Sei sulla pagina 1di 19

Perfumes

Histria
Os perfumes vm fascinando a humanidade h milhares de anos. A data da origem da utilizao de fragrncias pelo ser humano difcil de determinar, mas alguns pesquisadores dizem que pode estar associada descoberta do fogo e possivelmente possua cunho religioso.

A prpria origem da palavra perfume est associada a essa atividade, uma vez que deriva do latim per (de origem) fumare (fumaa). As expedies foram os responsveis por trazer, das terras desbravadas para os grandes centros europeus, novos aromas e fragrncias. Alavancaram o interesse da burguesia europeia e subsidiaram os alquimistas, com ingredientes para novas receitas.

Classificao
A classificao geral das fragrncias engloba 14 diferentes tipos, basicamente segundo a sua volatilidade e caractersticas olfativas: Ctrica > Lavanda > Ervas > Aldedica > Verde > Fruta > Floral > Especiarias > Madeira > Couro > Animal > Almscar > mbar > Baunilha.

A nota superior composta por fragrncias mais volteis, presentes no perfume e que evaporam rapidamente, constituindo o odor que primeiro percebemos. A nota do meio composta por fragrncias que constituem o verdadeiro cheiro (tema) do perfume, que perdura na pele por vrias horas. A nota de fundo composta por fragrncias menos volteis, constitudas por molculas mais pesadas, tambm conhecidas como fixadores e que do corpo ao perfume.

O produto que conhecemos como perfume no perfume propriamente dito, e sim gua de toalete, a qual apresenta apenas 4% de essncia em sua composio, enquanto o produto que conhecido como perfume apresenta at 15% de essncia. Em funo das altas temperaturas e taxas de transpirao em regies tropicais como o Brasil, a utilizao deles no recomendada

Produto % de essncia (mL/100mL) gua de perfume 15 gua de toalete 4 gua de colnia 3 Deocolnia 1

Obteno de Fragrncias
As tcnicas mais utilizadas para a obteno (extrao) das fragrncias podem ser divididas em dois grandes grupos: destilao e extrao.

Destilao
A destilao um modo de separao baseado no fenmeno de equilbrio lquidovapor de misturas. Simplificadamente, quando diferentes substncias formam uma mistura homognea lquido-lquido, a destilao pode ser um mtodo adequado para purific-las: basta que tenham pontos de ebulio razoavelmente diferentes entre si.

As tcnicas de destilao empregadas para a obteno de fragrncias so: destilao a seco e destilao por arraste a vapor.

Destilao a Seco
A destilao a seco envolve usualmente altas temperaturas e por isso utilizada, principalmente, para as fragrncias de baixa volatilidade e resistentes ao calor. Normalmente, cascas de rvores so os materiais utilizados como fonte de substncia odorfica nesse tipo de destilao, uma vez que as altas temperaturas so necessrias para a volatilizao de seus componentes.

Destilao por Arraste a Vapor


A gua adicionada ao sistema de destilao, sendo essa aquecida at o seu ponto de ebulio. O vapor dgua assim gerado entra em contato com o material a ser extrado, que ento arrastado pelo vapor. No final, o leo arrastado pelo vapor dgua separado, uma vez que esses no se misturam. Umas das principais fragrncias obtidas atravs de arraste a vapor o leo essencial de lavanda.

Extrao por solvente


O processo de extrao por solvente uma tcnica que utilizamos diariamente. Dentre elas destacamos a decoco, a infuso, a percolao e a macerao.

Decoco
Essa tcnica parecida com o processo de cozimento de alimentos ou o de preparo de alguns tipos de chs, que consiste em aquecer o material vegetal em contato com o solvente (no caso do cozimento e do ch, o solvente a gua).

Infuso
A tcnica de infuso assemelha-se ao processo de preparo do popular cafezinho e chs em saquinhos, onde o solvente, j aquecido, colocado em contato com o material a ser extrado. o processo utilizado, por exemplo, para o preparo do chimarro pela populao da regio sul do Brasil.

Percolao
Nesse mtodo, o solvente frio passa (percola) pelo material que contm as substncias a serem extradas. O produto final de um processo de percolao conhecido como percolato.

Macerao
Outro processo importante o de macerao. Esse processo consiste, simplesmente, em colocar em contato o material, que possui as substncias a serem extradas, e o lquido extrator. o mesmo utilizado quando, em casa, adicionamos azeite pimenta e deixamos curtindo (macerando). Nesse processo, o azeite funciona como lquido extrator.

Potrebbero piacerti anche