Sei sulla pagina 1di 16

REVISO

Introduo Economia Equilbrio de Mercado Estruturas de Mercado Produo e Crescimento

INTRODUO ECONOMIA

CONCEITO DE ECONOMIA

Economia estuda a forma mais eficiente de alocar os recursos escassos. A economia se ocupa das questes relativas a satisfao das necessidades dos indivduos e da sociedade.

Cincia da escassez.

CONCEITO DE CETERIS PARIBUS

Ceteris paribus uma expresso do Latim que pode ser traduzida por "todo o mais constante" ou "mantidas inalteradas todas as outras coisas". A condio ceteris paribus, usada na economia para fazer uma anlise de mercado da influncia de um fator sobre outro, sem que as demais variveis sofram alteraes.

FATORES DE PRODUO

So os elementos bsicos utilizados na produo de bens e servios.

Terra So os recursos naturais.

Capital Compreende as edificaes, as fbricas, a


maquinaria e os equipamentos.

Trabalho Refere-se s faculdades fsicas e intelectuais dos


seres humanos que intervm no processo produtivo.

TEORIA MICROECONMICA
Equilbrio de Mercado

LEI DA OFERTA E DEMANDA

Estabelece a relao entre a demanda de um produto - isto , a procura - e a quantidade que oferecida, a oferta. A partir dela, possvel descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisio de bens e servios em determinados perodos, em funo de quantidades e preos. Teoria da Demanda - Expressa o desejo que as pessoas tm de consumir bens e servios aos preos de mercado por unidade de tempo, mantendo-se os outros fatores constantes (ceteris paribus). Teoria da Oferta - Expressa uma relao entre as quantidades vendidas de um determinado bem ou servio e os preos alternativos de mercado por unidade de tempo, ceteris paribus.

DEMANDA

Fatores deslocadores da demanda:


Preos de produtos substitutos (Ps); Preos de produtos complementares (Pc); Renda dos consumidores (R); Expectativas futuras quanto aos preos futuros (E); Condies climticas como temperatura, precipitaes (C); Mudana nas preferncias dos consumidores (G); Tradies, aspectos culturais e religiosos (T); Nmero de compradores potenciais ou populao (POP); Outros.

OFERTA

Fatores deslocadores da oferta:


Custo de produo atravs de mudanas no nvel de preos dos fatores de produo (C); Mudana no nvel tecnolgico pela aplicao de uma melhor forma de combinar os fatores de produo (NT); Condies climticas que afetem os nveis de produo (escassez de precipitaes, geadas, altas ou baixas temperaturas) (CC); Os preos de produtos que concorrem pelos mesmos fatores de produo na fazenda (PP); As expectativas futuras sobre as condies de mercado (oferta e demanda, preos de bens complementares e substitutos) (EF).

BENS INFERIORES X BENS NORMAIS


BENS INFERIORES
Um aumento na renda resulta na diminuio na demanda do bem.

BENS NORMAIS
Um aumento na renda resulta no aumento da demanda do bem.

ESTRUTURAS DE MERCADO

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS

Concorrncia Perfeita - grande nmero de vendedores e compradores; produtos homogneos. Concorrncia Monopolista - grande nmero de vendedores e compradores; produtos heterogneos. Oligoplio - nmero pequeno de vendedores ; produtos homogneos ou heterogneos; fortes barreiras de mercado. Monoplio - uma nica firma; elabora um produto para o qual no existe substituto prximo; fortes barreiras de mercado.

PRTICAS COMUNS EM OLIGOPLIOS

Cartel - acordo explcito ou implcito entre concorrentes (fixao de preos ou cotas de produo, diviso de clientes e de mercados de atuao). Dumping - uma ou mais empresas de um pas vendem seus produtos por preos extraordinariamente abaixo de seu valor para outro pas. Truste - empresas ou grupos sob uma mesma orientao, mas sem perder a autonomia, com o objetivo de dominar o mercado e suprimir a livre concorrncia. Holding - (sociedade gestora de participaes sociais) criada com o objetivo de administrar um grupo de sociedades (conglomerado).

TEORIA MACROECONMICA
PRODUO E CRESCIMENTO

CONCEITOS INICIAIS

O PIB mede o fluxo de Reais da economia. Melhor medida de desempenho ou da riqueza de uma economia. Os FP so os insumos utilizados para a produo de bens e servios (Terra, Capital e Trabalho). Determinam diretamente a produtividade.

Produtividade refere-se quantidade de bens e servios produzidos por hora de trabalho.

PIB, PROSPERIDADE E PRODUTIVIDADE

A prosperidade econmica ou padro de vida, medida pelo PIB per capita e varia substancialmente ao redor do mundo. Tais variaes mundiais no padro de vida explicado pela produtividade. O que explica as diferenas entre os padres de vida entre as naes a sua capacidade de produzir e evidentemente de distribuir sua riqueza. O padro de vida de um pas depende de sua capacidade de produzir bens e servios (depende, portanto, da produtividade). Em naes onde os trabalhadores so menos produtivos, a maioria das pessoas precisa enfrentar uma existncia com maior escassez, e portanto, menos confortvel. A taxa de crescimento da produtividade de um pas determina a taxa de crescimento de sua renda mdia.

Potrebbero piacerti anche