Sei sulla pagina 1di 32

HISTRIA DO DIREITO

Professor Evandro Srgio evandro.sergio@gmail.com Universidade Fumec - 2013

HISTRIA DO DIREITO
Definio e Importncia da Histria do Direito 1.1 Conceito de Histria do Direito. Estudo cronolgico do Direito como fato emprico e social, resultante da interao humana, ou seja, o estudo das experincias jurdicas do passado, para que possamos viver o presente e planejar o futuro da sociedade. 1.2 Espcies de Histria do Direito (Leibniz) a) Histria Externa a histria das Fontes do Direito, ou seja, ela estuda as fontes jurdicas, o papel que elas desempenharam na formao de cada Direito. Estuda, tambm, a influncia das leis, dos costumes e da interpretao jurdica. P.Ex: Histria da Formao do Direito Romano.

b) Histria Interna a histria das Instituies do Direito, Ela estuda as regras do Direito que emanaram de cada instituio, indagando como surgiram, porque fases passaram como desapareceram e que influncias elas tiveram nas instituies jurdicas do mundo atual. P.Ex: A Famlia, A Propriedade, A Herana, O Contrato, O Comrcio, etc.

1.3 Objeto da Histria do Direito a interpretao histrica dialtica do fenmeno jurdico e seu dimensionamento em funo do tempo. A histria do direito: muitas vezes tratada com um condescendente desdm; uma das nicas teorias capaz de explicar o que as nossas instituies so as que e porque que so as que existem. O Direito, como manifestao social, constitui o mais importante dos instrumentos disciplinadores de toda a atividade humana. Como processo de adaptao social, o Direito deve, sempre, acompanhar as mobilidades sociais, sendo indispensvel que ele seja o Ser Atuante e o Ser Atualizador, criando procedimentos novos e eficazes na garantia do equilbrio e da harmonia da Sociedade. Todavia importante no esquecer que, mesmo estando o Direito sujeito a um processo permanente de evoluo, ele capaz de resistir, por muito tempo, s mudanas sociais, funcionando em determinados momentos como Freio social, estabelecendo, sempre uma relao entre o presente e o passado. H de se tomar o presente como uma extenso do passado. Donde se pode acrescentar que uma viso mais ampla do atual s possvel se precedida da viso que se tenha do antigo.

A Palavra Direito e Suas Acepes.


2.1 Origem da Palavra Direito: a) No baixo latim ou latim popular - juno de dis (muito intenso) mais rectum (reto) = disrectum, Directum, que significa o que reto ou o que justo; b) No latim clssico Jus, provavelmente originria do snscrito Is (recinto sagrado onde se ministrava a Justia Jus, significa o ordenado, o sagrado, o consagrado etc.) (jus justo, justia, jri, jurisconsulto, jurisprudncia etc.)

3 A Gnese ou Nascimento do Direito

O homem, ao interferir no processo de formao do Direito, tem que obedecer, obrigatoriamente, s regras predeterminadas, desvinculando-se de qualquer concepo arbitrria, pois, se assim no fizer poder ter, que enfrentar a revolta da opinio pblica, o que fatalmente levar a no aplicao da lei, ou a sua reformulao. um engano exagerar o fator volitivo na gnese do Direito, pois o Direito no pode ser concebido como um ato isolado, mas, sim, como um conjunto das circunstncias sociais e de motivos axiolgicos que cerca aquele que tem de legislar.
Direito no resulta de um processo exclusivo de formao voluntria, mas de uma conjugao de foras e circunstncias provenientes de uma ao simultaneamente espontnea e elaborada. Acreditamos que para distinguir o momento da formao e elaborao do Direito necessrio e oportuno examinar, primeiramente, as principais correntes filosficas que buscam a origem do conhecimento humano, j que o homem um animal histrico que, por excelncia, conhece.

