evacuantes ou conter medicamentos. Xaropes: preparaes aquosas, onde so dissolvidos os medicamentos. Elixires: preparaes lquidas hidroalcolicas, aucaradas ou glicerinadas, destinadas a uso oral , contendo substncias aromticas e medicamentosas. Emulses: preparaes fludas e leitosas. Podem ser leo em gua ou gua em leo. Pastilha: um preparo slido, com princpio ativo unido a um excipiente constitudo por acar e uma mucila para diluir lentamente na boca: Plulas: so formas farmacuticas slidas esfricas e constitudas por uma massa plstica no aderente formada por um ou vrios medicamentos, unidos por um excipiente apropriado e destinado a ser administrado por deglutio. vulos supositrio vaginal com excipiente em geral de glicerina solidificada com gelatina. Possui ao local.

DOSAGEM
Posologia: Dose:

Estuda as doses dos medicamentos. Quantidade administrada no organismo capaz de produzir efeito teraputico.
Dose

Maior quantidade de medicamento que produz efeito teraputico sem acarretar toxicidade.
Dose Dose

Mxima:

Dose dado a um organismo que produz efeito teraputico.

Mnima menor: Txica: Letal:

Quantidade que ultrapassa a dosagem causando perturbaes nocivas no organismo.


Dose

Quantidade de medicamento que provoca morte.

FATORES QUE INFLUENCIAM NA DOSAGEM


Idade Peso Sexo Via de administrao.

BIODISPONIBILIDADE
O conceito de biodisponibilidade refere-se velocidade e ao grau de absoro de determinado medicamento pela corrente sangnea. A biodisponibilidade depende de diversos fatores, como o modo com que foi concebido e manufaturado o produto farmacolgico, as propriedades fsicas e qumicas do medicamento e a fisiologia da pessoa tratada.

ABSORO E VIAS DE ADMINISTRAO MEDICAMENTOSAS

Conforme a via de administrao do medicamento, varia a: Dose; Meia-vida; Biodisponibilidade; Incio e a durao do efeito. Cada via possui finalidades, vantagens e desvantagens

ABSORO E VIAS DE ADMINISTRAO MEDICAMENTOSAS


Via Oral: so absorvidos pelo TGI Segura; Mais conveniente e barata; Contudo existe limitaes, pois fatores como outros medicamentos e a alimentao, afetam a forma de absoro dos medicamentos depois de sua ingesto oral. Assim, alguns medicamentos que apenas devem ser tomados com o estmago vazio, h outros que devem ser ingeridos com o alimento ou simplesmente no podem ser tomados por via oral, pois sero inativados por enzimas digestivas. A absoro comea na boca e no estmago, mas ocorre principalmente no intestino delgado.

VIA SUBLINGUAL
A absoro rpida e o medicamento ingressa diretamente na circulao geral, sem passar atravs da parede intestinal e pelo fgado.

VIA RETAL

Muitos medicamentos que so administrados por via oral podem ser administrados por via retal, em forma de supositrio. Em razo do revestimento delgado e da abundante irrigao sangnea do reto, o medicamento rapidamente absorvido.

VIA TRANSDRMICA

Permite que o medicamento seja fornecido de forma lenta e contnua, durante muitas horas ou dias, ou mesmo por mais tempo. Fica limitada pela velocidade com que a substncia pode atravessar a pele.

INALAO

Um nmero pequeno de medicamentos administrado por essa via, porque a inalao precisa ser cuidadosamente monitorada para garantir que o paciente receba a quantidade certa do medicamento dentro de determinado perodo. Os sistemas de dose medida so teis para os medicamentos que atuam diretamente nos canais condutores do ar at os pulmes. Considerando que a absoro at a corrente sangnea muito varivel no caso da inalao por aerossol, raramente esse mtodo utilizado na administrao de medicamentos que atuem em outros tecidos ou rgos alm dos pulmes.

VIA PARENTERAL

(PAR , FORA DE; ENTERO , INTESTINO)

As vias parenterais, no utilizam o tubo digestivo, e compreendem as acessadas por injeo (intravenosa, intramuscular, subcutnea, entre outras) e as que dela prescindem (cutnea, respiratria, conjuntival, etc.) (FUCKS et al, 2004).

