Sei sulla pagina 1di 26

DIREITO APLICADO A INFORMTICA

Professor Humberto Magno Peixoto Gonalves

DOLO
Art. 145. So os negcios jurdicos anulveis por dolo, quando este for a sua causa. Art. 146. O dolo acidental s obriga satisfao das perdas e danos, e acidental quando, a seu despeito, o negcio seria realizado, embora por outro modo.

Art. 147. Nos negcios jurdicos bilaterais, o silncio intencional de uma das partes a respeito de fato ou qualidade que a outra parte haja ignorado, constitui omisso dolosa, provando-se que sem ela o negcio no se teria celebrado.

DOLO
Art. 148. Pode tambm ser anulado o negcio jurdico por dolo de terceiro, se a parte a quem aproveite dele tivesse ou devesse ter conhecimento; em caso contrrio, ainda que subsista o negcio jurdico, o terceiro responder por todas as perdas e danos da parte a quem ludibriou.

DOLO
Art. 149. O dolo do representante legal de uma das partes s obriga o representado a responder civilmente at a importncia do proveito que teve; se, porm, o dolo for do representante convencional, o representado responder solidariamente com ele por perdas e danos.

DOLO

Art. 150. Se ambas as partes procederem com dolo, nenhuma pode alega-lo para anular o negcio, ou reclamar

EXEMPLO
lcito a um vendedor ressaltar a qualidade de seu produto, ressaltando alguns aspectos deste, como por exemplo, o fato deste possuir tela de LCD, acesso a internet e etc. SIM, NO e JUSTIFIQUE.

EXEMPLO
Uma pessoa sabendo da ignorncia da outra acerca de produtos de informtica, comea a oferecer um computador de alta performance, sem que este tenha objetivamente atendido a estas condies. O computador a venda bem ruim. A venda pode ser cancelada Sim, no e porque?

COAO

Art. 151. A coao, para viciar a declarao da vontade, h de ser tal que incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considervel sua pessoa, sua famlia, ou aos seus bens.

COAO
Art. 152. No apreciar a coao, ter-se-ao em conta o sexo, a idade, a condio, a sade, o temperamento do paciente e todas as demais circunstncias que possam influir na gravidade dela.

COAO
Art. 152. No apreciar a coao, ter-se-ao em conta o sexo, a idade, a condio, a sade, o temperamento do paciente e todas as demais circunstncias que possam influir na gravidade dela. Art. 153. No se considera coao a ameaa do exerccio normal de um direito, nem o simples temor reverencial. Art. 154. Vicia o negcio jurdico a coao exercida por terceiro, se dela tivesse ou devesse ter conhecimento a parte a que aproveite, e esta responder solidariamente com aquele por perdas e danos.

COAO
Art. 155. Subsistir o negcio jurdico, se a coao decorrer de terceiro, sem que a parte a que aproveite dela tivesse ou devesse ter conhecimento; mas o autor da coao responder por todas as perdas e danos que houver causado ao coacto.

COAO
Um vendedor chega numa escola e comea a oferecer produtos de informtica, com o claro objetivo de fazer a venda, o diretor da escola (recebe comisses) afirma que caso a me no compre o computador o aluno ser expulso da escola. Isso caracteriza a coao? Sim, No ou pq?

LESO
Art. 157. Ocorre a leso quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperincia, se obriga a prestao manifestamente desproporcional ao valor da prestao oposta. 1o Aprecia-se a desproporo das prestaes segundo os valores vigentes ao tempo em que foi celebrado o negcio jurdico. 2o No se decretar a anulao do negcio, se for oferecido suplemento suficiente, ou se a parte favorecida concordar com a reduo do proveito.

FRAUDE CONTRA CREDORES


Art. 159. Sero igualmente anulveis os contratos onerosos do devedor insolvente, quando a insolvncia for notria,ou houver motivo para ser conhecida do outro contratante.

FRAUDE CONTRA CREDORES


Art. 162. O credor quirografrio, que receber do devedor insolvente o pagamento da dvida ainda no vencida, ficar obrigado a repor, em proveito do acervo sobre que se tenha de efetuar o concurso de credores, aquilo que recebeu. Art. 163. Presumem-se fraudatrias dos direitos dos outros credores as garantias de dvidas que o devedor insolvente tiver dado a algum credor.

FRAUDE CONTRA CREDORES


Art. 165. Anulados os negcios fraudulentos, a vantagem resultante reverter em proveito do acervo sobre que se tenha de efetuar o concurso de credores. Pargrafo nico. Se esses negcios tinham por nico objeto atribuir direitos preferenciais, mediante hipoteca, penhor ou anticrese, sua invalidade importar somente na anulao da preferncia ajustada.

INVALIDADE DOS NEGCIOS JURDICOS


Art. 166. nulo o negcio jurdico quando: I celebrado por pessoa absolutamente incapaz; II for ilcito, impossvel ou indeterminvel o seu objeto; III o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilcito;

INVALIDADE DOS NEGCIOS JURDICOS


IV no revestir a forma prescrita em lei; V for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade; VI tiver por objetivo fraudar lei imperativa; VII a lei taxativamente o declarar nulo, ou proibir-lhe a prtica, sem cominar sano.

INVALIDADE DOS NEGCIOS JURDICOS


Art. 171. Alm dos casos expressamente declarados na lei, anulvel o negcio jurdico: I por incapacidade relativa do agente; II por vcio resultante de erro, dolo, coao, estado de perigo, leso ou fraude contra credores.

INVALIDADE DOS NEGCIOS JURDICOS


Art. 184. Respeitada a inteno das partes, a invalidade parcial de um negcio jurdico no o prejudicar na parte vlida, se esta for separvel; a invalidade da obrigao principal implica a das obrigaes acessrias, mas a destas no induz a da obrigao principal.

EXERCCIO
Um jovem, menor de idade e analfabeto, ao receber o seu primeiro salrio se dirige a uma empresa de informtica, ao chegar l, se depara com um vendedor que comea a vender a este um computador ponta de linha com prestaes que correspondem a 75% do seu salrio, sob o argumento que era um computador de luxo. Caso o jovem adquira o computador, existe algum vcio? Qual? Onde? Como?

EXERCICIO
Uma mulher com um filho muito doente, vende a patente de um software desenvolvido por seu marido de nome Felipe, por aproximadamente R$10.000,00, enquanto o valor deste seria no minimo R$50.000,00. Existe algum defeito nesse negcio? Se sim qual?

EXERCICIO

Uma empresa de informtica, sabendo que no ter condies de arcar com os pagamentos aos fornecedores e funcionrios, resolve vender parte dos produtos em estoque, por um valor 70 % menor que o de mercado. Com o valor recebido ela resolve pagar voc e mais trs credores, deixando os demais sem receber. Nesse caso, existe algum vicio no negcio jurdico? Qual

Um vendedor vendeu vrios computadores pessoais para uma empresa de engenharia com a indicao que todos teriam o seu software original. Ao chegar na empresa, descobriu-se que os mesmos no eram originais. O lote foi devolvido e o fornecedor enviou um novo lote de computadores, com o sistema operacional original.

EXERCICIO
Entretanto, descobriu se que a empresa vendedora do computador, o fez por um preo bem abaixo do preo de mercado, sob o pretexto de custear o tratamento de cncer do filho do dono da empresa. E agora, este est curado e a empresa quer rescindir o contrato sob esse argumento. Existe vcio no negcio jurdico?Qual? Analise todas as relaes juridicas.

Potrebbero piacerti anche