Sei sulla pagina 1di 16

Banco de Dados

Introduo

Conceito
Saber o significado de um Banco de Dados, e que o SGBD um sistema que o gerencia, no o bastante, pois estamos falando de um grande volume de dados, ou seja, informaes que precisam ser armazenadas, acessadas, atualizadas, por um indefinido espao de tempo, dando aos seus usurios, agilidade e qualidade de resposta no cruzamento das informaes. Esse armazenamento e gerenciamento, surgiram para deixar de lado os primitivos sistemas de arquivos, que no conseguiam controlar os inmeros processos e usurios,que faziam uso de seus pequenos recursos.

Conceito - continuao
Atualmente, os bancos de dados no impem limites de armazenamento, em alguns casos no necessita de muito hardware, nos proporcionam segurana e at tem capacidade de nos disponibilizar mltiplas vises dos dados. Esses sistemas gerenciadores de arquivos, seja ele free (gratuito) ou no, ambos tem capacidade de nos trazer ferramentas necessrias para o gerenciamento de qualquer tipo de informaes armazenadas, independente de sua representao ou modelo pelo qual as informaes esto estruturadas.

O que um Banco de Dados?


O termo Banco de Dados, foi criado para indicar colees organizadas de dados armazenados em computadores digitais; utilizando um conceito, Banco de Dados ou Bases de Dados, so conjuntos de dados integrados, com uma estrutura que organizam informaes. Sendo essas informaes utilizadas normalmente para um mesmo fim. Um banco de dados usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como SGBD. Estritamente falado, o termo Banco de Dados deve ser aplicado apenas aos dados, enquanto o termo Sistema Gerenciador de Bancos de Dados deve ser aplicado ao software com a capacidade de manipular bancos de dados de forma geral. Porm, comum misturar os dois conceitos.

O que um SGBD?
Um sistema Gerenciador de Banco de Dados ou, Sistema Gestor de Base de Dados (SGBD), um conjunto de programas responsveis pelo gerenciamento de uma base de dados. um sistema extremamente complexo, responsvel pela persistncia, organizao e recuperao dos dados. Historicamente, o primeiro Sistema Gerenciador de Banco de Dados comercial surgiu no final de 1960 com base nos primitivos sistemas de arquivos disponveis na poca, os quais no controlavam o acesso concorrente por vrios usurios ou processos. Os SGBDs evoluram desses sistemas de arquivos de armazenamento em disco, criando novas estruturas de dados com o objetivo de armazenar informaes. Com o tempo, os SGBDs, passaram a utilizar diferentes formas de representao, ou modelos de dados, para descrever a estrutura das informaes contidas em seus bancos de dados.

Arquitetura para Sistemas de Banco de Dados - Conceitos bsicos


Dados um fenmeno qualquer desprovido de um significado, no momento em que o dado contextualizado em um determinado nvel de abstrao passa a ser identificado como uma Informao (Borges, Alessandro dos Santos; 2006). Os dados so quaisquer registros ou indcios relacionveis a alguma entidade ou evento. Por exemplo, um documento de identificao pode conter vrios dados de uma pessoa como nome, sexo, data de nascimento, etc. Outros exemplos de dados so a temperatura de uma cidade, ou a rea de um territrio. Ainda que estes paream, por vezes, isolados, podem sempre englobar-se em conjuntos (as temperaturas das cidades de uma provncia ou pas, ou as reas de um conjunto de territrios) ou sries (as temperaturas de uma cidade ao longo do tempo). Os sistemas computacionais trabalham basicamente com dados - a sua funo o processamento de dados.

Arquitetura para Sistemas de Banco de Dados - Conceitos bsicos - continuao


Elemento de Dado: Subconjunto de smbolos que compem um dado com significado especfico, mas no representa a informao completa. No exemplo: O nmero de alunos matriculados na disciplina mate01 no primeiro semestre / 97 57.

Quais so os elementos de dados? Disciplina: mate01 Perodo: primeiro semestre /97 Matriculados : 57

Exemplo de Dado

Informao

Exemplificando Banco de Dados

Tabelas, podemos considerar as tabelas como matrizes que armazenam os dados. Nome
Teste1 Teste2 Teste3

Cdigo
01 02 03

Telefone
(11) 1111.1111 (22) 2222.2222 (33) 3333.3333

Email
teste1@teste.com.br teste2@teste.com.br teste3@teste.com.br

As Linhas representam registros e as colunas representam campos (atributos) da tabela

Relacionamento entre tabelas

Podemos tambm relacionar tabelas diferentes

Cdigo
01
02 03

Nome
Teste1
Teste2 Teste3

Telefone
(11) 1111.1111
(22) 2222.2222 (33) 3333.3333

Email
teste1@teste.com.br
teste2@teste.com.br teste3@teste.com.br

Cdigo
01 02 03

Endereo
Rua 1, 1 Rua 2, 2 Rua 3,3

Cidade
So Paulo Curitiba Rio de Janeiro

Estado
SP PR RJ

Relacionamento entre tabelas continuao

Observe que atravs do campo Cdigo, que no caso um campo chave primria ou identificador, conseguimos relacionar as duas tabelas e obter informaes mais detalhadas sobre o registro que gostaramos de consultar.

Tipos de Atributos das Tabelas


Cada SGDB possui sua particularidade, porm basicamente existem tipos de campos (atributos) padres. Texto, Numrico Inteiro, Numrico Real, Lgico (Sim ou No), entre outros. Pode-se tambm determinar o quanto de dados cada atributo poder armazenar. Por exemplo o nmero de caracteres que o campo (atributo) nome do tipo texto ir armazenar.

Diagrama de Entidade Relacionamento

Diagrama entidade relacionamento um modelo diagramtico que descreve o modelo de dados de um sistema com alto nvel de abstrao. Ele a principal representao do Modelo de Entidades e Relacionamentos. Sua maior aplicao para visualizar o relacionamento entre tabelas de uma banco de dados, no qual as relaes so construdas atravs da associao de um ou mais atributos destas tabelas. MER: Conjunto de conceitos e elementos de modelagem que o projetista de banco de dados precisa conhecer. DER: Resultado do processo de modelagem executado pelo projetista de dados que conhece o MER.

Tipos de Relacionanento

Os tipos de relaes utilizadas neste diagrama so: Relao 1..1 (l-se relao um para um) - indica que as tabelas tm relao unvoca entre si. Voc escolhe qual tabela vai receber a chave estrangeira; Relao 1..n (l-se um para muitos) - a chave primria da tabela que tem o lado 1 vai para a tabela do lado N. No lado N ela chamada de chave estrangeira; Relao n..n (l-se muitos para muitos) - quando tabelas tm entre si relao n..m, necessrio criar uma nova tabela com as chaves primrias das tabelas envolvidas, ficando assim uma chave composta, ou seja, formada por diversos campos-chave de outras tabelas. A relao ento se reduz para uma relao 1..n, sendo que o lado n ficar com a nova tabela criada.

Bibliografia

http://www.pt.wikipedia.org http://www.apostilando.com.br

Potrebbero piacerti anche