VIA PARENTERAL
ABSORO DA VIA PARENTERAL A menos que um frmaco seja administrado para produzir um efeito local ou seja injetado diretamente na corrente circulatria, necessita fazer um primeiro movimento de aproximao do stio de ao, indo do local de aplicao at a corrente circulatria. Esse movimento denomina-se absoro. A absoro influencia o incio e a magnitude do efeito farmacolgico e um dos determinantes de escolha de vias de administrao e doses. A absoro depende tambm do fluxo sanguneo no stio absortivo , extenso e espessura da superfcie de absoro e vias de administrao

VIA PARENTERAL VANTAGENS


Maior rapidez na absoro; Menor tempo de latncia;(intervalo menor entre o momento da administrao e o inicio dos efeitos); Maior correlao entre a dose administrada e a dose absorvida; Menores perdas; Maior biodisponibilidade.

VIA PARENTERAL DESVANTAGENS


Como desvantagens,as vias parenterais apresentam a necessidade de assepsia nos procedimentos de aplicao alem de exigir maior conhecimento tcnico, maiores cuidados, alem de concentraes adequadas das preparaes em relao tonicidade dos fluidos corporais.

VIAS PARENTERAIS MAIS UTILIZADAS

INTRAMUSCULAR; ENDOVENOSA; SUCUTNEA; INTRADRMICA;

VIAS PARENTERAIS DE COMPETNCIA MDICA


Intratecal (intraraquidiana) Intraperitoneal Intra-ssea Epidural Intra-cardaca Endotraqueal

ANTIBITICOS
So substncias que inibem o crescimento de microorganismos ou os destroem. Quando estes agentes so originalmente produzidos por espcies de microorganismos, portanto de origem natural, so denominados antibiticos. Quando so produzidos de forma sinttica, denominam-se quimioterpicos.

CLASSIFICAO QUANTO AO TIPO E ORIGEM

1 - Naturais : Penicilina G. Cristalina 2 - Semi Sintticos : Ampicilina 3 - Sintticos : Cefalosporinas (Rocefim)

CLASSIFICAO QUANTO A AO

1 - Bacteriostticos : inibem o crescimento do

microorganismo , afetando sntese protica . 2 - Bactericidas : produzem a morte da bactria a nvel da parede celular e membrana plasmtica .

CLASSIFICAO QUANTO AO ESPECTRO

1 - Curto espectro :

atua sobre pequeno n de bactrias Ex : penicilina 2 - Amplo espectro : agem sobre grande n de bactrias Ex : cefalosporinas .

Penicilinas
So bactericidas produzidas a partir de fungos . Podem ser naturais ou semi-sintticos. Naturais Devem ser injetveis, pois quando administradas por VO so inativadas pelo cido gstrico. Indicaes: infeces por estreptococos ou pneumococos, e no tratamento da gonorria, sfilis, meningite e outras infeces causadas por microorganismos sensveis penicilina. Ex : Penicilina Benzatina = Benzatacil Penicilina Procana = Despacilina Penicilina G. Cristalina P.V. = Pen V oral

Penicilinas
Semi - sintticos Indicaes : infeco trato urinrio ( ITU ) , infeco uterinas , meningites , otites , sinusites , infeces gastrointestinais . Ex : Ampicilinas = amplacilinas , ampicil..... Amoxilina = amoxil......... Oxacilina = staficilin........

Cefalosporinas
As cefalosporinas so divididas em 3 grandes grupos , baseados nos respectivos espectros de atividade :

Cefalosporinas
1 Gerao : Estes frmacos so eficazes contra microorganismos como estreptococos e algumas cepas de estafilococos . Tambm so eficazes contra alguns microorganismos que invadem o trato urinrio . Ex : keflin , keflex , kefazol .

Cefalosporinas
2 - Gerao : Alm da ao contra microorganismos de primeira gerao , estes frmacos tambm so eficazes contra a haemophilus influenzae , um invasor comum do ouvido mdio e do trato respiratrio . Ex : Mefoxin , Ceclor .

Cefalosporinas
3 - Gerao : este grupo menos eficaz contra os esreptococos do que as cefalosporinas mais antigas , porm mais eficaz contra os invasores Gram - negativos dos tratos gastro intestinal e respiratrio . So indicadas geralmente para infeces mais srias que j no respondem a outros frmacos . Ex : Rocefim , Fortaz .

Tetraciclinas
So antibiticos de amplo espectro eficazes contra muitos microorganismos , particularmente aqueles que infectam o sistema respiratrio . Evitar o uso prolongado devido a descalcificao ssea ; No devem ser administrado com leite pois diminui a absoro do medicamento . Ex : Tetraciclinas , Tetrex , Terramycin , Vibramycin .

