Sei sulla pagina 1di 18

GEOMETRIA MOLECULAR

Equipe : Euler Gustavo Lidiane

INTRODUO
Todo sistema existente procura de certa forma caminhar para um estado de maior estabilidade, que consequentemente um estado de menor energia.

INTRODUO
Nas molculas no acontece diferente, seus tomos constituintes sempre procuram um estado de maior estabilidade possvel, conseguindo este estado atravs das ligaes em que os tomos so submetidos e a forma com que estes tomos esto arranjados no espao, este denominada geometria molecular.

INTRODUO
Para uma analogia simples, podemos usar bales amarrados como mostrado na figura abaixo :

Por que os bales assumem expontaneamente essas arrumaes?

INTRODUO
Por que cada balo empurra seu vizinho de modo que, no final, todos fiquem na disposio mais espaada (esparramada) possvel. Dizemos tambm que esta uma arrumao mais estvel para os bales.

INTRODUO
O cientista francs Ronald J. Gillespie estudando as formas geomtricas das molculas props a teoria de repulso dos pares eletrnicos da camada de valncia, tambm conhecida como VSEPR para explicar o motivo das molculas se organizarem espacialmente.

Teoria da Repulso
A teoria da repulso dos pares eletrnicos de valncia (TRPEV) aponta que os pares eletrnicos (eltrons de valncia, ligantes ou no) do tomo central se comportam como nuvens eletrnicas que se repelem e, portanto, tendem a manter a maior distncia possvel entre si. Mas, como as foras de repulso eletrnica no so suficientes para que a ligao entre os tomos seja desfeita, essa distncia verificada no ngulo formado entre eles.

Teoria da Repulso
Os pressupostos subjacentes feita pelo mtodo VSEPR so os seguintes. tomos em uma molcula so unidos por pares de eltrons. Estes so chamados de pares de ligao. Mais de um conjunto de pares de ligao de eltrons pode ligar quaisquer dois tomos (ligao mltipla). Alguns tomos em uma molcula pode tambm possuem pares de eltrons no envolvidos na ligao. Estes so chamados de pares solitrios ou pares no ligantes.

Teoria da Repulso

Os pares de ligao e pares solitrios se organizam ao redor de qualquer tomo em particular em uma molcula afim de adotar posies em que as suas interaes mtuas so minimizados. A lgica aqui simples. Pares de eltrons so carregados negativamente e vai ficar to distantes um do outro quanto possvel. Pares solitrios ocupam mais espao do que os pares de eltrons de ligao. Ligaes duplas ocupam mais espao do que ligaes simples.

Teoria da Repulso

Atravs das regras dadas pelo cientista francs possvel deduzir a formao geomtrica de uma srie de molculas, tendo como base apenas o nmero de tomos que a molcula possui e a quantidade de ligaes que o tomo central pode fazer. Segue alguns exemplos de geometria molecular.

Molculas com dois tomos( diatmicas)

A molcula ser invariavelmente linear. O ngulo entre as ligaes ser de 180. Este um exemplo de molcula de cido cloridrico no espao.

Molculas com trs tomos( triatmicas)

Como a molcula central no possui par de eltrons livres aps as ligaes,a estrutura espcial da molcula ser invariavelmente linear. O ngulo entre as ligaes ser de 180. Este um exemplo de molcula de hidreto de berlio no espao.

Molculas com trs tomos( triatmicas)


Na presena de par ou pares de eltrons livres no envolvidos nas ligaes na ltima camada do tomo central os eltrons livres repelem os eixos de ligaes e a estrutura espacial ser angular. O angulo das ligaes ser tanto menor quanto maior for o nmero de eltrons envolvidos em ligaes da ltima camada do tomo cental. O ngulo da molcula apresentada de 105. Este um exemplo de molcula de gua no espao.

Molculas com quatro tomos( tetraatmicas)

Como a molcula central no possui par de eltrons livres aps as ligaes,a estrutura espcial da molcula ser Trigonal Plana. O ngulo entre as ligaes ser de 180. Este um exemplo de molcula de trifluoreto de boro no espao, que do tipo AX2.

Molculas com quatro tomos( tetraatmicas)

Na presena de par ou pares de eltrons livres no envolvidos nas ligaes na ltima camada do tomo central os eltrons livres repelem os eixos de ligaes e a estrutura espacial ser angular O ngulo entre as ligaes ser de 107. Este um exemplo de molcula de trifluoreto de boro no espao, que do tipo AX2.

Molculas com cinco tomos( pentaatmicas)

As quatros ligaes se organizaram no espao de modo a diminuir no maximo a repulso entre os atmos constituintes e a estrutura sera um tetraedro com o atmo central oculpando o centro do solido geomtrico este um exemplo de molcula de metano no espao.

Tabela das principais formulas estruturais

Concluso
Concluimos com este trabalho que a teoria de repulso dos pares eletrnicos da camada de valncia uma forma bastante eficaz para prever a geometria das molculas.

Potrebbero piacerti anche