Origem do Conhecimento Humano A) Empirismo - afirma que todo e qualquer conhecimento encontra o seu fundamento na experincia. Ensina Miguel Reale que o Direito brota dos fatos e que existe em funo dos fatos, cujas relaes no nos dado ultrapassar. Resumindo, podemos afirmar que dentro da concepo emprica a fonte primeira do Direito a experincia, cuja existncia s possvel no Direito Positivo, pois s ele permite observar o resultado prtico e palpvel dessa experincia O Direito Positivo parte dos fatos para formular as leis (normas) que se destinam a determinar a conduta dos indivduos. B) Racionalismo - (do latim ratio, razo) v, no na experincia, mas no pensamento a fonte principal do conhecimento, o Racionalismo reconhece as realidades empricas, cuja explicao s possvel por meio da razo; sem refutar o Direito Positivo, o Racionalismo o situa ao lado do Direito Natural, ideal ou racional, que subordinou a si o Direito Positivo, por ser um Direito permanente, imutvel e universal, expresso necessria da prpria natureza do homem e condicionante universal de toda a vida prtica, sendo, assim, o fundamento do Direito Positivo. C) Criticismo - segundo o Criticismo a razo no comporta idias inatas, mas certas formas ou categorias A Priori, puras, condicionadoras da experincia, manifestando-se em funo delas. Se no existissem as Categorias, no poderia haver conhecimento humano, a no ser o emprico. Para Kant o Direito Natural um s, porque se fundamenta em postulados da razo humana, de nada dependendo. Todavia a aplicao desse direito pode variar, refletindo-se no Direito Positivo ou de cada povo. O Direito Positivo varia de povo para povo, de acordo com as circunstncias de tempo, de lugar, de momento histrico e cultura, mas todas as legislaes se baseiam num mesmo conjunto de princpios. Para o Criticismo, o direito que se processa historicamente resultado de uma experincia. Esta, porm, s se torna possvel por meio de formas a priori transcendentais.

SNSCRITO antiga lngua sagrada da ndia: o snscrito a mais antiga das lnguas indo-europias. FATOR VOLITIVO fator que diz respeito volio ou vontade. AXIOLOGIA cincia dos valores teve seu incio no princpio do sc. XX e tem suas origens prximas na tica de Brentano e na Filosofia Fenomenolgica. JHERING, Rudolf Von jurista Alemo (1818-1892). Ops-se formao espontnea do Direito, defendida pela Escola Histrica. Admite a evoluo impulsionada por conflitos de interesses. Obras principais: O Esprito do Direito Romano, A Luta pelo Direito e O Fim no Direito. Dialtica (AO 1945: dialctica) (do grego (), pelo latim dialectca ou dialectce) um mtodo de dilogo cujo foco a contraposio e contradio de ideias que leva a outras ideias e que tem sido um tema central na filosofia ocidental e oriental desde os tempos antigos. A traduo literal de dialtica significa "caminho entre as idias KANT, IMMANUEL -primeiro dos filsofos modernos, nasceu em Knigsber em 1724, onde viveu e morreu (1804). Sua vida foi um modelo de equilbrio, simplicidade e honradez. Apesar de racionalista, reagiu ao dogmatismo, desconhecedor de limites da Razo. As suas obras fundamentais so: a Crtica da Razo Pura (1781), a Crtica da Razo Prtica (1788) e a Crtica do Juzo (1790). Para o Direito sua principal obra foi os Fundamentos da Metafsica dos Costumes (1785).

HISTRIA DO DIREITO NAS PRIMEIRAS GRANDES CULTURAS. 1 Tempos Primitivos. -Os homens primitivos eram nmades e a associao humana era determinada pelas relaes individuais e pelos laos de parentesco. -Nesse perodo, temos a horda, o cl e a tribo. -Mais tarde, o homem se fixa ao solo e o vnculo social vai lentamente se transformando de individual para territorial. -A vida sedentria provoca o aparecimento de aglomeraes mais densas formando as cidades, que unidas entre si formam a Nao, e esta institucionaliza o Estado, como mquina polticoadministrativa, cuja finalidade maior garantir o Bem Comum e a Segurana Pblica da populao que vive em seu Territrio. -O Estado tem como primeira ao constitutiva a subjugao de um grupo social por outro grupo e no estabelecimento, pelo primeiro de uma organizao que lhe permita dominar o outro: O Estado um conjunto de instituies que tem por fim a dominao de certo nmero de homens sobre outros homens e essa dominao sempre exercida por uma minoria sobre a maioria. O Direito, que s pode formar-se no Estado a expresso de desigualdade dos grupos sociais, no existe um Direito Natural, nem direitos inatos do cidado. -povos primitivos => nmades, com uma organizao primria e uma disciplina dbil. fixaram-se a terra, formando cls, tribos, cidades e finalmente o Estado. a famlia como primeiro vnculo natural unem em si todos os fins da vida.

