Sei sulla pagina 1di 5

EXEMPLOS DE FATOS SOCIAIS: AGRADECER PELOS FAVORES e FALAR PORTUGUS.

Ambos exemplos comportam a COERCITIVIDADE, pois OBRIGAM os indivduos a SEGUIREM regras sociais. O indivduo se v obrigado a participar e seguir esse padro de agradecimento e de comunicao, pois se ele venha a se contestar esses fatos sofrer sanes diversas, no caso, de ser marginalizado ou ser tomado como um intratvel. Comportam tambm a EXTERIORIDADE. Ora, eles podem ser VERIFICADOS: no so meramente mentais ou espirituais, so reais, so EXTERNOS a ns e nos so ascendentes. Ainda comportam a GENERALIDADE. Os exemplos so manifestaes de uma conscincia coletiva ou de algo que COMUM AO GRUPO, expressando os sentimentos COLETIVOS muito valorizados e mesmo inquestionveis.

Devem ser tratados como coisas, pois o estudo das relaes sociais deve buscar ser o mais objetivo possvel. Assim, o pesquisador deve manter-se afastado moral e afetivamente dos acontecimentos. Tratando como coisas seria possvel aproximar a sociologia da cincias naturais, de forma que o pesquisador, assim como o bilogo, por exemplo, mantenha distncia de seu objeto. Com tal cuidado, pode-se separar o sujeito consciente do objeto cognitivo, e, por conseguinte, pode se proporcionar um tratamento do objeto de forma imparcial e, dessa forma, sua anlise tornar-se- mais de prxima verdade.

Os fatos morais so duais pois no so apenas realidades que constrangem, que limitam a ao e a vontade, so ainda coisas que desejamos e que so necessrias. Por exemplo, s em um meio no qual exista ordem e uma moral reguladora, o indivduo pode encontrar segurana fsica e psicolgica para viver.

A anomia acontece quando h uma condio social na qual h falta de objetivos e h uma perda de identidade. Por exemplo, quando houve uma rpido e radical quebra dos valores tradicionais e religiosos com o advento da revoluo Industrial. De incio, no haviam novos valores que substitussem os anteriores. H, assim, um vazio, um sentimento de falta de normas, de inconscincia.

Durkheim afirma que o homem deve ser preparado para a vida na sociedade. Na educao, os adultos devem suscitar e desenvolver na criana valores exigidos pela sociedade, integrando-o e criando uma identificao dela com o sistema social. Parsons, acompanhando Durkheim, afirma que essa socializao o mecanismo bsico de constituio dos sistemas sociais. Como Durkheim, focar a ordem e o equilbrio da sociedade. Diferentemente deles, Dewey e Mannheim, afirmaro a educao servem no s para promover o equilbrio e ordem. Ela deve ser instrumento para mudanas: Para Dewey: A educao no preparao nem conformidade. Educao vida, viver, desenvolver, crescer. Nessa perspectiva, a ordem e a conformao perdem espao para a democracia e a busca da igualdade, sendo, assim, mais crtica s relaes vigentes. Esse um dilema dos educadores: promover a adeso aos valores vigentes ou aos que esto sofrendo um processo de valorizao ou criar um comportamento crtico transformador aberto e imprevisvel.

Potrebbero piacerti anche