Sei sulla pagina 1di 28

HISTRICO

Auditoria ambiental: Aparece em meados do sculo XX como parte dos trabalhos de avaliao de desastres de grandes propores. Inicialmente como instrumento autnomo de gesto ambiental com o objetivo de averiguar o cumprimento das leis ambientais.*

Atualidade: Diversidade de atividades de carter analtico voltadas para identificar, averiguar e apurar fatos e problemas ambientais de qualquer magnitude e com diferentes objetivos.

Definio
Processo sistemtico e documentado de verificao, executado para obter e avaliar de forma objetiva, evidncias que determinem se o SGA de uma organizao est em conformidade com os critrios de auditoria do SGA estabelecido pela organizao, e para comunicar o resultado deste processo administrao.

Tipos de Auditoria
Quanto aplicabilidade: Auditoria de primeira parte iniciativa da prpria organizao; Auditoria de segunda parte fornecedores atuais ou prestadores de servios; Auditoria de terceira parte empresa terceirizada ou auditor especialista.

Quanto ao tipo: Conformidade exigncias legais atuais ou futuras, normas ou diretrizes do setor industrial, polticas ambientais e normas internas, melhores prticas ambientais... Aquisio, fuso e alienao Fase I, II e III. Sistema de gesto ambiental. Auditoria de questes isoladas ou de desempenho Atividade, processos e questes emergentes.

Atores do Processo de Audio


Auditor lder: Determinar o escopo e os critrios da auditoria; Obter informaes necessrias; Determinar se foram atingidos requisitos para uma excelente auditoria foco ambiental, informaes suficientes, recursos e cooperao.

Auditor: Seguir instrues; Planejar e executar as tarefas com eficcia e eficincia; Coletar e analisar evidncias de auditoria, relevantes e suficientes; Preparar documentao necessria.

Cliente: Determinar a necessidade de auditoria; Definir objetivos; Selecionar o auditor lder ou a organizao auditora e se apropriado, aprovar a composio da equipe.

Demais membros da equipe: Secretrio; Cronometrista; Observador de externalidades: responsvel por desvendar o bvio, notando fatos e informaes que ajudem a equipe.

Como Auditar um Sistema


Mapear o Sistema: Processos; Entradas e Sadas; Controles; Interaes. Estabelecer um Programa.

Etapas da Auditoria Ambiental


Planejamento: Razo social, registros e licenciamento pertinentes a unidade auditada; Organograma gerencial com identificao de responsabilidades; Mercado em que a unidade opera; Planta da unidade auditada; Fluxograma do processo produtivo;

Registro e inventrio de poluentes (lquido, slidos, gasosos e radioativos), rudos, vibraes e odores. Registro de acidentes; Relao de insumos utilizados; A situao atual de implementao do um Sistema de Gesto; A importncia do processo a ser auditado; O resultado de auditorias anteriores; A anlise crtica do Sistema de Gesto; Eventuais alteraes nos procedimentos de trabalho da empresa;

A independncia dos Auditores. Legislao, normas e regulamentos; Registro de treinamento.

Preparao da auditoria: Prever tempos, requisitos, processos e auditados envolvidos; Considerar o conjunto da documentao de referncias, internas (manual, procedimentos, instrues de trabalho, registros) e externas (norma e documentos regulamentares); Preparar um checklist; Selecionar a equipe auditora; Orientar equipe de auditores.

Dimensionamento da Equipe
Auditorias com apenas um Auditor no so recomendadas; Equipes de 2 a 3 pessoas o ideal; Benefcios do trabalho em equipe: Mais experincias e conhecimentos tcnico; Melhor foco em reas especficas; Sinergia/ discusso de ideias.

Amostragem
Uma Auditoria um processo amostral; Os resultados da Auditoria so afetados pela qualidade e quantidade da informao obtida; Obter informaes: Observando atividades; Entrevistando o pessoal; Analisando criticamente a documentao.

CHECKLIST
Assegurar / cobrir todos os temas e pontos de controle; Assegurar profundidade e continuidade da auditoria; Ajudar na administrao do tempo; Organizar as anotaes; Prover meios de documentar as investigaes.

Execuo da Auditoria: Reunio de Abertura; Investigao; Reunio da equipe de Auditoria; Reunio de Encerramento; Relatrio de Auditoria.

REUNIO DE ABERTURA: Como proceder: Apresentar a Equipe de Auditoria; Informar os Objetivos da Auditoria; Comentar sobre a Metodologia aplicada; Conhecer os auditados e estabelecer canais de comunicao; Validar a programao/agenda e ajust-la, se necessrio.

Boas Prticas no Processo de Auditoria:


Efetuar visita inicial s instalaes, quando necessrio; Utilizar Listas de Verificao como base para as entrevistas; Sempre comunicar as deficincias encontradas ao responsvel da rea auditada.

No deixe os problemas guiarem a Auditoria use a checklist como guia; Obtenha uma viso completa do problema; Conduza as entrevistas; Quando um problema no for significante, continue adiante; Documente tudo o que for examinado.

Comunicao Adequada
O auditor deve transmitir todas as solicitaes de informaes (perguntas) de forma clara; O auditor deve ouvir as respostas atentamente; A informao deve ser retransmitida do auditor para o auditado de modo a indicar como a resposta foi interpretada (feedback); Caso o auditado no concorde com a resposta retransmitida, o ciclo acima deve ser repetido at esclarecer a pergunta inicial.

Formas de comunicao fsica. Evitar: Assunto desinteressante; Ateno concentrada na avaliao de quem fala e no no assunto; Envolvimento emocional; Ouvir os fatos e no as ideias; Falta de ateno; Distrao; Evitar assuntos complexos; Fugas peridicas.

As sete questes utilizadas pelo auditor:


Como? De que modo. O qu? O fato. Quando? O tempo. Onde? O lugar. Quem? As pessoas. Por que? Os motivos. Mostre-me. As evidncias

OBSERVAO: Significa a constatao de um fato por ocasio de uma auditoria, baseada em uma evidncia que pode levar a uma No Conformidade. NO CONFORMIDADE: Significa uma situao observada cuja evidncia indique o no atendimento a um requisito especificado.

Redao da No-Conformidade: FATO + ATRIBUIO + EXPLICAO

Evidncia Item da norma referido

Enunciar o fato constatado, de forma clara, concisa e compreensvel; Ser preciso/exato, atravs de evidncia (fatos, dados, documentos, informaes) que do veracidade informao; Identificar a referncia encontrada como vlida e desenvolver um breve relato sobre o requisito (item normativo/documentao da organizao).

Aps a Auditoria, o responsvel pelo processo ou gerente da rea, ao receber as no conformidades constatadas e o relatrio de auditoria deve tratar as constataes identificadas pelo Auditor.

Potrebbero piacerti anche