DIREITO DAS SOCIEDADES SEM ESCRITAS

SOCIEDADES ARCAICAS OU PRIMITIVAS Direito = rectum justo, reto, bom senso Histria = do grego hstor sbio, conhecer pela indagao (Maiutica de Scrates) Linha do tempo: Big Bang => 4.000 a.C = Escrita => 0 = Nascimento de Cristo => 476 = Queda do Imprio Romano do Ocidente =>1453 = Tomada de Constantinopla =>1789 = Revoluo Francesa =>2012 = Idade Contempornea

Pr-histria: Paleoltico = Idade da pedra lascada =>Neoltico = Idade da pedra polida => Idade dos Metais = Idade dos Metais
Povos sem escrita Caadores-coletores =>Nmades =>Tribos =>Laos fortes de religiosidade =>Laos fortes de consanginidade =>Solidariedade Mecnica = Durkheim Da Diviso do Trabalho Social =>Coletividade Exemplos: Sumrios, ndios brasileiros do sculo XVI, ndios brasileiros da atualidade, tribos dos primeiros hebreus (Abrao), aborgines australianos. Neoltico = Revoluo Neoltica ou Revoluo Agrcola - Aproximadamente 12.000 a.C => Incio do cultivo agrcola =>Domesticao de animais =>Crescente Frtil = rios Nilo, Tigre e Eufrates

Modificaes:
-Sedentarismo =>Excedente Agrcola =>Crescimento Populacional => Primeiros ncleos urbanos = tribos vilas cidades = muradas a partir da Idade dos Metais = Uruk, Perspolis, Ur, Jeric (40 mil habitantes) =>Diviso do Trabalho = trabalho na agricultura X servios domsticos X diferentes ofcios => Estratificao Social - mbito Poltico Unio de cls (famlias organizadas com a base em um ancestral comum) = Tribos => Tribos = lideradas pelos ancios (chefes mais velhos, sbios e/ou valentes de cada cl) => Exerciam poder poltico, religioso e segurana e manuteno da existncia do grupo.Patriarcado = Estado = Estado laico (diviso do templo e do estado) => Rei-sacerdote => Surgimento da propriedade privada Normas jurdicas - Abstratas (no legisladas, no escritas) => Diferenciadas (cada grupo social tinha as suas) => Carter e cunho religioso presente no contedo normativo (rei-sacerdote diz o querer dos deuses) Ex: deusa da fertilidade, sociedades politestas.

Caractersticas desta produo jurdica - Tradio, Valores do grupo, Sentimentos mtuos, Smbolos coletivos,
Fontes: Costume, Precedente = experincias anteriores, Comportamento = conduta Transmisso: Oral, Provrbios, Chefe

Sano (formal) Positiva = agrado a alguma atitude de bravura Negativa = medo da punio divina = obedincia Sano = castigo aplicado quele que descumpria ou agia em desacordo com algum valor tradicional do grupo - Ritualstica - Simblica - Sobrenatural - Direito Penal = crime, personalidade e propriedade - Direito Administrativo = construes, diques, organizao da agricultura e do culto aos deuses - Direito Civil = famlia, posse e propriedade, comrcio - Direito Tributrio = arrecadao

O Direito nas Primeiras Grandes Culturas. (Egpcios, Babilnios, Hebreus, Hindus, rabes) -O Direito como tradio sagrada mantida pelos sacerdotes, que foram os primeiros juzes. Secreto era o conhecimento do Direito, guardado pelos sacerdotes ou pelos mais velhos. Com o tempo, o Direito tornou-se o conjunto de decises judiciais que, sendo ininterruptamente repetidos, tornaram-se costumes. Ento, das sentenas surge os costumes e dos costumes as leis, ou melhor, o Direito. -No estudo do Direito oriental notamos que a maioria dos legisladores declarava ter recebido o Direito ou as leis das mos de seu Deus. Nesse Direito primitivo no h distino entre os diversos ramos da rvore jurdica, ou seja, o Direito Civil, o Direito Penal, o Direito Administrativo etc, estavam todos inseridos na mesma legislao.

O Direito Egpcio. Na Civilizao Egpcia predominou um Estado Teocrtico, vinculado ao regime de castas. A primeira camada da sociedade era formada pelos sacerdotes e pelos guerreiros, abaixo vinham os pastores, os agricultores e os artesos. Os negros formavam a ltima classe. A histria de rei e sacerdote, no Egito, diferente da histria da Babilnia, pois os Reis da Sumria e da Assria, eram sacerdotes que se tinham tornado reis. O Fara do Egito no parece ter seguido esta direo. O Fara tem poder e importncia superior ao de qualquer sacerdote.