Eritromicinas
um antibitico de espectro relativamente limitado , eficaz geralmente contra os mesmos microorganismos que a penicilina . frequentemente utilizada em pacientes sensveis penicilina . So hepatotxico e podem causar hepatite medicamentosa. Ex : Exitrex , Ilosone

Aminoglicosdios
So antibiticos bactericidas, no so absorvidas por via oral. So nefrotxicos, ototxicos e hepatotxicos. Indicaes : Pneumonias , Septicemias , endocardites , ITU , infeco intestinal. Ex : Gentamicina , Novamin , garamicina .

Cloranfenicol
bacteriosttico de amplo espectro. Sendo eliminado por via renal e possui como efeito colateral aplasia medular ( para de fabricar glbulos vermelhos ) . Indicaes : infeco respiratria , gastrointestinal e meningites . Ex : Quemicetina e sintomicetina .

ANTIBITICOS
Normalmente as instituies hospitalares que possuem uma comisso de controle de infeco hospitalar (CCIH) atuante, fiscalizam o uso indiscriminado destes medicamentos atravs de busca ativa e padronizao dos antibiticos.

1 GRUPO De uso livre


Ampicilina Cefadroxil Cloranfenicol Doxiciclina Eritromicina Fenoximetilpenicilina Gentamicina Lincomicina Nitrofurantona Oxitetraciclina Oxacilina Penicilina Benzatina Penicilina G. Potssica Penicilina Procana Sulfametoxazol Trimetoprima

2 GRUPO com justificativa


Amicacina Amoxacilina + Clavulanato de Potssio Cefazolina Cetoconazol Clindamicina Metronidazol Norfloxacina Cefalotina

3 GRUPO auditoria da CCIH


Ceftriaxona Ciprofloxacina VO / injetvel sob encomenda: Aciclovir ( antiviral ) Ceftazidime ( especfico para pseudomonas ) Fluconazol / injetvel-oral ( antifngico ) Imipenem Vancomicina

ANTIBIOGRAMA
O antibiograma um teste que oferece como resultado padres, de resistncia ou susceptibilidade de uma bactria especfica a vrios antimicrobianos (antibiticos ou quimioterpicos). Os resultados do antibiograma so interpretados e usados para tomar decises sobre tratamento.

DROGAS ANTIFNGICAS
Os fungos so membros de uma famlia de plantas obrigatoriamente parasitas , uma vez que no contm clorofila para sua auto - sustentao . Ex: Fungizone , Nizoral , mycostatin .

DROGAS ANTIVIRAIS
Todas as viroses e clulas infectados por vrus possuem algumas caractersticas que so diferentes das clulas que no esto infectados. Estas diferenas possibilitam bloquear a diviso do vrus sem afetar as clulas normais. O vrus se adere superfcie da clula , ento sem cobertura , penetra na clula e , uma vez dentro dela , comea a sintetizar seus prprios cidos nucleicos . Ele ento produz seu prprio ARN mensageiro viral , e logo um novo e livre vrus liberado para atacar uma nova clula . Ex : Zovirax , Herplex , Retrovir .

SULFAMIDAS OU SULFAS
So medicamentos que combatem as infeces orgnicas, agindo sobre o crescimento das bactrias e outros microorganismos, possibilitando, desta forma, que as prprias defesas do organismo lutem contra a infeco. Apesar das sulfas auxiliarem no controle das infeces, elas vem sendo atualmente substitudas pelos antibiticos, pois estes tem ao mais rpida e apresentam menos efeitos colaterais . Efeitos colaterais Vmitos, nuseas, cefalia, fotossensibilidade, reao cutnea, formao de clculos renais. Nomes comerciais Lederkin , Sulfadiazina . As sulfas muitas vezes, so associadas com antibiticos ou outros bactericidas, a fim de melhorar eficcia , visto que as sulfas so bacteriostticos . Nomes comerciais Trimexazol , Bactrin , Infectrin , Espectrin , Triglobe .

SULFAMIDAS OU SULFAS
Cuidados de enfermagem Observar rigorosamente sinais e sintomas. Oferecer lquidos em abundncia para evitar que a sulfa forme cristalizaes nos tbulos renais ( litase ) . Controle rigoroso de oligria e anria . Observar rigorosamente dose, horrio e via a ser administrada.

1 - Broncodilatadores so divididos em :

Drogas que atuam sobre o aparelho respiratrio

Beta adrenrgicos: VO , SC , Aerosol .Salbutamol (aerolin), Fenoterol (berotec), Terbutalina (brycanil, adrenalina). Efeitos colaterais : tremores nas extremidades , desencadeia crises de angina , observar pacientes hipertensos.

