Sei sulla pagina 1di 16

MOVA E EJA: Continuidade de estudos: Encaminhamento dos alunos egressos do PBA s turmas de EJA.

Sonhar mais um sonho impossvel..... Lutar quando fcil ceder... Vencer o inimigo invencvel....

Org. Neubervan Ribeiro e Vanessa Melo

EJA- Educao de Jovens e Adultos

Refletindo. ..

CAMPANHAS DE ALFABETIZAO;
EDUCAO FORMAL E NO FORMAL; MOVIMENTOS SOCIAIS; COMPROMISSO COM A ALFABETIZAO; OPORTUNIDADE DE ESTUDAR;

DETERMINAO;
CONTINUIDADE DOS ESTUDOS COMO META PESSOAL; PROCESSO PERMANENTE DE APRENDIZAGEM ACOMPANHAMENTO DA APREDIZAGEM DOS ALUNOS; CONSTRUAO DO CONHECIMENTO= SCIO INTERACIONISTA; DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS NO MOVA/EJA = EVASO;

O TEMPO PARA A ALFABETIZAO ANSIEDADE DOS ALUNOS; O DILOGO COMO ELEMENTO NORTEADOR DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NO MOVA/EJA; AUTO ESTIMA ELEVADA; O DESPERTAR DO PRAZER PELA LEITURA; EXERCICIO DA CIDADANIA DIREITO OBJETIVO; MOVA/EJA POSSUI CARACTERSTICAS ESPECFICAS QUANDO S NECESSIDADES DE SEU PBLICO; MOMENTO DE CONSTRUO DE SABERES, DESCONTRAO E LDICO; METODOLOGIA FAVORVEL APRENDIZAGEM; SONHOS;

Ministrio da Educao MOVA E EJA: Continuidade de estudos: Encaminhamento dos alunos egressos do PBA s turmas de EJA.

Os princpios , Diretrizes , estratgias e Aes de apoio ao PBA: Elementos para formao de coordenadores de turmas e de alfabetizadores, organizado pelo Ministrio da Educao a partir de dois encontros :
1 encontro em 2009 2 encontro em 2012

Em Braslia

Ministrio da Educao MOVA E EJA: Continuidade de estudos: Encaminhamento dos alunos egressos do PBA s turmas de EJA.

O Encontro contou com a participao de


Instituie s formadora s Especialistas em formao de educadores Gestores do Programa Brasil Alfabetizado

Com a clareza de que os EGRESSOS PBA do devero ser encaminhados s turmas de


EJA

Para continuidade dos estudos , o programa se traduz em um instrumento que exige a compromiss responsabilida e o de Articulao dos Municpios, estados, Distrito Federal e Governo Federal Essnciais para institucionalizar as polticas pblicas de EJA, garantindo seu espao e sua qualidade e ampliando a oferta.

Lanado no segundo semestre de 2003, o PBA recolocou a alfabetizao de jovens e adultos como prioridade na agenda educacional do pas. Para garantir o acesso e a permanncia dos jovens se adultos nos processos educativos, o PBA se apresenta como poltica pblica que, por ser contnua, visa a continuidade dos estudos dos recm- alfabetizados. Nesse sentido, supera o carter de CAMPANHA comumente associado s iniciativas de alfabetizao de jovens e adultos, adotando uma viso clara de poltica pblica integrada ao esforo educacional do pas.

Teorias Crticas de Educao

Refletindo Cultura dominante X Realidade concreta


Por que no aproveitar as experincias que tem os alunos de viver em reas de cidade descuidadas do poder pblico para discutir , por exemplo, a poluio dos riachos e dos crregos (...) Por que no discutir a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo contedo se ensina (...). Pedagogia da Autonomia p. 33

Refletindo
Por que no estabelecer uma necessria intimidade entre saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experincia social que eles tem como indivduos?
Pedagogia da Autonomia p. 34

EJA- que escola nos oferecem? Qual a escola que queremos?

se superporem a ele com receitas tomadas de emprstimos. E como so receitas transplantadas que no nascem da anlise crtica do prprio contexto, resultam inoperantes. No frutificam.
Educao como prtica de liberdade.P.73

Da

Por isso mesmo existir um conceito dinmico. Implica uma dialogao eterna do homem com o homem. Do homem com o mundo. Do homem com o seu criador. essa dialogao do homem sobre o mundo e com o mundo mesmo, sobre os desafios e problemas , que o faz histrico.
Educao como prtica de liberdade.P.83

Depois das reflexes que fizemos, cabe o questionamento:

Como realizar esta educao? Como proporcionar ao homem meios de superar suas atitudes, mgicas ou ingnuas, diante de sua realidade? Como ajud-lo a criar, se analfabeto, sua montagem de sinais grficos? Como ajud-los a inserir-se?

A resposta pode estar:

Num mtodo ativo, dialogal, crtico e criticizador.

O dialogo , portanto, o indispensvel caminho

Potrebbero piacerti anche