POVOS QUE DOMINARAM O TERRITRIO EGPCIO

-Egpcios; Assrios; Persas; Macednios; Romanos e rabes

-CRONOLOGIA DAS DINASTIAS (a.C) E DOS PRINCIPAIS CONQUISTADORES


-Dinastia Tinita -III VIII Dinastia = Antigo Imprio = grandes pirmides -XI Dinastia = Mdio Imprio -XIII XVII = Perodo obscuro para a historiografia egpcia -XVIII = Novo Imprio -*1278 a.C. Tratado de Paz com os Hititas -Perodo de dominao Assrio -Renascimento Satico -Incorporao pelo Imprio Persa (Provncia de Satrapia) -Dominao de Alexandre, O Grande (Alexandria) -Perodo de proteo romana (aps invases helensticas) -*30 a.C. Perodo Romano -- Sculo VII da Era Cristo = Libertao rabe

HISTRICO
-Cincias: - Astronomia - Medicina - Matemtica -Rio Nilo como o mais extenso do mundo = + de 6.000km -Terra cultivvel no Egito = 5% do territrio = Deserto da Lbia -Principais cidades: Mnfis, Tebas, Giz, Assu, Helipolis -Politesmo = deuses animalescos e hbridos; Aton (tentativa de monotesmo) -Pirmides e tumbas -Pedra de Roseta (a partir de 1798 = grego, egpcio e hierglifos) -Champollion, em 1822, comea a decifrar os escritos

ARTE E RELIGIOSIDADE EGPCIA

PAPIRO DE BERLIM RESTAURADO, ESCRIBA E A ESCRITA HIERTICA Nesse sistema eminentemente teocrtico, o Fara era, a um s tempo, governante, sacerdote, juiz e guerreiro, ou seja, ele detinha todos os poderes do Estado. No estudo do Direito Egpcio muito grande a dificuldade para a identificao das instituies, pois so muito precrias as fontes. Faltam documentos jurdicos como textos de leis ou editos e os chamados documentos da prtica, como sentenas, testemunhos diretos e originais da mquina administrativa e judiciria. Dos documentos que desafiaram os sculos, o mais antigo que se conhece o Papiro de Berlim, da IV dinastia, escrito em hiertica.

TEOCRACIA o sistema de governo em que as aes poltica, jurdica e policial so submetidas snormas de alguma religio. O poder teocrtico pode ser exercido direta ou indiretamente pelos clrigos de uma religio : os governantes, juzes e demais autoridades podem ser os prprios lderes religiosos (tal como foi Justiniano) ou podem ser cidados leigos submetidos ao controle dos clrigos (como ocorre atualmente no Ir, onde os chefes de governo, estado e poder judicirio esto submetidos ao Aiatol e ao conselho dos clrigos). Sua forma corrupta tambm denominada clerocracia. BABILNIA foi a capital da antiga Sumria e Acdia, no sul da Mesopotmia (hoje no moderno Iraque, localiza-se a aproximadamente 80 km ao sul de Bagd). O nome (Babil ou Babilu em babilnico) significa "Porta de Deus", mas os judeus afirmam que vem do Hebraico Antigo Babel, que significa "confuso". Essa palavra semtica uma traduo do sumrio Kadmirra. A SUMRIA (ou Shumeria, ou Shinar; na bblia, Sinar; egpcio Sangar; ki-en-gir na lngua nativa), geralmente considerada a civilizao mais antiga da humanidade, localizava-se na parte sul da Mesopotmia (apesar disto os proto-sumrios surgiram no Norte da Mesopotamia, no atual Curdisto, tal como no eram originalmente semitas, mas sim invadidos por eles via sul proto-rabe), apropriadamente posicionada em terrenos conhecidos por sua fertilidade, entre os rios Tigre e Eufrates. Evidncias arqueolgicas datam o incio da civilizao sumria em meados do quarto milnio a.C. Duas importantes criaes atribudas aos sumrios so a escrita cuneiforme, que provavelmente antecede todas as outras formas de escrita, tendo sido originalmente usada por volta de 3500 a.C.; e as cidades-estado.