Xantinas: estimulam o centro respiratrio e apresentam discreto efeitos diurtico. Podem ser administrada por VO, EV. Nunca por IM, pois, irritante. Ex: Aminofilina (EV dever ser diluida no minimo em 20ml de agua destilada aplicada em 20min, ou SF0,9% de 250ml), teofilna . Efeitos colaterais: Irritao gstrica, hipertenso arterial, taquicardia, cefalia, insnia.

Cuidados de enfermagem

Observao rigorosa da dosagem a ser administrada ; Controle da P.A. rigorosamente , pois pode haver hipotenso , devido ao relaxamento ; Controle da freqncia cardaca , pois pode fazer taquicardia ; Quando administrado por via intra venosa , faz - lo lentamente , pois rapidamente pode causar at assistolia

2 Antitussgenos Produzem o alvio da tosse. Indicao : ps- operatrio mediato , tosse improdutiva . Contra indicao : tosse produtiva . Podem causar depresso respiratria produzindo parada respiratria. Ex: Codena (Belacodid), dextromertofan (Binelli).

Drogas que atuam sobre o aparelho respiratrio

3 Expectorante So drogas irritantes que aumentam a secreo traquio - brnquica e desta maneira aumentam a eliminao de secreo . Ex : Iodeto de potssio ( MM expectorante , iodepol ) . Contra indicaes : hipertireoidismo , tuberculose , insuficincia cardaca .

Drogas que atuam sobre o aparelho respiratrio

Drogas que atuam sobre o aparelho respiratrio


4 - Mucolticos : Tem como funo afluidificao de secrees . No apresentam afeitos colaterais . Ex : Ambroxol ( Mucolin ); Acetil cisteno ( Fluimucil ).

As drogas com ao cardiovascular podem afetar : O rtimo do corao ; O rtimo dos batimentos cardacos ; A quantidade de sangue ejetado ; A fora de contrao .

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO


1.Antihipertensivos 2.Vasodilatadores 3.Vasoconstritores 4.Antianginosos 5.Digitlicos

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO


1.Antihipertensivos

Medicamentos mais utilizados no tratamento da hipertenso arterial . A - Derivados da reserpina Alem do alivio da hipertenso , esta droga tranqiliza os pacientes agitados , ansiosos e hiperativos . capaz de abolir ou no mnimo reduzir a angstia , a preocupao desnecessria ou o comportamento anormal.

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO


1.Antihipertensivos

B - Derivados da Guanetidina Tem ao lenta utilizada no tratamento de hipertenso moderada a grave . Efeitos colaterais: tontura e hipotenso postural .

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO


1.Antihipertensivos

C - Derivados da metildopa Tem efeito sobre o sistema nervoso central. O seu efeito hipotensor se da diminuio da resistncia vascular perifrico com pequena alterao no ritmo cardaco. Efeitos colaterais: sonolncia, impotncia e ginecomastia.

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO


1.Antihipertensivos

D - Hidralazina Reduz a resistncia vascular perifrica por seu efeito vasodilatador direto sobre a musculatura lisa vascular. utilizado no controle da hipertenso moderada grave. Efeitos colaterais : cefalia , palpitao e taquicardia .

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO


1.Antihipertensivos

E - Diazxida Reduz a resistncia vascular perifrica e presso sangunea. Se utilizada por via intravenosa diminui a hipertenso grave. Por via oral controla a hipoglicemia, o efeito colateral, quando administrada EV, a hiperglicemia.

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO


1.Antihipertensivos

F - Cloridrato de Prazolin Os efeitos vaso dilatadores desta substncia causam uma diminuio da presso sangunea por ao direta . Os efeitos colaterais incluem tontura , hipotenso e sbita perda de conscincia (geralmente vista como um fenmeno de primeira dose ; a medicao iniciada na hora de dormir , para evitar este problema)

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO


1.Antihipertensivos

G - Nifedipina Esta substncia eficaz no controle da hipertenso em pacientes com angina de peito ou doena vascular perifrica . Efeitos colaterais : hipotenso , tontura , nuseas e cefalia .

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO


1.Antihipertensivos

H - Cloridrato de Verapamil Utilizado em hipertenso , angina e taquiarritimias. Efeitos colaterais : bradicardia e constipao .

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO


1.Antihipertensivos

I - Cloridrato de Diltiazen Usada na hipertenso e angina de peito . Efeitos colaterais : tontura e nuseas .

