Sei sulla pagina 1di 11

Importncia da leitura e o seu reflexo moral e cultural

Frei Lus de Sousa sofreu duas grandes influencias.

A primeira foi a ditadura de Costa Cabral que duramente oprimia qualquer marca do liberalismo. A segunda ligada ao romantismo na primeira metade do sculo XIX.

Caracterizao das personagens

D Madalena de Vilhena
Nobre e culta. Sentimental, apaixonada, supersticiosa, pessimista, romntica sensvel e frgil. Complexo de culpa (nunca gostou de D Joo, mas sim de D Manuel). Torturada pelo remorso do passado. Ligada lenda dos amores infelizes de Ins de Castro.

Manuel de sousa Coutinho


Nobre cavaleiro de Malta, construdo segundo os parmetros do deal da poca clssica. Racional Bom marido e um pai terno. Corajoso, audaz, decidido, patriota e nacionalista. Valores: Ptria, famlia e honra.

D Joo de Portugal
Nobre da famlia dos Vimiosos. Cavaleiro. Ama a ptria e o seu rei. Imagem da ptria cativa. Ligado lenda de D Sebastio. Nunca assume a sua identidade.

D Maria de Noronha
Nobre: sangue dos Vilhena e dos Sousas. Precocemente desenvolvida, fsica e psicologicamente. Doente de Tuberculose. Poderosa intuio e dotada do dom da profecia. Encarnao da menina e moa de Bernardim Ribeiro. Modelo da mulher romntica: a mulher anjo.

Telmo Pais
Tinha um carinho enorme por Maria Era contra o segundo casamento de Madalena Atencioso Prestativo Conselheiro

Enquadramento dramtico

Caractersticas
Texto principal - Composto pelas falas dos actores que ouvido pelos espectadores; Texto secundrio (ou didasclico) - Que se destina ao leitor, ao encenador da pea ou aos actores. composto: pela listagem inicial das personagens; pela indicao do nome das personagens no incio de cada fala; pelas informaes sobre a estrutura externa da pea (diviso em actos, cenas ou quadros); pelas indicaes sobre o cenrio e guarda roupa das personagens; pelas indicaes sobre a movimentao das personagens em palco, as atitudes que devem tomar, os gestos que devem fazer ou a entoao de voz com que devem proferir as palavras;

Estrutura do texto dramtico


Estrutura interna a aco est organizada em actos e cenas, quando ocorre uma mudana de espao/cenrio e de cena quando entra ou sai uma personagem.

Estrutura interna - esta organizada em :


Exposio (apresentao das personagens e da situao);

Conflito (desenvolvimento da aco atravs de momentos de tenso, expectativa e clmax);


Desenlace (desfecho).

links
http://www.premioiberoamericano.cz/docum entos/17maedicion/1erPremioXVII_MarekAta nascev.pdf http://faroldasletras.no.sapo.pt/frls_personag ens.htm http://letrascomideias.blogspot.pt/2007/03/c aracterizao-das-personagens.html

Potrebbero piacerti anche