ASSRIA foi uma entidade poltica da Antiguidade, centrada na regio do alto rio Tigre, na Mesopotmia (atual Iraque), e que acabou por dominar imprios regionais por diversas vezes ao longo da histria, iniciando esse longo processo na tomada da Babilnia. PIRMIDES DO EGITO, denominadas como pirmides de Giz, localizam-se no planalto de Giz, na margem esquerda do rio Nilo, prximo cidade do Cairo, no Egito. So as nicas remanescentes das Sete maravilhas do mundo antigo. Constituem-se em estruturas monumentais construdas em pedra e, como o nome tambm indica, apresentam uma base retangular e quatro faces triangulares (por vezes trapezoidais, nas pirmides egpcias mais antigas, denominadas como mastabas) que convergem para um vrtice. No total foram identificadas cerca de 80 pirmides em todo o pas, embora a sua maior parte esteja reduzida a montculos de terra. As pirmides no planalto de Giz foram erguidas pelo faras Quops, Qufren e Miquerinos. As terras eram propriedades do Fara, podendo as castas privilegiadas usufru-las, pagando altssimos tributos Coroa. No casamento, uma forma de contrato, a mulher mantinha a propriedade de seus bens. Era facultado o casamento entre irmos e irms e, por isso, muitos estudiosos acreditam que a instituio judaica do levirato teve sua origem na cultura egpcia. Os atos jurdicos eram realizados com observncia de formulrios preestabelecidos e os atos solenes eram celebrados por escribas (funcionrios), na presena de testemunhas e autenticados com o selo estatal. Os tribunais, cujos juzes eram os dignitrios (geralmente sacerdotes) locais, julgavam em nome do Fara.

curiosidades - O homem culpado de adultrio levava mil aoites e a mulher cortava-lhe o nariz. O que acusava falsamente sofria o castigo que o acusado caluniado teria suportado. Cortavam as mos aos que falsificavam as escrituras ou as moedas. O homicdio, mesmo de um escravo, era punido com a morte e era igual ao assassnio todo aquele que, podendo salvar um homem em perigo, o no fazia. A cidade mais prxima era obrigada a fazer pessoa assassinado um custoso funeral, a fim de que tomasse mais cuidado em conservar a segurana das estradas. - Para o furto, escravido do ladro ou mutilao. As penas mais usadas no Direito Penal Egpcio eram: bastonadas, mutilaes (ablaes das orelhas, do nariz, da lngua ou das mos), exlio, lanamento fogueira, etc. Estudiosos afirmam que o Direito Internacional Pblico teve sua prhistria no Egito, com um tratado de aliana e paz celebrado entre Ramss II e o rei hitita Hattusibis III (sc. XII a.C.). LEVIRATO o costume, observado entre alguns povos, que obriga um homem a casar-se com a viva de seu irmo quando este no deixa descendncia masculina, sendo que o filho deste casamento considerado descendente do morto. Este costume mencionado no Antigo Testamento como uma das leis de Moiss. O vocbulo deriva da palavra "levir", que em latim significa "cunhado. ESCRIBAS. No Egito Antigo, os escribas tinham uma importante funo e ocupavam lugar de destaque na sociedade egpcia, pois eram conhecedores da escrita demtica e dos hierglifos. Eram eles que escreviam sobre a vida dos faras, registravam a cobrana de impostos e copiavam textos sagrados. Os escribas usavam o papiro para escrever dados e textos ou registravam nas paredes internas das pirmides.

Pedra de Roseta

Escritas Egpcia

PEDRA DE ROSETA um texto do Antigo Egito escrito em hierglifos, grego e demtico egpcio num grande bloco de granito, facilmente confundido com basalto. Esse texto foi descoberto em 1799 por homens sob o comando de Napoleo Bonaparte enquanto cruzavam a regio de Roseta, Egito.