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO


1.Antihipertensivos

Tambm so utilizados relaxantes da musculatura lisa ou tranqilizantes, para diminuir a constrio e, conseqentemente, provocar a vasodilatao e a hipotenso. Os mais usados so : Valium , Diazepam , Diempax .

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO


1.Antihipertensivos

- Cuidados de Enfemagem Controle rigoroso da P.A de 2/2 Hs; Oferecer dieta hipossdica; Controle de diurese Antes de administrar o antihipertensivo,observar P.A.; Manter o paciente em repouso relativo em quarto semi - escuro com a cabeceira elevada pois o stress fsico e a luminosidade excessiva fazem aumento da P.A .; Se possvel, no administrar noite.

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO


2. Vasodilatadores Acarretam um aumento na amplitude dos vasos sanguneos e, como tal, contribuem no tratamento das doenas vasculares perifricos, patologias cardacas e na hipertenso

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO


A - Nitritos Causam relaxamento das fibras musculares nas paredes dos vasos. O relaxamento aumenta a amplitude dos vasos e diminui a presso na corrente sangunea. Utilizada no tratamento de: Angina pectoris; Relaxar o espasmo da musculatura lisa nas crises de asma brnquica; Tratamento da hipertenso.

2. Vasodilatadores

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO 2. Vasodilatadores


B - Cloridrato de Papaverina Sua principal ao relaxar a musculatura lisa, especialmente dos vasos sanguneos.

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO


2. Vasodilatadores Cuidados de Enfermagem Controle rigoroso da P.A; No administrar em pacientes hipotensos; Observar sinais e sintomas como: * Cefalia; * Formigamentos em extremidades; * Nuseas.

3.Vasoconstritores Substncias que induzem a constrio das fibras musculares nas paredes dos vasos sanguneos pela ao direta nos vasos ou por estimulao do centro vasomotor medular. Podem ser utilizadas para: Estancar hemorragias superficiais; Aliviar a congesto nasal; Elevar a presso sangunea; Aumentar a fora da contrao cardaca.

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO

3.Vasoconstritores A - Soluo de epinefilina

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO

Contrai vasos perifricos por aplicao local, no estanca o sangramento de artrias ou vasos grandes. Se administrada hipodermicamente produz potente vasoconstrio e eleva a presso sangunea mas esta retorna ao normal cerca de meia hora aps a administrao da dose. Apesar de ser utilizado para controlar o sangramento capilar ou de pequenas artrias, no estanca o sangramento de um vaso maior.

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO


3.Vasoconstritores B - Sulfato de Efedrina Pequenas doses estimulam o corao aumentando sua fora de contrao, ritmo e elevam a presso sangnea. Sustenta a presso sangunea elevada mas no tem efeito no choque, colapso circulatrio ou hemorragia. Utilizada com freqncia para ao local, usando a vasoconstrio das membranas mucosas.

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO


4. Antianginosos So medicamentos utilizados no tratamento da angina de peito, objetivando reduzir a durao das crises , diminuir a freqncia e a gravidade. Sabendo - se que as crises anginosos so causadas, essencialmente pela reduo do calibre dos vasos coronrios, seu tratamento deve estar voltado na administrao de vasodilatadores seletivos . Ex : Verapamil, dilacoron, persantin, sustrate.

Cuidados de Enfermagem Controle de P.A., pode haver hipotenso; Observar presena de: - Cefalia; - Tontura; - Nuseas; - Vmitos; - Nervosismo; - Fadiga. Na administrao do medicamento por Vo, orientar o paciente para deglutir rapidamente , devido ao sabor amargo;

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO 4. Antianginosos

Na administrao EV, fase - la lentamente.

5. Digitlicos So drogas que atuam aumentando a fora contrtil do miocrdio, estimulam a atividade cardaca controlando a freqncia e diminuindo a velocidade de conduo do sangue. Agem a nvel real, fazendo aumento da diurese. Dessa forma, o edema tende a ser eliminado, facilitando a funo renal. Indicao: no tratamento da I.C.C. Ex: Digoxina, Cedilanide.

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO

5. Digitlicos Cuidados de Enfermagem Observar dosagem, evitando as superdosagens, o que pode provocar as intoxicaes. Controle de freqncia cardaca antes de administrar a droga. Pulso 60 bpm no administrar; Controle de diurese, pois essas drogas tem efeito acumulativo, podendo levar o paciente intoxicao, caso no haja eliminao adequada; No administrar o digitlico noite, pois eles provocam insnia e agitao; Quando administrar por via EV, evitar extravasamento pois so irritantes; Observar sinais e sintomas como: - Anorexia; - Vmitos; - Perturbao visual e auditiva; - Fenmenos alucinatrios; - Sialorria abundante.

MEDICAMENTOS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO CIRCULATRIO

DROGAS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO URINRIO


A - Diurticos So drogas que aumentam o fluxo de urina. Estas drogas so usadas para livrar o organismos do sdio o qual causa edemas se ficar retido em grandes quantidades, os diurticos classificam - se em: 1 - Osmticos 2 - Formadores de cido 3 - Xantnicos 4 - Inibidores da anidrase carbnica 5 - Tizidios 6 - Antagonistas esterides 7 - Diurticos diversos

DROGAS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO URINRIO


A - Diurticos
1 - Osmticos Sais de potssio , cloreto de potssio e o nitrato de potssio, podem ser utilizados para recolocar dficit de potssio no organismo. Nem um sal pode ser excretado sem ser acompanhado por uma quantidade de gua, por isto, o potssio puxa a gua aumentando o fluxo urinrio. Devem ser administrados com cautela para evitar os efeitos txicos devido quantidade excessiva. Contra indicao: doena renal. Ex: manitol.

DROGAS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO URINRIO


A - Diurticos 2 - Formadores de cido A acidez do plasma sanguneo tender a causar secreo da substncia cida formada com uma apropriada quantidade de gua . Cloreto de Amnia - aps sua absoro convertido em uria no fgado e , conseqentemente sero liberados ons cloreto e hidrognio . Os mecanismos de tamponamento do organismo so postos em ao e eventualmente os ons cloreto no excretados na urina em quantidades crescentes acompanhados de gua . O cloreto de amnia no deve ser administrado a menos que a funo renal esteja normal uma vez que h o perigo de ocorrer acidose descompensada .

DROGAS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO URINRIO


A - Diurticos 3 - Xantnicos A cafena, a teobromina e a teofilina, possuem a estrutura bsica da xantina e todas agem como diurticos, mas a teofilina mais potente. Alm do seu uso como diurtico, especialmente eficaz no relaxamento da musculatura lisa bronquiolar e administrada para o alivio da asma. utilizada como diurtico e estimulante do miocrdio para o alivio do edema e da dispnia.

DROGAS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO URINRIO


A - Diurticos 4 - Inibidores da anidrase carbnica uma enzina que determina a formao carbnica a partir de gs carbnico e da gua no sangue . Quando a enzima inibida , como ocorre a uma destas drogas , o cido carbnico no formado em quantidades considerveis . Alm de seus efeitos diurticos , os inibidores da anidrase carbnica exercem efeitos benficos no glaucoma Acetozolamida ( Diamox ) = til no tratamento do edema devido a insuficincia cardaca congestiva , em casos obsttricos e ginecolgicos , distrbios pr- menstruais associados com reteno de lquidos e no glaucoma .

DROGAS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO URINRIO


A - Diurticos 5 - Tizidios alm de sua atividade como diurticos as tiziadas tem efeito adicional como droga antihipertensiva. Quando utilizados isoladamente, sua ao hipotensora leve, mas quando combinadas com outras drogas, tais como a reserpina a hidralazina ou os bloquiadores ganglionares, so teis coadjuvantes no tratamento dos pacientes hipertensos, uma vez que eles aumentam muito a atividade destas drogas. Ex : Clorotiazida Hidroclorotiazida

DROGAS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO URINRIO


A - Diurticos 6 - Antagonistas esterides atuam inibindo aldosterona, um hormnio da supra renal que promove a reteno de sdio e a excreo de potssio . A excreo de sdio e cloreto acompanhada por uma quantidade apropriada de gua. Espironalactona (Aldactona): utilizada no tratamento do edema associada insuficincia cardaca congestiva, na cirrose heptica com ascite e nefrite, assim como no edema de origem desconhecida. Efeitos colaterais: cefalia, dermatite, sonolncia. Aldactazida: uma combinao de 25mg de hidroclorotiazida e 25 mg de espironolactona por comprimido. A forma combinada das duas drogas mais eficaz como diurtico do que qualquer uma das utilidades isoladamente, uma vez que a reabsoro de fludos e eletrlitos nos rins bloqueada pelos dois mtodos.

DROGAS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO URINRIO


A - Diurticos 7 - Diurticos diversos Clorotalina (higroton) o efeito diurtico muito prximo ao da hidroclorotiazida. tambm usada como antihipertensivo. Efeitos colaterais: Tontura; Nuseas; Vmitos; Fraqueza; Distrbios gastrointestinal.