O Direito Babilnico
- As primeiras civilizaes do mundo resultam do aparecimento das cidades (4000 3100 a.C.) em regies, que podiam garantir regularmente o alto rendimento agrcola necessrio, ao consumo de grandes populaes. Essas civilizaes, com suas Cidades-Estados nasceram s margens de rios com vales e plancies de grande fertilidade. No vale do rio Nilo temos a Civilizao Egpcia, com as cidades de Mnfis, Helipolis e Tebas; no vale do rio Indo temos a Civilizao da ndia, com as cidades de Harappa e Mohenjo-Daro; no vale do rio Amarelo surgui a Civilizao Chinesa, com as cidades de Cheng-Chou, Na-Yong, Hao e Lo-Yong; nos vales dos rios Tigre e Eufrates, temos a Mesopotmia, com as Civilizaes da Sumria e da Assria e as cidades de Mari, Assur, Uruk, Erida e a grande Babilnia. - Na Mesopotmia, onde ficava a Babilnia, foi criada a escrita, provavelmente para ajudar os mercadores a fazer seus contatos. Mesopotmia um nome grego que significa "entre rios" (meso - ptamos) - uma regio de interesse histrico e geogrfico mundial. Trata-se de um planalto de origem vulcnica localizado no Oriente Mdio, delimitado entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, ocupado pelo atual territrio do Iraque e terras prximas. Os rios desembocam no Golfo Prsico e a regio toda rodeada por desertos.

Na Babilnia aps a morte do rei Shamshi Adad, seu filho, o sacerdote Hammurabi, contemporneo de Abrao, funda a primeira dinastia (1792 1595 a.C.), criando o Imprio da Babilnia, que serviu de modelo e centro de gravidade para todo o Oriente Mdio. Das tantas realizaes deste Rei-Sacerdote, para ns que estudamos o Direito, a mais importante, sem sombra de dvidas, foi a criao do cdigo de leis que tomou o seu nome CDIGO DE HAMMURABI 1965 a.C.

O Cdigo de Hammurabi est gravado em um enorme bloco cilndrico de pedra negra (dorita), de 2,25 m de altura, com 2 m de circunferncia, encontrado em 1901, por uma misso francesa chefiada por Jacques de Morgan, nos arredores da cidade islamita de Susa, na Prsia, para onde fora levado, por volta de 1175 a.C. como despojo de guerra.
O Cdigo de Hammurabi ou a estela (28) de Hammurabi encontra-se no museu do Louvre. Acreditavam os babilnios ter Hammurabi recebido esse cdigo do deus Sol (Shamash). A prpria estela, no alto, contm um relevo representando essa transmisso, onde o deus Sol o teria confiado a Hammurabi, tornando-o Rei do Direito, com a misso de decidir com equidade e disciplinar os maus e os alintencionados e impedir que o forte oprima o fraco. O Cdigo de Hammurabi, no o mais antigo do mundo como se supunha, pois com a descoberta em 1952 da tabuinha de Istambul,(30) encontrou-se um cdigo bem mais antigo, o Cdigo de Ur-Namu, tambm da Mesopotmia de 2050 a.C. Mais antigos tambm so: o Cdigo de Lipit-Istar de 1900 a.C. Sumria e o Cdigo de Bilalama de 1970 a.C. Babilnia. Mesmo o Cdigo de Hammurabi no sendo o mais antigo, ele o mais famoso.

Cdigo de Hammurabi

Cdigo de Lipit-Ishtar

Cdigo de Ur-Namu

Cdigo de Hammurabi
- Comea ele com um prlogo de grande beleza literria, onde existem as qualidades, as virtudes, o poder e a glria do rei. No um cdigo especializado, pois contm todo o ordenamento jurdico da cidade., assim, Cdigo Civil, Cdigo Penal, Cdigo de Processo, Cdigo Comercial e de Organizao Judiciria, com 282 artigos. No tem ordem sistemtica, pois uma coletnea de julgados ou de hipteses acompanhadas de decises. O Cdigo de Hammurabi consagrava as disposies jurdicas sob forma de pressgios ou previses. O casusmo caracteriza-o, sendo muito minucioso no que concerne s punies, que normalmente so de um rigor terrvel, o que deixa parecer que o homem daquele tempo s se atemorizava mesmo diante de consequncias drsticas, terrveis. Da a necessidade de serem estabelecidas penas rigorosas, pois no se pode aceitar a ideia de que os legisladores de Ento fossem insensveis e to cruis, como pode parecer primeira vista.

Histria Externa da Babilnia Hammurabiana Sociedade e Economia da Babilnia Hammurabiana A Sociedade da Babilnia da poca de Hammurabi dividida, conforme indica o prprio Cdigo, em trs camadas sociais: - Os "awilum": o homem livre, com todos os direitos de cidado. Este o maior grupo da sociedade hammurabiana e compreendia tanto ricos quanto pobres desde que fossem livres. - Os "musknum": fazem parte de uma camada que ainda suscita muita dvida pelos estudiosos. Parecem ter sido uma camada intermediria entre os awilum e os escravos, formada por funcionrios pblicos, com direitos e deveres especficos. - Os wardum escravos: eram a minoria da populao, geralmente, prisioneiros de guerras.( wardum para escravos e amtum para escravas).