A - Diurticos 8 - Furozemida (Lasix) um diurtico que tem demonstrado agir nos tbulos coletores do nfron particularmente na poro ascendente da ala de henle, para prevenir a reabsoro e, desta forma, causar a excreo de sdio cloreto. Efeitos colaterais: Tontura; Fraqueza; Ictercia; Cibra; Vmito; Confuso mental.

DROGAS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO URINRIO

DROGAS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO URINRIO


A - Diurticos Cuidados de Enfermagem Pesar o paciente diariamente; Balano hdrico; Administrar o diurtico sempre pela manh e no noite; Observar nuseas, vmitos, gengivite, sialorria, dor abdominal que so efeitos colaterais deste medicamento; Quando for administrado por VO, faz - lo concomitantemente com alimentos, evitando - mal estar gstrico; Quando administrar por via IM, faz - lo profundamente, pois so dolorosos e se administrar por via intravenosa, faz - lo lentamente; Em tratamento prolongado, observar sinais de hiponatremia como dor muscular, astenia, hipotenso, apatia, que dever ser comunicado enfermeira; Observar sinais como: Cimbras, pulso dbil, respirao superficial , desorientao que so sinais de hipopotassemia.

DROGAS QUE ATUAM SOBRE O APARELHO URINRIO


B - Anti-spticos Urinrios So medicamentos usados no tratamento de infeces secundrias no trato urinrio . Ex : Pyridium , wintomylon . Cuidados de Enfermagem
Orientar o paciente avisando - o que o medicamento torna a urina avermelhada ; Observar nuseas , vmitos , cianose , ictercia , que so os efeitos colaterais do medicamento .

MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO TRATO GASTROINTESTINAL (TGI)


A - Substncias anti - secretoras Tem como funo inibio direta do suco gstrico, particularmente a inibio do cido clordrico.

MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO TRATO GASTROINTESTINAL (TGI)


A - Substncias anti - secretoras

Cimetidina Reduz a formao do cido no estmago. Indicao: lceras ppticas Sndrome de Zallinger - Ellison (uma combinao de lcera pptica e tumores pancreticos). Tempo de tratamento: 4 - 6 semanas. Ranitidina A principal utilizao desta substncia inibir a secreo gstrica cida. Indicao: ajudar na cicatrizao de lceras ppticas. Tempo de tratamento: mais ou menos 2 semanas

MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO TRATO GASTROINTESTINAL (TGI)


B - Anticidos So substncias que destroem total ou parcialmente o cido do estmago, neutralizando, tornando - o inativo. Drogas: Bicarbonato de sdio: Mtodo caseiro mais utilizado para hiperatividade gstrica e pirose .

H muitas desvantagens na utilizao do bicarbonato de sdio como anticido. Devido a sua solubilidade ele rapidamente neutraliza todo o cido presente no estmago . Isto , freqentemente resulta em rebote cido ou uma secreo extremamente elevada de acido seguido uma rpida neutralizao e alcalinizao do estmago , podendo causar desconforto aps sua administrao. Por achar que este desconforto causado pela indigesto acaba repetindo o ciclo. O distrbio no equilbrio cido - base sangunea conhecido como alcolase outro efeito indesejvel. A alcalose resulta em tenso sobre os rins podendo ocorrer insuficincia renal .

MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO TRATO GASTROINTESTINAL (TGI)


B - Anticidos Gel de hidrxido de alumnio O gel formado quando o xido de alumnio adicionado a gua. Tem ao protetora local e alvio da lcera. A principal desvantagem desta droga a constipao produzida, que pode produzir obstruo intestinal em pessoas com tendncia a constipao. xido de Magnsio Em pequenas doses um anticido ; em grandes doses um laxativo .

O que define a nobreza de um ser humano a sua capacidade de enxergar sua pequenez. Voc a enxerga?

MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO TRATO GASTROINTESTINAL (TGI)


C - Emticos So substncias que produzem o vmito. Grandes volumes de gua morna distendem o estmago e produzem esse efeito, duas colheres de ch de sal ou mostarda em gua morna acentuam a emse. Ex: Cloridrato de apomorfina, Ipecacuanha e carvo ativado. Os remdios devem ser evitados no caso de envenenamento por substncias corrosivas. Neste momento so utilizadas em grande parte, as lavagens gstricas com uma sonda.

MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO TRATO GASTROINTESTINAL (TGI)


D - Antiemticos Drogas que diminuem a nusea e vmito. O vmito pode ser atribudo da mucosa gstrica, estimulao do centro do vmito no crebro ou a uma combinao dos dois. Ex : Clorpromazina, Dramin, Plasil.

Medicamentos que atuam no intestino


Catrtico ou laxantes: medicamentos que atuam aumentando o peristaltismo intestinal, facilitando a eliminao das fezes, os quais se classificam em: Laxativo: causa leve aumento do peristaltismo provocando evacuaes freqentes e lquidas. Ex: leo mineral, Metamucil e Agarol Purgativo: produz um aumento do peristaltismo provocando evacuaes freqentes e lquidas. Ex: leo de rcino, Dulcolax Drstico: produz um aumento severo nos movimentos peristlticos acompanhado de clicas com evacuaes freqentes e lquidas.

QUEM DESPREZA A DVIDA PARALISA A INTELIGNCIA

Medicamentos que atuam no intestino


Antidiarrecos

Retardam o transito intestinal, diminuindo o peristaltismo. Classificam - se em:

Medicamentos que atuam no intestino


Demulcente : protege a mucosa de revestimento , evitando o contato das fezes com a mucosa inflamada . Ex : Caulim , Carbonato de clcio , leite fervido . Anti-spticos : impedem a proliferao microbiana . Ex : Neomicina , Sulfadiazina . Absorvente: Fixa as substncias txicas e os gases intestinais , eliminando - o junto com as fezes . Ex : Pectina , carvo medicinal . Adstringente : forma uma capa de protena sobre a mucosa inflamada protegendo - a das fezes . Ex : Tanino Sedativo e antiespasmdico : diminui o peristaltismo intestinal e alivia a dor . Ex : Elixir paregrico , Papaverina , Imosec .

DROGAS QUE ATUAM NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL


Classificao Estimulantes - as drogas que estimulam o SNC produzem um aumento no racocinio e pensamento. Depressores - esses agentes tem a capacidade de deprimir todo o tecido excitvel do SNC. Depressores e estimulantes seletivos do SNC - essas substncias podem manifestar efeitos depressores ou excitantes em alguns casos, simultaneamente .

Ex: Vapores anestsicos, Barbitricos, Hipnocedativos.

Ex: Anticonvulsivantes, relaxantes musculares, narcticos, analgsicos antitrmicos.

Frmacos que atuam sobre o Sistema Nervoso Central (SNC)


1.Analgsicos, antipirticos e anti - reumticos. Agem seletivamente sobre o sistema termo - regulador de pacientes com hipertemia , provocando a queda da temperatura a nveis normais, e ainda agem como anti inflamatrio (analgsicos no narcticos). Os analgsicos mais usados so: aspirina, AAS, (contm cido acetil saliclico), tylenol (acetominofen).

Frmacos que atuam sobre o Sistema Nervoso Central (SNC)


Cuidados de Enfermagem Observar rigorosamente, a dose a ser administrada a fim de evitar enganos e super dosagem. Observar sinais como nuseas, vmitos, dor epigstrica que so sinais de intolerncia ao medicamento . Em pacientes com hipertemia, observar sudorese quando intensa, especialmente em crianas, pois podem aparecer complicaes como desidratao . Fazer controle de respirao devido a ao central do medicamento . Observar fenmenos hemorrgicos , principalmente em paciente em tratamento prolongado com salicilatos . Fazer controle de temperatura em caso de hipertermia . Observar e comunicar enfermeira sinais e sintomas como : anxia , nuseas , vmitos , sonolncia , hiperventilao , que so sinais de intoxicao .

1.Analgsicos, antipirticos e anti - reumticos.

Frmacos que atuam sobre o Sistema Nervoso Central (SNC)


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Analgsicos , antipirticos e anti - reumticos . Analgsicos . Hipnticos e sedativos . Anticonvulsivantes . Relaxantes musculares de ao central . Grupo de atropina . Entorpecentes . Estimulantes do SNC .

Frmacos que atuam sobre o Sistema Nervoso Central (SNC)


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Analgsicos , antipirticos e anti - reumticos . Analgsicos . Hipnticos e sedativos . Anticonvulsivantes . Relaxantes musculares de ao central . Grupo de atropina . Entorpecentes . Estimulantes do SNC .

Frmacos que atuam sobre o Sistema Nervoso Central (SNC)


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Analgsicos , antipirticos e anti - reumticos . Analgsicos . Hipnticos e sedativos . Anticonvulsivantes . Relaxantes musculares de ao central . Grupo de atropina . Entorpecentes . Estimulantes do SNC .

Potrebbero piacerti anche