2.1.2.2) Algumas Instituies do Cdigo de Hammurabi -Pena de Talio (O Cdigo de Hammurabi utiliza muito esse princpio no tocante aos danos fsicos, chegando a aplic-lo radicalmente mesmo quando, para conseguir a equivalncia, penaliza outras pessoas que no o culpado. Talio no contava quando os danos fsicos eram aplicados a escravos medida que estes podem ser definidos como bens alienveis - Arts. 196, 229 e 230); - Falso Testemunho (O falso testemunho tratado com severidade pelos povos antigos, porque provas materiais eram mais difceis; assim sendo, contavam na maior parte dos processos somente com testemunhas. O Cdigo separa uma causa de morte de uma causa que envolve pagamento. Nesta ltima, o nus do falso testemunho o pagamento da pena do processo. Em outros casos, a sano para falso testemunho era a Pena de Morte Arts. 03 e 04);

- Roubo e Receptao (O Cdigo Hammurabiano penaliza tanto o que roubou ou furtou, quanto o que recebeu a mercadoria roubada - Art. 22 e 06);
-Estupro (O estupro sem pena alguma para a vtima era previsto nesse Cdigo somente para virgens casadas(como na legislao mosaica), ou seja, mulheres que, embora tenham o contrato de casamento firmado, ainda no coabitavam com os maridos Art. 130);

Famlia (O sistema familiar da Babilnia Hammurabiana era patriarcal, e o casamento, monogmico, embora fosse admitido o concubinato. Essa aparente discrepncia era resolvida pelo fato de uma concubina jamais ter o status ou os mesmos direitos de esposa. O casamento legtimo era somente vlido se houvesse contrato O casamento era no que chamamos hoje "Regime de Comunho de Bens" 128 e 175);
Escravos (Havia duas maneiras bsicas de se tornar escravo no somente na Babilnia, mas tambm na Antiguidade como um todo. Como prisioneiro de guerra ou por no conseguir pagar dvidas e assim ter que se entregar, entregar a esposa ou aos filhos, mas Hammurabi (assim como os Hebreus posteriormente) vai limitar o tempo dessa escravido por dvida 117 e 146); Divrcio (O marido podia repudiar a mulher nos casos de recusa ou negligncia em "seus deveres de esposa e dona-de-casa". Qualquer dos dois cnjuges podia repudiar o outro por m conduta, mas, nesse caso, a mulher para repudiar o homem deveria ter uma conduta ilibada Art. 142);

Adultrio (Somente a mulher cometia crime de adultrio, o homem era, no mximo, cmplice. Dessa forma, se um homem sasse com uma mulher casada, ela seria acusada de adultrio, e ele de cmplice de adultrio, e se a mulher fosse solteira, no comprometida, no havia crime nem cumplicidade, mesmo porque este um povo que admite concubinato. Quando pegos, os adlteros pagavam com a vida, entretanto o Cdigo prev o perdo do marido Art. 129);

O Direito Hebreu. O historiador deve mesmo pondo de parte a f, uma ateno particular ao povo hebreu, que une a misso religiosa misso poltica de conservar o passado e preparar o futuro, para civilizar, pelas suas crenas, a maior parte do mundo. Eles introduziram a monolatria universal que os sublimou, sob o ponto de vista tico-religioso, atravs da derrota e do cativeiro. O Direito Hebreu (1400 a 1300 a.C.) ou Lei Mosaica encontra-se condensado na Torah. Nele se nota a influncia do Direito Babilnico, pois se comparados, eles revelam grandes analogias fazendo supor que o Cdigo de Hammurabi tenha exercido, 500 anos depois, grande influncia sobre as Leis Mosaicas. Neste sentido distinguem-se semelhanas de conceito quanto ao Talio, escravido, servido voluntria, ao trabalho rural, ao direito de propriedade, aos testemunhos, etc. Carl As leis de Hammurabi apresentam uma semelhana surpreendente com a lei de Moiss, aparecida cinco sculos mais tarde: a lei de Hammurabi tem um carter puramente jurdico, enquanto a lei mosaica apresenta carter religioso e insiste claramente no aspecto tico do Direito

MOISS

SELO DE SALOMO

MENORH

TORAH

Potrebbero piacerti anche